Autor |
Mensagem |
Douglas_ Veterano |
# abr/09
· votar
Leonardo Castro Por isso, eu te pergunto: como é a qualidade do "wha-wha" da Tonelab (já que em matéria de distorção ela é excelente mesmo)? A qualidade do Wah-Wah é excelente, mas o problema é que ele fica no mesmo banco das simulações de pedais de distorção/overdrive, por isso ou usa a simulação de pedal ou usa o Wah-Wah. Um dos únicos defeitos graves dessa pedaleira.
Tem um usuário aqui do fórum que comprou um Wha-Wha original da Vox pra usar com a Tonelab e diz a qualidade da simulação é a mesma do real.
|
Leonardo Castro Veterano |
# abr/09 · Editado por: Leonardo Castro
· votar
Tem um usuário aqui do fórum que comprou um Wha-Wha original da Vox pra usar com a Tonelab e diz a qualidade da simulação é a mesma do real. Douglas_ Veterano
-x-
Valeu pela resposta.
Imaginava mesmo que a qualidade seria idêntica ao real, já que o fabricante é a própia VOX.
Será que a VOX usa modelagem de "wha" na Tonelab ou colocou um pedal "vintage" acoplado à pedaleira?
Um grande abraço,
Leonardo.
|
Douglas_ Veterano |
# abr/09
· votar
alexromachado Gostei muito do som da Tonelab.
E olha que já li muitas críticas sobre os timbres HiGain dela, que seriam muito "vintage", mas para New Metal deixariam a desejar..
E olha que o cara da gravação não usou nenhuma das minhas "descobertas" que melhoram ainda mais o timbre... heehe
Bem, meu problema com as tonelabs é a falta de praticidade de controles Na minha opinião as Tonelab são as mais praticas de todas. São poucos controles e muito intuitivos. Não é preciso navegar em menus pra editar patches. Está tudo "na mão" E ainda tem editor pra PC.
Mas concordo que ela não tem toda variedade de simulações e efeitos e flexibilidade de uma POD ou GT. Mas o que tem é muito bem feito. Tive uma GT-8 por mais de 1 ano e apesar de quase todos os dias ficar horas tentando e lendo bossgtcentral e GT-8 Brilliance, não tirava 10% do som q tiro agora.
Sem contar a sensação de realmente estar conectado a um Amp.
Não quero parecer fanboy, mas é difícil apontar defeitos, fora os já conhecidos, como falta de USB (remediável com interface de áudio) e quantidade limitada de efeitos e flexibilidade.
tb tenho curiosidade de ouvi-las ligadas em linha Gravações em linha: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/208502/ http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/208554/
|
Douglas_ Veterano |
# abr/09 · Editado por: Douglas_
· votar
Leonardo Castro Será que a VOX usa modelagem de "wha" na Tonelab ou colocou um pedal "vintage" acoplado à pedaleira? Acredito que se não fosse modelagem a Vox iria colocar isso bem grande no manual e na internet... hehehe
|
# abr/09
· votar
Acredito que se não fosse modelagem a Vox iria colocar isso bem grande no manual e na internet... hehehe Douglas_ Veterano
-x-
Isso é bom: abre esperança de que os outros fabricantes, um dia, consigam fazer uma modelagem de "wha-wha" no mesmo nível!
Só um detalhe: estou escrevendo isso com base nos depoimentos de usuários de PODs e GT-10s que dizem que os respectivos "whas" não são idênticos aos reais. Eu nunca usei "wha"...
|
Lipe Amador Veterano |
# abr/09 · Editado por: Lipe Amador
· votar
bem pesado!!!
muito bom mesmo o som com a tonelab..
|
· votar
Douglas,
Continuando na linha do "chutômetro":
Você acha que a VOX vai continuar produzindo pedaleiras com válvulas?
Sei que ela, recentemente, lançou uma versão mais compacta da Tonelab, com USB.
Contudo, a VOX tem lançado uns "plug-ins" envenenados, que só rodam em plataformas ultra modernas (mais caras que a própria FRACTAL...), que não utilizam válvulas, e o som é IDÊNTICO ao do "Brian May". Coloquei, inclusive, um "sample" em alguma página anterior aqui do fórum...
A FRACTAL tem os timbres que dizem ser os mais próximos aos reais de todos os equipamentos já lançados e não usa válvulas.
