Ordem de pedais de baixo

    Autor Mensagem
    SchmidtBass
    Veterano
    # abr/11


    Galera,

    Sei que já tem um monte de tópicos do gênero, mas para baixo não vi nenhum. E sim, eu usei a busca.

    O que eu queria saber é como fica o agrupamento por tipos de efeitos. Tenho 4 pedais hoje, Equalizador, Overdrive, Compressor e Chorus, nessa mesma ordem.

    Mas o que queria saber é: Como é a ordem dos grupos?

    Pelo que faz sentido pra mim, tonalidade viria primeiro, depois ganho, depois modulação e depois ambiente.

    Alguém tem uma explicação mais embasada para isso?

    Obrigado!

    B. Martins
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Compressor > Overdrive > Equalizer > Chorus.

    É comumente utilizado assim.

    Compressor vem antes do drive, o equalizer depois: assim você consegue equalizar o sinal distorcido, e modulações por último.

    SchmidtBass
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    B. Martins

    Agradeço a resposta, mas não é bem isso que quero saber.

    Gostaria de saber a ordem típica dos tipos de pedais - ganho, tom, ambiente, modulação, etc - qual a ordem?

    Não quero ter que pedir ordem de pedais de novo quando eu colocar um delay, por exemplo, sacou?

    Queria uma coisa mais genérica e que explicasse melhor o porque dos pedais nessa ordem.

    Por exemplo, porque o compressor vem antes do Drive? Posso comprimir o sinal do Drive ou não? Porque não posso usar o equalizer no começo da linha, para equalizar o sinal de entrada e assim saturar o drive de acordo com o sinal do pedal (mais no grave ou mais no agudo)? Se eu colocar o Chorus na frente do set, isso afeta o que no meu som? Muito? Nada?

    Entendeu o que quero dizer?

    Abraço.

    julio_matos
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    SchmidtBass


    Afinador -->Wah -->Compressor -->Pitch -->Boost -->Overdrive -->Distortion -->Fuzz -->Equalizador -->Chorus -->Flanger -->Phase -->Volume -->Delay -->Reverb


    retirado desse tópico .

    SchmidtBass
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    julio_matos

    Afinador -->Wah -->Compressor -->Pitch -->Boost -->Overdrive -->Distortion -->Fuzz -->Equalizador -->Chorus -->Flanger -->Phase -->Volume -->Delay -->Reverb

    Perfeitamente, meu amigo.

    Como disse no primeiro post, não preciso saber a ordem atual. E não consigo aceitar a sua resposta simplesmente porque você postou (sem querer te sacanear). Se eu te falar que 2+2=5, você aceitaria, sem me pedir para explicar? Acho que não.

    Estou comprando (estão em shipping) mais pedais e não quero ficar perguntando toda hora qual a ordem que devo usar, quero entender qual é a lógica de montagem de seqüência.

    Como eu disse, para mim faz sentido efeitos de tom virem primeiro. Na sua ordem, wah é o primeiro efeito (afinador não é efeito, certo?) e é um efeito de modulação.

    Equalizer, que é um pedal de tonalidade, está no meio do seu circuito, porque? Como vou equalizar aquele monte de sinal sujo que já chegou nele? Não seria melhor o equalizer no começo?

    Sei que estou sendo chato, mas de pedal sou iniciante - antes usava pedaleira - e quero muito entender isso.

    Consegue me explicar porque?

    Abraço.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    SchmidtBass
    Cara, pelo "post" do B. Martins vc já saberia o que vc está perguntando (vc não foi claro na pergunta).
    Filtros( Wah-wah e Envelope-Filter) > Compressões > distorções > modulações > pedais de tempo (echo,delays e reverb).
    Abç

    SchmidtBass
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    O que eu queria saber é como fica o agrupamento por tipos de efeitos. Tenho 4 pedais hoje, Equalizador, Overdrive, Compressor e Chorus, nessa mesma ordem.

    Mas o que queria saber é: Como é a ordem dos grupos?


    -

    Queria uma coisa mais genérica e que explicasse melhor o porque dos pedais nessa ordem.

    Abraço.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    SchmidtBass
    De fato. Acho que agora está respondido.
    Abçs

    B. Martins
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    O Mauricio Luiz Bertola respondeu, a seqüência comum é essa. Mas claro que você pode experimentar e decidir o que usar primeiro em sua cadeia de sinal. Lembre-se que bons cabos são importantíssimos!

