Teste de Timbre: Tri-AC(SansAmp) X Argos(WaveBox)

    Autor Mensagem
    Alex_Guitar
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Alex_Guitar


    Bom, este post é apenas uma comparação feita por mim mesmo em resposta à um post inicialmente colocado no Fórum de guitarras.:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/171791/

    Resolvi colocar o meu "REVIEW" aqui na tentativa de ajudar a alguém que estivesse com as mesmas dúvidas que eu.

    Bom, vamos à minha resposta / review.:
    Vinicius Nogueira
    Camarada, fiquei de "frente" com o Argos de um colega meu, e comparei-o em "tempo real" com o TRI-AC da SansAmp.
    Realmente o Argos tem umas distorções muito boas e algumas coisas à mais que o TRI-AC, como o "sweep" (controle de médios), as implementações MIDI, simulação de posicionamento do microfone em relação ao alto-falante e etc., mas no quesito timbragem mesmo, na minha opinião o TRI-AC me soou bem menos, digamos "artificial", do que o Argos.
    Existe um "resto" de ganho que me incomodou bastante no Argos, e olha que fiquei muito tempo tentando regulá-lo com este conhecido meu(mais de três horas para ser mais exato) plugando a guitarra do cara (Ibanez RG 550 - Japonesa) tanto no TRI-AC quanto no Argos e estes, no Input e no "Loop" de efeitos do Amp (Peavey Bandit 112 e um Meteoro Vulcano).
    Os timbres das simulações do TRI-AC, me pareceram ser mais um pouco mais"orgânicas" que a do outro simulador.

    E aproveitando, vou tentar expressar a minha opinião em relação à algumas afirmações suas postadas no outro tópico em relação ao TRI-AC:
    " mesa boogie com pouquíssimo ganho e muito "gordo" o som, horrível pra bases."
    Assim que liguei o TRI-AC, restaurei a sua configuração de fábrica e o "setei" nesta simulação. Confesso que tive uma impressão parecida, só não concordei com o "gordo" pq. achei justamente ao contrário. O som inicial desta simulação me pareceu um tanto quanto "magra". Mas perdendo apenas alguns minutos girando os controles de tonalidade e drive consegui um timbre bastante legal.

    "- Fender tem o maior ganho, dá até pra fazer solo com ele, de rock apenas, metal, nem pensar pois não rola fritar."
    A minha opinião vai ao contrário do que vc. disse, pois no TRI-AC a simulação do Fender não tem o maior ganho, pq. a intenção desta simulação no TRI-AC seria "emular" o funcionamento do amp Fender para sons de guitarras mais "clean". Tanto é que, se vc. retornar com os preset´s de fábrica no TRI-AC, esta é a única simulação que deixa a guitarra "limpa". Mas se for girando o botão de drive, vc. obterá sons perfeitos para Blues, Jazz ou Funky.

    "- Marshall muito agudo e rasgado o som e não rola fritar tambem."
    O Ampli Marshall, por si só já é agudo, e no caso desta simulação do TRI-AC, existe um circuito à mais para simular uma saturação que me lembrou o JCM 800. Mas tudo pode ser contornado chegando a uma timbragem mais do que aceitável, perdendo apenas alguns minutos girando os botões de controle.

    O TRI-AC é, e pode ser usado, como um pré-amp, sendo plugado desta forma, tanto no INPUT quanto no "LOOP de efeitos" do ampli. Quando vc. pluga diretamente no INPUT, pode gerar um "choque" de timbres em virtude de estar passando pelo pré-amp do próprio amp, mas como disse algumas vezes anteriormente, nada que se possa contornar perdendo um tempinho girando os botões de controle. Colocando um EQUALIZADOR e um DISTORTION ou OVERDRIVE, como um DS-1, TS9 ou um SD-2(para amenizar a perda de ganho) após o TRI-AC então, vc. tem uma gama maior ainda de timbres a serem exploradas.

    O TRI-AC é realmente bastante versátil e me convenceu muito mais nas suas simulações que o Argos, mas de forma alguma estou afirmando que o Argos, é ruim, muito pelo contrário, é realmente muito bom, mas no quesito timbragem a minha escolha ficou com o TRI-AC pelos motivos acima citados.
    Mas como sempre digo, timbre é algo muito pessoal pois, o que agrada a muitos, pode não agradar a poucos e vice-e-versa. Então aconselho aos que estiverem interessados em alguns dos dois simuladores, já "munidos" destas poucas informações, façam o "test-drive" por vcs. mesmos e tirem as suas conclusões.