Neguinho está dizendo que os "racks" da Digitech também possuem sons excepcionais (e ela acabou abandonando aquelas linhas de pedaleiras valvuladas, iniciadas em 1997).
E aí? Sei que, para os algoritmos e processadores de hoje (hoje para nós "fodidos" aqui do Brasil, é claro) uma válvula ajuda a empurrar o som da modelagem (é o que todos dizem, pelo menos).
Mas você acha que esse modelo subsiste mesmo quando lançarem novas pedaleiras e "racks" com processadores ultra potentes e algoritmos do estilo dos novos da Vox?
Uma coisa que sempre me deixou pensativo é o fato de a Tonelab só usar um tipo de válvula específica (enquanto os amps simulados nem sempre lançam mão do mesmo tipo de válvula). Isso não acabaria "atrapalhando" um pouco se o modelo simulado utiliza efetivamente outro tipo de válvula para fins de se obter uma simulação mais próxima do som real (ou não)? Sei que os sons da Tonelab são animais. Mas, tirando as simulações da própria Vox e dos amps que utilizam aquela válvula específica que ela usa, as outras simulações conseguem manter a mesma fidelidade dos amps reais?
Um grande abraço,
Leonardo.
|
Douglas_ Veterano |
# abr/09
· votar
Lipe Amador Estou fazendo um teste com -4 tons de pitch (afinação em B), fica muuuito pesado. Pena que minha guitarra é com Floyd, muito trabalhoso pra afinar.
|
Douglas_ Veterano |
· votar
Leonardo Castro Contudo, a VOX tem lançado uns "plug-ins" envenenados, que só rodam em plataformas ultra modernas ( Dessa eu não sabia. oO
Sei que ela lançou o JAMVox, que é tipo um Guitarport: interface de áudio e programa pra PC.
A FRACTAL tem os timbres que dizem ser os mais próximos aos reais de todos os equipamentos já lançados e não usa válvulas. Dizem ser o mais próximo do real mesmo. Ela tem poder de fogo pra usar Convolution para as simulações de caixa e de reverb.
Neguinho está dizendo que os "racks" da Digitech também possuem sons excepcionais (e ela acabou abandonando aquelas linhas de pedaleiras valvuladas, iniciadas em 1997).
Cara, a única pedaleira pela qual eu TALVEZ trocaria seria por uma GNX4 ou GNX3000, unica e exclusivamente por causa dos MFXSupermodels http://www.mfxsupermodels.com/
Mas tenho receio de me decepcionar, de não ser tão boa a sensação de realismo.
Uma coisa que sempre me deixou pensativo é o fato de a Tonelab só usar um tipo de válvula específica (enquanto os amps simulados nem sempre lançam mão do mesmo tipo de válvula). Isso não acabaria "atrapalhando" um pouco se o modelo simulado utiliza efetivamente outro tipo de válvula, ou não, para fins de se obter uma simulação mais próxima do som real?
A válvula no sistema Valvetronix da Tonelab é usada como se fossem duas válvulas de power amp, no sistema push-pull. Nessa pedaleira ela é inserida num circuito totalmente analógico, que pode ter classe A ou AB e ter Negative Feedback ou não. É um Power Amp real, com potência muito baixa. A simulação de caixa tbm tem uma parte analógica que simula a relação de impedância entre o power e a caixa. Mas todo o pré é digital, e grande parte do som "signature" dos amps vêm do Pré.
Mas você acha que esse modelo subsiste mesmo quando lançarem novas pedaleiras e "racks" com processadores ultra potentes e algoritmos do estilo dos novos da Vox?
Olha, eu gostaria que eles evoluíssem o Valvetronix, se possível. =)
|
· votar
Sei que ela lançou o JAMVox, que é tipo um Guitarport: interface de áudio e programa pra PC. Douglas_ Veterano
-x-
Foi mal, cara: informação equivocada.
O produto que eu me referia não era da VOX e sim da TC Electronic:
http://oglobo.globo.com/blogs/overdubbing/post.asp?t=som-da-guitarra-d o-queen-reproduzido-em-software&cod_Post=142706&a=580
Esse negócio de ler muita coisa na correria...
Ah! obrigado por esclarecer minhas dúvidas quanto ao funcionamento da Tonelab!!!
Tomara que os caras continuem mesmo a desenvolver tal sistema!!!
