3 dúvidas de eletrônica

    Autor Mensagem
    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # mar/04


    Opa!

    Bom, minhas dúvidas são as seguintes:
    1) Como eu faço para soldar um transístor na placa de fenolite sem estragá-lo e sem usar o soquete para o mesmo?
    2) Peguei o esquema do Guvnor só que nele a chave é 3PDT. Para eu adaptar uma chave DPDT no esquema, as conexões ficariam como no MKZ Baby Dist. com true bypass ?
    3) Fui comprar uns pots de 10K ohms linear para o Guvnor e comprei uns escrito "B10k". Desconfiando que esses seriam logarítmicos, perguntei e a atendente me falou que eram lineares mesmo..... porém em casa eu já possuía pots de 100K log que tinham o B na carcaça e me falaram q os pots q tem A são lineares...... então, os pots são o quê? Pode haver diferença de fabricante p/ fabricante? Se forem logarit., irá fazer muita diferença, considerando que eles serão usados para grave, agudo e médios?

    Quem puder ou quiser ajudar agradeço muito.......

    glaucius
    Veterano
    # mar/04 · Editado por: glaucius
    · votar


    ZakkWyldeEMG
    1) Como eu faço para soldar um transístor na placa de fenolite sem estragá-lo e sem usar o soquete para o mesmo?

    é só tu usar um ferro de soldar não muito potente e não demorar muito soldando o transístor.

    2) Peguei o esquema do Guvnor só que nele a chave é 3PDT. Para eu adaptar uma chave DPDT no esquema, as conexões ficariam como no MKZ Baby Dist. com true bypass ?

    sim,os jacks tu liga como tem no MKZ,o fio azul da chave do guvnor tu liga no lugar do fio da entrada(in)e o verde tu liga no lugar do fio da saída(out).

    3) Fui comprar uns pots de 10K ohms linear para o Guvnor e comprei uns escrito "B10k". Desconfiando que esses seriam logarítmicos, perguntei e a atendente me falou que eram lineares mesmo..... porém em casa eu já possuía pots de 100K log que tinham o B na carcaça e me falaram q os pots q tem A são lineares...... então, os pots são o quê? Pode haver diferença de fabricante p/ fabricante? Se forem logarit., irá fazer muita diferença, considerando que eles serão usados para grave, agudo e médios?

    eu não me lembro qual é qual.

    eu acho que não deve ter diferença de fabricante.

    mas dá para tu usar eles que não causa diferença no som.

    kaskudo
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    ZakkWyldeEMG

    1-use um soldador de no máximo, 30W. vc deve aquecer a junção entre o componente e a placa, e aí aplicar a solda. ela deve ficar com o aspecto de um pequeno vulcãozinho, e brilhante. e seja rápido na soldagem. nunca passe 3 segundos com o soldador encostado no componente. espere esfriar e tente novamente. e mantenha sempre a ponta do soldador limpa e estanhada. limpe de vez em quando com um pano úmido.

    2-não conheço o esquema.

    3-pot a= logaritmico
    pot b= linear
    não tem diferença de fabricane,não.
    a única diferença é que o volume vai subir duma vez, em vez de ser gradual.

    ok?

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    valeu pessoal.......

    eberdugo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    eu não soldo o transistor direto...

    na verdade, não precisa usar socket específico pra transistor...

    tem uns socketzinhos que eles usam pra soldar componentes na placa... eles vem todos colados... e um trilho tem 40.

    dai vc só destaca ele e usa quantos vc quiser.

    o pessoal na loja chama de trilho de terminal... ou barra de terminal.

    é mto bom.

    Minow
    Veterano
    # set/07
    · votar


    eberdugo
    Olha a data do tópico.
    A essa altura do campeonato o cara já é o maior handmaker do Brasil com sua linha de pedais Prasela®

    *Interna*

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 3 dúvidas de eletrônica