Sintetizador Virtual X Juno-D

    Autor Mensagem
    adantas
    Veterano
    # out/05 · Editado por: adantas


    Gostaria de saber a opinião de vcs sobre essa comparação. Comecei a tocar teclado a mais ou menos uns 6-7 meses. Como não sabia ao certo se ia prosseguir nessa atividade comprei um Yamaha PSR-520 (bem limitado). Recentemente perdi a oportunidade de comprar um Roland EXR-7 num preço bom e isso despertou em mim a vontade de fazer um upgrade.

    Meu orçamento não é dos maiores. Comecei pesquisando o Juno-D, mas vi q ele não é uma unimidade. Parece que ele é bem limitado, sendo que sua unica vantagem é o preço mesmo. Um colega meu sugeriu que eu utilizasse meu notebook como sintetizador. Não tenho experiencia alguma com esse tipo de software, mas não me falta dispozição para aprender. Não tenho dificuldade alguma com computadores, até pq sou da área.

    Meu computador desktop é um Athlon XP 2200, 1 Gb de RAM e uma soundblaster Audigy 2 ZS com driver ASIO. Pretendo fazer os testes nele antes de investir em upgrades no notebook. Que tipo de expectativa posso ter em relação a esse setup? É possível usar um notebook para performances live? Uma latencia de 3ms é adequada? Começo a utilizar qual sofware (sonal xl, cubase, reason)?

    A idéia seria substituir um Juno-D ou coisa parecida por um notebook + software + controlaodr midi de 76 teclas usado. Alias que tipo de controller vcs recomendam? Tb preciso de um adaptador para utilizar no notebook. Eu vi muita gente falando da M-Audio Audiophile USB. Quais seriam as opções com melhor custo/beneficio?

    []s

    Adrian Dantas

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # out/05
    · votar


    adantas
    Vamos por partes.
    Sintetizadores virtuais tmb não são uma unanimidade por causa da estabilidade do computador ao vivo. Muitas pessoas nunca tiveram problema mas outras até tiveram. Claro q isso tmb vai depender do uso do notebook. Se vc tiver um de boa procedência, com boa configuração, placa de som de qualidade e utilizá-lo apenas com a finalidade de ser um synth/sampler, provavelmente não terá maiores problemas com estabilidade.
    Uma coisa é certa: a qualidade timbrística que você conseguirá com seu computador será muito maior que com um Juno-D. Incomparável. Vc terá Moogs, Hammonds, Pianos, Strings, Violões, etc, de altíssima qualidade, até superior à de workstations famosas como os Triton, K2600, Motif e Fantom. Apesar de algumas pessoas questionarem a facilidade de se usar ao vivo, isso não é um problema. Vc NÃO vai precisar usar o mouse toda hora. Com um controlador, os botões dele podem ser usados para coisas como mudança de timbres, envelope, portamento, LFOs e outros, dependendo do programa utilizado. Isso é tudo que posso dizer, até pq nunca utilizei um notebook ao vivo, mas o faria sem medo.
    3ms de latência é ótimo. 3 milésimos de segundo não são perceptíveis. Dá pra tocar até com 20ms. Com seu computador dá pra fazer muita coisa, e nesse lance de synths e samplers virtuais (especialmente esses últimos) memória RAM é o que conta, especialmente a comunicação dela com o Processador.
    Placas externas não são baratas. A mais acessível é a M-Audio MIDIsport USB, que é uma interface MIDI, não placa de áudio. A M-Audio Audiophile Fireware seria uma ótima pedida, talvez a melhor pra se trabalhar com baixíssima latência e qualidade de audio (especialmente pra eventuais gravações).
    Controlador fica a seu critério. De 76 teclas é bem complicado. O único que me lembro é o Kurzweil SP76 (e vc ainda ganha um ótimo timbre de piano). De 88, o mais barato que me lembro é o M-Audio Keystation 88Es, só q ele é mto cru, não tem quase nada. E seu irmão rico, o Keystation 88 Pro custa umas 3 vezes mais (R$2500 com sorte ou trazido de fora).
    Espero ter ajudado.

