Dúvida Mão Direita

    Autor Mensagem
    MSB
    Veterano
    # jul/05


    Estou com uma dúvida q talvez m possam esclarecer. Durante uns exercicios de acordes deparei-me com o seguinte:
    D A7 D D7 G A7 D
    até aqui tudo bem, tenho usado o guitar pro para gerar os tabs e o G resultou em:

    e----3-------------------------------------------------
    B----0-------------------------------------------------
    G----0-------------------------------------------------
    D----0-------------------------------------------------
    A----2-------------------------------------------------
    E----3-------------------------------------------------


    Como eu gostava de tocar Bossa Nova tenho treinado a mão direita da seguinte forma:
    PIMA IMA P IMA

    Como é que eu consigo tocar este acorde usando esta batida ?
    Até onde eu percebo (e posso estar errado) devo tocar pelo menos as notas SOL, SI e RE, sendo o bordão o SOL.
    Só que o esquema do acorde (teoricamente) obriga-me a tocar todas as cordas, repetindo notas.
    Tenho que alterar a batida para tocar o acorde, não tocar determinadas cordas ou usar outro esquema do acorde ?

    obrigado.

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    MSB

    Se vc gostava de tocar Bossa Nova provavelmente esse deve ser um problema irrelevante pra você. Mas se a sua intenção é tocar Bossa Nova acho melhor vc começar a pensar em outros tipos de acordes. Em vez de usar um Sol Maior "quadradinho" desse acho que você deveria trabalhar a harmonia e usar acordes de G6, G7M, G7/4, G7/9/4, G7/9, G7/b9, ... Acho que ae o problema passaria ser a mão esquerda! Hehehe...

    Gtosco
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Faz assim...


    e--3----------------------------------------------------
    B--3----------------------------------------------------
    G--0----------------------------------------------------
    D--0----------------------------------------------------
    A--2---------------------------------------------------
    E--3----------------------------------------------------


    Biel Cobain
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    HOMI...
    VAI PROCURAR UM PROFESSOR SEU OTARIO..
    ISSO DE SER ALTODIDATA NUM TAH COM NADA..

    caíto
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    o biel cobain é o mais cabaço

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Gtosco

    No caso isso não iria ajudar muito... pelo que eu entendi ele só toca os acordes com no máximo 4 notas na formação. Então... o Sol Maior nesse caso ficaria bem simples...


    e-----------------3-------3----
    B--0--------------3-------3----
    G--0---ou--0--ou-----ou---4----
    D--0-------0--------------5----
    A----------2------2------------
    E--3-------3------3------------


    Faça uma sua inversão!

    MSB
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Biel Cobain
    Cara, se não fossem ALTODIDATAs como eu, provavelmente foruns como este estariam vazios e sem assunto.

    Johnny
    valeu. Obrigado.

    fui.

    Helder Bello
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Porrra ... o piazinho manda bem ... vou pegar umas aulas com ele hehehe.

    MSB
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    não resisto....

    isto sem querer ofender ninguém, mas parece que há caras que não entendem bem o objectivo principal da internet (principalmente de um fórum): troca de informação.

    Todos nos sabemos (penso que é óbvio) que é MAIS FÁCIL APRENDER COM PROFESSOR, mas acho que também é óbvio que quem tenta aprender sozinho não está de forma alguma a diminuir a profissão de quem ensina.

    Indicar a alguem que será mais fácil aprender com acompanhamento (aula ou não) é uma coisa, escrever num tópico frases como a do Biel Cobain - brincadeira ou não - é criancice e desnecessário. Este tipo de frase aparece muito neste forum e pode desmotivar pessoas a pegar no violão e quem sabe mais tarde TER AULAS.

    É o seguinte, eu - licenciado em informatica - contribuo em vários foruns de informática.
    Acha lógico eu mandar alguém tirar curso de informática cada vez que alguem pergunta o que é um spyware ?
    Acha que alguém sabe quando eu respondo, que eu tenho curso ?
    É assim: quem sabe e não quer partilhar conhecimento não deve entrar em foruns, pois essa é a filosofia de um fórum.

    Temos sempre duas hipóteses, ou se responde construtivamente ou não se responde.

    abraços,
    MSB

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    MSB

    Concordo!!! E aproveitanto o embalo...

    Como eu faço pra colocar umas gravações minhas e disponibilizá-las na net?

    MSB
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Johnny

    verifica este site : h t t p : / / r a p i d s h a r e . d e

    SoldierOfFear
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    MSB
    Não liga, o Biel Cobain é um pouco retardado mesmo (olha o nick), além de ser "altodidata" em português.

    SoldierOfFear
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Johnny
    www.yousendit.com

    MSB
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    SoldierOfFear

    :)) ... eu sei que o cara estava zuando, mas ainda não se apercebeu do impacto que certas frases podem ter no moral de algumas pessoas. É q nem toda a brincadeira é encarada da mesma forma por todas as pessoas.

    Pessoalmente não estou nem aí, no entanto me irrita a atitude. Sabe que nas pesquisas que faço aqui encontro este tipo de "brincadeira" demais. Mais valia aparecer no registo deste forum o seguinte aviso:
    "ATENÇÃO: Você é ALTODIDATA ?
    Pense bem se quer avançar sem se inscrever em aula primeiro!
    Prima SIM se quer avançar sem aula
    Prima NÃO se vai se inscrever em aula imediatamente
    Prima CANCELAR se vai pensar no assunto"

    Ou então classificava-se este forum como exclusivo para gurus, professores ou alunos de violão, isso sim era subir de nível, porque caras como eu (quaze zero à esquerda em violão) e outros tantos nem sequer entravam ao barulho (e se entrassem - pelo menos estavam avisados).

