Samplear no Juno G? Sim, é possível!

Autor Mensagem
Jeferson Fernandes
Veterano
# jul/07
· votar


Hammond B3
Eu percebi esse lance de o som chegar comparando o Juno-G com o XP-80... O som chega muito mais no XP-80... Uma das coisas que fiz no Juno-G foi aumentar o ganho geral e alterar a resposta das teclas para light para compensar isso... Você chegou a experimentar alguma configuração do MASTER pro som chegar um pouco mais???
O estranho que essa é uma característica dos workstations Roland desde o FA-76... Todos chegam menos que o XP-80, inclusive Fantom-X a exemplo do JV-1010 que tinha uma descompensação de audio gritante!!!

Pedro-Ska-Jazz
Veterano
# jul/07 · Editado por: Pedro-Ska-Jazz
· votar


Na verdade acho que não deveria ser tão burocratico assim colocar um topico fixo, mesmo porque agente que faz a barco andar com informções, duvidas, respostas etc...
Se é de ajuda aos integrantes do forum pq não deixar topico fixo, forum serve nao só para criar amizades mais tbm distribuir cultura e informação.
Ja me manifestei acima e vou dar meu voto AGAIN pq realmente quero que os moderas veja e percebam a importancia do mesmo.

Poderiam fazer sessoes dentro de um topico só que seria samplers.
Ai iria depender de usuarios que possuem certo teclado em ensinar como samplear, isso tudo pra diminuir topicos desse assunto em samplear e tbm para nao virar favoritismo do juno-g....
Espero mesmo que isso de certo
abraçosss..

Sim {X} Topico fixo.. Sampler

" QUERO VER ESSE VIDEO AI EM FELIPE DEMORO JA " AHUAHUAHA ABRASSS

Jeferson Fernandes
Veterano
# jul/07
· votar


Pedro-Ska-Jazz
Sim {X} Topico fixo.. Sampler (2)

Justamente pelo fato de que quem comprar um Juno-G hoje, vai ler essas 10 páginas e sair um quase doutor em Juno-G...rs... Quando comprei o meu e os amigos compraram os deles, quase nada havia à respeito de informações. Demoramos muito pra evoluir na utilização dele... Aqui tem uma grande concentração de informações a respeito. Creio que alguns posts poderiam ser deletados, outros editados para diminuir o conteúdo e aumentar a utilidade do tópico. Amigo Marco Alan Rotta poderia nos orientar e/ou nos auxiliar com respeito a essa questão?

Hammond B3
Veterano
# jul/07
· votar


Jeferson Fernandes

Pra mim, a Roland parou de fabricar "teclados" na linha XP.

Não sou muito fã dessa 4ª geração de teclados, embora tenha muita inovação, timbres espetaculares, sampler, tudo coisa nova, o som não "chega".

Pra vc ter uma ideia, comprei meu Juno G em Novembro passado, e até hoje, nunca usei os pianos acusticos do Juno G em palco.

Uso o Nice Piano do XV Collection, e de vez enquando, o Premier Grand da SRX02.

O VR760 deixa a desejar nisso. Os pianos são fracos, pra um teclado do porte dele.

Victor_Cavalcante
Veterano
# jul/07
· votar


Banco de timbres? Deixo a minha contribuição...

Foi um timbre de Lead que criei tendo por base o lead homônimo dos korg, é bem legal pra prog e metal em geral.

Baixe Aqui! :D

Tópico Fixado: Eu também quero!

Com relação aos pianos, eu adoro o nice da coleção... Mas prefiro o A'Live Piano... Nos pianos do Juno, sinto muita falta de um Rock Piano...

vmanzoni
Veterano
# jul/07
· votar


sobre a questão do peso do som do teclado,...
eu NUNCA tive problema do teclado sumir no palco! (pra isso serve VOLUME, GANHO, EQUALIZAÇÃO, ETC...)

se vc realmente for comparar, no XP vc precisa de menos volume para ter um maior peso no som, mas uma pergunta: qual diferença faz vc usar mais volume no JG para ter o mesmo ganho no final?

sobre a configuração do JG, eu não sei se já postei (Nào vou nem olhar pq tem mais de 10 páginas nisso aqui heheh), mas eu uso um MASTER EFFECTS no JG sempre ativado, para dar um maior brilho e peso no som!

