Review: Tonelab LE!

Autor Mensagem
Douglas_
Veterano
# mar/08


O Problema
Depois de mais de 1 ano com a GT-8... horas e horas "perdidas" procurando meu timbre... desisti... não tenho mais tempo pra isso.


A Solução
Então a vendi e nas minhas andanças pelas lojas de música vi uma Tonelab LE na vitrine. Entrei, pedi pra testar (incrédulo a respeito da tecnologia Valve Reactor). Já com tudo plugado e guitarra em mãos, arriquei as primeiras notas e de cara, testando só os presets, achei os timbres que eu sempre esperei da GT-8, mas (talvez por falha minha) nunca consegui.

No dia seguinte já estava com o novo "brinquedo" da VOX em casa... hehehe

O Review
O mais impressionante da Tonelab é a sensação e o timbre "real"!!
Eu nunca toquei num ampli valvulado, sempre ouvi o termo "se sentir conectado", mas não entendia o que realmente isso queria dizer até usar a Tonelab... sei que não deve ser tão bom quanto num valvulado de verdade, mas já é muito melhor do que as outras pedaleiras que testei. Outro termo muito utilizado é "o timbre está nos dedos", agora isso passa a fazer mais sentido pra mim.

Timbres e Feeling

Os timbres obtido com a Tonelab é "matador"!! Tem um preset chamado "Eruption" que é um dos mais lindos que já usei, o "Mule-Tone" tbm é outro preset maravilhoso!

Sem contar os de Blues e Crunch que realmente soam muito reais e dinâmicos. Partindo de um timbre com alto ganho, precisando de algo "limpo", abaixe o volume da guitarra e "voilá", timbre limpo pronto para uso. O controle VR GAIN da pedaleira, controla a saturação da válvula, que é usada num "mini" power amp e essa saturação torna possível o efeito de de "sag" e compressão que se tem num ampli valvulado real.

Sobre os timbres limpos, eu nunca gostei muito deles, sempre achei muito sem graça, mas os da Tonelab são lindos, eles são "orgânicos", interessantes!

Agora falando em som pesado, da pra conseguir facilmente desde um "Anos 80" até um Trash facilmente. Não escondo o fato de que as simulações de amplificadores de alto ganho apresentam um pouco de "fizz", mas mesmo assim soam muito melhor do que todos os timbres pesados que consegui na GT-8. Eles têm peso e e aquele "chunk chunk" tão desejado.

Efeitos
Nesse quesito a Tonelab perde pra GT-8, tem uma menor diversidade de efeitos e um pouco menos de qualidade. Mas isso não quer dizer que sejam ruins, muito pelo contrário são bem convincentes e fáceis de usar. A única limitação que realmente incomoda é o fato do Wah-Wah e do Compressor estarem no mesmo seletor, então não é possível usar os dois ao mesmo tempo. Se bem que o compressor dela não é muito bom, então recomendo um compressor externo.

Com relação à cadeia de efeitos, ela é bem simples: 1 (OD/Acústico/Comp/Wah) efeito antes da simulação de amplificadores e 3 (Mod/Delay/Rev) depois.

Versatilidade/Simplicidade
Pra mim o grande trunfo da Tonelab é a simplicidade aliada á versatilidade. É possivel atribuir várias funções ao pedal de expressão e ao de Controle, mas sem toda complicação da GT-8 (mas tbm sem a flexibilidade).

A Tonelab tem um loop de efeitos (que pode ser ligado e desligado com facilmente), mas sua posição é fixada antes da simulação de amplificadores. Acredito que a intenção desse loop seja usar pedais de distorção externos.

O Veredito
Aprovada!! Com louvor!!

A facilidade de se obter timbres, a qualidade das simulações, a sensação de "conexão" e a interatividade com o timbre tornam essa uma bela aquisição!!

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


Douglas_

Parabéns pelo review e pela aquisição. Acho que o esquema que eles fizeram com o Valve Reactor foi realmente muito bom (tenho um amp Valvetronix). Aliás, se a Tonelab tivesse USB e um pouquinho mais de efeitos, eu teria ficado com ela. Lembro que quando eu fui testar pedaleiras para comprar a minha, a Vox se destacou de todas as outras. Fiquei com outra (uma Digitech) mais porque queria a pedaleira para fazer gravações. Mas no final, dei a sorte de achar um Valvetronix em promoção.

