Cartão de memoria em teclados Roland

Autor Mensagem
lusojunior
Veterano
# mar/08
· votar


Alex Feitosa

Infelizmente minha net está uma porcaria agora, não dá pra verificar direito, mas acho o seguinte:

O Brücke é compatível com cartões Memory Stick Pro que é o modelo mais antigo e "mais grande" da Sony.
O meu cartão é um Memory Stick Duo, que é mais ou menos a metade do tamanho do Pro (uso em um Sony Ericson W810i e em uma câmera W-30).
Acredito que o seu cartão seja um Micro Memory Stick, que é um modelo mais novo e o menor que eu já vi da Sony aqui no país.

Então... eu utilizo um adaptador DUO>>PRO e você deveria utilizar um M2>>PRO ou então dois adaptadores... M2>>DUO>>PRO (quase uma escada de bombeiros ou um lego).

O certo é que o Memory Stick PRO fica com uma pequena parte pra fora, se não acontece no seu caso, certamente está usando um adaptador DUO que é quase a metade do tamanho.

Enquanto eu digitava este post, fazia reflexões sobre o cotidiano e me indagava sobre o chulé do pé-de-serra, eu consegui a muito custo carregar o link para o esquema que eu uso pra vc verificar se é isso mesmo que vc tem em mãos:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-69575562-sony-memory-stick-pro- duo-4gb-frete-gratis-esta-no-brasil-_JM

Alex Feitosa
Veterano
# mar/08
· votar


lusojunior
Infelizmente daqui do trabalho não consegui acessar seu link, mas acho que vc matou a charada.
Pô.. a Sony tb.... MICRO, DUO, PRO ... assim fica difícil.
Acho que vou ter que fazer a opção LEGO mesmo. Quando abrir seu link e/ou achar esse adptador informo do andamento da saga.
Eu só queria ter um pianinho sampleado....
Thanks again... e boa sorte com chulés e reflexões !

lusojunior
Veterano
# mar/08
· votar


Alex Feitosa

Pô.. a Sony tb.... MICRO, DUO, PRO ... assim fica difícil.

Pior fiz eu que enfiei um cartão Duo no leitor do meu notebook logo no primeiro dia, detalhe... era pra cartão PRO. Resumo da ópera, tive que usar uma pinça e duas chaves de relojoeiro pra remover o cartão de dentro do note, ainda bem que não danificou nada...


e boa sorte com chulés e reflexões !

Relamente a internet que uso em casa (GPRS), às vezes só viajando na maionese pra não surtar...

O adaptador DUO>>PRO tem no Mercado Livre por R$ 10,00 acho eu... o duro é ter que esperar chegar.

dfx7
Veterano
# mar/09
· votar


Ola pessoal

Adquiri a pouco tempo um fantom x7 e com ele um cartao compact flach 1GB e adaptadot sandisk
Passei alguns samples pro cartao mas na hora de testar no teclado aparece o seguinte:
CARD001:INTPATCH

ja passei todos os dados da memoria user para o cartao,
passei os samples para a pasta roland/SMPL
e depois no teclado fui em LOAD ALL SAMPLES

sou bastante leigo no assunto,entao se alguem puder me ajudar, agradeço desde ja.

VALEW

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/09
· votar


Procurei em vários lugares e não achei: alguém sabe onde encontro memory cards para o D-50? Nunca usei cartões de memória e não sei exatamente quais cards procurar. Abraço.

Jeferson Fernandes
Veterano
# abr/09
· votar


Mauro Lacerda

Vai ser complicado hein amigo. Eu tinha um JV-1080 e lá existiam 2 slots para um cartão X... Nunca ví esse cartão em lugar algum e não faço idéia de onde se encontra. E o legal que só o JV-1080 tinha essa possibilidade (seus familares da linha XP não tinham). Deveria ser alguns SysEx prontos e ampliação da memória do usuário e etc... Bom... Deve ser mais fácil encontrar cartuchos pro meu primeiro teclado (PSR-230) à esses cartões para D-50, JV e etc...

Abraço.