Um grande abraço,
Leonardo.
|
Jim Marshall Veterano |
# abr/09
· votar
Douglas_
Muito bom o som da Tonelab...já ouvi muita coisa dessa pedaleira...é uma pena não ter USB e poucos efeitos, com relação às concorrentes.
Os overdrives dela ao meu ver soam realmente como os "pedalzinhos'...rs
Abraço,
See ya!
|
· votar
Exemplo, estou gravando umas trilhas pro casamento de um chegado meu... fui abrir o POD farm, putz, qdo eu trocava o amp no plugin, dentro do sonar 6, dava uns "pipocos" e lag desagradável...
Qdo utilizo o gearbox stand alone, tudo perfeito... inclusive se mexo nos controles do amp da pedaleira instantaneamente o mesmo controle se move na tela...
Eu tinha duas memórias, uma 128 e outra 512 no mesmo pc. A de 128 pifou, e o funcionamento geral do pc piorou... alexromachado Membro Novato
-x-
Alex,
Quando comecei a usar o POD FARM, meu computador tinha 1 Gb de RAM. Nunca tive problemas de "pipocos" (ou de qualquer outro tipo) com o POD FARM, que sempre rodou muito bem aqui em casa.
Antes mesmo de "ganhar" o POD FARM, já estava pensando em colocar mais memória no computador, pois achava o Nuendo 3 muito lento para abrir e inserir (outros) "plug-ins". Eu tinha dois pentes de 512Mb e os troquei por 2 de 2Gb cada.
Fiz besteira, pois o Windows XP 32 bits só reconhece 3Gb de memória... mas, de toda sorte, o Nuendo 3 passou a abrir bem mais rapidamente. Todos os "plug-ins" (inclusive o POD FARM), agora, são aplicados de forma bem mais rápida também.
Todavia, o nível de latência que o programa indica quando trabalho com a X3L é exatamente o mesmo de quando eu usava 1Gb de RAM (e é, inexplicavelmente, quase o dobro daquela quando eu uso a Jam Lab, cujo nível de latência também não sofreu alteração com a troca da memória).
Não sei se a latência da X3L é maior porque ela possibilita a transmissão de oito canais simultâneos (enquanto a Jam Lab só dois)...
Contudo, no seu caso específico, Alex, se você colocasse mais um pente de 512Mb no lugar daquele outro de 128Mb danificado, acredito que a performance do POD FARM (e do Sonar como um todo) iria melhorar bastante.
Um grande abraço,
Leonardo.
|
# abr/09
· votar
Cara, a única pedaleira pela qual eu TALVEZ trocaria seria por uma GNX4 ou GNX3000, unica e exclusivamente por causa dos MFXSupermodels Douglas_ Veterano
-x-
Douglas,
Não entendi bem o que seja esse MFXSupermodels.
É um produto à parte que roda somente nas pedaleiras Digitech?
Um grande abraço,
Leonardo.
|
Douglas_ Veterano |
# abr/09
· votar
Leonardo Castro Não entendi bem o que seja esse MFXSupermodels.
É um produto à parte que roda somente nas pedaleiras Digitech?
Nos modelos GNX4 e GNX3000 da Digitech existe a possibilidade de ser "misturar" 2 amplificadores e suas respectivas caixas, criando assim um terceiro ampli que reune as características deles. Isso é totalmente configurável, inclusive as frequências dos controles de tom, a porcentagem de cada ampli e cada caixa que será usada. Também é possível definir a frequência de ressonância de cada caixa.
Então esse cara com o nick guitar3456, que trabalha com áudio, foi moldando 1 a 1 diversos amplificadores, todos MUITO próximos do real. E nisso ele vende um CD com centenas de modelagens de ampli e de caixa, inclusive de modificações feitas para artistas.
|
Jim Marshall Veterano |
# abr/09 · Editado por: Jim Marshall
· votar
Leonardo Castro
Não entendi bem o que seja esse MFXSupermodels.
Só para quebrar o gelo...me lembrou agora aquela novela que passava com o nome de Supermodel....hehehehehe.
Douglas_
Interessante esse sistema...apesar de eu não gostar do visual das pedaleiras da Digitech...porém as antigas RP-10 e a RP-21 eu acho/achava muito bacana quanto à aparência.
