Curiosidade! - O que é? Qual a origem do som "sujo" (Overdrive, Distorção, Fuzz)

    Autor Mensagem
    amilanezi
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: amilanezi


    Pessoal,

    Compartilho com o fórum um assunto que pode interessar a muitos.
    Já verifiquei na busca e vi alguns tópicos, porém este parece estar mais completo, com mais detalhes históricos e tal.

    O que exatamente é, e como se originou o som distorcido, como, quando e de que forma esse efeito de "sujar" o som foi inserido no mundo musical, sendo utilizados até hoje em vários estilos.

    O que é?

    O efeito de distorção ocorre quando há um clipping (corte/achatamento dos picos) na forma da onda sonora, e um acréscimo de harmônicos.

    Os termos “distorção”, “overdrive” e “fuzz” são muitas vezes usados com sinônimos, mas eles têm diferenças sutis no significado.

    O “overdrive” é o efeito mais suave dos três, produzindo sons "quentes" e mais “limpos”, em volumes mais silenciosos, e mais distorcidos, em volumes mais altos.

    A "distorção" (distortion) é o efeito que produz, aproximadamente, a mesma quantidade de distorção em qualquer volume, e suas alterações sonoras são muito mais pronunciado e intenso.

    Já o “fuzz” ou “fuzzbox” é o efeito que modifica o sinal de áudio até que ele fique quase uma onda quadrada, além de adicionar harmônicos complexos por meio de um multiplicador de frequência, resultando em um som altamente distorcido.

    Os efeitos de distorção podem ser produzidos por pedais, pedaleiras, pré-amplificadores, amplificadores de potência, alto-falantes e, mais recentemente, os dispositivos amplificador digital de modelagem e de software.

    Distorção tem sido parte integral do som do rock and roll, e é importante para outros gêneros musicais como blues elétrico e jazz.

    Qual a origem?

    Boa parte dos primeiros amplificadores construídos para guitarra elétrica era de baixa fidelidade e frequentemente produzia distorção ao sofrer pequenos danos ou quando o seu volume (gain) era aumentado para além do limite projetado.

    A nossa história começa em 1949, com a música Rock Awhile, de Goree Carter, a qual possui um over-driven, estilo de guitarra elétrica semelhante ao que Chuck Berry utilizaria vários anos mais tarde. O mesmo pode ser encontrado na música Boogie in the Park, de Joe Hill Louis, de 1950.

    Também foi em 1950 que Willie Johnson, da Howlin´ Wolf, começou deliberadamente a aumentar o ganho além dos limites, buscando produzir um som “quente” e distorcido.

    Um dos primeiros registros de distorção no rock data de 1951, na música Rocket88, de Ike Turner and The Kings of Rhythm, na qual o guitarrista Willie Kizart utilizou um amplificador que tinha sido ligeiramente danificado no transporte. Guitar Slim foi outro que começou a usar harmônicos distorcidos em suas canções, como em seu blues TheThings That I Used To Do, de 1953.

    Até que, em 1955, Chuck Berry, com seu clássico Maybellene, apresentou um solo de guitarra com harmônicos quentes e distorcidos, criados por seu pequeno amplificador valvulado.

    Em meados da década de 50, os guitarristas de rock começaram, intencionalmente, a modificar amplificadores e alto-falantes, a fim de criar uma distorção ainda mais quentes. Em 1956, o guitarrista Paul Burlison, do Burnette Johnny Trio, deslocou deliberadamente as válvulas de seu amplificador para gravar TheTrain Kept A-Rollin.

    O guitarrista Link Wray começou, intencionalmente, a manipular as válvulas de seus amplificadores para criar um som "barulhento" e "sujo" para seus solos. Wray também cutucou com lápis os cones de seus altofalantes, fazendo buracos para distorcer ainda mais o seu som. O resultado pode ser ouvido em seu influente disco instrumental, de 1958, "Rumble".

    No início de 1960, o guitarrista de surf rock Dick Dale, que produziu sucessos como Let´s GoTrippin’ (1961) e Misirlou (1962), trabalhou de perto com Leo Fender para empurrar os limites da tecnologia de amplificação elétrica, produzindo o primeiro amplificador de guitarra de 100 watts.

    Em 1961, um circuito danificado de pré-amplificador criou um “barulho” no solo de guitarra de Grady Martin, na música country Don´t Worry, de Marty Robbins. O produtor Don Lei teve a sabedoria de entender que embora tenha sido um erro causado por um circuito danificado, o som era incrível, ainda mais em uma música country. Esta gravação é apontada como o primeiro registro de fuzz, ainda que sem querer.
    Ao ouvir a gravação de Don´t Worry, a banda americana de rock instrumental The Ventures ficou maravilhada e solicitou a Orville “Red” Rhodes, músico amigo da banda e mago na eletrônica, que criasse algo que reproduzisse aquele som. Foi então que Red Rhodes construiu aquele que pode ser muito bem considerado o primeiro pedal de distorção do mundo, e que foi usado pela The Ventures na gravação da música 2000 PoundBee.

    Entretanto, o primeiro pedal de distorção a ser comercializado foi o Gibson Maestro Fuzz-Tone FZ-1, produzido em 1962, pela Gibson, só que as vendas eram muito fracas.