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/09
· votar


Jeferson Fernandes


Que droga, heim... Na realidade eu queria apenas inserir outras formas de onda (o D-50 tem apenas Square e Saw) para fazer os timbres mas não é essencial. Eu vi no ML um cara vendendo um Adaptador Pcmcia Compact Flash com um cartão de 2 gigas. Perguntei se posso usar esse cartão nele, por exemplo usando um note para gravar novas amostras de som no cartão e depois colocar o cartão no teclado e poder usar essas novas amostras de som do mesmo jeito que uso os sons internos, o cara disse que sim mas eu não me convenci. Afinal isso transformaria meu D-50 em um sampler? Acho que isso não é possível, mas eu procurei em vários lugares e não consegui achar nada que me esclarecesse essa dúvida.

Se você ou alguém souber me indicar aonde eu posso saber sobre essas dúvidas eu fico grato, porque não sei que tipo de arquivo o D-50 lê, se é apenas sysex, wav, etc... e nem se posso realmente fazer isso, ou seja colocar esse cartão Pcmcia para funcionar no D-50, porque vi que os cartuchos para ele são do tipo PND50-01 e não entendo nada dessas siglas hehehe

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/09
· votar


Acabei de ver que meu QS6.1 aceita cartão Pcmcia. Vou procurar saber como funciona isso certinho e quando souber coloco aqui para quem se interessar pelo assunto.

grapimentel
Veterano
# ago/09
· votar


olá pessoal, sou nova aqui, e tenho um juno g. gostaria de saber se o que devo comprar é o que está no link a seguir:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99640733-adaptador-pcmcia-compa ct-flash-cf-4gb-teclado-roland-4-gb-_JM

obrigada pela ajuda!

MetalKey
Veterano
# fev/10
· votar


Pessoal, tenho um Fantom Xa e comprei o adaptador PCMCIA para compact flash.

O manual pede que seja até 1Gb, mas como vi este tópico e outros inclusive com foto do reconhecimento do cartão arrisquei em um de 2 gb, pois só achei deste em Brasília, mas não deu certo. O teclado ficou lento, não leu o cartão na parte de System Info do teclado e quando formado aparece a mensagem: "Card Protected!" então decidi comprar conforme o manual no mercado livre.
Comprei o CF de 1Gb e continua o mesmo problema descrito acima.

Por favor me ajudem a resolver este problema,pois parece ser configuração no teclado!!! Obs.: Não manual não prevê esta mensagem, nem no do juno G nem no do proprio Fantom Xa.

Mauro Candido
Veterano
# fev/10
· votar


Amigo já faz uns dois anos que eu não trabalho mais com roland, mas eu lembro que ao lado da entrada do cartão tem um botão com um cadeado aberto e fechado onde vc libera o cartão, e as vezes vc precisa liberar o cartão assim como nos antigos disquetes. Eu tenho um compact flash que é assim, ele tem um botão do lado que vc libera o cartão. No meu antigo E-50 começou dar esse tipo de problema, e eu só resolvi atualizando o sistema operacional.

expedifer
Veterano
# fev/10 · Editado por: expedifer
· votar


MetalKey

Eu cheguei a testar umas 5 marcas de cartão: 4 deram problema. Só o VERDADEIRO kingston funcionou (tem luzinha), são cartões carissimos e dificeis de achar. Os demais não prestam, sao baratos, as vezes falsos (kingstonE) e feitos apenas pra PC (que tem dispositivo/software que detecta cartões fracos/ruins, entre eles a supercompressão - num cartão de 1gb enfiam 2 ou 4 gb).

MetalKey
Veterano
# fev/10
· votar


Mauro Candido

Este botão está no próprio cartão? Não estou encontrando!

expedifer

O seu foi o Xa ou JG?

expedifer
Veterano
# fev/10
· votar


MetalKey

Tive o JG.

MetalKey
Veterano
# fev/10
· votar


O pior é que não posso ficar testando, terei que desistir. Em Brasília não se acham estes equipamentos. Não posso ficar comprando pelo ML, esperar toda vez 7 dias e não resolver nada.

Já atualizei o sistema operacional do Fantom e não resolveu.

expedifer

Você se recorda se quando você colocou o CF pela primeira vez no JG ele reconheceu no Systm Info antes de formatá-lo?

Tô achando que se eu conseguir um JG para formatar este cartão pode dar certo!

expedifer
Veterano
# fev/10
· votar


MetalKey

Antes de tudo, não usei CF. Usei um adaptador muito encontrado no ML que aceita vários tipos de memórias/card, indicados pra teclados Roland. No meu, eu usava cartões SD. E o teclado tem obrigatóriamente que detectar o cartão, mesmo que não consiga lêr (isso nas configurações básicas do painel/menu). Não conseguindo lêr, ai se formata, que na verdade não passa de criação das pastas que ele precisa pra carregamentos.