Abraço,
See ya!
|
alexromachado Veterano |
# abr/09
· votar
Leonardo Contudo, no seu caso específico, Alex, se você colocasse mais um pente de 512Mb no lugar daquele outro de 128Mb danificado, acredito que a performance do POD FARM (e do Sonar como um todo) iria melhorar bastante. Este é exatamente meu plano, embora latência não seja problema de verdade, pois em nenhuma das pedaleira preciso processar o som em tempo real no software enquanto toco. Posso gravar limpo e ir mexendo depois...
|
# abr/09
· votar
Nos modelos GNX4 e GNX3000 da Digitech existe a possibilidade de ser "misturar" 2 amplificadores e suas respectivas caixas, criando assim um terceiro ampli que reune as características deles. Isso é totalmente configurável, inclusive as frequências dos controles de tom, a porcentagem de cada ampli e cada caixa que será usada. Também é possível definir a frequência de ressonância de cada caixa. Douglas_ Veterano
-x-
Isso é o que acontece com esse pessoal que não compra POD: para conseguir os sons originais dos amps, tem que ficar apelando... rs...
Brincadeira: achei muito legal a idéia do sujeito.
Aí, Alex: já que a X3L tem DUAL TONE, você não estaria a fim de produzir um CD desses??? Rs...
Um grande abraço,
Leonardo.
|
Gugasubmit Veterano |
# abr/09
· votar
Cara, como é seu pc? Pode ser memória tb... O lance da latência não depende apenas do envio do arquivo via usb (que deve ter o cabo e a entrada 2.0, verificou isso tb?), mas da memória utilizada pelo programa de gravação. alexromachado
Cara.. meu PC é bom... faço trabalho de video com ele usando VEGAS... tem 2 Gb de RAM e bom processador... não sei mesmo o que pode ser... usei adiacity que eh leve...
|
christ_cmj Veterano |
# abr/09
· votar
Douglas_
Cara, a única pedaleira pela qual eu TALVEZ trocaria seria por uma GNX4 ou GNX3000, unica e exclusivamente por causa dos MFXSupermodels http://www.mfxsupermodels.com/
Ouvi uns samples desse site aí e não gostei nada dos sons, totalmente artificiais, os teus timbres HiGain com a tonelab ficaram umas 10 a 15 vezes mais realistas na minha humilde opinião. Esses sons do site eu consigo fazer melhor com a minha GT-8.
Aliás, eu estou com uma baita dúvida em sair da GT-8 para a Tonelab LE, pois assim como foi com você, estou com ela a mais de um ano e ainda não consegui 'aquele' timbre. Sendo que fico meio receioso pela capacidade de controle dela, hoje eu uso na GT-8 o recurso de alterar vários parâmetros com apenas um pisão, através dos [ASSIGN]'s no CTL.
|
Douglas_ Veterano |
· votar
Leonardo Castro Isso é o que acontece com esse pessoal que não compra POD: para conseguir os sons originais dos amps, tem que ficar apelando... rs...
Brincadeira: achei muito legal a idéia do sujeito.
Aí, Alex: já que a X3L tem DUAL TONE, você não estaria a fim de produzir um CD desses??? Rs...
ahuhauhauhua... a idéia realmente é boa. E falando em dual tone, tem um cara no Youtube que usando esse recurso ensina a tirar uns timbres animais com a X3. E depois ainda toca junto com uma BT pra provar que ficou igual ao da música.
christ_cmj Ouvi uns samples desse site aí e não gostei nada dos sons, totalmente artificiais, os teus timbres HiGain com a tonelab ficaram umas 10 a 15 vezes mais realistas na minha humilde opinião. Esses sons do site eu consigo fazer melhor com a minha GT-8.
Fico feliz que vc tenha gostado mais do timbre da Tonelab. =D
Esses supermodels me fascinam por simular modelos específicos de ampli e as quase infinitas possibilidades de combinação. Mas a provável falta de realismo tanto no timbre qto na sensação de estar conectado não me deixam trocar de pedaleira.
Aliás, eu estou com uma baita dúvida em sair da GT-8 para a Tonelab LE, pois assim como foi com você, estou com ela a mais de um ano e ainda não consegui 'aquele' timbre. Sendo que fico meio receioso pela capacidade de controle dela, hoje eu uso na GT-8 o recurso de alterar vários parâmetros com apenas um pisão, através dos [ASSIGN]'s no CTL.
