Montando Set Robusto e Flexível

Autor Mensagem
Ad Ferrari
Veterano
# nov/07


Galera,

Estou montando um set de pedais baseando meu som em rock com influencias de Pearl Jam, Foo Fighters, Metallica e outros, tentando um estilo pesado, mas flexível, com uma pegada blues rock. Como vou comprar os pedais lá fora e sou guitarrista base (mas usamos bastante riffs de base), queria aproveitar pra comprar do melhor que posso. Abaixo seguem minhas escolhas por enquanto. O que vocês acham? tem alguma coisa faltando, alguma coisa a mais, exagerada? Pensei também em trocar os captadores por Duncan, mas talvez seja exagero, esses já tão mandando muito bem.

MINHA GUITARRA ATUAL:
- Cort Zenox Z44, com captadores humbuckers EMG-HZ e Push Pull, tem o braco colado, corpo em Mogno, 22 trastes.


SET PROPOSTO:

- BOSS TU-2 Chromatic Tuner / Power Supplier
- DUNLOP Dimebag Darrell Cry Baby from Hell
- MXR Custom Shop GT-OD Overdrive
- SANSAMP TRI AC
- MXR 10 Band Equalizer
- MXR Phase 90
- BOSS DD-6 Digital Delay

Aguardo respostas! Obrigado!

Ad Ferrari
Veterano
# nov/07
· votar


Ah, pensei também que o equalizer pode ser um pouco exagero, ja que já dá pra tirar um som fudido com o sansamp + mxr + dime cry baby

CaioPrimo
Veterano
# nov/07
· votar


Ad Ferrari
mtu foda o set, mais vai sairr beeem caro, o Mxr 10 band eu axo exagero sim, pega 1 danelectro pradar 1 economizada eh do caralho, wha eh bem particular se tu gosta do timbre deste vah em frente, esse od da mxr nunk testei, sansamp triac dispensa comentarios neh

BaNdAiD
Veterano
# nov/07
· votar


Só faltou agora um amp valvulado!!!
e um talkbox p tocar foo fighters!!

zaqueu_grunge
Veterano
# nov/07
· votar


Ad Ferrari
O CryBaby from hell pode ser subtituído por um 535Q.. sai um pouco mais em conta, a não ser que você não se importe de pagar uns dolares a mais.
Fica com o MXR 10-band equalizer, não acho que a economia feita em
comprar outro equalizer possa superar a qualidade heheh

Ad Ferrari
Veterano
# nov/07
· votar


então, galera, pelo que eu tinha lido a unica diferença entre o cry baby from hell do dimebag e o 535q é alguns features extras como os leds e outras coisinhas. De resto é a mesma coisa. Isso confere? Se for isso mesmo acho que compensa gastar uns dolares a mais, nem eh tanto assim. Mas se o timbre for diferente, aí vai precisar de melhor teste....

agora quanto ao MXR 10 B Equalizer, a minha dúvida mesmo é se o equalizer é necessário nesse set. Se for acho que fico com ele mesmo, ja que comprando la fora, o custo beneficio muda completamente. A minha duvida é: será que com as opcoes do cry baby + sansamp + od da mxr não consigo equalizar meu som direitinho. Será que preciso desse investimento a mais (claro, vai depender de gosto e etc, mas falo no sentido de amplitude, flexibilidade mesmo)?

Pelos meus calculos levando esse set completo gastaria 1200 dolares, ou seja, R$ 2200 reais atualmente. O que, pelo set acima é bem em conta, não?

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/07
· votar


O wha dimebag te possibilita mais controles mas a essencia é a mesma do 535q. Se a diferenca de preco é pequena, vai nele pq ele é mais versatil por conta dos controles que comentei.

O equalizer voce pode usar para equalizar alguma frequencia, mas ai eu só veria necessidade para ele se você já tivesse espetado tua guitarra, no teu set de pedais e no teu ampli, e dissesse que falta algo. Como não é o caso, voce não sabe dizer hoje se compensa ou não pegar um equalizer saca ?

Outra opcao para o equalizer, é funcionar como um booster no teu pedalboard.

Neste caso voce deixa ele por ultimo, e acentua mais uma frequencia para destaque da tua guitarra na hora de um solo, bem no esquema de booster mesmo. Tipo um destaque nos médios e tal.

