Problema com afinação de bumbo

    Autor Mensagem
    EduBattera
    Veterano
    # set/11


    Eu toco bateria ja tem um tempo, mas até semana passada nunca tinha tocado numa bateria minha mesmo, ou seja, não tinha a minima noção de como afinar, enfim, peguei uma crossroad. Fui montando a bateria de ouvido, os tons, o surdo e a caixa ficaram perfeitos (pelo menos pra mim), mas o bumbo continua com um som de "chapa de raio-x", já tentei "apertar" a pele, soltar, coloquei um travesseiro dentro (alias, até hoje não sei porque tem que colocar o travesseiro dentro), e o som continua ruim.
    Detalhe: Eu estou usando as peles rmv single clear que vieram junto da bateria.
    Alguém pode me dizer porque está desse jeito e como resolver esse problema?
    Agradeço desde já.

    rocknroll1234
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tente furar a pele de resposta

    EduBattera
    Veterano
    # set/11
    · votar


    A pele de resposta já vem com um furo brother(Não falei nada porque achei que era um padrão da rmv).

    Saquett
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Faz o seguinte e me Diz como ficou !!

    Coloque dentro do bumbu 1 traveseiro e um Coberto enconstano nas 2 peles Depois Deixa a pele do seu Bumbo Bem solta meia Enrrugada MAS rosoando ouvindo o som do tambor da madeira depois você estica bem a pele de resposta !!! Você vai ver vai ficar um Tuffff vai ficar legal vai tirar esse som metalizado faz isso e miz o q pegou !!

    Hayashi
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Hayashi
    · votar


    EduBattera

    Faz o Saquett disse, também tenho uma Crossroad e meu problema está sendo com o surdo que está com um som de lata e ressoando muito ainda, mas como ainda não tive um dia só pra me dedicar a afinação dela não irei reclamar muito.

    Vou te dizer como fiz com meu bumbo: Também uso as peles que vieram nela.

    1° - Tirei as peles totalmente da bateria inteira, não quis correr o risco delas acentarem de forma incorreta (vale ressaltar que comprei a bateria que testei, mas como ela demorou um pouco pra chegar, não sei o que foi feito em relação as peles, mas quando ela chegou as peles estavam destencionadas).

    2° - Coloquei-as novamente sem tencioná-las, fui para a pele resposta do bumbo e a fui esticando de maneira igual em todos parafusos (dando o mesmo número de voltas em cada um, claro que este método não é preciso, pois só um torquímetro ou chave com essa função poderia dar essa precisão, o Watch Tension da Tama também faz isso mas é bem salgado no preço, mas lembre-se para esses instrumentos de precisão funcionarem os aros tem que estar em perfeitas condições, ou seja, sem empeno), até que ela ficasse esticada sem nenhuma ruga.

    3° - Após fui para a batedeira e fiz o mesmo procedimento, e adivinha o som ficou metalizado, porém definido.

    4° - Coloquei 2 pequenas almofadas por dentro dele, cada uma tocando em uma pele e se tocando também, pronto problema resolvido, som gostoso e com um kick legal, depois trocarei as almofadas por espumas e ver se ficará melhor, gosto de um som na bateria inteira (exceto a caixa) bem fechados, vou fazer como fiz com a bateria da antiga banda que ensaiava, troquei as peles batedeiras por outras novas hidráulicas, e as batedeiras eram de filme duplo as coloquei no lugar das respostas, e afinei todos os tambores, o som me agradou muito ficou pesado, só não fiz isso com o bumbo, no bumbo coloquei a Power Stroke 3 com anel abafador na batedeira e permaneci com a de filme simples na resposta.

    Qualquer dúvida só postar.

    Abç.

    EduBattera
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Saquett

    Eu fiz o que tu falou brother, agora ficou "redondinha", sem aquele som estranho.
    Vlw campeão, me ajudou pra caramba

    Saquett
    Veterano
    # set/11
    · votar


    De Nada Camarada !!! Agora pra resolver o roblema do Surdo com som de Lata é so colocar um pele de filme duplo no tambor e do lado de fora do tambor colocar um pele de filme unico de cabeça para baixo por cima da de filme duplo!!Fica show tira esse som de Lata do Surdo ele fica assim Tum,Tum !!!

    Hayashi
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Saquett

    Valeu pela dica, irei fazer isso só não sei quando, rssssss, estava com tempo pra estudar e me dedicar um pouco mais a bateria, agora o tempo encurtou novamente :S, mas final de outubro é minhas férias e vai dar pra me dedicar um pouco mais.

    Abç.

    Saquett
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Tranquilo cara tbm tem uma solução mais barata !!! COloque um tnt abafando o Bumbo q resolve !!!MAS o Tnt abafa bastante !!!

    Hayashi
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Saquett

    Vou tentar todas as técnicas que aprendi sobre abafamento e a que ficar melhor será a que adotarei.

    E você não pare de estudar, dedique-se o máximo que puder, essas palavras também servem pra mim ;).

    Abç.

    ricardopaulob
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Eu uso a técnica de afinação do mestre Bonham. A pele de ataque mais esticada e a de resposta mais frouxa... Eu não furo e nem coloco nada dentro bumbo..

    Nesse vídeo vc pode ver uma forma mais fácil de afinar do Bob Gatzen.. Ele abafa um pouco e tem furo, assim é bem mais fácil chegar numa boa afinação (cuidado para não abafar muito e matar o som do tambor. Um tambor tem que ressoar para soar bem.



    Hayashi
    Veterano
    # set/11
    · votar


    ricardopaulob

    Muito bom esse vídeo.

    Abç.

    Miocazzone
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Cara folga a pele de resposta bastante até o limite das rugas, sem enrugar. A batedeira folgue também, até o mesmo limite, então use uma almofada fina que encoste nos dois lados, nas duas peles e veja o que acontece. ou ainda, compre os anéis da pearl e coloque dos dois lados(pouca gente faz isso). pode rolar. Meu batera usava assim e era bom. Quando não tem furos na pele de resposta, a técnica de tocar o bumbo muda pra um toque sem pressionar, como o toque dos tambores. É muito usado no jazz e você percebe que muitas vezes no jazz o bumbo se comporta como um tambor de cima, inclusive a afinação e diâmetro do bumbo, para ser possível ouvir a nota melódica.

    Amok
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Oia o video que legendei bombando...
    Tou fazendo umas experiencias com afinação de bumbo e cheguei a um resultado interessante com a seguinte configuração:
    - Pele batedeira de filme duplo estilo Pin Stripe com afinação mais alta.
    - Pele de resposta de filme simples, afinada como no video do Bob Gatzen
    - Muffler e falam slam (anel abafador de espuma e adesivo de protecao) na batedeira
    - A pele de resposta é uma Evans Emad que tem um anel abafador de poliester por dentro
    - Batedor (pirulito) duro, em poliuretano
    - Nada dentro do bumbo

    Essa configuração fornece projeção e um kick estalado seguido de um
    belo "OHMFF" de subgraves, mas a falta do travesseiro exige bastante tecnica no pedal. É preciso aprender a usar o batedor pra controlar a ressonancia da batedeira, "colando" a cabeça do pirulito na pele. Mas dá pra tirar um som do tipo tum-tum-tuuum, com muita riqueza na dinamica.

    []'s

    -

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com afinação de bumbo