Izzy Dragon
Veterano
# mar/08
· votar


Douglas_
Parabéns pelo novo equipo, cara! =D

Agora vai deixar de lado o projeto da GT-8 Editor?
Abração

Douglas_
Veterano
# mar/08
· votar


Bog
Obrigado, só não parti pra um Valvetronix pq meu esquema é gravação e fone de ouvido.

Izzy Dragon
E aê!!! \o///

Pois é... desisti da GT-8... agora tbm não vai dar pra continuar a desenvolver o editor... não tenho mais onde testar.

abs!

Dr Jivago
Veterano
# mar/08
· votar


Douglas_

Essa Tonelab é a pedaleira. Não investiria em outra coisa, acho que tem uma versão mais completa para competir com a GT-8 e dar um banho.

catselidis
Veterano
# mar/08
· votar


valeu pelo review, cara!
creio que o próximo lançamento da VOX deverá vir também com facilidades USB e software, aí vai ser um arraso total - quase comprei a tonelab, só não o fiz por causa dessas questões...

abração!

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


catselidis

Pois é cara, se lançarem uma Tonelab com 80% das coisas que a minha pedaleira tem, tendo USB, reamp e configuração pelo PC, eu troco na hora. Até porque eu não uso muitos efeitos mesmo, o que me atrai são as simulações de amps.

catselidis
Veterano
# mar/08
· votar


Bog
com certeza!!! a vox tem simulações muito boas!!!

Douglas_
Veterano
# mar/08
· votar


Dr Jivago
acho que tem uma versão mais completa para competir com a GT-8 e dar um banho.
A tonelab tem 3 versões: a SE, a de "mesa" e a LE

A SE e a de "mesa" têm as mesmas funções, sendo que de "mesa" não tem pedais.

A LE é a mais nova, tem umas poucas diferenças da SE:
- Só 1 pedal de expressão (2 na SE)
- DA Converter de 24 bits (20 na SE)
- Simulador de instrumento acústico
- 5 tipos de saida (Line1, Line2, Amp1, Amp2, Amp3)
- Na saída Line2 tem equalizador

Mas mesmo com menos funções que a GT-8, ainda considero a Tonelab muitíssimo melhor. Eu nunca tive tanto prazer e vontade de tocar como agora, agora começo a entender a "mágica" das válvulas. Parece que toco até melhor. =)

Outra coisa, A TONELAB NÃO DESTRÓI O TIMBRE DA GUITARRA, como vejo acontecer com pedais e pedaleiras que não são "true bypass", é por isso que qdo eu ligava a minha guitarra direto no ampli eu tinha um timbre tão diferente, mais cheio... eu já tava até pensando em trocar os Evolution por que achava o timbre deles muito magro... agora mudei completamente de idéia... o timbre é lindo!


Inclusive, hoje fiz um pequeno sample... essa foi minha 1a tentativa de timbrar nela, antes eu me divertia só com os presets... hehehe

http://www.4shared.com/file/41487491/e43d9556/Blue_Powder_Sample.html

nettoroses
Veterano
# mar/08 · Editado por: nettoroses
· votar


parabéns pela compra, sempre quiz ter uma destas!
ótimo timbre você tirou na minha opinião! na medida!só tirar um pouco da ambiência

Douglas_
Veterano
# mar/08 · Editado por: Douglas_
· votar


nettoroses
só tirar um pouco da ambiência
Mas a ambiência exagerada faz parte da música original. Por isso mantive o Delay bem aparente.

Obrigado pelo comentário! =)

nettoroses
Veterano
# mar/08
· votar


Douglas_
assim sim hehe
que som é esse?

Douglas_
Veterano
# mar/08
· votar


Essa é a Blue Power do Steve Vai.


Comentem por favor =D

catselidis
Veterano
# mar/08
· votar


Douglas_
cara, ficou boa a gravação da guitarra - timbrão! - só tem um ruído constante agudo na gravação, como se um ride estivesse soando o tempo todo... é um agudo irritante...

parabéns!

Douglas_
Veterano
# mar/08
· votar


catselides
Prestando bem atenção, notei um chiado, mas é problema da BT.

georginho_gallagher
Veterano
# mar/08
· votar


Douglas_

parabéns ae pela aquisição e belo review. Antes de comprar a gt8 quase peguei a tonelab SE ( a maiorzinha), pois se encaixava melhor na gama de timbres que eu queria. Só que infelizmente seria incabível pra mim pegar uma tonelab pq ela não satisfaria minhas necessidades com relação aos efeitos e suas maleabilidades. Realmente ao que a tonelab se propõe em fazer melhor (drives leves/blues/hard rock) na gt8 pra mim tb acho muito complicado de timbrar, embora consiga algo satisfatório. Mas penso tb no futuro, penso algum dia pegar um ampli valvuladão e então precisarei dos efeitos, aí entra a gt8.