    MSB
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    ...tão importante como a mensagem que se quer transmitir, é a forma como se transmite.

    MSB
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Encontrei este texto na net sobre o dedilhado:
    "

    e---X--------------
    B------------------
    G------------------
    D---1--------------
    A---2--------------
    E---3--------------


    Note que o “x” na cifra indica o toque do polegar sobre a nota do baixo (o bordão) e os dedos 1, 2 e 3 tocam as cordas ativas.
    Quando houver mais de três notas além do baixo, pode-se escolher quaisquer três para a base.
    "

    É verdade isto de poder escolher qualquer das três para a base ? Isto se aplica a batidas tambem ?

    abraços.

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    MSB

    Depende do acorde! Vc não vai colocar um Mi soando num acorde de Ré Maior, a não ser que seja um Ré Maior com a Nona no Baixo. E essa história de dedo 1 na primeira corda, dedo 2 na segunda e dedo 3 na terceira corda é bem bitoladinho... depende muito mais do acorde que vc forma e das notas que devem ser tocadas. E em termos de violão clássico o dedo 1 pode ir para quinta corda ou quarta...

    MSB
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Johnny, acho que a conversa está a subir para um nível que me custa entender :| ...
    Eu tenho estudado a formação de acordes mas ainda há partes da teoria que me escapa por me faltar ainda uma componente prática que a aplique.
    Daí eu gostar de bossa nova mas ainda estar a praticar acordes maiores :).

    Eu sei que não existem formulas mágicas neste negócio de musica, mas o que estou nesta fase a tentar compreender é o que a galera faz para tocar acordes com mais de 4 notas.
    Tenho essa duvida tanto com o dedilhado, como com a batida que estou a praticar de bossa nova. Estive a ver uns videos de João Gilberto e ele aplica uma batida do género PIMA IMA P IMA, o que resulta em tocar apenas 4 notas.

    Pelo que percebi a melhor forma de encarar a situação é procurar um esquema do acorde que envolva apenas 4 notas, certo ?

    obrigado e abraços

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    MSB

    Com certeza! 4 notas! A tônica, a terça maior ou menor, uma quinta que pode ser alterada também e uma outra que da um "charme harmônico" para o acorde junto da melodia. Em bossa nova é legal 7, 7M, 6, 9, 9b, 11#, 13... e muitas vezes substituir a terça por uma 4 justa ou alterar a 5 por uma 5#, ou 5b ou 6. Fica bem legal. Mas tudo 4 notas!!! Qualquer duvida pergunte! Quanto à divisão rítmica é meio complicado explicar, pois é muito pessoal e depende de canção pra canção. Mas isso vc desenvolve assim que vai pegando prática nos acordes. Bossa Nova o pepino é a mão esquerda!

    Vou dar um exemplos de acordes que vc poderia usar no lugar de Maiores e Menores "Quadradinhos". Mas isso entra muito na harmonia e o ideal é que vc perceba que o acorde se encaixa e permite um encaminhamento de baixos ou as notas altas seguem a melodia. Ae caberia a vc estudar as inversões também.

    C > C4/7/9, C5#, C6, C7, C7/9, C7/b9, C7M, C6/7, C7/13b, C7/13
    Cm > Cm7, Cm7/9, Cm6, Cm7/6, Cm7M, Cm7/5b

    Bom esses são os mais comuns e existe as possibilidades de ter C/D ou C/E que não passam de inversões do tipo C7/D > C7 e a 9 no baixo.

    Abraço

    MSB
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Johnny

    valeu... após 5 minutos a tentar perceber o que estava escrito nas três primeiras linhas acho q entendi :). Estou a a ver q tenho q estudar mais a fundo os intervalos para ser mais rápido de compreensão.
    Obrigado pela lista de acordes, que irei utilizar mas não já. É que eu estou a praticar com acordes "Quadradinhos" porque ainda tenho algumas dificuldades na coordenação entre batida e mudança de acorde. Acho que seria muito violento complicar demasiado a mão esquerda nesta fase.

    Só mais uma questão para fechar o assunto, eu estou a "tentar" aprender violão não para ser músico mas para tocar entre amigos e familia (e mais importante, quero motivar meu filhote a no futuro ter aula de musica como actividade).
    Como eu tenho a tara de que quando pego em algo ir muito a fundo sobre o assunto (tipo: quando comprei o aquario la de casa andei uma série de meses a ler sobre aquarofilia), tenho receio de estar a dispersar-me em teoria desnecessária para o objectivo que pretendo atingir.
    Até onde você acha que devo ir no que toca a teoria ? Por exemplo, este negócio de substituições e inversões de acordes é necessário para quem só vai ler tab e "arranhar" umas musicas em casa, ou estou a complicar ?

    brigado.

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    MSB

    Acho que o fundamental de teoria seria legal você conhecer. Talvez não deve-se aprofundar muito em harmonia que é mais complicado, mas se vc não aguentar de curiosidade também não vá ficar roendo as unhas. Hehehe...

    MSB
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    mas se vc não aguentar de curiosidade também não vá ficar roendo as unhas

    uhaauuaha ... não, porque agora preciso delas. Deixei de roer de propósito cara :).

    ok, tou vendo que não é facil definir uma linha entre iniciante, intermédio e avançado em teoria. Vou andando e vou vendo.

    obrigado e abraços.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvida Mão Direita