    Quanto às "fritações", eu diria que, quem "frita", frita com praticamente com qualquer setup, vide o Tio Paul Gilbert quem tem uns timbres, digamos, meio "estranhos" às vezes, e olha o que o camarada faz...

    Bom, esta é a minha humilde opinião sobre a comparação que fiz com os dois pedais. Se alguém tivesse mais informação à respeito acredito que seria interessante colocar aqui para tentar sanar as dúvidas do pessoal.

    Desculpem o tamanho do post ... :o/

    Valeu !!!
    \o/

    Vinicius Nogueira
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Alex_Guitar

    Opa, perfeito review cara!! Ótimas informações para quem está pensando em comprar esses pedais.

    Eu fiz a mesma coisa que vc, coloquei os dois frente a frente, daí fui fazendo os testes com minha Cort viva gold 2, em um ampli Crate de 150w lá na loja, mto loco o ampli. Mas coloquei direto no Input.

    O resultado para mim foi que o Argos supera bem o Tri-AC em timbragem, isso entra no que vc disse sobre cada um ter seu gosto de timbre, então eu gosto do meu som com um médio a mais, e o Argos tem exatamente o que eu queria, o sweep... Mas não é só por esse fator que considerei o Argos melhor que o Tri-AC, vários e vários fatores que se eu for colocar aqui, vai dar um post o dobro do seu hehehe.

    O que não gostei no Argos foi que ele é digital/analógico.. Digital nele só os bancos de dados etc, e a simulação analógica.
    Falo isso pois sempre tive pedaleira a vida toda, e não suporto ficar regulando por número... Treble no 23, Mid no 18, Sweep no 31... entendeu.
    Apenas isso que eu não gostei no Argos, mas é algo que passa despercebido quando ouvi o som dele.

    Eu só me desfiz do Tri-AC mesmo pois eu queria mais ganho, e não estava afim de BOSS ou outras marcas, daí apareceu o Argos e vi o vídeo do Oziel, vi o pedal na expomusic também, e decidi ter ele, daí como eu estava sem grana, o tri-ac foi como parte do pagamento.
    Mas antes de eu ter o tri-ac, eu economizei 4 meses pra poder comprar ele, foi foda... ehhehe.

    tri-AC é um pedal que humilha demais os outros.

    É aquela questão de gosto, eu preferi mais recursos como (sweep, mic, drive e ter mais presets pra memória). Além do ganho a mais que o Argos tem.

    Acho que posso resumir tudo..
    Tri-AC - para quem gosta de algo simples e objetivo e que humilha muitos "complexos"
    Argos - pra quem quer algo mais que do que o tri-ac pode oferecer.

    Valeu alex, se quiser eu especifíco cada amp.

    Outra coisa, liguei o Argos em linha aqui no PC, ficou MUITO melhor do que aquela gravação que eu fiz, mas MUITO msm. Vou postar daqui a pouco.

    Alex_Guitar
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Fiz o teste de novo para saber se tive uma impressão errada do Argos. Confesso que, desta vez, até simpatizei mais com ele, mas a minha escolha ainda fica com o timbre do TRI-AC.
    Uma outra coisa que esqueci de mencionar anteriormente é que o Argos emite um ruído (hammm...) muito alto quando se está parado, sem tocar nada (me lembrando muito o ruído das pedaleiras ZOOM), e isso piora ainda mais dependendo do tipo de distorção que vc. utilizar.
    Mais uma vez, dentre os dois, a minha escolha fica com o TRI-AC...

    Vinicius Nogueira
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Alex_Guitar

    o Hamm eu tbm achei muuuito estranho cara... note que se vc levantar o pedal, tirar ele do chão fica com ruído ZERO.
    esse é o único ponto crítico do Argos.

    Alex_Guitar
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Vinicius Nogueira
    Cara, eu dificilmente testo pedal apoiado diretamente no chão em virtude destes motivos. E foi o que fiz com o Argos quando percebi este ruído. Coloquei ele em cima de uma cadeira de plástico e em cima de uma prateleira de madeira. Diminuiu sim, mas mesmo assim, o bichinho "roncava" mais que eu dormindo... risos... ou seja, "ruído ZERO" acho que com o Argos não "rola".

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Muito bom ...

    Eu até fiz um esquema para fazermos umas Effects Battles ...

