(Eletrônica) Trimpots

    Autor Mensagem
    snd
    Veterano
    # mar/04


    http://www.runoffgroove.com/odie.html

    Estou tentando montar esse pedal acima, se tudo der certo vai ser meu segundo pedal... só que não consegui achar trimpots... ai no site diz q tenho que ajustar eles para 4,5v ... não teria outra maneira de realizar oq esses trimpots fariam ai com outros resistores?

    kaskudo
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    tem sim.

    coloque no lugar um potenciometro de qqer valor maior que 47k.(qto mais próximo melhor) ajuste até obter a tensão desejada. desligue o circuito, desconecte o pot e meça a sua resistencia. coloque um resistor (ou uma combinação de resistores) com valor o mais próximo possível da resistencia medida no pot. repita a operação com o outro trimpot.


    ok?

    snd
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Entendi, o problema é que não tenho aparelho pra medir a resistencia. Se alguem souber os resistores genericos que usarei pra um trimpot que recebe 9v ajustado pra 4,5v me diga.. será que é a metade (uma cadeia de resistor de 47k/2 ?)

    kaskudo
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    aí é dificil, pois nÃo existem genericos p/isso. o valor, nesse caso, depende de características do transistor, que variam de uma peça para outra.

    pô, vai numa loja de 1,99, lá tem uns multiteste baratinho! por uns 10,00 a 15,00 vc compra um digital (daqueles amarelinho) que serve prá tudo. eletrônica sem multiteste é estar no mato sem cachorro!

    ok?

    nFall
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    snd
    aew kra!!!
    esse pedal eh do que?

    snd
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    nFall.. é uma distorção muito doida... e eu achei simples de montar pq é em placa universal... já to com todos os componentes exceto os trimpots ... enntra no site e vê os clipes de audio feitos com a distorção... é muito boa (principalmente pra solos sem muita sujeira e rapidos, no meu ver)

    nFall
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Ja descobri
    Pow.. manero esse site.. cheio de ditorções meneiras e eh mo facil monta elas

    Passoka
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    putz, vai na sta ifigenia e compra um multímetro em qualquer barraca. vc acha até por 15R$

    CaCo_
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    isso ae veio
    multimetro mais ow menos tipo minipa aqui na minha city ta saindo por 25 conto
    mais e bom

    snd
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    tipo... jah pedi o multimetro pro meu prof de fisica, acho q ele pode me ajudar a montar... ela eh mestre em fsc pela USP e doutor em eng. elétrica pela UFSC

    Fabricio Breve
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Putz, bacana mesmo os sons.
    Pena que aqui onde moro é meio impossível conseguir pot log. Pot trim entao nem pensar. A falta de uma boa chave tambem desanima.

    Fabricio Breve
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Consegui os trimpot, só ficou faltando os log.
    Mas não adiantou nada, montei o circuito na protoboard e só saiu o som limpo e mais nada, conferi várias vezes, não funciona.

    snd
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Fabricio Breve
    Conferiu a orientação dos transistores?

    willianmaja
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    eu tentei fazer um mxr distortion + e ele tbm soh saiu com som limpo mesmo aumentando no maximo o ganho.

    Fabricio Breve
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    snd
    Sim, peguei a datasheet dele no www.fairchild.com, estava tudo certo.
    A única coisa que usei diferente da especificação foram os pots que eu usei linear em vez de log. Também não consegui ajustar exatamente os trimpots porque meu multimetro é uma bosta e não marca tensão direito, qualquer 9V ele já acha que é 12V. Um dos resistores era valor não comercial, entao eu peguei o mais próximo. Mesmo com essas modificações era pra ter pelo menos funcionado a distorção, fiquei sem entender...
    Vou tentar montar novamente um Tubescreamer e ver no que dá (isso se eu conseguir encontrar os capacitores de tantalo).

    kaskudo
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Fabricio Breve
    o som sai limpo,ok?

    sai no mesmo volume que quando ligado direto ou bem mais alto?

    conferiu os diodos? eles é que fazem a distorção. se vc usou 2 diodos tem que fazer um jumper no lugar de d3 e d4.

    Fabricio Breve
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    kaskudo
    Não sai mais alto não, acho que sai até mais baixo, o potenciometro de volume ta funcionando na boa.

    Mas nao tem diodo nesse circuito não, achei isso meio estranho mas resolvi montar do mesmo jeito. Só se os caras assumiram que todo mundo sabe que precisa por diodos no final.

    Endereço do projeto: http://www.runoffgroove.com/odie.html

    willianmaja
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Tipo no meu Mxr distortion tem dois diodos é possivel que eles estejam queimados e por isso num distorce o som?

    MKazan
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    willianmaja
    ele chega a amplificar o som?

    tem alguma trilha cortada?

    willianmaja
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    sim eu consigo amplificar mas mesmo pondo o ganho no maximo ele soh aumenta o volume. tipo fico bem tosco o circuito mas usando uma lente de aumento eu num vi nenhum erro.

    snd
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    willianmaja
    olha a orientação do CI, espero que voce tenha usado um socket ... talvez esteja invertido

    kaskudo
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Fabricio Breve
    foi mal... pensei que vc tava montando o mxr...


    vc conseguiu ajustar os trimpots p/ 4,5v?
    MKazan
    vc reparou que o circuito é bem semelhante a um pré valvulado, apenas substituindo-as por fet's?
    willianmaja
    num circuito como o mxr, é muito dificil queimar os diodos. vc não tem multiteste?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a (Eletrônica) Trimpots