Sobre os drives, o MXR custom é o que ? fraco,forte, um pedal só, mais de um no mesmo pedal ?

Tipo o ideal para drives é a cascata.

Um pedal de drive fraco, um pedal de drive forte e um pedal de fuzz por exemplo.

Ligando sempre do fraco pro mais forte a idéia é que um ajude a empurrar mais drive pro outro e ai o set fica interessante.

Sei que o TRI-AC te dá 3 opcoes de drive no mesmo pedal, é muito bacana e versatil, mas voce vai acabar usando ou uma ou outra.

A idéia do drive fraco e do drive forte depois é melhor para a hora do vamo ve, fica mais facil controlar os pedais no chão numa apresentação ao vivo.

Mas quanto ao TRI-AC eu curti a idéia, mesmo vc não usando com frequencia, vc tem ali 3 opcoes de drive num só pedal.

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/07
· votar


vamos lá sobre os pedais

ok - BOSS TU-2 Chromatic Tuner / Power Supplier

ok - DUNLOP Dimebag Darrell Cry Baby from Hell

?? - MXR Custom Shop GT-OD Overdrive : não sei responder pq não conheco o pedal, se quiser indicacao de outro drive muito bom, voce pode tentar o Fulltone OCD

ok - SANSAMP TRI AC

não - MXR 10 Band Equalizer

ok com ressalva - MXR Phase 90 : phase é legal, mas não usa-se a todo tempo, não valeria mais a pena um chorus não ??

ok com outras sugestoes - BOSS DD-6 Digital Delay : indo nesta linha de delay digital, tem tambem o da line6 que é bacana, vale experimentar.

Ad Ferrari
Veterano
# nov/07
· votar


JoeCruzGuitar

Entao, o custom shop GT-OD da dunlop é um verdinho (dá um look no link: ) que um amigo meu comprou e cara, manda muito esse overdrive. Vc tira som pesado, limpo, é, vamos dizer um concorrente direto do TS-9 da Ibanez, mas dizem as más linguas que esse da MXR é melhor, supera.

o que tinha pensado em usar dele em combinação com o sansamp triac era exatamente isso, ter 3 opções de distorção / overdrive que possam ser misturadas com o timbre e qualidade do MXR GT-OD, uma ajudando a outra e também podendo funcionar em separado. Ainda vou testar os dois pedais juntos pra ver se nao eh exagero ter os dois, mas acho que rola uma sinergia poderosa com esses dois.

Uma outra duvida que eu tinha era: consigo criar utilizando o phase 90 e o delay, separado ou juntos algo proximo de flanger, chorus e/ou reverb no som?

Ad Ferrari
Veterano
# nov/07
· votar


opa, esqueci do link:
http://www.jimdunlop.com/index.php?page=products/pip&id=266&pmh=produc ts/p_and_e_detail

Ad Ferrari
Veterano
# nov/07
· votar


quanto ao phase, acho que o mesmo vale pro chorus nao? nao é uma coisa que se use sempre, nao?

depende do guitarrista, talvez... mas queria saber, em efeitos, o que me daria mais flexibilidade? comprando 2 pedais apenas: chorus+delay, delay+phaser, delay+flanger ou delay+univibe?

Ou entao outra combinacao, chutando o delay daí?

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/07
· votar


Bom, como voce disse varia de guitarrista pra guitarrista e de som pra som mesmo.

Eu prefiro a dupla chorus + delay.

Mas com o phaser regulado bem fraquinho, ele lembra um pouco chorus e vibe, e mais forte, lembra um pouco flanger.

Acho que a essencia das modulações entre eles é bem parecida, por isso a proximidade.

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


vi o link pro mxr custom od, bem legal o pedalzinho.

é muito caro ?

nessa linha tube screamer like, tem bastante coisa lá nos USA

barber direct drive
fulltone ocd
maxon ts-9
xotic bb preamp

uns soam mais parecidos com tube screamer (caso do barber direct drive e do maxon), outros menos, mas a utilizacao do pedal no board seria a mesma.

eu curto estes pedais da mxr, tenho o phase e o flanger do Van Halen.



