Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!

Autor Mensagem
FBlues_rock
Veterano
# jun/14
· votar


Se vários knobs é o que importa, vê se esse é fácil de domar, tendo 4:



:)

M.Moreira
Membro Novato
# jun/14
· votar


velhos o melhor fuzz que tem e o hand made lata de sardinha 50 mangos no mercado livre mt daora

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Led Zé
Esse pedal tem uma saída brutal não tem como usar o volume todo sem distorcer o amp. Aliás, na metade do pot de volume ele já está saturando bem o amp.

Isto muito me gusta, até porque a primeira coisa que faço quando vou usar fuzz é deixar o amp pelo menos crunchado, pra dar mais definição e sustain.

edneyhelene
Pessoal voces acham que misturar um fuzz tipo big muff com distorção pra tocar metal fica legal?

Se você conseguir domar o Muff fica legal pacas, teoricamente é relativamente fácil domar um Muff com amp crunchado ou um OD leve, mas com distorção é difícil, mas eu tive uma fase que gostava de ligar o Muff com um ProCo Rat, então é possível e conheço um ou outro doido que usa ele com o Metal Zone ou o Box of Rock da Z.Vex.

Só que se o cara não souber domar o Muff, o máximo que vai conseguir é um apito.

krz4fx
Tem um monte de opção boa aí; o difícil é escolher. Já tocou com algum pedal do Paul Trombetta? (só pra embolar mais um pouco) lol

Não e pelo que vi rapidamente aqui no site, prefiro não testar tão cedo, esse ano eu to mais liso que não sei nem o que, mudança e país e custom order de archtop, então, até meados do ano que vem não tenho grana nem pra comprar um Boss SD-1.

Alex guitar man
o que é um fuzz silencioso ._.?

Pode ser um fuzz desligado, um fuzz com noise gate, um fuzz queimado... kkkkkk

FBlues_rock
Alguém falou em JAM Pedals??

Eu tenho o Red Muck deles, não é meu Muff preferido, mas é o mais versátil dos Muffs que tenho.

Alex guitar man
Pena que não tem o TONE control.. :/

A guitarra tem 2 tone controls justamente pra você não precisar de um no Fuzz.

edneyhelene
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: edneyhelene
· votar


Pow legal obrigado por responder, eu comprei um eno fuzz BMFque é bem dark e baseado no muff...acho que vai ficar legal com o joyo extreme metal...*-* to empolgado kakakak

Saca só:


Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix
A guitarra tem 2 tone controls justamente pra você não precisar de um no Fuzz.

RS.. esse topico é meu..


Mas entre nós, sabemos que um controle de EQ antes e depois da distorção são bem diferentes

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Alex guitar man
Mas entre nós, sabemos que um controle de EQ antes e depois da distorção são bem diferentes

Saber sabemos, nunca precisamos foi usar... kkkkkk

krz4fx
Veterano
# jun/14
· votar


Alex guitar man

o que é um fuzz silencioso ._.?

É um fuzz que quando está ligado não emite chiados e ruídos (involuntários e não-musicais) que são muito comuns em vários tipos de fuzz e especialmente nos de baixa qualidade (ou em pedais mais antigos, com alguns componentes que não funcionam direito ou ainda alguns tipos de circuito conhecidos por serem mais barulhentos mesmo).

abs

FBlues_rock
Veterano
# jun/14
· votar


Alex guitar man
Acabou de assassinar seu tópico (o que citou)!!
Fuzz, mas que qualquer outro efeito, responde muito aos knobs da guitarra. Se souber usar esses, inclusive o de Tom, não precisa de um no pedal, com exceção dos Muffs tradicionais, que mexem muito na EQ e pode querer "corrigir".
Isso não quer dizer que não queira um Eq no pedal para mais variações de timbre. Mas precisar, não precisa. :)

Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar


FBlues_rock

Acabou de assassinar seu tópico (o que citou)!!

Para hehe

Fuzz, mas que qualquer outro efeito, responde muito aos knobs da guitarra

Não tive um ainda, não sabia que ele respondia ao tone, só o volume mesmo eu conhecia.. por ser algo mais sujo não sabia que ele respeitava o tone.. rsrs

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Alex guitar man
Dependendo do Fuzz até a distância e a posição entre você e o amplificador passa a contar, quem dirá pot de tonalidade.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix

Dependendo do Fuzz até a distância e a posição entre você e o amplificador passa a contar

Fale sobre.

