Efx Oh!CeeDee - Mini Review

    Autor Mensagem
    Jinkxs
    Veterano
    # set/09


    Opa galera,

    Comprei o Oh!CeeDee, clone do Fulltone OCD feito pelo Eugenio da EFX Pedals.

    Aí vai um mini review:


    A compra:

    O pedal saiu com frete (Sedex) R$231,00. O prazo de entrega era de 2 semanas a partir da confirmação de depósito mas chegou bem antes (uns 5 dias). Veio muiot bem embalado numa caixinha parda e embrulhado em plástico bolha. A nota fiscal de serviço (eletrônica) foi enviada 2 dias entes por e-mail.
    O Eugenio atende bem e é muito rápido e solícito.

    O Pedal:

    Ele é feito numa caixa de metal bastante resistente, tem fundo antiderrapante. Os Knobs são simplezinhos mas fortes e bem encaixados nos pots, giram de forma macia. Os Jacks são todos de metal e parecem bastante fortes. As chaves on/off e HP/LP são de fácil acionamento (nem muito duras nem muito moles) tanto com os pés como com as mãos. Ele tem um led bicolor (verde/vermelho) indicando em qual posição ele está acionado (HP/LP). Achei uma boa sacada.

    O Timbre:

    Não posso comparar ele com o verdadeiro OCD, pois nunca toquei com um, mas lendo o reviews e vendo alguns samples diria que o Oh!CeeDee cumpre o que promete. Um pedal versátil, que vai desde um leve overdrive até uma distorção mais pesada.

    Girando o knob de drive e de tone ele te dá uma boa gama de timbres em que você pode tocar praticamente qualquer estilo. Desde um blues até metal. E o mais bacana é que ele não embola. Você pode dar um acorde aberto que ele vai soar definido mesmo com o ganho no talo.

    Combinou muito bem com o timbre da minha strato. Usando com pouco ganho ele se assemelha à um tube screamer, mas com um timbre um pouco diferente, sem tanta presença de médios. Já com o ganho a partir das 3:00 hrs o som fica um pouco comprimido, soando bem granulado, mas com um sustain fantástico e graves poderosos. Ficou muito legal com o ganho em torno da metade, onde ficou ideal para levar vários riffs com power chords, bases com acordes abertos - típicas do AC/DC, solos, etc....

    Como meu ampli puxa um pouco pros graves, o tone fica legal a partir das 2:00 hrs. Menos que isso ele fecha bastante, servindo para alguns timbres bluesy. Mas a partir dai ele abre bem e fica com bastante brilho.

    A chave HP/LP (High Power/Low Power) serve como boost de volume, legal principalmente para solos. Ele é true bypass e não faz o famoso Ploc no acionamento, que aliás é muito silencioso.

    Considerações finais

    O pedal vale o preço na minha opinião. Não sei se chega no OCD original mas temos que considerar que o original custa mais de R$600,00. Se você quer um pedal versátil, com um timbre muito bom, definido, rico em harmônicos.... essa pode ser uma opção pra você.

    Depois posto uns sons pra ilustrar melhor.

    Abs.

    trashit hc
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Jinkxs

    só falta uns sons!!!!!!!!!!

    tô com vontade de pegar um.

    parabéns!

    Jinkxs
    Veterano
    # set/09
    · votar


    trashit hc


    Valeu cara...

    Não quero postar um som mal gravado pra não prejudicar o review. Quero postar um sample que seja realmente fiel ao som que ouço quando ligo o pedal no meu ampli. Mas estou comprando um mic. decente.... logo logo rola uns sons.

    SK8Boy
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Rapa, q bom q pegou esse pedal aí....tava qse pegando ele no escuro, mas ja q pegou, vou "sugar" as info aki pra ver se é isso msm q quero. Qualquer novidade aí no uso dele, regulagem, novas ligações, posta aí!!!