várias pessoas vieram "reclamar" alegando: "oq vc fez?", "eu coloquei o patch mas tá diferente do seu vídeo, ou do seu mp3. " Eu uso com compressor (TUDO NO Mínimo) funcionando da maneira de um equalizador! só para dar mais ganhos nos graves, médios e agudos.
se nào em engano eu coloquei: +2,+4+5 nos ganhos,...
não tenho certeza disso!
aconselho a quem tem um JG fazer o mesmo!

já vieram falar: MAS O SOM RACHA.
Eu Falo: RACHA PQ SEU SOM/FONE é Ruim...

eu toco em casa com fone/ caixa do PC (um home theater) na igreja (com umas caixas de som, com PA (em eventos maiores) e digo o som nunca rachou.
utilizo sempre o Volume NA METADE para a maioria dos instrumentos, nos solos eu aumento mais um pouco o volume e às vezes aumento nos pianos qd o piano tem q aparecer mais...
E só!

Se vc quer mais "peso", tenho várias soluções:
Primeiro: Aumente o ganho geral no system do teclado (no meu eu deixo em 0)
Segundo, vc pode usar uma mesa de som logo na saída do teclado e dar um ganho, ou vc pode fazer um sistema com válvula logo depois da saída de som!

Eu acho completamente desnecessário!
na Realidade o mais prático é saber usar o VOLUME mesmo!

vmanzoni
Veterano
# jul/07
· votar


sobre a questão de pianos só digo uma coisa:
Nem sempre o piano mais real é o ideal para se tocar determinada música com banda!

As pessoas meio q se "acostumaram" com determinados timbres de determinadas marcas!
devido o número de CDS q foram gravados com estes teclados!

levando com conta a qualidade do piano por exemplo,...
o do JG é muito mais fiel q um XP (sem expansão).

Victorkeyboard
Veterano
# jul/07
· votar


Hammond B3

to curioso pra ouvir o som desse teclado

num é a toa q ele é caro

Jeferson Fernandes
Veterano
# jul/07 · Editado por: Jeferson Fernandes
· votar


vmanzoni, Hammond B3 e Companhia limitada.
Alguém entre vocês chegaram a montar/editar bons timbres de Brass e Acordeon?

Poderiam postar dicas????

Abraços...

Ah!!! Hoje esse tópico está completando 2 meses... hehehehehehehe!!! Merece ficar no topo...rs... =S

vmanzoni
Veterano
# jul/07
· votar


eu montei...

brass:
pegue o Jg Brass e coloque mais reverb e coloque um equalizador com mais médios!
fica bem melhor!

Acordeon:
tem 2 opções, ou parte de Vakordion (acho q é algo asism o nome do preset) e vc muda a frequencia dos médios para uma frequencia menor, daí ele fica com uma cara diferente,...
ou vc pode mudar o Cutoff nas 2 primeias wavs dele lá no pro edit!
fica bem melhor!

depois eu posto alguma coisinha com ele,... pq essas semanas estão corridas pra mim, pois tenho q estudar pro exame de qualificação q é dia 20 e antes disso vai ter concurso pra prf substituto na faculdade q vou fazer tb!

um abraço!
:D

Jeferson Fernandes
Veterano
# jul/07
· votar


vmanzoni
Beleza... Vou tentar mexer... Mas quando puder poste uma demo...

Preciso de metais com mais peso... Consegui muito bons metais no fone, mas sem peso no PA em estereo...

Jeferson Fernandes
Veterano
# jul/07
· votar


O pessoal do Juno-G entrou de férias??? Só ficou eu por aqui??? hehehehehe....