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah

Não precisa falar muito, pegue qualquer Big Muff e bote num amplificador com volume master acima de 3 ou 4 e você vai ver que a diferença entre ter uma sirene anunciando que você tem feeback sobrando e som de menos em geral está a um ou dois passos de distância. Essa é uma das razões de porque a maioria dos meus amps tem volume master, sem isso não dá pra usar muff em volumes baixos em lugar pequeno. As vezes mesmo com o master baixo, se o volume de preamp estiver alto, o bicho desaba a apitar e tem que ficar procurando de novo o lugar onde não dá microfonia. Já tive que fazer ensaio e show em que se eu desse um passo pra qualquer lado, apitava tudo, essa foi uma das características que levou mais tempo pra eu aprender a domar dos Muffs. Hoje sei que se dá pra resolver com algumas combinações de volume e tone da guitarra ou um EQ cortando frequências problemáticas, mas em geral essa ultima solução muda muito o som pro meu gosto.

Mesmo fuzzes mais tranquilos como os Fuzz Faces de Germanium (e praticamente todo fuzz de germanium), tem problemas de posicionamento, porque o germanium é instável e dependendo da temperatura muda algumas de suas propriedades, então se tu toca com ele por exemplo, num lugar com os refletores desligados, ele dá um som e quando os refletores são ligados e o palco começa a ficar cada vez mais quente, o som vai gradualmente mudando. Isso não é característica de fuzzes com projetos antigos, eu já senti esse tipo de efeito tanto no Z.Vex Fuzz Factory quanto no MI Audio Neo Fuzz, embora nesses projetos mais modernos, como em geral há controle de bias vc sente menos esse efeito e em geral é muito mais fácil resolver mudando o bias dos transistores.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


Tô ficando maluco pra comprar um Bearfoot Candy Apple Fuzz.

Mas hoje, navegando pelo site da PGS, encontrei um interessante, e fui ver umas demos no YouTube.

JHS Pollinator. Alguém aqui tem, ou já tocou em um?




nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Pelo nome pensei que era algo bem abelhudo... kkkkkk

Não é o melhor FF que já vi, mas é legalzinho que só.

FBlues_rock
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
Chama-se controle de harmônicos, por isso a questão da distância do amp. Alguns músicos que dominavam bem a técnica, por vezes até marcavam a posição no palco para sustentar determinadas notas.
Não precisa necessariamente de fuzz, basta um bom valvulado com saturação das válvulas (de power, pf! hehe).

Tenho um Top Tone DG-1, que é cópia fiel do Pete Cornish P-2, variante do Muff usado pelo Gilmour, que gera muito fácil o efeito, como citado pelo nichendrix. Entretanto nesse meu pedal soa muito musical, na prática reproduzindo a nota original (com alguma variação no timbre) por feedback, dando sustentação infinita à nota. Como dizem os gringos, quase um "eargasm"! hehe

Segue uma música onde o Peter Green usa a técnica para sustentar a nota, com ótimo timbre (aliás, uma de minhas músicas preferidas até hoje), apenas usando a saturação de power do seu Marshall JTM-45 (que tirei dúvidas acerca com o nichendrix aqui neste tópico) e sua "Holy Grail Les Paul" (que depois foi comprada e usada por Gary Moore):



FBlues_rock
Veterano
# jun/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Tô quase mandando o Candy Apple por correios para testar aí!
Depois vou comentar seu review da V6, o nut não é o que pensa, embora não seja de marfim de mamute... rs

Sou meio chato com algumas coisas, das que me levam a jamais cogitar comprar um Mesa Boogie (prática comercial extremamente predatória e antiética para minha opinião, para dizer pouco) e JHS, por motivos similares, dos quais cito um fato: chegam a ponto de lançar produtos como originais seus, copiando 100% o circuito de pedais em comercialização, inclusive de empresas menores. Aí o criador do original entra em um fórum gringo, posta essa informação, confirmando que copiaram até a bitola do fio tal qual o dele, e sequer a JHS se retrata ou ao menos torna a informação de que "se baseia" em outro pedal pública.

Ou seja, até para mim que tenho cópia de pedal original (que custa 1000 dólares e tem fila), mas no qual o fabricante assume isso, as práticas da tal empresa são bem inaceitáveis.

nichendrix
Veterano
# jun/14 · Editado por: nichendrix
· votar


FBlues_rock
Chama-se controle de harmônicos, por isso a questão da distância do amp. Alguns músicos que dominavam bem a técnica, por vezes até marcavam a posição no palco para sustentar determinadas notas.
Não precisa necessariamente de fuzz, basta um bom valvulado com saturação das válvulas (de power, pf! hehe).


Toda distorção dá feedback, Fuzz como provoca um clipping radical do sinal em geral faz com que isso seja bem mais fácil de conseguir e também bem mais fácil de perder o controle.

