Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!

Autor Mensagem
FBlues_rock
Veterano
# abr/14
· votar


krz4fx
Não, agora a estimativa é 300 dias e sequer cita possibilidade de prazo menor.
Peguei o Lunar Module e o Candy Apple, mas não tive tempo de testar (nem fiz os patch ainda); depois que tiver talvez faça um "mini review".

krz4fx
Veterano
# abr/14
· votar


FBlues_rock

Já tinha lido que estava chegando perto de um ano a lista de espera, mas agora está confirmado então.

Vai ter muito som para tirar do LMMD e do CAF; diversão garantida!!!

abs

Zero Zen
Veterano
# abr/14 · Editado por: Zero Zen
· votar


FBlues_rock
krz4fx

Não, agora a estimativa é 300 dias e sequer cita possibilidade de prazo menor.

Que maravilha ! Dez meses no fabricante e mais uns seis na dupla Receitinho e Correioró !

Bota remédio bom para curar a F.A.S. !
Graças a Deus sou um pouco imediatista. Então fico longe destas opções...

FBlues_rock
Veterano
# abr/14
· votar


Zero Zen
Pior que já tenho pedais excelentes dos modelos mais comuns (Muff, Tone Bender e Fuzz Face), então já parti para modelos únicos, como o Candy Apple. Dos mais incomuns, nenhum me agradou tanto quanto o Bone Machine do Paul Trombetta e o modelo que vou pegar é lançamento, logo não encontra no Ebay ou no Reverb.com. Se interessar, o Rockett WTF é um Bone Machine sem alguns dos novos switches, encontra fácil no varejo (cheguei a comprar um, mas a Musictoyz cobrou e não mandou).

Curto também o Octavia, mas prefiro usar um Oitavador analógico combinado com um TB ou Muff, então vou partir para o Octron.

krz4fx
Para você que compra diversos pedais, não recomendo a Tone Factor, exceto para o que só encontrar nela. Mandam direitinho e rápido, mas nem pedindo rola a "parceria" da Prymaxe ou PGS...

FBlues_rock
Veterano
# abr/14
· votar


Zero Zen
Demos do WTF:







Zero Zen
Veterano
# abr/14
· votar


FBlues_rock

Da Rocket Pedals, o único brinquedo que despertou minha cobiça, foi o Signature do Alan Holdsworth, Mas o preço é um desestímulo sério.

Graças ao bom Deus, minha F.A.S. anda sossegada. Os últimos que peguei foi um outro Mad Ogro (já tinha um), um Lovepedal 200 Lbs of Tone e um Deep Trip, BOG, Já a G.A.S. relacionada à guitarras anda bem alterada... hehehehe

FBlues_rock
Veterano
# abr/14
· votar


Zero Zen
O melhor drive low gain que já usei é da Rockett, o Blue Note, prefiro ele ao Timmy e Klons, embora serem ótimos pedais..

O que achou do Deep Trip BOG? Era minha segunda opção para um Fuzz Face, pareceu-me excelente FF. Se tiver paciência para um mini review, os viciados em Fuzz do tópico agradecem! :)

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# abr/14
· votar


Hoje eu resolvi fazer uma coisa que não foi nenhum pouco boa para meu bolso e a GAS. Fui testar meu Ed's Fuzz com o TC Alter Ego.

O fuzz já tava fora do board por questão de organização do mesmo, daí eu resolvi colocar só pra fazer este teste... Puxa vida! Tinha esquecido de como é bom e diferente tocar com fuzz. É uma dinâmica absurda, cada nota sai com um temperamento diferente, é interessante demais a tentativa de domar os sons!

Resultado: agora as mãos estão coçando pra ir lá no site da PGS encomendar uma meia dúzia de fuzzes (eu tinha uma listinha de fuzzes a adquirir ao longo da vida), e lá no e-mail mandar uma encomenda pro Ed.