    Vejam: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/171967/

    Muito legal essa ...

    Agora alguém poderia incluir nessa o OD-20 da Boss ...

    pedrobrito
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Fala tio Alex, li seu review e concordo com quase tudo!
    Eu tenho um TriAc e acho que o único defeito dele é que dependendo do som pode faltar ganho mesmo com o drive no talo. Se tiver um pedal pra empurrar ai sim fica perfeito!

    Alex_Guitar
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    pedrobrito
    Colocando um EQUALIZADOR e um DISTORTION ou OVERDRIVE, como um DS-1, TS9 ou um SD-2(para amenizar a perda de ganho) após o TRI-AC então, vc. tem uma gama maior ainda de timbres a serem exploradas.
    Desculpe camarada, mas não foi o que eu disse aqui ?camarada... :o)
    \o/

    B.Frusciante
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    PORRAAAA
    Valeu caraa!!
    Eu não li ainda, mas esse provavelmente vai ser o review mais importante pra mim!
    Vou viajar mas segunda-feira eu leio!

    Falou brother!

    Alex_Guitar
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    B.Frusciante
    PORRAAAA
    Valeu caraa!!
    Eu não li ainda, mas esse provavelmente vai ser o review mais importante pra mim!
    Vou viajar mas segunda-feira eu leio!

    Falou brother!


    Valeu camarada !!!
    \o/

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    pedrobrito
    Eu tenho um TriAc e acho que o único defeito dele é que dependendo do som pode faltar ganho mesmo com o drive no talo. Se tiver um pedal pra empurrar ai sim fica perfeito!
    Vc n acha que a dist. dele seja suficiente??? Ta certo que o GT2 tem mais, porem acho que pode-se fazer uma estrago com o triac ...

    Edu Gullo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fernando de almeida

    Eu tambem tenho um Tri Ac, mas realmente, ele sozinho vc nao consegue um som bem gordo nem a pau p dar umaas fritadas tipi angra.... Só se colocar um equalizador junto

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Edu Gullo
    Eu tambem tenho um Tri Ac, mas realmente, ele sozinho vc nao consegue um som bem gordo nem a pau p dar umaas fritadas tipi angra.... Só se colocar um equalizador junto

    Qual é seu ampli???? Eu consigo vários timbres animais ...

    Edu Gullo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fernando de almeida

    Um Vulcano de 200 Watts... Mas cara, só nele o som nao fica bolinha manja??? Tipo qdo vc da palhetada rapida tipo michale angelo, akele som gordao... só colocando um eq junto p dar essa encorpada... Vc consegue tirar sons assim so com ele/??/

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Edu Gullo
    Um Vulcano de 200 Watts... Mas cara, só nele o som nao fica bolinha manja??? Tipo qdo vc da palhetada rapida tipo michale angelo, akele som gordao... só colocando um eq junto p dar essa encorpada... Vc consegue tirar sons assim so com ele/??/

    Sim ... Qual regulagem que vc usa no ampli e no Argos????

    Edu Gullo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fernando de almeida

    Hehehe... É TriAc q eu tenho veio.. c ta confundindo...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Edu Gullo
    Hehehe... É TriAc q eu tenho veio.. c ta confundindo...

    Sim ... me confundi ... Me passe a regulagem do seu ampli e do Triac (eu uso um argos e o outro guita da minha banda usa um Triac e tiramos um som legal heheheheee) ...

    Na moral
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fernando de almeida
    e ai cara blz? eu acabei de comprar um triac, soh q ainda nao pude testar-lo bem pq nenhum dos meus dois amps estao funcionando...... dai eu to ligando no phone de ouvido, entaum qq regulagem q eu faça fica uma merda...... teria como vc me passar umas regulagens de triac? pq vou ensaiar com minha banda e nao queria perder muito tempo n studio procurando timbre.

    Abraços

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Na moral
    e ai cara blz? eu acabei de comprar um triac, soh q ainda nao pude testar-lo bem pq nenhum dos meus dois amps estao funcionando...... dai eu to ligando no phone de ouvido, entaum qq regulagem q eu faça fica uma merda...... teria como vc me passar umas regulagens de triac?

    Vou ver com o camarada meu pra ver as regulagens dele ...
    Mas não é difícil ... Deixa cada um dos bancos gravados com uma modelação de ampli cada e com tudos os controles em flat (tudo no meio) ... No estúdio vc acerta rapidinho cada banco de acordo com o seu gosto ...