EDIT : ouvi o sample do pedal no site da MXR

Muito bom o pedal, muito mesmo.

Ele vai mais na linha TS808 e não no TS9. Tem medios mais equilibrados e menos ganho do que um TS9.

Acho excelente opcao pra drive fraco, e o forte voce usa do TRIAC.

Mas como te disse, a fulltone e a xotic tem excelentes opcoes tambem pra esse tipo de som.

Ad Ferrari
Veterano
# nov/07
· votar


Bom, muito obrigado pela ajuda! Mas fica aqui outra duvida: e quanto a captadores? os da minha guita são humbuckers EMG-HZ e Push Pull, mas talvez queria trocar por Seymor duncan.... será que vale a pena?

a minha tira um som muito bom com os EMG, mas se for pra tunar, ja tuno de uma vez...

zacaoamargo
Veterano
# nov/07
· votar


Ad Ferrari
SET PROPOSTO:

- BOSS TU-2 Chromatic Tuner / Power Supplier
- DUNLOP Dimebag Darrell Cry Baby from Hell
- MXR Custom Shop GT-OD Overdrive
- SANSAMP TRI AC
- MXR 10 Band Equalizer
- MXR Phase 90
- BOSS DD-6 Digital Delay


Ok...
Vou ser ousado nos pedais que vou te indicar, pois to vendo que vc citou pedais até carinhos.


Boss TU2. Bom afinador. Pega ele. Mas tenta não colocar ele em linha, pois come muito sinal. Isola ele com um loop true bypass.

Dunlop Dimebag é bom. Flam bem dele. Mas pensa bem, pelo preço dele vc compra um Cry Baby Mello do Robert keeley. Fala com o Dodo Audrin.

Overdrive. Cara, tem tanta coisa boa. Esquece esse MXR. Com o preço dele vc poderiaencomendar com o Dodo Audrin um Barber Direct Drive, um Fulltone OCD ou até mesmo um Xotic AC booster. Prefiro o Fulltone OCD.

Sansamp TRIAC. Esquece. Pega um distortion BOSS DS1 Ultra Robert Keeley MOD. Ou um MIAudio Crunch Box. Ou um Subdecay Black Star.

Não uso equalizer. Não posso opinar. Se eu fosse vc compraria um booster. Dica: Xotic RC Booster. Vou até comprar um tb.

Phase. Vê o Subdecay Quasar no site do Dodo Audrin. Vc vai ficar doidão.

Digital Delay. O Boss DD6 é bom, tem muito recurso, mas foda é vc usar todos esses recursos dele. Qual seu tipo de som? Eu sou mais fã dos analog delays, embora sejam pouco versáteis. Neste caso, te indicaria um Retro-Sonic Analog Delay, Ibanez AD9/Keeley MOD. Desses dois só conheço o AD9. Mas me falaram muito bem do retro-sonic. Entra no site deles. Mas se vc tem interesse num digital delay, então tenta pensar num T-Rex Replica, DLS Echo-tap, BOSS DD20.

Ad Ferrari
Veterano
# nov/07
· votar


Não entendi, Zacao, como assim não colocar o Chromatic em linha? Como faço para isolar ele em loop true bypass (duvida total newba, não sei mesmo)?


Quanto às outras dicas, muito obrigado! Tá me dando uma outra amplitude que não seja a mainstream preu ouvir, testar e comparar!

jtz
Veterano
# nov/07
· votar


só uma dúvida

o mxr 10 band equalizer é igual melhor ou pior ao mxr 10 band equalizer KFK ?

Ad Ferrari
Veterano
# nov/07
· votar


eu tava meio na duvida tb, mas pelo que eu tinha visto o KFK já tem uma pré regulagem puxando pro som do cara (meio como o overdrive do zak wylde que puxa pro cara).

por isso achei melhor o normal, já que permite começar "do zero".

zacaoamargo
Veterano
# nov/07
· votar


Ad Ferrari
Não entendi, Zacao, como assim não colocar o Chromatic em linha? Como faço para isolar ele em loop true bypass (duvida total newba, não sei mesmo)?