Que macumba tem nesse tipo de efeito, pra fazer a gente ficar tão viciado e gastar dinheiro? kkkkkkkkk

FBlues_rock
Veterano
# abr/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Que fuzzes estão nessa lista?
Posso (podemos) lhe dizer se há alguma sobreposição entre eles, outros pedais que também convém olhar pelo seu gosto, etc.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# abr/14
· votar


FBlues_rock

Vish... São tantos...

Tinha pensado em alguns:

Big Muff
Dunlop Mini Fuzz Face (provavelmente o de Si)
Catalinbread Octapusy
HBE UFO
Bearfoot Arctic White
Bearfoot Candy Apple Fuzz
Talvez um ZVex Fuzz Factory

Tem uns modelos da Ed's Mod Shop que me chamam atenção também:

Big Smurff (seria um muff, eu acho)
Silicon Face
Germ Bender MK 1, MK 1.5 e MK3
#8


Eu pirei nos sons que tem lá no SoundCloud do Ed. Samples muito legais dos pedais de fuzz!


Enfim... Se eu fosse rico, compraria fácil todos eles. Mas tem que preservar o salário! Controlar a F.A.S. é osso...

Ah! O teste de hoje fez-me repensar umas coisas. Estou seriamente tentado a dar um jeito de recolocar o Ed's Fuzz de volta no board. A princípio minha resistência, além da questão de organização e cabeamento, seria adicionar mais um pedal na frente do amp, ficaria então com 4 (afinador, wah, o overdrive e o fuzz). Sei lá, acho que sou meio paranoico com esse lance de perda de sinal e tals...

FBlues_rock
Veterano
# abr/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Cara, tenho um set co 14 pedais, todos TBP (embora nunca tenha evitado botar um com buffer, mas não calhou de ter 1 no set). Liguei todos com patch cables que eu montei (DIY) e mais 2 bons cabos de 3,6m (antes e depois do set de pedais).
Já fiz o teste de ouvido e posso afirmar categoricamente: você NÃO perceberia A MENOR alteração no timbre. Nem 1%.
Detalhe geralmente ignorado por quem compra pedais de buffer: qualquer pedal ligado gera buffer, logo, se deixa um de seus pedais TBP sempre ligado ele "dá um up" no sinal (embora, como já dito, não é necessário para <10m de cabo, ao menos).

Sobre os ótimos pedais que citou, vou dar uns pitacos:
Catalinbread Octapussy e HBE UFO, embora diferentes, possuem proposta similar, são Fuzz Octaves, logo não me parece boa ideia pegar ambos.
O HBE UFO tive oportunidade de usar, graças um amigo daqui do FCC, o pedal é excelente. Diferente dos Octaves comuns (Octavia, etc.), ele funciona muito bem em outros trastes (não só do 12º em diante) e não mata o sustain da guitarra como esses. Fora isso, o fuzz dele por si só é muito bom também. Já testei o Angry Fuzz (Octave mais moderno que funciona em todo o braço) e tenho um Analog Octave (tipo Octavia), mas o HBE UFO para mim é de longe o melhor entre eles.

Fuzz Face mini Si parece muito bom, mas tem o Ed's Fuzz que é baseado no FF, é híbrido e parece ótimo, logo você pegaria um pedal similar ao que já possui... Acredito que está bem servido de FF, compensa pegar outros diferentes ao invés de um FF de Si ou Ge, ao menos de início... hehe

ZVex Fuzz Factory: já testei um clone, pedal MUITO legal, mas NADA versátil, além de dfícil de configurar (dependendo a posição dos knobs, nem sai som da guitarra! hehe). Ou seja, se quer só diversão ou tocar um repertório bem específico em que ele cai bem, ótima aquisição, senão sugiro deixar para quando tiver um set maior.

Bearfoot Artic White me soa como um bom OD que "chega perto" de ser um fuzz, logo não é do meu gosto, então não vou opinar... hehe

Bearfoot Candy Apple Fuzz apaixonei pelas demos, parece ser excelente, tanto que comprei um! hehe
Ainda não tive tempo de testar; depois que tiver testado bem faço um mini review (não detalhados e bons como os seus).