    Jinkxs
    Veterano
    # set/09
    · votar


    SK8Boy

    Opa amigo.... pode pegar sem medo. Você vai ter um pedal legal que vai te dar uma boa resposta para qualquer tipo de som. Claro que a performance dele depende do restante do seu set. Dizem também que o original (OCD) é muito sensivel ao amplificador... o que eu não posso confirmar porque apenas usei o Oh!CeeDee no meu ampli mesmo (Landscape Predator 20 Triefx). Mas se estou gostando dele com meu Landscape imagina num valvulado então....

    Hoje em dia existem dezenas de opções de drives e distorções no mercado.... muito além dos Boss e Behringers da vida, com destaque pros hand-mades, que te trazem pedais consagrados (e fodidos.... hehehe...) por um preço campeão. Clones do Pro Co Rat, do OCD, do Direct Drive, do Klon Centaur, e outros que estão por vir....

    O importante é selecionar um fabricande honesto (EFX, MRoxy, etc...) e ser feliz....

    Abs.

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Jinkxs: Clones do Pro Co Rat, do OCD, do Direct Drive, do Klon Centaur, e outros que estão por vir....

    Esse Klon Centaur deve ser o overdrive mais caro que existe... Um roubo! Acho que custa uns U$500,00!!!! (isso mesmo, dólares). Acabei de ver um teste comparativo com um Bad Monkey (R$200,00). São praticamente idênticos. O nome do teste era Davi x Golias heheh. Aliás, o Klon é feio e espaçoso pra cacete. Bom, deve ter os contatos em ouro...

    Abs

    edalko
    Veterano
    # out/09
    · votar


    MauricioBahia

    Klone perfeito do Klon é o PD01 Power Drive da Zoom.

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/09
    · votar


    edalko

    Um pedal de drive que custa U$500,00 é algo que não entra na minha cabeça. Nem arte tem... Sei lá. Acho que hoje estou um pouco revoltado com a vida! hehe

    Abs

    Zero Zen
    Veterano
    # out/09
    · votar


    edalko
    MauricioBahia

    Esse Klon Centaur deve ser o overdrive mais caro que existe... Um roubo! Acho que custa uns U$500,00!!!! (isso mesmo, dólares). Acabei de ver um teste comparativo com um Bad Monkey (R$200,00). São praticamente idênticos. O nome do teste era Davi x Golias heheh. Aliás, o Klon é feio e espaçoso pra cacete. Bom, deve ter os contatos em ouro...

    Um pedal de drive que custa U$500,00 é algo que não entra na minha cabeça. Nem arte tem... Sei lá. Acho que hoje estou um pouco revoltado com a vida! hehe

    Hehe ! O preço realmente não é muito animador, mas as recomendações são as melhores possíveis. Dê uma olhada no "The Dude Chronicles" , blog do GearmannDude do U2B.

    Os elogios não são poucos e partem de um fanático por "gear" de alta qualidade, colecionador e também fabricante de "especialidades":

    KLON Centaur

    So...I finally got my Klon, after a long wait, which turned out to be worth it! I am still just getting to know it...it's got a very different feel to it than anything else I've tried...and I've tried quite a few! It reacts differently to everything you do. From your guitar's volume, to your amps volume, the Klon has to be dialed in for each application. Very, very cool box...don't know why I waited so long to order one...

    ROCK ON!


    MauricioBahia
    Moderador
    # out/09
    · votar


    Zero Zen

    Pode ser bom, mas não vale esse preço. O Bad Monkey soa igual. Vi um teste hoje do Brett Kingman que ele não tornou público (eu acho) e ele diz que não ouve diferença.

    Fora que pra encomendar um vc tem até que passar numa entrevista que eu li. Coisa de louco... Vi que o preço de u pode chegar até a U$900,00. Tá doido...

    O próprio gearmandude diz em seu blog:

    "Greetings gear-hounds! I shot a clip last week of my Klon versus a DIY clone of the Klon, and it was remarkably close, as far as similarities...in fact, I'd say they're pretty much the same, IMHO."

