Violão Erudito - Dúvida no uso da mão direita.

    Autor Mensagem
    BandaLire
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: BandaLire


    Boa noite pessoal do Fórum.
    Bom, estou começando a cursar Violão Erudito (por enquanto sem Professor, mas logo logo irei arranjar um..) e gostaria de sanar algumas dúvidas quanto ao uso dos dedos na mão direita.
    Por exemplo, neste trecho da tab, da música "Canto de Amor Cubano":
    e|----------------------------------4-5-4h5p4------------------------- -------2-3-2h3p2-----|
    B|----2/-----5-----------------7-------------------7/----5------------ ------5-----------------5--|
    G|-----------------6--6----5----------------------------------4--4---- -3------------------------|
    D|-----------------7--7----------------------------------------5--5--- ---------------------------|
    A|------------0-------------0----------------------------------------- -----------------------------|
    E|---------------------------------------------------------3---------- ----2------------------------|

    e|----------------------------------a-a-ah5p4------------------------- -------a-a-ah3p2-----|
    B|----a/-----a-----------------m-------------------m/----a------------ ------m-----------------m--|
    G|-----------------m--m----i----------------------------------m--m---- -i------------------------|
    D|-----------------i--i---------------------------------------------i- -i--- ---------------------------|
    A|------------p-------------p----------------------------------------- -----------------------------|
    E|---------------------------------------------------------p---------- ----p------------------------|

    a = anelar
    m = médio
    i = indicador
    p = polegar

    Estou tocando corretamente?
    Existe alguma regra quanto ao uso dos dedos da mão direita?
    E deve-se alternar os dedos quando há repetição de nota na mesma corda?
    Tenho medo de acabar criando alguns vícios neste período de treino auto-ditada.
    Obrigado.

    Sapopemba
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Rapaz, há regras, como essa de não repetir o dedo que você citou, importantes para os iniciantes, pois objetivam criar um certo raciocínio de dedilhado. Porém, para músicos mais avançados, tais regras podem ser desobedecidas, por exemplo, para se obter determinada sonoridade.

    Não sou professor, apenas um mero aluno de violão clássico, então não posso dizer mais do que isso sob pena de falar coisas que não são consenso entre professores. Sugiro que procure um assim que possível, mesmo que seja para fazer uma aula por mês, pois vale muito a pena.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão Erudito - Dúvida no uso da mão direita.