Já o Big Muff, acho que todo mundo que curte fuzz deveria ter um. Se gastar menos, pegue um da EHX mesmo, o w/ Tone Wicker, por ex. Se quiser gastar mais, o EQD Hoof Fuzz é queridinho de muita gente (inclusive do Black Keys). Se quiser pegar um "top", como dizem aqui, sugiro o TopTone DG-1, excelente pedal, não sai da minha board e evitou que eu gastasse mais com outros Muff (não me vejo substituindo ele).

krz4fx
Veterano
# abr/14 · Editado por: krz4fx
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

O FBlues_rock já mostrou bem o caminho: o UFO eu acho muito, muito bom e versátil, pois tem um bom circuito de fuzz com opção vintage ou modern e ainda tem um switch independente para o octave, que por sinal, é matador.

Um bom Muff não deve faltar e aí você tem um monte de opções, incluindo o Big Muff Nano da EHX que é bem barato e tem o mesmo som do BM da caixa grande, o NYC; querendo gastar um pouco mais o BM com tone wicker é ótimo. O Top Tone que foi sugerido, como dizem, é o que um bom BM gostaria de ser.

Como eu gosto MUITO de Tone Benders e acho que são fuzzes excelentes de trabalhar (eles não limpam com o pot de volume da guitarra, mas se transformam num overdrive fantástico; é só ouvir o que o Jimmy Page fazia com um MKII); seria uma adição fenomenal no seu set. Meu amigo Jon Curl da Acid Fuzz faz, na minha opinião, alguns dos melhores Tone Benders do mundo; se você quiser (ou quando você quiser), coloco você em contato com ele.

Espero ter ajudado e instigado de vez a sua FAS!!! Você ainda vai ser tornar um Fuzznático!!!

abs

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# abr/14
· votar


FBlues_rock

Interessante. Aqui eu uso um cabo de 3 m até o board; daí no board tem uma entrada e um cabinho de 25 cm que vai até o primeiro pedal, e outro cabinho do último pedal para a saída do board; daí são mais 3 m até o amp. Os dois delays e o reverb eu ligo no loop.

Vamos aos pedais de fuzz! O Octapussy foi uma opção bacana que eu vi quando assisti a um vídeo do Setup on Fire, onde o Silas tava tocando com um, e também com um Angry Fuzz e outro lá que esqueci agora. Enfim, achei o Catalinbread melhor por ser mais imprevisível. O Angry Fuzz me pareceu certinho demais, e eu não curti muito isso. Tem esse HBE UFO que eu achei demais tudo o que ouvi. Sinceramente, estou pendendo para este em questão de fuzz octave.

O FF Mini acho que vou deixar pra uma outra oportunidade mesmo. Como você mencionou, o Ed's Fuzz acredito que já é suficiente dentro da proposta dele. O Bearfoor Arctic White eu ouvi algumas coisas a mais esses dias, você tem razão, ele puxa um pouco pra um OD. Nesse ponto novamente acho que o Ed's Fuzz cobre, visto que devido a sua grande versatilidade, dá pra tirar muitos sons de fuzz, inclusive sons próximos de um overdrive.

O Candy Apple sinceramente me encantou desde a primeira vez que eu o ouvi. Caramba, aquela demo da Prymaxe é demais! Que timbre lindo de fuzz! Se por acaso eu levar um desses, acho que será a versão de Ge. Fico no aguardo de suas opiniões sobre o pedal, creio que ajudará bastante (agradeço o elogio também).

Na praia dos Muff achei legal você ter citado o Top Tone, vou dar uma pesquisada a respeito dele.

krz4fx
Vou dar uma pesquisada sobre esses Muffs. Cara, sobre Benders, eu a princípio não gostava, mas depois parei pra ouvir um pouquinho só e já fiquei maluco! kkkkk

Tem demos desses daí da Acid Fuzz por aí no YouTube? Vou dar uma olhadinha...

Na verdade, minha ideia desde o princípio era ter um muff, um FF, um bender e um octave. Acabei parando no FF.