    Pra mim é um "viagem" dos audiófilos de plantão acharem que um pedal de distorção vale isso.

    Olha esse teste comparativo:



    Abs

    ps. vc tem um?

    Zero Zen
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Zero Zen
    · votar


    MauricioBahia

    ps. vc tem um?

    Não ! Eu acho meio caro ! hehehehe

    Mas acho que ele deve ter qualidades. Melhor, acho que ele teve as suas qualidades reconhecidas ! Por um conhecedor, fabricante e concorrente. Alguém capacitado para avaliá-lo.

    Também acho que o preço de 500 doletas é um pouco exagerado, pois o preço de mercado está mais para U$ 350,00. Isso dá cerca de R$ 620,00, mais ou menos o preço de um Fulltone aqui no Brasil. Até menos.

    Pelo que me lembro, o preço no site da Klon-Siberia era até menor, mas como a produção é pequena, tem sempre alguém que entra na fila só para especular e vender caro. Tem sempre gente disposta a pagar bem caro pela imediatividade.

    Isso ocorre, por exemplo, com os Zen Drive.

    Um Xotic AC Booster custa U$ 200,00, um Z Vex BOR Vexter, a mesma coisa, a versão Handpainted custa cerca de U$ 330,00.

    Os pedais da Jetter não baixam de U$ 230,00. Os produtos da Mad Professor não baixam de U$ 312,00. Os pedais da Fuchs Audio, excetuado o booster, custam de U$ 200,00 para cima.

    E existe uma série de pedais que custam mais que isso, veja este BJF E, cerca de U$ 400,00 ou até mais:

    http://www.youtube.com/watch?v=VxpAMQGCeoc&feature=fvw

    Mais, os pedais NIG/GNI tem preço de U$ 230,00 em seus modelos mais baratos e, a MG Music oferece opções a partir de U$ 260,00.

    A questão que fica é: Se um Klon Centaur é caro, o que sobra em termos de adjetivos para os NIG/GNI e MG Music ?

    PS: Alguns MAD PROFESSOR estão na minha "Wish List" ! É só desejo, claro. hehehe

    T+.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Jinkxs
    E aí cara! Bem, eu estou estudando uma mudança no meu set, vou me converter para o lado dos analógicos. Nesta mudança, provavelmente as distorções serão EFX.

    Tenho três timbres de drive em mente, que eu chamo de drive, overdrive e distorção:
    - drive: com pouco ganho e mais médio-agudos, quase certeza que será um Tube Screamer.
    - overdrive: aqui mora minha maior dúvida. Quero um timbre mais encorpado, que case com Les Paul, com bastante sustine definição suficiente para deixar os acrodes abertos nítidos. Algumas referências deste timbre:


    (diga-se de passagem, vídeo muito legal)



    - distorção: com mais ganho, à la EVH e Faith no More.

    Já ouvi e reouvi os samples da EFX, mas eles me pareceram muito semelhantes, talvez porque guitarra e amplificador fazem muita diferença, são muitas variáveis que interferem no timbre. O Oh!CeeDee seria um pedal para overdrive... será que ficaria legal?

    Edington
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Nossa, bem carinho mesmo o Klon, por isso que eu comprei o Klonned! A versão da EFX é muito legal mesmo, nunca testei o original, mas achei o meu muito intersante.

    Fica ai a dica.

    Henrique S.
    Veterano
    # out/09
    · votar


    MauricioBahia

    esse pedal é uma "lenda" hehehhehe

    o preco é abusivo, é feio por fora, grande, e a placa é bem pequena comparada com a caixa

    e tem uma golesma, logicamente...

    criaram até um forum dedicado a clonagem do Klon no Freestompboxes heheh

    http://freestompboxes.org/viewforum.php?f=14

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Henrique S.