Um cara dos modernosos que usa muito isso é o Steve Vai, pode ver que no palco ele sempre marca um monte de pontos e durante algumas músicas como Firegarden e For The Love of God usa para sustentar notas na hora da pirotecnia.

Tenho um Top Tone DG-1, que é cópia fiel do Pete Cornish P-2, variante do Muff usado pelo Gilmour, que gera muito fácil o efeito, como citado pelo nichendrix. Entretanto nesse meu pedal soa muito musical, na prática reproduzindo a nota original (com alguma variação no timbre) por feedback, dando sustentação infinita à nota. Como dizem os gringos, quase um "eargasm"! hehe

Pior que é bão né? Quando se aprende a controlar o feedback que normalmente é muito fácil de conseguir nos fuzzes, como também é muito mais fácil de perder o controle, mas depois que se aprende a controlar é uma beleza.

No caso dos Muffs como são mais 8 ou 80 dá um trabalhinho maior controlar que num FF ou Tone Bender, mas em compensação dá aquele sustain infinito que eu particularmente acho lindo e que combina muito bem com a técnica do Roy Buchanan de usar o botão de volume pra imitar um som a lá arco de violino.

Eu particularmente adoro usar uma nota sustentada por uns bom tempo antes de pirar nos solos, quase como um intermezzo entre uma parte mais calma e uma mais aloprada.

Segue uma música onde o Peter Green usa a técnica para sustentar a nota, com ótimo timbre (aliás, uma de minhas músicas preferidas até hoje), apenas usando a saturação de power do seu Marshall JTM-45 (que tirei dúvidas acerca com o nichendrix aqui neste tópico) e sua "Holy Grail Les Paul" (que depois foi comprada e usada por Gary Moore):

Cara, JTM-45 é um show de amp, ele e o 1959RR são os únicos Marshall com qual eu ainda gastaria algum dinheiro e combinam muito bem com fuzz.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


FBlues_rock
Tô quase mandando o Candy Apple por correios para testar aí!

hehehehehe

Pô, pena que eu vou ficar sem tempo nos próximos dias. Projeto e artigo da universidade pra escrever, aulas práticas da auto-escola e o trabalho... =/

Depois vou comentar seu review da V6, o nut não é o que pensa, embora não seja de marfim de mamute... rs


Eu achei bem ruinzinho... hehe
Mas o resto da guitarra é show.

Ou seja, até para mim que tenho cópia de pedal original (que custa 1000 dólares e tem fila), mas no qual o fabricante assume isso, as práticas da tal empresa são bem inaceitáveis.


Entendo. Não sabia que a JHS fazia esse tipo de coisa. Vivendo e aprendendo...

A propósito, eu também tenho pedal cópia que o fabricante assume que é cópia (e cópia bem feita, por sinal), e compartilho da sua opinião. Detesto quem copia o trabalho dos outros sem pelo menos assumir que é cópia.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


To começando a entender a paixão pelos diodos...

nichendrix

Pula lá no teu in box deixei uma pergunta.

krz4fx
Veterano
# jun/14
· votar


Pra trazer o nosso Fuzz Club de volta ao topo, eis um vídeo de um colega, Anders, de um Tonebender MKI da Ghost Effects, chamado Sounds of Today:



Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar


Os toneBender são bem legais tambem em!

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Ok me convenceu krz4fx (não se sinta a última bolacha do pacote, é apenas uma descoberta que não preciso socar o ganho ashusahusuhasuh)

Quero um fuzz com som no caminho do desse do vídeo - e dizem que o num valvulado ele soa melhor que no SS.

nichendrix
Veterano
# jun/14 · Editado por: nichendrix
· votar


Ismah
Quero um fuzz com som no caminho do desse do vídeo - e dizem que o num valvulado ele soa melhor que no SS.

Isso é uma meia verdade. O que acontece é que amps solid state em geral não são feitos para distorcer, por isso quando distorcem, em geral vão direto .para um hard clipping, Então, quando você bota um fuzz, que promove um hard clipping, isso pode gerar um segundo hard clipping no amplificador, aí fica tão distorcido que fica feio pra caralho na maioria das vezes.

Então pra usar Fuzz (e distorções em geral) e soar bem num SS tem alguns truques, como usar um compressor suave antes do estágio que vai distorcer (esse inclusive é o segredo do som do B.B. King, ele usa um amp SS que já vem com um compressor, então ao distorcer o amp, ele gera um som muito agradável, a la valvulado, mas com um clean muito superior).