    Edu Gullo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fernando de almeida

    Entao, geralmente uso assim pros solos:

    Marshall, Grave 3h, Medio 12h, Agudo 3h, Level 12h, Drive no maximo... e o amp flat... mas eu to ligando todos os meus pedais no loop:

    Return do Vulcano - Delay - Chorus - Equalizer - TriAC - Wha Wha - Guitarra

    Fazendo isso, o som fica bem melhor do q no input

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Edu Gullo
    Return do Vulcano - Delay - Chorus - Equalizer - TriAC - Wha Wha - Guitarra

    Fazendo isso, o som fica bem melhor do q no input


    Bom depende ...
    Se vc regular o ampli legal dá pra usar no input e eu recomendaria:
    Guita>>>wha>>> Triac>>>Equalizer>>>ampli
    No loop do ampli: send>>>chorus>>>delay>>>>return

    Mas é pra ter resultado ligando direto no return tb e os outros controles do ampli ficam inutilizados (o mid, low, hight, etc) ...

    Marshall, Grave 3h, Medio 12h, Agudo 3h, Level 12h, Drive no maximo
    Cara, pra solo geralmente fica melhor se vc ter bastante médios e menos graves e agudos ... Pra base é o inverso, geralmente usa-se mais grave e agudos e menos médios ... E isso vale pra sons limpos ou distorcidos ... Mas como eu disse, geralmente, logo, não é uma regra ...

    Edu Gullo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fernando de almeida

    Vou tentar aumentar os medios e diminuir os graves e agudos chegando em casa.... em relaçao ao loop, é pura preguiça mesmo cara, pois vai uma porrada de cabos no amp... hehe

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Edu Gullo
    Vou tentar aumentar os medios e diminuir os graves e agudos chegando em casa
    OK, mas só lembrando que isso é pra solos ....

    Edu Gullo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fernando de almeida

    O pessoal fala muito em deixar o Triac todo em flat e só fazer a regulagem no equalizador... O pedal é legal, mas se vc colocar os medios do TRIAC depois do 6, o palm mute some!!!!!!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Edu Gullo
    O pessoal fala muito em deixar o Triac todo em flat e só fazer a regulagem no equalizador... O pedal é legal, mas se vc colocar os medios do TRIAC depois do 6, o palm mute some!!!!!!

    vou pegar o TRIAC do meu camarada nesse FDS testo e depois coloco posto os resultados ...

    Edu Gullo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Eu vou pergar o valveking semana q vem... Espero q a dist seja mais encorpada q a do pedal... Assim resolve a situaçao

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Edu Gullo
    Eu vou pergar o valveking semana q vem...
    Pô ... esse ampli é animal ....

    Edu Gullo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fernando de almeida

    Fiz um patch no TriAc q ficou MUITO pesado.... Enchi de grave, medio na metade e agudo um pouco mais q a metade, drive no maximo e amp Mesa Boogie... Fica destruidor a base... Mas o problema do TriAc mesmo sao os solos... Mesmo regulando com bastante medios e tirando o grave e agudo, ele nao fica encorpado... Agora a base fica destridora... Detalhe q qdo ligo ele no input, nao fica com esse peso igual no return do amp... vai entender

    joaoabdala
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Fernando de almeida
    Fiz um patch no TriAc q ficou MUITO pesado.... Enchi de grave, medio na metade e agudo um pouco mais q a metade, drive no maximo e amp Mesa Boogie... Fica destruidor a base... Mas o problema do TriAc mesmo sao os solos... Mesmo regulando com bastante medios e tirando o grave e agudo, ele nao fica encorpado... Agora a base fica destridora... Detalhe q qdo ligo ele no input, nao fica com esse peso igual no return do amp... vai entender

    Concordo com vc ! Realmente ,para solos ele nao fica tao encorpado , pelo menos nao tanto como eu quero . Mas graças a deus , tive a oportunidade e vou ter o Tri AC mais Argos Wavebox JUNTOS no set :D .. vou estar bem servido ne ?!
    Semana q vem o Wavebox chega , e dou minha opniao mais detalhada .
    Mas o tri ac , foi um dos melhores pedais de distorçao q ja toquei :D
    abraçoos

    joaoabdala
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Noossa , cavei huasuhsa kk nem tinha reparado =/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teste de Timbre: Tri-AC(SansAmp) X Argos(WaveBox)