Harmonia - cluster

    Autor Mensagem
    Danborn
    Veterano
    # mar/07


    Ontem estive com Thiago antony que toca com o Kleber Lucas. Pedi para ele fazer um improviso no meu teclado e ele tirou um som meio jazzistico bem manero, que eu não conseguia distinguir as posições. Ele me falou do cluster - se não me falha a memória - que seria a 7ª, 9ª, 3ª 5ª na mão esquerda, porém sem a tônica - e a mão direita livre para o improviso. É obvio que esta formação não se aplica de qualquer maneira, é preciso algum conhecimento de harmona para aplicá-la. Alguém poderia explanar mais um pouco?

    Paz a todos

    liliane.coimbra
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Fiz uma rápida pesquisa na net:

    http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/composicao_m usical/harmonia.htm#segunda

    Nosso amigo Aldo Landi, disse em um dos seus topicos:

    "Os clusters (acordes formados por segundas e segundas menores), como Closed Voices Chord.
    São soluções pra quem está com o saco cheio de tocar acordes mela-cuecas formado por sobreposições de tercas e quintas (os ordinários comuns)."

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/74609/p1

    Ainda nao cheguei a esse nivel de conhecimento, mas agradeço por me provocar... só assim pesquiso e aprendo mais... valeu!!

    victorio
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Segundo Tomás Improta (uma cara fera que escreveu um livro maneiríssimo de harmonia), e também segundo o site que liliane.coimbra passou,

    Cluster é você tocar um "bolo" de notas. Normalmente se toca um bolo de brancas, porque aí vc se situa numa escala só (dó maior).
    Mas qualquer bolo de notas sem sentido que vc tocar é um cluster.

    Alguns jazzistas antigos tocavam percurssão no teclado com cluster. Não faz muita diferença as notas que saírem, mas sim o ritmo. E, por íncrivel q pareça, ficava legal.. :-)



    que seria a 7ª, 9ª, 3ª 5ª na mão esquerda, porém sem a tônica

    Isso não é cluster. É um acorde comum, de 5 notas. É comum vc suprimir a quinta quando o acorde fica grande. E, se tiver baixista na banda, é comum suprimir a tônica tb.

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    legal! tenho uma partitura aki com "vários" clusters!

    Têm uma sonoridade peculiar q me agrada mto!

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Cluster é um bolo de notas. Schöenberg e outros grandes mestres do atonalismo e vanguarda usavam muito - pegavam todas as notas de um intervalo a outro, num acorde.

    São acordes com muito ímpeto, realmente dão sustos!

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    estou ouvindo agora o cd do thiago antony

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Bom que uparam o tópico que eu posso me fazer mais claro, na definição que dei anteriormente ao tema.

    Cluster é uma sobreposição de intervalos de segunda, maiores e/ou menores. Daí a sua sonoridade característica.

    J.Dionatan
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Ken Himura
    5 anos depois você teve a oportunidade de atualizar o texto hein?!!!
    :-)

    Mas legal a sua explicação: Teria como colocar uma sequência de notas para ilustrar a idéia??

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    J.Dionatan
    Claro!
    Cluster

    Isto aí é um acorde de 13ª , só que dentro de 1 oitava só. Olha como as 2as se aglomeram!

    waltercruz
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    uma coisa interessante, um cluster é algo marcadamente pianístico. Por exemplo, numa guitarra, devido aos intervalos das cordas, para fazer um cluster, dá um trabalho danado ;)

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    waltercruz
    Nem tanto, pra burlar isso, os compositores alternavam notas entre a orquestração, em peças que não eram solo.

    Dá pra fazer com praticamente tudo.

    waltercruz
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    dá sim, mas eu quis ressaltar que é algo bem pianístico... mas fica bonito em outros instrumentos tb :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmonia - cluster