MetalKey
Veterano
# fev/10
· votar


Entendi... Vou ver o que faço...

magnomusica
Veterano
# fev/10
· votar


Acho que a melhor opção no momento e comprar um destes...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-129273623-pcmcia-micro-mini-sd- mmc-ms-pro-duo-xd-frete-gratis-cd049-_JM

E depois um cartão SD de 2 GB,, alguem ja teve problema???/


Magnus Synth

expedifer
Veterano
# fev/10
· votar


Foi esse adaptador que usei (ou similar). O problema é que o 1º que veio não funcionava. Só o 2º, na troca, funcionou.

MetalKey
Veterano
# fev/10
· votar


Pois é... suspeito que meu adaptador veio com problemas, pois já coloquei um compact flash Kingston de 512 e ocorreu a mesma mensagem.

Novidade! Testei meu PCMCIA+CF All Line de 1Gb em um Juno G e ocorreu o mesmo problema, ou seja, descartei a hipótese de defeito do meu Fantom Xa. Como testei Tres marcas de CF diferente e a mensagem continua a mesma, logo descartei a possibilidade de incompatibilidade no cartão. Estou querendo comprar outro adaptador, mas não quero dar outro tiro no escuro.

Será que este citado pelo magnomusica é garantido o funcionamento? O manual só fala em CF ou SM... :(

Renato_Erik
Veterano
# abr/10
· votar


Saudações!

Fiz minha inscrição no forum agora, mas desde um tempo venho acompanhando. Foi graças às informações que encontrei aqui que optei adquirir meu roland xp-30, e estou encantado com a máquina!

Olha só: tive que comprar um daqueles adaptadores de cartão XD-SMC (para adaptar o cartãozinho ao imenso SmartMedia que o teclado exige). Mas ele só entra de um lado, por causa da reentrância. Adaptei nele um cartão XD de 2GB da Olympus (de máquina fotográfica, o único que encontrei). Ele não reconhece o cartão, dando a mensagem de "I/O Error". Levantei algumas hipóteses, e gostaria de ajuda:

a) O adaptador tem a reentrância à direita, ao contrário de alguns que vi na net (e no próprio manual do teclado). Alguns sites mostram a reentrância à direita, igual ao meu. Se eu "produzir" uma reentrância à esquerda (deixando assim a superfície de leitura para cima) resolveria?

b) O cartão XD é para máquina de fotografia (não encontrei outros cartões que não fossem da Olympus). Se fosse um outro tipo de cartão ele funcionaria? Se eu formatasse esse cartão de alguma maneira isso funcionaria?

c) A capacidade (2GB) é demais para o meu Roland ler. Nesse caso, só um cartão menor resolveria.

Alguém já teve esse tipo de problema? Alguém poderia me ajudar? Estou sem rumo e sem direção!

Abraços!

JV-90
Veterano
# abr/10
· votar


Renato_Erik
Nunca usei os cartões SmartMedia nos teclados porém lendo o manual do XP-30 segue algumas informações vitais.

Internal (proteção da memória interna)
Evita que a memória interna seja apagada acidentalmente.
Exclusive (proteção contra sistema exclusivo)
Evita que a recepção de dados de aparelho MIDI externo
apagam a memória
Ajustes do cartão de memória (CARD)
XP-30 pode usar cartões de memória (S2M-5 (2MByte) ou
S4M-5 (4MByte)).
Use estes cartões se não tiver mais espaço no grupo USER ou
para usar os dados em outro XP-30.
Formate o cartão de memória antes de usar pela primeira
vez.
*Selecionando "1: CARD" em UTIL 2, o display CARD
display é apresentado. Escolha a função desejada.

MetalKey
Veterano
# mai/13
· votar


Estou fazendo um up neste tópico somente para registrar como foi solucionado o meu problema, pois pode ser a dúvida de muitos. Na época procurei por toda net e não encontrei.
O problema foi solucionado comprando novo adaptador PCMCIA para Compact Flash. Comprei um Sandisk original e o utilizo com o CF da Kingston de 512mb também original.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cartão de memoria em teclados Roland