    Um grande abraço!

    adantas
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Eder,

    Sua resposta foi muito esclarecedora. Eu acho curioso eles fazerem adaptadors USB 1.1. Asté agora nao vi nada USB 2.0. Firewire é consideravelmente mais rapido do q USB 1.1. Qual é a taxa de transferencia da interface MIDI? Eu sempre pensei q era inferior a do USB.

    Então essa Audiophile tb serve para gravação além de ser uma interface? Isso explica pq existe uma versao firewire.

    Quanto ao controlador estava considerando comprar um Roland A-30 ou A-33. Aqui em Brasília parece q preferem Roland a outras marcas. Eu nem sei pq.

    []s

    Adrian

    SaintFerio
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Se quer APENAS controlador, procure CM3 UF7 ou UF8 vc vai se surpreender...

    adantas
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Acabo de visitar algumas páginas com informações sobre os controlelrs da CME. Fiquei bastante impressionado. Quanto a construção deles? São confiáveis? Qual a probalilidade de apresentarem defeito?

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # out/05
    · votar


    adantas
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/106151/

    A velocidade de transferência de dados da USB1.1 pra USB2.0 é mto grande, então evite placas e controladores que ainda trabalhem no padrão 1.1. Fireware tmb é uma boa.

    Esse UF7 parece ser bem legal, mas não é mto barato, já q vc vai ter q investir num notebook + placa + controlador. Aí o orçamento fica pesado.

    Abraço!

    adantas
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Eder

    Concordo com vc, não dá pra dizer q preço do UF7 é um pechinca. Já estou baixando a bola e pensando em me contentar com um UF6 mesmo.

    ROTTA
    Veterano
    # out/05
    · votar


    adantas
    Asté agora nao vi nada USB 2.0. Firewire é consideravelmente mais rapido do q USB 1.1.

    Só esclarecendo. USB 2.0 e Firewire são dois protocolos diferentes, ambos de alta velocidade. Para MIDI (somente!) a velocidade não importa tanto assim, e mesmo uma conexão USB 1.1 dará conta do recado. Se sua intenção é também ter interface para áudio, com 1.1 fica difícil.

    Abraços.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Marco Alan Rotta
    Eu sei q são dois protocolos diferentes, por isso disse que Fireware tmb é uma boa, apesar de não saber a diferença de velocidade entre ele e USB2.0.
    A questão é que se o amigo adantas for utilizar a placa para gravação tmb, vale a pena pensar numa interface rápida, como vc disse.


    adantas
    o lance do controlador é bem complicado mesmo. Os preços não são acessíveis. O A-37 mesmo custa R$2000 usado, o UF7 custa R$1500 tmb usado, então talvez um de 61 teclas seja a solução de preço mesmo. De qualquer maneira, boa sorte.

    Abraços!

    adantas
    Veterano
    # out/05
    · votar


    SaintFerio

    Valeu pela dica do CME!!! Resolvi fazer uma pesquisa aqui em Brasília e comprei um por R$ 1350 na MidiHouse. Ele chega semana que vem. Como é de se esperar estou super ansioso. :)

    Mauro Jean
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Adantas vc é d Brasília? Qual lugar de Brasília?

    adantas
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Mauro,

    Sou da asa norte. E vc?

    guismarquesrj
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Eder Muchiutti

    Cara! Que isso! Um Keystation 88PRO custa em loja mais de R$4000,00! Um CME UF-8, que é consideravelmente melhor (devido ao hammer-action) custa no MÁXIMO R$2500,00.

    O UF-7 vc acha por R$2000,00 tranquilamente! O UF-6 já vai pra casa dos R$1500,00.

    E outra, todos os controladores USB são 1.1, pois o sinal MIDI não tem problema de transferência, já que é uma linguagem de programação um tanto quanto primitiva, realmente bem simples e fácil, tanto que qualquer um usa! rsrsrs...

    SaintFerio

    Fala rapaz! =]

    É CME! hehehe! Quando eu li a primeira vez também achei que fosse CM3! Parece mesmo!

    Tem o site oficial, eu esqueci agora, mas bota "CME UF-8" no google que vc vai ver. Eu acho que é www.cme-pro.co.uk ou .com , algo assim. Vai lá que vc vai ver as info's legais deles!