Espero ter ajudado e instigado de vez a sua FAS!!! Você ainda vai ser tornar um Fuzznático!!!


Todos vocês, frequentadores assíduos deste tópico colaboraram para isso! hehehehehe

Na verdade, desde a primeira vez que toquei no meu Ed's Fuzz que essa FAS me pegou de jeito. Lembro que na época eu saí pesquisando durante vários dias um monte de pedais de fuzz diferentes. O grande lance é que eu venho conseguindo domar essa compulsão com maestria. Agora, é muito provável que, se eu comprar mais um, a coisa desande de vez!

kkkkkkk

Esse tópico realmente não faz muito bem pro bolso... hehehe

krz4fx
Veterano
# abr/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Clips do Mike Nix, colega de TGP:







krz4fx
Veterano
# abr/14
· votar


Ah, tem um outro fuzz, da Basic Audio, chamado Scarab Deluxe, que você deve conhecer também; não é exatamente um Tone Bender mas tem uma levada muito próxima e é muito versátil e fácil de usar:



GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# abr/14 · Editado por: GuitarristaDoNickEstranho
· votar


krz4fx
Tinha visto essas demos ontem à noite. Puta som! Acho que o próximo fuzz da lista vai ser um bender.

Tem ideia de quanto custam estes pedais?

R. Carvalho
Membro Novato
# abr/14
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/314390/

Para os adoradores dos fuzzes, fica ai um som meu feito com o AndyFX Dark Moon Fuzz Face, um abraço.

krz4fx
Veterano
# abr/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Os Acid Fuzz, em torno de U$200. Eu acho que um MKII é uma ótima pedida para ser o primeiro Tone Bender (tenho certeza que depois vai querer um MKI, um Vox, um MKIII...)!!!

Zero Zen
Veterano
# abr/14 · Editado por: Zero Zen
· votar


FBlues_rock

Respondendo ao seu pleito...
Tive pouco contato com o pedal BOG, tendo usado um par de vezes.

Mas lembro de uma oportunidade em que conversei com o próprio Du, por telefone, a respeito da demora no relançamento dos pedais da Deep Trip.

É, meu interesse pelos fuzzes da marca não é de hoje. Tem um tópico meio antigo que já atestava isso. Na época o Du e o Ed eram sócios.

Na ocasião ele me informou que seu objetivo (e a razão da demora) era corrigir todas as idiossincrasias dos FF, de modo a tornar o pedal bastante flexível e adequado a uma grande variedade de combinações de equipamentos, guitarras , amps e outros pedais.

Como eu informei, não testei o pedal em todos os detalhes, mas dá para afirmar que o resultado é bem satisfatório.

Tive um FF Dunlop , vermelho, com transistores de Germânio, creio fosse um NKT 275. Nunca fiquei satisfeito:

- Não tinha entrada para fonte;
- Se usasse fonte através de uma gambiarra no plug da bateria, tinha de ser fonte exclusiva por causa do terra/positivo dos transistores PNP;
- Ocupava muito espaço no board.
- Não tinha LED;
- Não tinha controle de tonalidade;
- Não tinha controle de Bias;
- Pouco boost de volume com o fuzz acionado;
- Dificuldade no uso com Wah.

Por evidente, o BOG resolveu muitos dos problemas citados, eis que, tem entrada para fonte padrão Boss (e pode dividí-la com outros pedais), é menor, tem LED, tem controle de tonalidade separado para graves e agudos e tem controle de Bias, permitindo simular a "famosa" bateria
fraca. Ainda tem um excelente boost de volume a disposição no knob.

As boas relações com o Wah ainda não foram testadas por mim. Mas considerando que os modelos anteriores do BOG tinham a opção de entrada de alta impedância, além da baixa, creio que não teremos um fuzz ardido e brilhante em demasia quando tiver um pedal de wah na frente. Mas isso é matéria de comprovação futura.

De resto , como o próprio fabricante informa, é um Fuzz Face, soa com um FF, mas muito mais que um simples fuzz face. Olhem as entranhas aí !