Outro é usar amps SS como os Pritchard, que usam uma combinação entre transistores bem lineares para som clean e transistores não muito lineares, com resposta similar a uma válvula para sons distorcidos.



Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Mais fácil ter o valvulado.....

Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar


krz4fx
FBlues_rock
nichendrix

Vocês precisam me explicar que historia é essa de fuzz em amplifcador valvulado.. Se eu usar em um SS bem clean, sem ele distorcer não fica bom?

Isso deixou um buraco na minha cabeça..

Sei bem como é a distorção do power de um SS, o falante fica batendo quadrado nas nossas costas..

nichendrix
Veterano
# jun/14 · Editado por: nichendrix
· votar


Alex guitar man

Cara, não tem muita complicação. Fuzz pelo menos na maior parte das regulagens gera um hard clipping, ele pega a senoide do sinal e corta a curva baixo o suficiente pra onda ficar trapezoidal, quase uma onda quadrada.

Por exemplo, nessa imagem você tem duas ondas, uma com o máximo de sinal antes do clipping e uma levemente clipada, em vermelho está a diferença entre as duas:

Clipping

No caso do Fuzz imagina essa onda sendo amplificada o suficiente para essa zona de corte ficar equivalente a cortar ela cada vez mais perto da linha vermelha conforma aumenta-se o ganho.

O que um valvulado faz na maioria das vezes é que pelo fato de não ter uma resposta linear tanto de frequências, quanto de ganho geral do sinal. Isso tem duas consequências:

A primeira é que algumas frequências (em geral graves e a agudos) não são amplificados pelo mesmo fator de amplificação do sinal que frequências da parte linear do sinal, qual a parte linear e como as não lineares são amplificadas (mais ou menos em relação a parte linear), é que dá o timbre do valvulado. Na figura abaixo você tem um exemplo da diferença de resposta de um valvulado pra um SS a partir do mesmo sinal.

Resposta de Frequência SSxValvulado

A outra consequência é que o ganho geral do sinal também não é linear, então ele ao invés de sofrer uma mudança drástica de ganho, tem uma mudança de ganho suavizada, isso faz com que o sinal não só leve mais tempo para chegar ao ganho ideal da função de amplificação, quanto faz com que o ganho final seja menor que o máximo da função de amplificação. Mais ou menos como nessa figura.

Função de transferência de potência valvulado

Essa compressão é o que torna a distorção dos valvulados tão musical para muita gente, no fim o que ela faz é limitar a resposta de frequência nas partes não lineares do amplificador cujo ganho do sinal excede o máximo, impedindo que haja distorção ali, ao mesmo tempo que aumenta um pouco mais o ganho das frequências que não ultrapassam os limites do amplificador. Em essência boa parte da tal dinâmica melhor do valvula vem do fato de que ele tem um compressor natural que impede uma variação ainda maior da resposta dinâmica.

Dito isso, essas duas características juntas, favorecem um valvulado no uso do fuzz, porque o aumento de ganho vai ser suavizado e essa compressão vai impedir o fuzz se clippar o sinal de forma tão agressiva, ao mesmo tempo que vai fazer com que a resposta de frequência do fuzz seja menos linear porque o valvulado não amplifica muito linearmente, isso faz com que em geral as fundamentais não distorçam ou distorçam muito pouco e os harmônicos distorçam muito.

Essas duas coisas juntas fazem com que quando posto num valvulado a onda ao invés de virar um trapézio com o topo reto ou mesmo virar uma onda quadrada, ela se torna um trapézio com o topo abaulado. Na figura abaixo mostra a curva de como ocorre o clipping no valvulado, no caso de se adicionar um fuzz, essa parte redonda em cima ficaria menos redonda, mas não ficaria praticamente, como é o natural do circuito de Fuzz.

Hard Clipping Valvulado

No caso de amplificadores solid state, eles também tem essas mesmas características do valvulado, só que em muito menor grau, dá pra ver que ele amplifica as frequências de forma muito mais linear e no caso da compressão de ganho, a curva é muito menos suave e muito mais próxima da linha reta da função de amplificação.

Por isso a distorção de um SS tende a ser primariamente distorção de inter-modulação, por isso quando você bate uma nota só, a distorção pode até soar bem, porque a nota vibra basicamente na fundamental, mas ao adicionar uma segunda nota, o circuito do SS vai distorcer as duas fundamentais e os harmonicos que surgem no som das duas juntas. A onda de um sinal clipado por um circuito SS padrão fica muito próxima da onda quadrada, como dá pra ver na figura abaixo:

Hard Clipping SS

No caso imagine que um Fuzz deixaria esse sinal ainda mais clipado, ou seja muito mais embolado. Mesmo no valvulado se o ganho for muito alto, o Fuzz vai gerar alguma distorção de inter-modulação, não apenas distorção harmonica, mas em geral muito, mas muito menos que num SS (ou no fuzz ligado em linha).