Esse é um looper truebypass, por exemplo:

http://www.robertkeeley.com/product.php?id=23

jtz
Veterano
# nov/07
· votar


eu tava meio na duvida tb, mas pelo que eu tinha visto o KFK já tem uma pré regulagem puxando pro som do cara (meio como o overdrive do zak wylde que puxa pro cara).

por isso achei melhor o normal, já que permite começar "do zero".


putz não sabia disso, acabei comprando o KFK mesmo, não achava o MXR normal de jeito nenhum

=[

jtz
Veterano
# nov/07 · Editado por: jtz
· votar


ah o KFK tem a vantagem de ter dois outputs, assim eu posso ligar num afinador sem afetar a linha de sinal

e eu acho que a diferença entre os dois é mínima senão nenhuma

descobri que tem uma diferença na impendância deles

o KFK tem <150 OHM de impedância

e o outro tem 5K OHM de impedância

o que isso influencia no som ? as outras especificações são iguais

Ad Ferrari
Veterano
# nov/07
· votar


Putz, não faço idéia... ainda não peguei o esquema do bypass pra o afinador não afetor o som. Alguém poderia explicar melhor?

Heartbreaker
Veterano
# nov/07
· votar


em qual ampli tu vai ligar todos esses pedais fodoes ?

mazellan
Veterano
# nov/07
· votar


eu jah ouvi esse pedal de overdrive da mxr....
eh bem na linha do ts808.....bem menos médios q o ts9 e bem abafado.....eu gosto....
eu axo q nem tem oq mudar nesse set...mto bom msm...tah servido pra kuer coisa...talvez faltou um fuzz...mas aih depende..de repente vc nem gosta de fuzz neh...

ps. eu prefiro chorus do q phaser....o ideal seria os 2...põe um MG monovibe e pronto..jah tem um chorus e um tremolo BEM fodas...

Ad Ferrari
Veterano
# nov/07
· votar


Ainda não sei em que amp vou ligar mas com certeza será em um Fender ou Marshall valvulado (provavelmente o marshall).

MG Monovibe é tipo o Univibe da MXR?

tava pensando até em ter um chorus, um flanger, um tremolo, mas acho que pra agora (e acompanhando a opinião da galera aqui que ajudou muito!) esse set com phaser tá suprindo bastante o que to esperando fazer.

Ad Ferrari
Veterano
# nov/07
· votar


Ainda não sei em que amp vou ligar mas com certeza será em um Fender ou Marshall valvulado (provavelmente o marshall).

MG Monovibe é tipo o Univibe da MXR?

tava pensando até em ter um chorus, um flanger, um tremolo, mas acho que pra agora (e acompanhando a opinião da galera aqui que ajudou muito!) esse set com phaser tá suprindo bastante o que to esperando fazer.

mazellan
Veterano
# nov/07
· votar


Ad Ferrari
axo q esse chorus da MG eh akele easy chorus...mas nem tenho ctz...eu jah tinha lido em algum lugar de qm q ele era "clone"...
bom..eh q eu prefiro o chorus ao phaser....mais soh com esse set vc jah vai estar MTO bem servido...

Ad Ferrari
Veterano
# nov/07
· votar


Será que alguém prefere o phaser ao chorus e flanger ou sou só eu? ehehehehe

Gasoline
Veterano
# nov/07
· votar


Eu prefiro o Phaser a qualquer outra modulação.
Aliás, é a unica modulação que eu uso.
E a unica que eu tenho uma lata dedicada.

No teu set, tem umas idéias bem legais.
O lance de isolar o afinador funciona assim..
sinal da guitarra no input do looper
output do looper na cadeia de pedais.
send do looper no input do afinador
(e se quiser não é necessário, eu não usaria)
return do looper no output do afinador.

assim, quando tu desativa o loop, o sinal passa direto, do input para o output, sem rodar por dentro do afinador, mantendo o sinal.
Conseguiu entender.
Desenhando é mais fácil.. hehe.

Ad Ferrari
Veterano
# nov/07
· votar


entendi sim, quando ligado a minha guita vai direto pro afinador, mas quando desligado, é como se a guita estivesse ligada diretamente no set de pedais.

Mas que equipamente utilizo para fazer esse looping? tem alguma coisa BOSS, MXR ou o que o valha assim?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montando Set Robusto e Flexível