FF: Original com transistor NKT 275:
http://fuzzcentral.ssguitar.com/fuzzface/fuzzfaceboard1.jpg

BOG: Caps WIMA, Resistores Vishay/DALE de Filme Metálico 1%, Cap Eletrolíticos Nichicon, Jacks Switchcraft, Semicondutores Fairchild
http://1.bp.blogspot.com/-oco6qBOWjp8/UTVF52-lh5I/AAAAAAAACY4/cKf7IoYq ANo/s1600/workdu1.jpg

Acho difícil não ficar satisfeito com um produto assim, seja pela qualidade, seja pela flexibilidade. Eu estou...

PS: Lembrei que minha F.A.S. está ficando prejudicada pela memória, pois recentemente também comprei um Eds Mod Shop Germ Face NKT 275. Olha o "selfie" do rapazinho !

https://pt-br.facebook.com/edsmodshop/photos/a.273673069319195.75058.2 72492386103930/708366045849893/?type=1&relevant_count=1

PS 2: E antes que me esqueça ( tá bom, eu sei que não é fuzz )...
semana que vem ponho as mãos num Shine Boost, lançamento recente da Top Tone. Afinal, coleção é coleção... e eu já tenho os outros. E pedal do Olmar dá para comprar no escuro. Satisfação garantida ! Olha aí o boost :

http://pedaiseefeitos.com/?p=5782

FBlues_rock
Veterano
# abr/14
· votar


Zero Zen
Opa, valeu pela resposta!
E pedal do Olmar dá para comprar no escuro
O TopTone DG-1 que possuo é excelente, satisfeitíssimo com ele.

GuitarristaDoNickEstranho
Sou fã dos Tone Benders também, só não cito logo ele pois não é para todo gosto, mas para quem é mesmo fã de Fuzz é "o" pedal, na minha opinião.
Vou gentilmente discordar (só em parte) do amigo krz4fx, acho que compensa pegar um MKIII. Basicamente, a diferença é que possui um knob a mais para regulagem. Tenho esse aqui, que na verdade tem 4 knobs e uma chave, é um ótimo Tone Bender, só que meio caro:



Uma demo do Top Tone DG-1:


Sobre Muff+Delay, veja se fica bom:
:


:)

EduJazz
Veterano
# abr/14
· votar


Turma, bom dia.

Nunca fui um grande entusiasta de fuzz, talvez por ser um efeito difícil de domar. Todavia, estou numa gig bem na praia do Gary Clark Jr., e foi necessário incluir um fuzz no set.

Enfim, comprei um Fuzz Face Mini Silicon, o timbre que eu buscava está lá. Só pra esclarecer melhor a dúvida que vem a seguir, o set é o seguinte:

Guitarra>compressor (Marshall ED1)>Drive (BBE Green Screamer)>Fuzz (Dunlop Fuzz Face Mini)>Booster (Rhino Tsar)>Delay (Line 6 Dl4)>Chorus (Marshall SV1)>amp.

O que ocorre é: quando o ligo o fuzz e, em seguida, o delay ou o chorus, da uma boostada no sinal bem considerável, o que não acontece com o overdrive. Alguém sabe me dizer porque? Será que tem alguma outra ordem pra ligar que melhoraria o som como um todo!?

Muito obrigado!

krz4fx
Veterano
# abr/14 · Editado por: krz4fx
· votar


EduJazz

Não saberia dizer o porquê do boost de volume, mas já experimentou colocar primeiro o fuzz e depois o restante do set?

R. Carvalho

Valeu pelo clip; legal!

abs

krz4fx
Veterano
# abr/14
· votar


FBlues_rock
GuitarristaDoNickEstranho

Um TB MkIII se aproxima mais de um Big Muff do que o MkII, que é menos "polido" ou smooth. Gosto muito do MkIII e existem algumas opções boas, fora os Skinpimp e com preços legais:

MJM 3 Knob Brit Bender ou o Fulltone Soulbender

Vale uma pesquisada.

abs

Zero Zen
Veterano
# abr/14 · Editado por: Zero Zen
· votar


FBlues_rock

Timbraço deste Skimpimp Skin Bender MK3. Especialmente aos 1:30 quando o Brett resolve brincar de Fast Eddie Clarke e tocar o clássico Ace Of Spades !