    ____________________

    Abraços,

    GuiS

    guismarquesrj
    Veterano
    # out/05
    · votar


    http://www.cme-pro.com/

    Acabei de confirmar!

    Abraços,

    GuiS

    carlos naidell
    Veterano
    # out/05
    · votar


    ola amigos...
    por favor, alguem tem idéia de como eu posso achar o tal do programinha que me resolve um montão chamado: -sound canvas DXI da Roland ( edirol ).
    faz algum tempo que eu estou à procura disso e não consegui ainda.
    se alguem de vocês tiver, por favor me dêem uma fôrça.

    obrigado,

    carlosnaidell@hotmail.com

    Martché
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Eu acho que os controladores da Evolution respondem direitinho e não são caros. Vi até o tecladista do Pato Fu (que é uma banda que usa MUITA tecnologia ao vivo) usando um. Usava tb 2 MAC´s... Bom, mas só nunca vi um Evolution com mais de 61 teclas.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # out/05
    · votar


    guismarquesrj
    falei do preço do Keystation 88 e usei as expressões "com muita sorte" e "ou trazido de fora". Na 1ª me referi a ele usado (achei já a esse preço e, se não me engano, um pouco mais barato) e trazido de fora sai por pouco mais de R$2500 (comprando da BHPhoto por exemplo). Já preços aqui no Brasil é outra coisa...

    Abraços!

    Martché
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Eu acho que os controladores da Evolution respondem direitinho e não são caros. Vi até o tecladista do Pato Fu (que é uma banda que usa MUITA tecnologia ao vivo) usando um. Usava tb 2 MAC´s... Bom, mas só nunca vi um Evolution com mais de 61 teclas.

    fabioreinas
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Eder Muchiutti

    Bom dia amigo!
    Poxa vc entende bem do assunto, poderia me dar umas dicas?
    Eu estava pensando em comprar um Yamaha E403, só que um amigo que entende do assunto me aconselhou a comprar um controlador + placa de som e usar meu PC , assim eu teria muita vantagem com relação a qualidade dos timbres. Vc afirmou isso em seu comentário me deixando mais interessado nesse conjunto.

    Eu tenho um ótimo PC, então para mim só faltaria o controlador + placa de som + softwares.

    Eu pretendo tocar em casa só , nada de gravar som e tocar em banda, o que vc me aconselha ? Não quero gastar muito.

    Controlador achei um interessante: M-Audio Oxygen61, será que com ele terei facilidade na mudança de timbres?

    Placa de som achei a que vc falou M-audio audiophile só que outros modelos USB e 2496 que é interna , pra mim seria uma boa como já vou tocar no nesse PC no quarto.

    Usando os VSTs eu terei os melhores timbres?
    Onde é comprado esses bancos de timbres virtuais? Existe a possiblidade de te-lôs Free?

    Eu penso assim , para se ter PC+contr+VSTs não pode ficar muito caro , pois com R$3000 vc compra um teclado bom com tudo já.

    Amigo pretendo gastar no máximo R$1000

    controlador achei por R$ 380 M-audio Oxygen61
    placa de som R$ 220 M-audio Audiophile 3496
    PC já tenho, só fica faltando os preços dos softwares.

    Agradeço sua ajuda.

    fábio_soul
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Usando os VSTs eu terei os melhores timbres?

    Certamente

    Onde é comprado esses bancos de timbres virtuais?

    Internet, mercado livre, etc.

    Existe a possiblidade de te-lôs Free?

    Não os melhores.

    controlador achei por R$ 380 M-audio Oxygen61

    No Paraguai?

    fabioreinas
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: fabioreinas
    · votar


    Valeu fábio_soul pela rapidez na resposta.

    O controlador e a placa de som achei no PY sim, por esse só podia ser lá.

    Pra mim ter então uma qualidade boa em timbres terei que desembolsar uma grana correto.


    Só me fala uma coisa, vamos dizer que eu compre um banco de VSTs , eu vou precisar de mais algum programa pra tocar?

    Ovi dizer do sonar e outros.

    no meu caso só quero mesmo é tocar os timbres virtuais, não pretendo gravar som nem juntar instrumentos em pistas.

    Mesmo só querendo tocar os timbres vou precisar desses tipos de programas?

