Compensa gravar uma bateria real?

    Autor Mensagem
    sliderX
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: sliderX


    Olá amigos bateristas. Mais uma vez venho recorrer a sabedoria de voces para minhas duvidas enquanto guitarrista.

    Eu e minha banda estamos para gravar um cd, e estamos procurando estudios legais de gravação. Muitos dos produtores tem recomendado que usemos soundreplacer ( ou drumagog etc) ou mesmo entregar uma linha em midi da bateria para por o VST tipo BFD ou Superior Drummer por cima, pois nao compensaria microfonar uma bateria em estudio, jah aqui no Brasil nao se consegue um som legal de bateria para metal, pois seria muito dificil levantar um kit de bateria com peças especificas e um lugar com uma boa ambiencia etc.

    A questao é: isso me deixou muito encucado. Isso é verdade? Não se consegue um som legal de bateria pra metal Brasil?


    Compensa mesmo usar soundreplacer ou VSTs na relação custo/beneficio?

    Espero que me ajudem nessa duvida e desde de jah muito obrigado a todos!

    sliderX
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    up =]

    SwingBatera
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    sliderX
    A sua banda não tem bateria? Se tem, ela (a bateria) não possui configurações adequadas para metal? Se sim, sugira ao dono do estúdio usá-la para a gravação.
    Muitos dos produtores tem recomendado que usemos soundreplacer ( ou drumagog etc)
    Pra mim isso é preguiça, ou falta de confiança do produtor no seu baterista. Eu usaria esses programas apenas para "consertar" erros de gravação.

    pois nao compensaria microfonar uma bateria em estudio, jah aqui no Brasil nao se consegue um som legal de bateria para metal, pois seria muito dificil levantar um kit de bateria com peças especificas e um lugar com uma boa ambiencia etc.
    Olha cara... realmente é trabalhoso e complicado microfonar, mas vai depender da qualidade da sua gravação (que depende, por sua vez, do motivo pelo qual vc está gravando, demo ou para venda). Agora generalizar usando o país todo é osso. Existem muitos estúdios excelentes. Talvez o estúdio que seu produtor costuma usar é que não tenha estrutura suficiente, com bons microfones por exemplo.

    Compensa mesmo usar soundreplacer ou VSTs na relação custo/beneficio?
    Compensa sim, com certeza. Embora, minha opinião pessoal é que não substitui a batera gravada de verdade.

    mum
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    sliderX
    Po cara, na boa, muitos estudios microfonam batera.. Todas vezes que gravei, meus bateras gravavam na bateria mesmo, nada de midi, nada de VST (no maximo um trigger). Parece um lance meio preguiça mesmo de montar tudo, testar, mudar, testar, mudar testar, depois limpar os canais, etc... Da trabalho, mas o resultado é bem superior. Claro, talvez não fique o timbre do rush, ou do DT. Mas ai vai ter a pegada do teu batera, e a batera vai estar do jeito que ele preferir.

    Prometherion
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Meio paia isso aí, parece mais preguiça mesmo.
    Por outro lado a gravação acaba ficando mais cara porque dá um trabalho absurdo gravar bem uma bateria.

    Mas o resultado nem se compara, é no mínimo um som mais "honesto" da banda.

    AndrewGotticus
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    no Brasil nao se consegue um som legal de bateria para metal

    Ou o responsável pela gravação tem preconceito ou é burro.

    Como todos já disseram, gravação de batera é realmente difícil. E como o caso é metal, tem todo o caso com peles e etc. Microfones também são caros, mas dizer que não dá pra gravar é lasca, o equipamento não vai ter aversão ao estilo que se toca. É claro que existem uns que realmente começaram a ser feitos visando serem melhores em uma certa colocação.

    Amok
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Amok
    · votar


    É bem mais simples gravar com uma trilha MIDI de bateria do que levantar, gravar e mixar uma batera acústica. O som de bateria em metal geralmente é fortemente comprimido, e não tem muita sutileza na dinâmica. Som de batera pra metal precisa ser preciso e bem cortante. Acho que talvez seja por isso que o seu produtor recomendou uma trilha MIDI. Bateria em VST já vem com o som pronto, equalizado e pode ser corrigido e ajustado facilmente. Outro motivo é que em geral os trechos de bateria pra metal são relativamente complexos. Isso dificulta muito a criação de loops baseados no som acústico. Qualquer errinho do batera e é preciso refazer o take inteiro. Isso pode ser bastante dispendioso. O uso de VSTs economiza tempo de estúdio e grana também. Nada contra o batera de sua banda, é apenas uma forma de economia e praticidade.
    [ ]'s

    Amok
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Esqueci de dizer: é MUITO dificil tirar um som legal de bumbo pra metal só na microfonação. Daí a preferência por triggers.
    [ ]'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compensa gravar uma bateria real?