A função de um Trimpot em um circuito.

    Autor Mensagem
    ThiagoGuitar
    Veterano
    # set/10


    Pessoal, andei pesquisando, pesquisando e pesquisando mas nao achei nada que resolvesse a minha duvida.

    Já montei 3 pedais (RAT, Rebote Delay e TS8) e agora, eu queria partir pra alguns pedais mais complexos e tal.. porem a maioria dos pedais que eu quero fazer possuem TRIMPOTS nos circuitos e aí vem as questões.

    Eu vi em alguns topicos lá no handmades que se deve regular os trimpots a uma certa tensao (9v,12v,18v, etc..).. porem na pratica.. como funciona isso?

    Como se regula um trimpot?

    O que se deve levar em consideração na hora de regula-lo?

    Acho que não só eu como muitos tem essa duvida. Se alguem souber, por favor.. POSTEEEE! hehe

    Abraços

    Curly
    Veterano
    # set/10
    · votar


    o trimpot nada mais é do que um potenciometro bem pequeno cuja função é apenas um ajuste inicial, por isso fica interno, ao contrário dos pots comuns. ele tem uma "rodinha" por onde vc ajusta ele:

    http://www.reidosom.com.br/trimpot14mm.jpg

    ogner
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Curly
    ThiagoGuitar

    Com o meu parco conhecimento eletronico eu diria um "resistor com regulagem", hehehe!! Alguns vc regula no inicio e nunca mais mexe, outros estao lá justamente pra se conseguir uma variedade maior no som, seja no timbre, ganho ou oq for. Depende do projeto.

    ThiagoGuitar
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Curly
    ogner
    Entao, já pensava no trimpot como um "potenciometro interno" ou um "resistor de regulagem", mas é que eu to me confundindo bastante pois já li pessoas dizerem que pra regular um trimpot tem q se tomar uma tensao como base, sei la.. nao to entendendo muito disso.

    Resumo, não sei regular um trimpot, se alguem souber por favor me ajude! hasuahusha

    Abração ae

    macaco veio
    Veterano
    # set/10
    · votar


    o trimpot é um potenciometro pequeno (ou mini ou micro) e como todo potenciometro pode estar no circuito como resistor ajustavel (um dos pinos fica conectado junto com o pino do meio ou desconectado), ou na função de potenciometro mesmo ( os tres pinos conectados em separados cada um numa parte do circuito).
    Na função de potenciometro geralmente se lê a tensao (ou seja la o que for que se quer regular) no pino do meio, ou as vezes o pino do meio é o controlador (onde se injeta alguma coisa) e se lê a tensão num dos pinos dos cantos. Na função de resistor ajustavel (so tem duas pontas conectadas) entao é so por as pontas do multimetro ali e ler o resultado.

    ThiagoGuitar
    Veterano
    # set/10
    · votar


    macaco veio
    Ah, agora eu to entendendo. Pq por exemplo, no caso do Dr. Boogie.. eu ja vi falar que se deve regular de acordo com a fonte que vc vai usar (9v,12v, 15v, etc..). Entao eu deveria regular o Trimpot e medir a tensao dele, que deveria bater com a tensao da minha fonte?

    ThiagoGuitar
    Veterano
    # set/10
    · votar


    up

    macaco veio
    Veterano
    # set/10
    · votar


    se regula é medindo a tensao sobre o trimpot (está certo), mas nao posso dizer que deveria bater com a tensao da sua fonte pois nao vi o circuito do Dr Boogie. Teria que ver onde no circuito este trimpot está colocado pra analizar e ver o que que ele vai ajustar. Deveria ter o valor escrito no circuito (tipo ajusta ate chegar nesse tal valor).

    ThiagoGuitar
    Veterano
    # set/10
    · votar


    macaco veio
    Pow cara, mas nos layouts que eu pego na net, nunca vem escrito "regular à tensão tal".

    Eu vi uns caras comentando no forum lá do handmades como regular os trimpots do Dr. Boogie. O problema é que eu nao sei medir tensão com o multimetro!

    :S

    ThiagoGuitar
    Veterano
    # out/10
    · votar


    up

    Curly
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ThiagoGuitar

    O problema é que eu nao sei medir tensão com o multimetro

    compre um multímetro barato, desses de R$ 12,00 e aprenda, funcionam muito bem

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-156574266-multimetro-digital-ba teria-imperdivel-garantia-_JM

    ThiagoGuitar
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Curly
    Já comprei um multimetro! O problema é saber medir a tensao mesmo.

    Vou dar uma procurada aqui, pq superficialmente nao to achando nada a respeito disso!

    Abraço

    Curly
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ThiagoGuitar

    pesquise no google "tutorial multimetro"

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ThiagoGuitar
    De repente isso aqui pode te ajudar...

    http://guitarra99.blogspot.com/2010/04/multimetro-potenciometros.html
    http://guitarra99.blogspot.com/2010/04/multimetro-pilhas.html
    http://guitarra99.blogspot.com/2010/04/multimetro-captadores.html

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A função de um Trimpot em um circuito.