    Porque se precisar a coisa fica cara, vi o sonar 4 por $995 no baixaki , claro que tem outras maneiras de adquiri-lo .

    Vai no meu velho pensamento, junta contr+ VSTs + Software O molho sai mais caro que o peixe.


    Falo isso na minha situação que só quero ter timbres de ótima qualidade , mas simplesmente para tocar em casa no quarto.

    Tbém não pretendo mexer muito nos timbres , tipo mudar, não manjo então só prefiro comprar um pacote com bons VSTs.


    Ultima duvida: Os VSTs são módulos virtuais? Porque módulo e cartuchos que vão nos módulos nada mais são do que um banco de estilos de timbres como por exemplo: metal, cordas, pianos.

    Essa placa de audio da M-audio AUDIOPHILE 2496 é boa? será que não dá atraso no som?
    Por acaso isso é um VST? que som hein é caro será? não achei pra comprar

    http://www.youtube.com/watch?v=aI5Gg2-mhmU&feature=related

    Mais uma vez, muito obrigado pela atenção

    almy
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Eu comprei na gigasonic dos eua pela net....saiu a 500 conto um keystudio 49 da m-audio ....mas pq nao paguei imposto...n brasil esse ta mil conto..mas vi numa loja outro dia um da e-mu(creative) por 490...


    Sobre vsts...tem um VST bem legal que vc encontra nos torrents da vida que é o korg legacy com timbres korg de todos os tempos...

    existem um synth chamado superwave que também é legal..usa a busca aí ,tem sobre ele num topico....

    fabioreinas
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Valeu almy, mas deixa eu perguntar uma coisa.

    Com um Dual Core 2.5ghz + 2G memória 800mhz + 500HD comprando essa P.de som Audiophile 2496 eu corro o risco de ter muito atraso no som? Meu medo é esse.

    Achei interessante o pacote Komplete Basic que tem o B4 II.

    Uma pergunta besta , tem como eu baixar esses que vc falou ae em cima e tocar com o teclado de letras normal só para testar o som? Ou preciso do controlador? Só quero testar mesmo , tipo DÓ, Ré.

    valeu , cada dia que entro nesse forum aprendo mais.

    Outra coisa importante , eu tenho no pc um sistema de som 2.1 , tem como eu usar essas caixas de som do PC para emitir o som gerado no PC ? fica bom? Minhas caixas são boas.

    LuizPauloGS
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Uma pergunta besta , tem como eu baixar esses que vc falou ae em cima e tocar com o teclado de letras normal só para testar o som? Ou preciso do controlador? Só quero testar mesmo , tipo DÓ, Ré.

    Tem, mas depende do programa, no FL Studio eu sei que dá pra fazer isso, no Sonar eu num lembro, mas deve ter sim!

    Outra coisa importante , eu tenho no pc um sistema de som 2.1 , tem como eu usar essas caixas de som do PC para emitir o som gerado no PC ? fica bom? Minhas caixas são boas.

    Até dá viu, eu faço milagre usando minha C-Media onboard, só problema mesmo eh a latência (atraso), no caso você pode tentar melhorar usando o driver free ASIO4All, uma ótima alternativa

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    fabioreinas
    Eu penso assim , para se ter PC+contr+VSTs não pode ficar muito caro , pois com R$3000 vc compra um teclado bom com tudo já.

    Compra não viu!!! =/

    fabioreinas
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Verdade , um teclado bom hoje deve sair uns R$5000 né.
    Luizpaulo me expressei mal, eu falei do sistema 2.1 de caixas e não da placa de som.

    Eu quero comprar a M-audio AUDIOPHILE 2496 e usar as caixas que tenho no PC 2.1 entende?

    Andei vendo os preços dos monitores (caixas) e fica um pouco caro juntando tudo.

    CX MONITOR BEHRIN MS-20 AMPLIF /PAR R$240
    CX MONITOR BEHRIN MS-16 AMPLIF /PAR R$140

    Queria usar as caixas do PC mesmo , assim economizo mais grana.
    É possivel isso , fica bom o som? valeu galera

    Júnior Lamonato
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Eder Muchiutti

    Cara onde vc conceguiu esse controlador por esse preço?
    VLW...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sintetizador Virtual X Juno-D