Cara, a única coisa que me deixa nostálgico com relação à GT-8 é a quantidade de efeitos e a flexibilidade dela. Mas qdo me lembro do timbre "marromeno" a muito custo... tsc tsc tsc
|
christ_cmj Veterano |
# abr/09 · Editado por: christ_cmj
· votar
Douglas_
A Tonelab tem efeito de Tremolo? e se tem, ele chega a fatiar o sinal?
Pois se tiver eu até troco, pois na minha banda tem uma música nossa em que eu uso o Slicer da GT-8, o que dá pra fazer com o tremolo, sendo que esse tem que ser radical a ponto de fatiar o som.
De resto pelo que vi, vale a pena "sacrificar" algumas possibilidades de controle em nome de um som de melhor qualidade, pois os efeitos mais básicos ela tem, e hoje em dia o único que eu uso que não vi nenhuma outra ter (a não ser a GT-10) é o Slicer.
E o lance de alterar vários parâmetros ao mesmo tempo, bem...nunca tive isso disponível antes da GT-8, é só desacostumar com isso. Heheheh
|
Douglas_ Veterano |
# abr/09
· votar
christ_cmj Só pq vc é um amigo companheiro de "sofrimento" com a GT-8, vou ligar a pedaleira e testar isso pra vc. =)
|
Jim Marshall Veterano |
# abr/09
· votar
Douglas_ christ_cmj
Só pq vc é um amigo companheiro de "sofrimento" com a GT-8, vou ligar a pedaleira e testar isso pra vc. =)
Isso é que é camaradagem...hehehehe.
christ_cmj
Ouvi uns samples desse site aí e não gostei nada dos sons, totalmente artificiais, os teus timbres HiGain com a tonelab ficaram umas 10 a 15 vezes mais realistas na minha humilde opinião. Esses sons do site eu consigo fazer melhor com a minha GT-8.
Eu também não curti...nunca curti muito as distorções da Digitech...mas uma coisa é fato...pedal Whammy...até hoje está para nascer um igual ao da Digitech.
Abraço,
See ya!
|
christ_cmj Veterano |
# abr/09
· votar
Douglas_
Pô véio, valew mesmo, isso pode ser um dos fatores determinantes para que eu troque uma pela outra.
Jim Marshall
Pois é, o cara é camarada mesmo!
E quanto ao Whammy, realmente igual não há, mas muitos falam que os de pedaleira não prestam e tal. Eu consegui resultados muito satisfatórios com o Pedal Bend da GT-8, com uma qualidade quase próxima ao Whammy da digitech, o lance é só colocar o efeito como primeiro da cadeia, pois se estiver depois da distorção (quando usados em conjunto) fica horroroso mesmo, parecendo um robô, como muitos falam.
O grande problema é que muita gente sai falando que é ruim sem nem tentar regular o negócio. Agora distorção na GT-8, até consegue 'bons' resultados, mas aquele som mesmo, cheguei a conclusão que não dá!
|
· votar
Estou doido para ouvir o som do trêmolo da Tonelab! A galera da GT poderia postar uma amostra dele também!
Um grande abraço,
Leonardo.
|
Douglas_ Veterano |
# abr/09
· votar
christ_cmj Vamos lá, testei e fiz melhor ainda, gravei um pouco pra demonstrar o efeito:
http://www.4shared.com/file/102264789/ada142af/AC30_Tremolo.html
|
# abr/09
· votar
Quando chegar em casa, lá pelas 19 horas, a primeira coisa que vou fazer é ouvir o seu "sample".
Valeu!
|
# abr/09
· votar
Poxa, Douglas:
Sem querer abusar (mas já abusando)... rs...
Você bem que podia gravar uns sons de "wha-wha" da Tonelab aí para a gente...
|
Jim Marshall Veterano |
# abr/09
· votar
Leonardo Castro
Quando chegar em casa, lá pelas 19 horas, a primeira coisa que vou fazer é ouvir o seu "sample".
Não vai nem tomar um banhozinho...bater um rango?...hehehehe
Abraço !
See ya!
|
Jim Marshall Veterano |
# abr/09 · Editado por: Jim Marshall
· votar
Douglas_
Concordo o Leonardo....manda ver nesse Wah Wah ai , amigo Douglas_.
Estou sem tempo de ouvir os samples...estou chegando quase 01:00 da madruga por conta da Faculdade....ahf.
Mas na quinta a noite escutarei TODOS !
Abraço,
See ya!
|