    Abraço.

    julio_matos
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    SchmidtBass

    a resposta está toda naquele tópico que eu mandei tu entrar !
    se tu tivesse paciência e LÊSSE o tópico ninguem seria obrigado a ler sua ignorância gratuitas !

    SchmidtBass
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    a resposta está toda naquele tópico que eu mandei tu entrar !

    Tive a paciência de ler o tópico. Não encontrei a resposta que acho correta. Como disse o autor do tópico:

    Usei uma seqüência que eu gosto muito e indico essa seqüência para quem perguntar sobre encadeamento dos efeitos. Algumas vezes eu só inverto a posição do Compressor com o Pitch.

    Isso não é uma resposta de qual a ordem correta, e sim qual a ordem que se prefere. Não perguntei o que ninguém prefere, e sim qual a ordem correta com um BOM MOTIVO para isso. Questões de tipos de modulação de sinal e cortes de freqüências de pedal após pedal são o que procuro.

    E não um mero copia / cola de outro tópico.

    E completando, você não manda ninguém entrar em tópico algum, você sugere. Mas suas sugestões... sem comentários.

    se tu tivesse paciência e LÊ-SE o tópico ninguem seria obrigado a ler sua ignorância gratuitas !

    Prezado usuário, respeito acima de tudo. Não desrespeitei ninguém e não vou começar agora.

    Mas ignorante, ao que me parece, eu não sou. E só um toque: o jeito certo de escrever é: (..)Se você lesse(...) e não Lê-se. Muito menos em maiúsculo, quando escreve-se errado.

    E o jeito certo de escrever é: (...)ignorância gratuita. Não (...)ignorância gratuitas.

    Pense bem antes de escrever qualquer coisa. Especialmente para uma pessoa que aprecia o bom português.

    Aguardo uma resposta sua que contribua para alguma coisa.

    Bonnerfl
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    SchmidtBass
    cara não vejo motivos pra ordem dos pedais para baixo ser diferenta da ordem para guitarra... ( como o bertola disse: Filtros( Wah-wah e Envelope-Filter) > Compressões > distorções > modulações > pedais de tempo (echo,delays e reverb) )

    eu sei q vc quer saber o porque disso; esses tempos eu estava tentando saber, ai cheguei na conclusão que eh algo como um "senso comum", pois se vc colocar o wha depois da distorção ele não vai pegar fogo, so vai soar "diferente" . Se vc mudar a sequencia dos pedais so vai sair diferente, agora se eh algo q vai ficar agradavel aos ouvidos eh outra historia...

    OU SEJA: assim como não existe certo ou errado na musica não existiria ordem correta para os pedais. e convenhamos uma parte da graça de vc ter varios pedais eh vc ficar combinando eles para extrair um som diferente.
    flw

    SchmidtBass
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Bonnerfl

    Muito obrigado, cara. Se é unica e excluisvamente uma pequena alteração no som, acho que vou continuar mexendo até um jeito que eu goste mais.

    Abraço.

    dahora bass
    Membro
    # abr/13
    · votar


    pessoal me ajuda ai,não seicomo ligar a orden dos meus pedais!!!
    eu tenho uma pedaleira b2.1u da zoom,um bass limiter da behringer,um compressor sustainer cs3 da boss, e um bass equalizer da boss!
    oque vc´s achão deste set? e qual seria a melhor ordem para colocalos???

    Buja
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    eu botaria assim

    eq -> comp -> limiter e zoom no loop pra efeitos

    mas nao precisa disso tudo ai nao jovi, so a zoom já serve d+!

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: alan.bassplayer
    · votar


    Pessoal, ressuscitando o tópico.

    Bem, eu toco baixo há uns 8 anos, mas sempre toquei sem pedais e há mais ou menos um ano comecei a explorar mais esse lance. Então neste assunto, me considero totalmente iniciante.

    Bem, hoje basicamente utilizo três pedais.

    Boss CS-3
    Landscape TriEFX (Drive, Chorus e Eq)
    Behringer TU3

    Ligo assim:

    Bass -> TU -> Comp -> (Drive - Chorus - Eq) -> Line

    Estou prestes a adquirir um pré-amp, no intuito de acrescentar qualidade ao meu timbre, além de explorar algumas funções específicas que achei bacana nele (Presence e Blend) além das funções básicas de um pré-amp.

    Minha dúvida, é onde ele entraria neste set, no final, ou no início do circuito?

    Buja
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    alan.bassplayer
    Antes do Comp, seria minha opcao.

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Valeu Buja.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ordem de pedais de baixo