Modos na harmonia

    Autor Mensagem
    L34n
    Veterano
    # abr/09


    Olá galera!
    Resolvi criar esse tópico para receber uma ajuda dos mais entendidos. Todos falam de modos e tal, mas sempre se referem a ele na improvisação ou seja solo. Gostaria de aprender sua aplicação na harmonia já vi um cara uma vez falando que iria jogar uma #11 pq via emprestado do modo lídio aeh eu fiquei assim pow pode ??!!

    Bom como usa-los qual tensões são caracteristicas e como usa-los sobre um acorde?

    Tipo se eu tenho um C - Jônico eu posso usar nele as tensões
    9,13 somente né? pq a 11 é evitada... Ta certo isso!? é assim q se avalia msmo?! me dê exemplos de progressões

    Obrigado!!

    L34n
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    A detalhe e gostaria de uma ajuda tbm!
    Qdo formo esses acordes cheio de tensões o som não fica bem definido.

    Qual voicing vcs usam geralmente?

    victorio
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Cara, já devem ter inúmeros tópicos sobre isso. Vou só clarificar um bocado.

    Temos uma música em um tom maior. C maior, por exemplo. Os acordes da música em geral são tirados da escala maior, e os modos TAMBÉM (decore todos os modos E a escala maior que você vai entender melhor). Ou seja, numa música simples:

    Escalas ------------------> Acordes obtidos

    C jonium ----------------> C, C7M, C(add9)...
    D dorium ----------------> Dm, Dm7, Dm7(13)...
    E frigium ----------------> Em, Em7, Em7(11)... [Em7(9) NÃO]
    F lidium ------------------> F, F7M, F7M(9)...
    G mixolidium-------------> G, G7, G7(9), G7(9)11...
    A eolium------------------> Am, Am7, Am7(9)... [Am7(13) NÃO]
    B locrium----------------->Bm(b5)....você entendeu...

    Só que você pode alterar alguns desses modos, por exemplo, quando o cara tocar um Am, você usa A dorium. Experimente usar. Você vai ver que você pode usar o acorde Am7(13) e fica legal. Observe que na tabela acima o modo dorium aceita este acorde, mas o eolium não.

    O que você pode usar numa música mais complexa em C maior:

    C jonium, lidium
    D dorium, eolium, mixolidium
    E frigium, eolium
    F lidium, jonium
    G mixolidium e um monte de modos da menor melódica
    A eolium, dorium
    B locrium, frigium

    ...e seus respectivos acordes. Estude a escala maior e as menores (harmônica, melódica e natural) e depois os modos da maior (os que eu citei) e os da melódica (super lidium, alterado etc) e você vai entender isso muito melhor.

    L34n
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Eu sei q tem milhões de tópicos falando sobre isso mas 90% só fala do Improviso eu estou falando harmonicamente. saca?

    Entender eu entendo.
    Tipo sei quais são as tensões só não sei qdo posso usa-las na harmonia. Tipo que não encaixa não sinto a diferença mas qdo outros tocam eu sinto uma tremenda diferença harmonicamente falando!!
    Soa muito igual não sinto a tensão... Sera que o problema é o voicing q eu estou utilizando?

    Geralmente uso;
    ME : T-5 ou T-7
    MD : 3-9 ou outras tensões...

    Em uma Progressão em campo harmonico de C.

    C - Am - F - G.

    posso fazer Cmaj7 | Am7(9) | FMaj7(13) | G7(13)

    mas minha melodia fica muito "padrão" faço alguma coisa errada....


    Alguém sabe um bom livro que só fale de Modos tenho Harmonia e improvisação do Chediak mas nos modos fiquei meio confuso com a explicação dele.

    L34n
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Aquelas preparações que são feitas com V7, SubV , etc... secundários tbm ainda não to conseguindo encaixar...

    victorio
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    só não sei qdo posso usa-las na harmonia

    No mesmo lugar que você usaria as escalas. Onde você pode usar uma lidium, você pode fazer um acorde C7M(9)(#11), por exemplo. Onde você pode usar dorium, pode fazer Cm7(13).

    Na progressão que você fez acima você só usou acordes "simples". Compare com a tabelinha de uma música "simples" no meu post anterior. Ou seja, vc só usou notas da escala maior, não usou nenhuma fora. Toque os acordes e veja que todas as notas são da escala maior, daí os modos usados são aqueles "simples" da primeira tabelinha.

    Usando minha segunda tabelinha, vc pode usar os seguintes modos:

    C jonium
    A dorium
    F lidium
    G ??? *

    *esqueci o nome do modo, é o 5 da menor melódica: sol-lá-si-dó-ré-mib-fá

    E os acordes:

    C7M(9) | Am6(9)11 | F7M(9)13 | G7(b13)

    Encadeando:

    dó(baixo) mi-sol-si-ré | lá(baixo) mi-fá#-si-ré | fá(baixo) mi-sol-lá-ré | sol(baixo) fá-si-mib


    Não dá pra explicar harmona em alguns posts, é melhor vc ler um livro e postar só as dúvidas específicas...

    L34n
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    entaum o negocio e trocar os modos?!

    misturar as tensões... saquei agora!
    Blza vou continuar meus estudos... muito loco isso!

    vlw!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modos na harmonia