E nas ligações, acho que vc tinha um tópico explicando como ligar a gt8 na mesa e tal... vais usar a tonelab com amp ou ligada em mesa?

abraço!

Douglas_
Veterano
# mar/08
· votar


georginho_gallagher
Pois é, a versatilidade da GT-8 é impressionante, mas a simplicidade da Tonelab é mais adequada ao pouco tempo que disponho. Sem contar que toda vez que ligo a pedaleira ainda me impressiono com a qualidade dos timbres.

Ainda não testei a pedaleira no meu PA, pra não incomodar as pessoas aqui só estou usando fone de ouvido... mas ela fica ligada no mixer e o mixer no computador.

abs!

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mar/08
· votar


Up!

Bendsup
Veterano
# abr/08
· votar


Douglas_


Vc ja usou o pod xt live? já comparou com a tonelad le?

to vendendo o meu pod e pensando em pegar essa aí ...

Douglas_
Veterano
# abr/08
· votar


Bendsup
Vc ja usou o pod xt live? já comparou com a tonelad le?


Tenho um Guitarport com todos os Packs. Com as simulações da Line6 é mais fácil tirar timbres pra Death, Trash, etc. Pra todos os outros estilos prefiro a Tonelab. Na verdade das pedaleiras que já testei a Tonelab é que mais se parece com um Ampli, tanto em timbre quanto em facilidade de tirar timbre: em todas as pedaleira é só plugar selecionar um ampli e regular, certo? A diferença é que na Tonelab é muito mais fácil encontrar o timbre, pois ela reage mais como um ampli.

Abs

Douglas_
Veterano
# abr/08 · Editado por: Douglas_
· votar


NOVOS SAMPLES

http://www.4shared.com/file/45494064/cf5c7787/Blues_-_Blackface_2x12.h tml

http://www.4shared.com/file/45554438/b2385991/Rock_-_JCM800__TS808.htm l

Douglas_
Veterano
# abr/08 · Editado por: Douglas_
· votar


Comentários são bemvindos!! \o/

Douglas_
Veterano
# abr/08 · Editado por: Douglas_
· votar


up!

Bog
Veterano
# abr/08 · Editado por: Bog
· votar


Douglas_

Cara, achei legal o bluesístico. Ficou meio estaladão, mas isso eu não sei se é da guitarra ou da pedaleira, hehehe. Se fosse eu (mas não é), tentaria dar uma engordada aí.

Mas note que eu disse que gostei, hehehe. Bem suave.

Douglas_
Veterano
# abr/08
· votar


Bog
Opa, valeu! Eu poderia ter engordado mais, era só regular diferente. Usei o captador do meio da minha Jem (HS-3), eu queria mostrar um som mais "strato" mesmo.

Douglas_
Veterano
# abr/08
· votar


up...up... urra!!!

georginho_gallagher
Veterano
# abr/08
· votar


Douglas_

dae velhinho!

achei o jcm+ts ali redondinho, embora curta mais essa simulação com o timbre gordo dos HB. Mas no geral tá mto bom mesmo, pequena questão de gosto assim como o Bog. Engraçado que tinha postado ali em março que ia pegar um head valvulado e peguei um semana passada, agora to juntando dindin pra caixa...

abçs

Ah, se der posta alguma coisa aí do bassman saturado só pra sentir o clima!

Bendsup
Veterano
# abr/08
· votar


Douglas_

Cara vc gravou direto em linha ou microfonou algum ampli?

Douglas_
Veterano
# abr/08
· votar


georginho_gallagher
Opa... breve post sample do Bassman.

Bendsup
Gravação completamente em linha, man.

abs

Bendsup
Veterano
# abr/08
· votar


Douglas_

acabei de vender meu podxtlive... apesar de ter gostado do equipo já estava com ele a uns 2 anos e resolvi vender... to pensando em pegar essa pedaleira aí... meu timbre vai de SRV, Jimi Hendrix, Scott Henderson e som limpo pra jazz... acho que a parada vai resolver...

comé que vc comprou que nãoacho pra vender?!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review: Tonelab LE!