Se eu tiver uma pedaleira (pedal) valvulado e um amp SS eu vou ter o mesmo som que um amp valvulado?

Autor Mensagem
Ramsay
Veterano
# ago/10
· votar


Guizaum......

O que o Van_Lorien falou sobre a mágica do all tube vem do power amp valvulado não é totalmente verdade, pricipalmente em se tratando de amps valvulados Mesa Boogie, cuja mágica vem em primeiro lugar do pré de High-Gain exclusivo e em segundo lugar das caixas Mesa Boogie com falantes Weber.
A seção de potência dos Mesa Boogie Dual e Triple Rectifier com 6L6, datam de décadas atrás e são bem retrógradas em relação aos modernos amps valvulados atuais!!

nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


Ramsay

Só uma correção, a Mesa não usa falantes Weber, os antigos usavam falantes Electro-Voice e os mais recentes usam Celestion (no caso da linha de caixas Rectifier são os Vintage 30), alguns com a proposta mais "vintage" usam Jensen.

Ramsay
Veterano
# ago/10 · Editado por: Ramsay
· votar


nichendrix
Ok, erro meu, você está certo!!
É que dizem que o Mesa Boogie só dá aquele som devido ao pré, as caixas Mesa Boogie e também as 6L6. Só que a Fender também usa 6L6 e tem um som bem diferente!!
No meu amp valvulado de 100W só com duas 6L6 o som fica enjoado de tantos graves, já com 4xEL34 o som fica excelente e com menos graves, mas, com muito headrom!

nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


Ramsay

Não sei qual o teu amp, mas a maioria dos Mesa/Boogie é feito pra usar tanto válvulas americanas quanto inglesas (6L6/5881 e EL34). Só que o projeto básico dos Boogie são derivados dos Fender, o Randall dono da MB foi técnico de amps Fender boa parte da vida dele, então os primeiros Mesa, os Mark são basicamente Fenders com preamps modificados, a partir daí ele foi desenvolvendo o pré-amp, até chegar na série rectifier, o single com retificador valvulado (como nos Fenders antigos e que andava meio fora de uso na época), os Dual e Triple com retificadores à válvula e à transistor. No caso do uso das 6L6, é uma válvula com maior linearidade que as EL34, então não tem grandes mistérios do porque usa ela.

Agora sobre a distorção de pré, no caso especifico dos Mesa é porque o bias dos amps é fixo, não é ajustável, então como distorção de power é um "defeito" do amp (mesmo que pra maioria dos guitarristas seja qualidade), o Randall usa o ajuste de bias "ideal" que é aquele que tem o maior rendimento com menor distorção no power, que é o mesmo ajuste "ideal" dos Fender. Então pra distorcer o power dum Mesa fora dum lugar grande e aberto é meio que pedir pra ficar surdo, por isso a distorção de pré é tão característica nos Rectos.

As Caixas da Boogie, eu não sei o que elas poderiam ter de "especial", é basicamente uma versão do projeto das Marshall 1960 só que modificadas, como virtualmente todas as caixas que existem no mercado. Eu já toquei em Mesa com as duas caixas e a maior diferença que eu achei no som foi por conta dos falantes, já que os G12M da 1960 tem uma curva de graves mais característica e tem menos agudos e médios que os Vintage 30 da Boogie.

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


Ramsay

Os Mesa Boogie começaram de uma brincadeira do Randall Smith. A coisa partiu da idéia: "How far out can I boost this little amp?". Era um amp com aparência de um Fender Princeton com circuito de Bassman, com circuito modificado (multiplicando o ganho do pré por 50), transformador maior e falante JBL 12', numa caixa produzida para falante de 10'. Apareceu um tal de Santana quando estavam testando o protótipo que comentou "Man, that little thing really Boogies!", estava começando a lendária fábrica. Assim, os Fenders já não davam conta, lançaram os Boogie Mark I.

Os Rectifiers foram feitos a partir de um projeto novo, já com a empresa estabelecida, para amps de alto ganho, alta potência, para a "onda de metal e shredders" do final da década de 80, mas acabou atrasando e lançados em 91 . Por conta do atraso, acharam que seria um grande fracasso (mais um "acidente").

Ted Weber foi um cara que estudou todos os aspectos dos alto-falantes vintage e montou uma pequena fábrica de falantes e alguns equipamentos, onde tudo é handmade, artesanal. Até hoje, a empresa não tem mais de 15 funcionários, logo, não tem como suprir uma grande fábrica como Fender, Mesa. O público alvo são os guitarristas interessados em timbre que vão mudar ou montar uma caixa, com falantes sofisticados, feitos a mão, por encomenda da exata maneira que se desejar. Faz também um atenuador muito comentado entre outras coisas. Ted faleceu ano passado por problemas pulmonares, a família deixou uma "to do list": build speakers for Jimi, lunch with Leo and Les, fix Lennon's amp, dinner with Miles & Bird, make heaven louder...

Guizaum......
Veterano
# ago/10
· votar


vlw gente obrigado por ter me ajudado
obrigado mesmo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Se eu tiver uma pedaleira (pedal) valvulado e um amp SS eu vou ter o mesmo som que um amp valvulado?