Quem tem algum JGE, ou JGL de brass pra me enviar??? Ou ao menos postar uma demo!!!

storrecilha
Veterano
# ago/07
· votar


Jeferson Fernandes
vmanzoni

Caras, podem ter a certeza que as informações nestas mais de 10 paginas são de muuuuita utilidade mesmo, comprei o JG faz 2 meses e já utilizei muito do que esta escrito aqui!

vmanzoni
Veterano
# ago/07
· votar


só pra constar,...
eu ando ausente pois estive estudando pra um concurso (ontem e hj as provas) e estou estudando pro exame de qualificação,... provas dia 20 a 25 hehehe
depois do exame eu volto a postar mais coisa aqui,...
nunca mais nem liguei o teclado,... bixinho,....
:D

keys_all
Veterano
# ago/07
· votar


eu ando ausente pois estive estudando pra um concurso (ontem e hj as provas) e estou estudando pro exame de qualificação,... provas dia 20 a 25 hehehe
depois do exame eu volto a postar mais coisa aqui,...


voce começou errado... tem q ser assim

QUERIDO BLOG.... ou .... QUERIDO DIARIO...

eu ando ausente pois estive estudando pra um concurso (ontem e hj as provas) e estou estudando pro exame de qualificação,... provas dia 20 a 25 hehehe
depois do exame eu volto a postar mais coisa aqui,...


RRPRRP
Veterano
# ago/07
· votar


Estou pensando em compar um Juno G. Será que vale a pena? Afinal são R$3500,00. Será que o TR61 (um pouco mais caro) é melhor?

Como são os orgãos do Juno G? E o sequencer? Tem como criar um patern?

Já procurei demos e não consegui achar algo convincente.

mikemax2
Veterano
# set/07
· votar


cara isso tudo o que vc ta perguntando ta nas paginas anteriores, sobre o orgão, com certeza não viu o sampleamento do pessoal aqui ne?

vmanzoni
Veterano
# set/07
· votar


tem tudo nos posts anteriores
:D

RRPRRP
Veterano
# set/07
· votar


Vou tentar colocar minha duvida de outra forma.

Já li todos os posts deste topico e achei muito interessante.

O que eu gostaria de saber é se o Juno G já vem com presets legais de orgão ou, se é absolutamente necessário utilizar o recurso de samples como aquele que foi feito pelo vmanzoni e o Felipe Sanches para se ter um timbre de Hammond razoavelmente convincente.

Tambem, pergunto para quem já comprou o Juno G há algum tempo, se estão satisfeitos com o instrumento.

Scoth_Pr
Veterano
# set/07
· votar


RRPRRP

Essa questão do órgão é muito pessoal, depende muito do seu uso. Se vc só que fazer aquela caminha de fundo, aquele timbre só pra preencher os presets são suficientes. Mas se vc quer algo amis real, um timbre mais característico pra solar e alterar em tempo real vai precisar de novas amostras.

Jeferson Fernandes
Veterano
# set/07
· votar


RRPRRP
O sampler do NIB4 é muito pequeno... Menos de 3MB... você não vai precisar expandir nada no Juno-G pra utilizá-lo e terá muita qualidade... Muitas pessoas já me perguntaram a respeito do timbre de hammond que eu uso, pois um rompler do tamanho do Juno-G com aquele timbre realmente chama muito atenção... Mas um ponto extra para os orgãos vem do próprio Juno-G... Não só das amostras, mas nas combinação de inserts que ele possibilita 3MFX+3FX... Além disse ele vem com a MFX VK-Rotary que é um ótimo simulador de leslei, até acima da média se considerando romplers... Os ajustes do EQ Master também dão boas opções para o orgão... Outro aspecto interessante são as possibilidades de controle da Leslei através de Knobs, botões, controlador ótico, alavanca do pitch bend ou pedais...

Abraços...

Scoth_Pr
Veterano
# set/07
· votar


leslei

O correto é "Leslie" hehe....

Jeferson Fernandes
Veterano
# set/07
· votar


Scoth_Pr
Com certeza... Eu digitei errado... hehehehehhe..... Leslei é nome de pessoa... hehehehehehe...

elektrodisco
Veterano
# set/07
· votar


Quem tem as dicas para chegar neste hammond maravilhoso que estão falando ? Tem como escutar ? Brigadão pela ajuda

Jeferson Fernandes
Veterano
# set/07
· votar


elektrodisco
Amigo... Neste tópico existem inúmeros Demos do sampler de Hammond do NIB4... Além disso, possui todos os arquivos (Drawbars) para samplear, e o tutorial completo... É só pesquisar, baixar, ler e configurar.. é simples e fácil... O resultado é formidável... Atente por observar todas as dicas a respeito do mesmo tema... Existem muitas melhorias no decorrer do tópico... Abraços e Boa Pesquisa...