    Tudo marketing. Basta ver pelo site, que mais parece mais site de joalheria que outra coisa.

    http://www.klon-siberia.com

    Abs

    ps. comparativo:



    Jinkxs
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Jinkxs
    · votar


    erico.ascencao

    Cara...É um pedal que pode ser tanto um drive, como um overdrive e também um distortion.... explico:

    Ele reage de diferentes maneiras dependendo muito do ampli e da guitarra.

    Se você tiver uma strato com caps de saída baixa plugada num ampli com um clean bem aberto, você vai ter desde um drivezinho bluesy até um overdrive mais rasgado e seco.

    Se você usar uma lespa com caps de alta saida plugada num ampli com um clean um pouco mais encorpado e grave você vai ter desde um overdrive bem classic rock até um distortion metal from hell.

    É um pedal que tem um som mais modernoso e acentua muito os hamônicos. Deve ser timbrado com carinho, porque às vezes é difícil achar o ponto ideal.... mas quando se acha esse ponto fica muito foda.... só não recomento usar o ganho acima das 2:00 hrs pois aí o som embola um pouco.

    Tô usando ele com uma Tagima T-735 Plus plugada num Peavey Studio Pro 112 (SS) pra tirar um drive bem limpo sem muito ganho, usando o cap do braço ou braço+meio..... (RHCP, John Mayer, Dire Straits, Pink Floyd, Eric Clapton, SRV, etc...)

    Quando quero mais peso ou mais sujeira, tipo EVH, Iron Maiden, Sabath, Mettalica etc.... uso os drives do ampli mesmo.

    Bom... espero ter ajudado.

    SteveRayMorse
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    E aí Jinkxs!

    Você chegou a comparar e com o original? Dizem que esse é muito próximo do original (que se nao me engano é o V3 do OCD), e tem uns que dizem que é igual. To me coçando pra pegar um, mas do original só acho o V4 e de R$ 550,00 pra cima. E pelos samples eu preferi as versões V3 e V2 do que a V4.

    Jinkxs
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    SteveRayMorse

    Opa... olha, eu nunca toquei no verdadeiro OCD mas pelo que pude ver nos reviews no youtube é bem semelhante mesmo. Mas tem que se considerar que os reviews (pelo menos a maioria) são feitos com guitarras top e amplis valvulados.... portanto não dá pra esperar que seja realmente o mesmo som.... mas na medida do possível ele é bem fiel ao original (mas não exatamente igual...).

    StratoBlues
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Legal!
    Tenho uma curiosidade dos pedais EFX...
    Mas fico com o pé atrás, as vezes não é o que eu esperava...Ah, não sei. Fica mais pra frente quando for pegar um TS ou um Fuzz, agora tem coisas mais simples e importantes a pegar.

    Bom Review! Falta só uns sons e uma comparação com o OCD original (de preferência o V3, todo mundo fala que o V4 estragou a série).

    Abs

    SteveRayMorse
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    StratoBlues

    No orkut achei o eugênio falando que esse é o clone do OCD V3. Ainda bem, pois realmente não achei interessante o V4, a diferença é notória!

    Jinkxs

    Valeu o review, acho que não deve ser exatamente igual mas o pessoal diz que é praticamente igual. INCLUSIVE, o Eugênio parece que põe a mão no fogo por esse aí que ele afirma ser idêntico. Bom, estou quase certo que irei adquirir o meu hehee

    Abçs

    Jinkxs
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    StratoBlues
    SteveRayMorse

    Eu vou fazer um videozinho pra dar uma idéia dos timbres que tiro com ele.... tô no trabalho agora, mas de noite eu faço.

    À princípio eu não queria publicar samles que não fossem de qualidade exatamente pra não dar uma impressão equivocada sobre o pedal, mas tô vendo que mesmo sendo tosco, um sample vai ajudar bastante.....
    Bom... então aguardem!!!

    StratoBlues
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    No aguardo.

    Se elas se equipararem ou pelo menos aproximarem-se ao OCD original, estaremos apenas comprovando (mais para ressaltando) a qualidade dos pedais do Eugênio.