A não ser que você goste muito dos exageros dos Muff Ram's Head , logo, dos graves poderosos do DG-1, deveria dar uma chance ao DG-2. Que parece uma cruza da Muff com Rat. Seria um Ruff ou Matt ?

PS: Como o Bog andava sentindo-se solitário, apressei-me em arranjar um Kriptone na linha bender para lhe fazer companhia. Em pouco tempo a solidão acaba. heheheh

EduJazz

São estas idiossincrasias que me fizeram desistir dos FF da Dunlop. Experimente a dica do krz4fx e experimente o fuzz como primeiro da cadeia. Pode ser uma solução fácil, principalmente pelo fato de você não ter nenhum Vibe, Phaser ou Wah também. Se tivesse, iria complicar bem mais...

FBlues_rock
Veterano
# abr/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


krz4fx
Sem dúvida, tem ótimas opções no mercado, eu mesmo se quisesse "custo X benefício" ia de MJM! :)
Mas fiquei fã do Skin Bender, principalmente depois que pisei nele, não me arrependo de ter pago um rim... hehe
Mas achei curioso o que comentou, pois o meu não lembra muito um Muff não... apesar que com ganho mais alto o Skin é pesado feito um, bom d+. Quis dizer que é "mais domável" que um MKII, é isso?

Me arrependo de não ter pego um Skin Buzzaround. Não sei pq, mas o EQD Sound Shank não me empolgou tanto, parece que os Skin tem mais ganho (não sei se são as demos, é a impressão que tenho).

Zero Zen
O timbre dele é muito foda! Legal é que é fácil tirar os timbres que o Brett tira na demo, além de ficar muito, muito bom para mandar um Hendrix também! Até por isso demorei anos para pegar um Fuzz Face (o Skreddy Lunar Module chegou semana passada).
Sobre ele tocando Ace of Spades, quem precisa de humbuckers com um bom fuzz no pé?? (apesar que gosto dele ainda mais com humbuckers)

Eu curto muito os exageros do DG-1; para ter ideia, prefiro com humbucker, pois o ganho é ainda maior (e os graves, mais cheios), mas tenho muita vontade de pegar um DG-2 também.
Tento bastante segurar a F.A.S., mas como o krz4fx já brincou, não tenho tido muito sucesso na empreitada... rs

EduJazz
Se curte Gary Clark, dê uma olhada também no Octafuzz, o Gary usa/usou muito (Jimi também, mas o Tycobrahe, que ele copia). Pule para 1:35:



GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# abr/14
· votar


FBlues_rock
Muito bons os timbres dos vídeos. Esse Skinpimp parece ser muito versátil. Tem um timbre lindo.

krz4fx
Bem legais também esses aí!

krz4fx
Veterano
# abr/14 · Editado por: krz4fx
· votar


Fuzz pra tremer a Terra (ou pelo menos as janelas e portas da minha casa!!!). Quero saber a opinião dos fuzznáticos de plantão!!!

Testando alguns settings de fuzz


abs

Zero Zen
Veterano
# abr/14
· votar


krz4fx

Octave down ?

krz4fx
Veterano
# abr/14 · Editado por: krz4fx
· votar


Zero Zen

Octave down mixado com direct + tone bender + delay.

O que achou? Quando achei este timbre, quis gravar alguma coisa para me lembrar depois. Toquei com o amp com volume relativamente baixo; fico imaginando como seria com volume alto e numa caixa com falante de 15"!!! Acho que iria rachar as paredes daqui!!!

abs

FBlues_rock
Veterano
# abr/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


krz4fx
Massa! Rola você fazer uma música a partir daí, se animar, tipo gravar na sequência com mais do sinal "original" (com fuzz, claro) e quem sabe um up Octave!
Qual usou para o low Octave, o Octron?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!