    Foi então que, em 1964, Dave Davies, guitarrista do The Kinks, popularizou a distorção com o sucesso do single You Really Got Me. Para obter aquele som distorcido da guitarra, Dave Davies cortou os cones de seus alto-falantes com uma lâmina de barbear.

    Em maio de 1965, Keith Richards usou um Gibson Maestro Fuzz-Tone FZ-1 para gravar o mega sucesso dos Rolling Stones, (I Can´t Get No) Satisfaction. O sucesso da música finalmente muito impulsionou as vendas do Fuzz-Tone FZ-1, fazendo com que todo o estoque disponível fosse vendido até o final de 1965.

    Aproveitando-se do sucesso do FZ-1, várias outras fuzzboxes aparecerem no mercado como o Fuzzrite Mosrite e o Arbiter Group Fuzzface usado por Jimi Hendrix, o Electro-Harmonix Big Muff Pi usado por Hendrix e Carlos Santana, e o Vox Tone Bender, usado por Paul McCartney em Think For Yourself e em outras gravações dos Beatles.

    No final dos anos 1960 e início de 1970 bandas de hard rock, como Deep Purple, Led Zeppelin e Black Sabbath forjaram o que viria a ser o som heavy metal através de um uso combinado de altos volumes e distorção pesada.

    bibliografia: + HUGHES, T. Analog Man´s Guide To Vintage Effects. East Haven, EUA: For Musicians Only Publishing, 2004.

    Espero que gostem.

    o/

    rcorts
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Legal. Interessante saber mais sobre a história dos efeitos de ganho.

    Só um detalhe, é bibliografia ou simplesmente referências e não biografia, na citação da fonte do texto.

    Abraço.

    amilanezi
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Só um detalhe, é bibliografia ou simplesmente referências e não biografia, na citação da fonte do texto.

    Bem notado, foi erro na digitação mesmo...é bibliografia, obrigado.

    Se algum moderador puder corrigir fico agradecido.

    Scolt
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Sempre é bom adquirir conhecimento do que usamos de equipamento até hoje, faz 50 anos que isso começou, e a busca mais acirrada é pelos primeiros pedais construidos.

    Fascinante.

    amilanezi
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Sempre é bom adquirir conhecimento do que usamos de equipamento até hoje, faz 50 anos que isso começou, e a busca mais acirrada é pelos primeiros pedais construidos.

    Fascinante.


    Sim, pra mim ainda, foi mais fascinante o fato saber que este efeito realmente surgiu de um "defeito" nos amplificadores da época...Esse "defeito" é hoje imitado e desenvolvido para gerar novas variações...impressionante...Bando de guitarristas Malucos!!!!
    hehehehe

    Se for de interesse da comunidade posso tentar pesquisar também sobre a origens de outros efeitos (chorus, delay, phasers, etc) e colocar aqui para vossa apreciação.

    Ahh, grato ao Moderador pelo ajuste ortográfico.

    o/

    Buja
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    amilanezi
    Se for de interesse da comunidade posso tentar pesquisar também sobre a origens de outros efeitos (chorus, delay, phasers, etc) e colocar aqui para vossa apreciação.

    Garanto que somaria bastante e todos ficariam muito gratos, inclusive eu. Na espera, e valeu pelo bom texto.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Ótimo texto cara !
    Muito legal ler sobre essas coisas !
    Abçs

    Scolt
    Membro
    # mar/13
    · votar


    amilanezi

    Exatamente, o defeito virou a cobiça de todos, quem sabe um defeito não seja a pior coisa do mundo então?

    amilanezi

    Por favor cara, seria de um enorme prazer obter tais conhecimentos.

    amilanezi
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Bom moçada,

    Como existe interesse da comunidade, vou pesquisar um pouco mais sobre efeitos e colocar aqui para o conhecimento de todos.

    Acho que inicialmente, criarei um tópico para cada efeito, contando suas origens e de como surgiu e como foi introduzido na música e após todos os efeitos abordados, poderia ficar a cargo dos Moderadores para organizarem num único grande tópico, ou caso realmente achem que fique muito extenso poderá permanecer cada efeito um tópico separado.
    Se quiserem opinar sobre qual melhor forma de organizar estas informações e curiosidades, fiquem à vontade.

    Em breve coloco um post com informações sobre o efeito Chorus, uma modulação que deixa o som clean mais "cremoso" e deixa as distorções/Drives com um tempero a mais...particularmente gosto muito deste efeito.

    o/

    amilanezi
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Estou quase finalizando o tópico sobre Phaser.

    Em breve posto por aqui.

    o/

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Enriquecendo:

    Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/246320

    amilanezi: Como existe interesse da comunidade, vou pesquisar um pouco mais sobre efeitos e colocar aqui para o conhecimento de todos.

    【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/

    Abs ;)

    amilanezi
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: amilanezi
    · votar


    MauricioBahia

    Boa dica...principalmente para quem quer se aprofundar tecnicamente nos efeitos.

    Lembrando que a intenção desta série de tópicos não é de aprofundamento técnico do funcionamento dos efeitos e sim de mostrar sua concepção e de que forma eles se popularizaram, mais como um conceito histórico.
    Por isso fica a dica do MauricioBahia que é um "apaixonado" por fuzz.

    o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Curiosidade! - O que é? Qual a origem do som "sujo" (Overdrive, Distorção, Fuzz)