    Ah, e no seu review não tem, mas e sobre a resistência do pedal? É de bom material? Aguenta bem o "tranco"?

    Abs

    ogner
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: ogner
    · votar


    StratoBlues

    Cara, eu tenho um Dangerous Drive e a contrsção e material é o mesmo, e é muito bom...Resistente sim...Quanto a isso fica tranquilo!
    Segue meu review sobre o DD: Acho que tem fotos lá não me lembro se foi só o video..hehe

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/214670/

    EDIT: Nao tem fotos lá, colocarei em breve...

    Jinkxs
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    StratoBlues

    Cara, tenho usado ele bastante e ele parece bem resistente. A caixa é de metal pintada com uma tinta epoxi e parece um tanque. Existem ressalvas sobre a durabilidades dos jacks, mas não posso confirmar nem negar, pois não abri o pedal.

    Tò com ele desde setembro e uso diariamente para tocar em casa e até agora nem sujo ele ficou. Como não tenho banda não sei se ele aguenta o rojão de uma maratona de shows e ensaios (montagem e desmontagem constante do set), mas visualmente ele parece bem robusto, portanto, creio que deva aguentar sim.

    Outro detalhe....ele também fica legal como booster para outras distorções, acrescentando ganho e sustain. Coloque ele logo depois do Wha e você pode utilizá-lo como distorção principal ou apenas como boost em um TS ou OD.... dá um veneno à mais e fica muito legal.

    StratoBlues
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    ogner

    Jinkxs

    Valeu pessoal, é que tô vendo de pegar um pedal no fim do ano, e quem sabe os da EFX não compensam e posso pegar 2 de uma vez \o/

    É uma possibilidade.
    No mais, tô no agurado dos sons.

    Abs

    Jinkxs
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Opa galera.... finalmente gravei um vídeo do pedal....

    Em primeiro lugar, peço para considerarem que é minha primeira gravação, portanto não sejam muito críticos com relação aos diversos problemas que o vídeo possui, como ser muito longo, poucas mexidas no pedal, estalos e xiados (era a cadeira que rangia e estalava a cada movimento do meu corpo), qualidade do som, e principalmente a tosquera do guitarrista (eu).

    Bom... tirando isso, o equipamento:

    Tagima T-735 Plus cordas 0.10 Elixir (velhas)
    Peavey Studio Pro 112
    Palheta Dunlop Big Stuby 2.0mm
    Cabo Hayonick 3 mts

    Ampli no clean "vintage" eq. = low(5) mid(2) hi(6)

    Com o tempo vou gravar vídeos melhores e vou postando, até achar que ficou joia. Até lá fica esse mesmo.





    Lord Sigis
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    erico.ascencao
    Creio que seriam interessantes dois pedais de drive no set. Um screamer e outro daqueles que usam o conceito marshall-in-a-box.
    Mas esses drives do ACDC e outros que vc vê em shows são na verdade de amplificadores com volume alto. Talvez vc tenha certa desilusão em tentar conseguir isso num único pedal.
    Te digo isso porque tenho aqui bons pedais de drive e o que eles fazem bem é me dar uma boa distorção similar a distorção de pré, que é a proposta desses pedais mesmo. Mas uso também aqui um amplificador de 15w (gosto muito do ACDC também) com uma caixa de 1x12 e as vezes com uma caixa 2x12 e é quando consigo uma boa distorção a la ACDC.

    Jinkxs
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Lord Sigis

    Tem razão.... a maioria dos pros até usam pedais, mas na maioria das vezes como boost ou pra algumas situações específicas. O drive principal normalmente é de um ampli valvulado.

    Mas pra nós, simples mortais, fica a tentativa de chegar perto..... e até que esse Oh!CeeDee não faz feio não.... como dá pra ver no vídeo. É um drivezinho bacana pra burro. Dá pra tirar altos sons.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Efx Oh!CeeDee - Mini Review