GLASONG
Veterano
# set/07
· votar


Nao vejo a hora de ter o meu JUNO G (final deste mes) pra fazer todas essas loucuras q vcs estao fazendo! Voces me matam de inveja. Estou aqui com meu PSR 530 fazendo milagres ... ou melhor , sendo iludido !!!
Vou ficar crack nas funções e edições do JUNO G, conto com todos voces enhim!!!

Jeferson Fernandes
Veterano
# set/07
· votar


GLASONG
Seja bem vindo... Fui tocar em um encontro ontem, e quando cheguei lá o técnico tinha ligado um Triton Le 61 pensando que eu não ia.. Aí pra economizar energias (uma vez que alguns encontros é uma tarefa ardua para os tecladistas) eu comecei usando o Triton mesmo, som passado tudo certinho... No começo até que me empolguei um pouco... timbres diferentes... novidades empolgam... Mas foram apenas 30 minutos tocando pra aproveitar o primeiro intervalo e ligar meu Juno-G... Senti falta de muitas coisas do Juno-G com relação a timbre, equalização.... Nossa para o meu gosto não se compara.. Pianos... E mesmo usando os Megamaster blade Orgãos do Triton Le o sampler do NIB4 não tem pra ninguém... chega..

Seja bem vindo... qualquer dúvida mais complexa existe um PhD em Juno G no FCC... O vmanzoni... Agora ele está meio ocupado, prestando concurso, mas em breve ele volta...

Boa Compra... Ah... atente para a versão do software... Se for 1.05, vc terá que atualizar para 1.06 para fazer alguns ajustes no Sustain... Se for 1.06 (creio que todos hoje já estão nessa versão), melhor que já está atualizado... Se vc sentir dificuldades pra tocar e tirar os harmonicos mais altos no Juno G, vá em configurações e altere a sensibilidade (resposta) das teclas para light...

Abraços...

vmanzoni
Veterano
# set/07
· votar


Jeferson Fernandes

já prestei o concurso :P
(passei :P)
rsrsrsrs
agora estou é trabalhando e estudando...

mas assim,... Tem tudo aqui no tópico já!
:D
um abraço!

Jeferson Fernandes
Veterano
# set/07
· votar


vmanzoni
Parabéns mano... Mas não desaparece não filhão!!!
Abraços...

Jeferson Fernandes
Veterano
# set/07
· votar


Visando resumir informações e dúvidas mais comuns aos novos interessados no Juno-G fiz uma pequena síntese nesse post com intuíto de facilitar e ao mesmo tempo incentivar a pesquisa nessas mais de 300 posts desse tópico. Segue:


BUG DO SUSTAIN
O Juno-G tem um bug de sustain nas primeiras unidades (a minha por exemplo). As unidades com bug é as que estão com o sistema operacional na versão 1.05. A Roland disponibilizou através do site www.rolandus.com a atualização para versão 1.06 que corrige os bugs de sustain. Para encontrar a atualização (um arquivo .BIN), basta ir no site e procurar pelo Juno-G. Vá no campo downloads e ela vai estar lá. Ela tem 16MB. Bom. Se seu teclado for novo, há 99% de chances de ele já vir atualizado de fábrica. Se ele for usado, pode ser que o dono antigo ainda não o atualizou. Mas não se preocupe. Os bugs são raros e se manifesta em um pequeno corte do sustain, como se o pedal falhasse. Para atualizar o teclado você tem duas opções. Levar o teclado até um serviço autorizado da Roland e fazer a atualização sem nenhum tipo de ônus (grátis), ou utilizar um cartão de memória através do adaptador PC CARD. É só copiar o arquivo .BIN para a pasta Roland do cartão formatado pelo Juno-G, inserir o cartão e butar o teclado. A atualização acontece automaticamente e não demora mais que 1 minuto.