Por isso que o distorções em geral vão soar de forma mais agradável num valvulado (não distorce ou distorce pouco a fundamental e distorce bastante os harmônicos). No caso do Fuzz isso é exagerado porque o clipping dele é muito severo.

Uma forma de deixar o clipping de amps SS legal é usar um compressor entre o pré e o power ou na saída do power. Isso é o que fez o som do Lab Series, e que praticamente é o som assinatura do B.B. King dos anos 70 pra cá. Outra forma é usar componentes SS não lineares ou componentes que deslinearizem o ganho e/ou resposta de frequência dos SS quando distorcidos, que é a forma como funcionam os Pritchard, neles você escolhe o voicing, cada voicing vai ser mais ou menos linear.

Se eu usar em um SS bem clean, sem ele distorcer não fica bom?

Não porque como falei, o clipping do fuzz é muito radical e o clipping que ele geraria no SS também seria radical, já que no fim você sempre tem 2 clippings, do pedal e do amp. Aliás liga um pedal de distorção em linha e ouve, que você vai notar o quanto o sinal é em geral menos distorcido e muito menos nítido (sujo e embolado) do que o sinal do pedal passando por um amp, mesmo que SS.

Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix

Primeiramente obrigado pela dedicação e paciencia, fico muito feliz com pessoas como você que se dedicam em ensinar com qualidade!

Bom, mas vamos la, você citou varias vezes sobre o clip do SS, mas eu digo em uma situação que não exista clip do amplificador, apenas do pedal, um fuzz face ligado em um SS de 40w com o volume 2 não iria soar bem? Nesse caso não iria existir clip do SS.

nichendrix
Veterano
# jun/14 · Editado por: nichendrix
· votar


Alex guitar man

Claro que ia, você esquece que o Fuzz também é SS e que ele dá um ganho absurdo no sinal. Imagina o sinal entra com uma intensidade X no fuzz, que amplifica e clipa aquilo bem acima do nível normal, esse sinal em geral já entra no preamp do SS acima máximo que ele suporta, distorcendo mais ainda, depois vai pro power distorcido pelo preamp e pelo fuzz. Então mesmo entrando no Power abaixo do necessário pra distorcer, ele passou por dois estágios de distorção SS antes de ir pra lá, logo a onda chega praticamente quadrada

Por isso que muitos amps SS terminam usando um preamp valvulado, é uma tentativa de ter ao menos um pouco da resposta de um valvulado num amp SS, outro colocam a valvula entre o preamp e o power, como parte do estágio de potência pra ter uma "simulação" do efeito de compressão e distorção de power. Outra solução, como falei, é algo como os LabSeries, que usam um compressor pra isso.

Logo a menos que o amplificador SS seja feito de forma a lidar melhor com distorção (e alguns são como os Peavey, os Fender Deluxe 90, etc) ou feitos para não gerar distorção de intermodulação como os Pritchard, o som em geral passa é longe de ser bom.

Pra mim um som que sempre me vem a cabeça com fuzz ligado em linha ou fuzz ligado em amp SS é que sempre soa como uma versão exagerada da distorção do Roland JC-120. Enfim é som de distorção desses amps SS e pedaleiras baratinhos, tipo Meteoro, Behringer e afins.

Enfim se for usar Fuzz em amp SS recomendo usar um compressor junto.

Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix


Enfim se for usar Fuzz em amp SS recomendo usar um compressor junto.


Depois do fuzz?



##GALERA##

Olha esse timbre de TONE BENDER, é uma banda nova, só tem fuzz nas musicas nada mais, estou com um CD original deles!



FBlues_rock
Veterano
# jun/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


nichendrix
Valeu pela aula!

Alex guitar man
Pode colocar compressor depois, overdrive antes (costumo usar algumas vezes, mas o fuzz tem que receber bem o sinal, não é qualquer fuzz que recebe), mas ainda assim não vai conseguir um fuzz tão bom quanto ele ligado em um bom valvulado, salvo raras exceções (com as quais nunca me deparei).

Mês passado mesmo levei meu set de pedais (que inclui compressor ótico, excelentes Overdrives e fuzzes) para um amigo testar em amplificação SS e nada que fizesse deixava os fuzzes tão bons como em um valvulado. Na verdade, nem mesmo perto, embora ainda tenha gostado.

Sobre o vídeo que postou, gostou mesmo de fuzz, muito bom!! hehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!