SAMPLER
Como sabemos o Juno-G possui sampler. Ele possui a função Sampler Phrase, capaz de reproduzir loops de audio através do sequenciador, pads, ou função RPS (disparo por teclas). Além disso ele tem a função Sampler Patch, capaz de reproduzir timbres no formato WAV ou AIFF, nota a nota ou através de cromatização. Como sabemos, o sampler do Juno-G devido ao conceito de baixo custo, possui algumas limitações. Essa limitação consiste em não existir o reconhecimento de multisamplers mapeados (AKAI) por exemplo. Nesse caso o mapa tem que ser construído na mão, mas uma vez construído está feito e pode ser reaproveitado. Existe um usuário PhD em Juno-G para esse tema no fórum. Chama-se Vmanzoni (Vinícius). Ele nos ajuda muito nesses pontos. O Juno-G vem com 4MB na memória RAM e 16MB de memória de disco. O que possibilita utilizar 16MB em arquivos MIDI, Backup e Audio, e reproduzir 4MB de samples apenas. O suficiente para utilizar o sampler de hammond do Native Instruments B4 por exemplo. Para aumentar a capacidade do sampler basta expandi-lo com pentes de memória DIMM PC100 ou PC133. Memória DIMM comum de computadores (anteriores às do tipo DDR). O Juno-G reconhece até 512MB de memória no slot de expansão totalizando então a capacidade de reproduzir 512MB de samples ao mesmo tempo (uma das maiores capacidades entre Workstations do mercado atual). Para armazenamento dos samples é necessário expandir a memória Flash (espécie de HD do teclado). Ela tem apenas 16MB de memória interna, mas possui um slot de expansão no formato PC-CARD (PCMCIA, como os slots de notebooks). Esse Slot reconhece qualquer memória flash no formato PC-CARD. Apesar da Roland indicar a Compact Flash ou a Smart Media (memórias mais antigas) você pode utilizar memória SD, MMC, Memory Stick Pro Duo, enfim qualquer tipo de memória compatível com um adaptador PC-CARD. Não sei ao certo qual o limite de expansão de memória flash do Juno-G. Eu já ouvi falar em 2GB (quantidade totalmente desnecessária e sem utilidade para o fim que se propõe), no meu caso uso um cartão Compact Flash de 1GB em um adaptador PC-CARD (PCMCIA). Além das funções já descrita o Juno-G acrescenta 4 pistas de audio no sequenciador de 16 pistas (16 MIDI + 4 AUDIO = 20 TRACKS), que podem ser gravadas através de um par de entradas estéreo no próprio console do Juno-G. Esse par de entradas possui um volume master, um volume de grupo no forma fader, e 4 faders para volume individual (para cada track). Fora isso através das configurações do sistema é possível editar as configurações de capitura entre lados, mono e estéreo e ganho (dB).

BIBLIOTECAS
Através de um software que acompanha o teclado e ainda pode ser baixado gratuitamente no site www.rolandus.com chamado Juno-G Librarian, é possível configurar pacths personalizados por outras pessoas, ou bibliotecas com timbres existente em outros modelos no Juno-G. Essas bibliotecas são arquivos na extensão JGL e através do software configuram timbres na memória User do Juno-G. Antes de se confirmar a configuração e/ou transferência, é possível ouvir o timbre e/ou tocá-lo. Esses timbres podem ser simples patchs e até performances. Um exemplo muito utilizado de livrarias é a XV-Collection que possui os timbres da série XP. Essas bibliotecas estão linkadas no FCC (Fórum Cifra Club, http://forum.cifraclub.com.br/forum/8), e podem ser encontradas também em sites como o Fantomized. Além da XV-Collection existem outras bibliotecas com SysEx de outros modelos, timbres personalzados, e timbres para um determinado seguimento.

SAMPLES
O conceito de sample e multisample está muito evoluído dentro do FCC. Creio que temos no fórum a maior referência no assunto de toda a internet, sem demagogia alguma. No fórum se encontra os samples já mapeados e prontos do NIB4 e de Pianos Steinway. No próprio Fórum possui todos os links para dowload dos arquivos, tutoriais, demos, testes, e resultados de experiências como configurações de efeitos, controles e melhorias no EQ Master. O link para o tópico de referência é http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/162529/. Aconselho a leitura completa do mesmo. Vai introduzir conceitos, e idéias de grande valia para a operação do Juno-G.


Abraços!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Samplear no Juno G? Sim, é possível!