mão direita (dúvida)

    Autor Mensagem
    Bill vascaino
    Veterano
    # fev/10


    eu toco há pouco mais de 1 mês e só agora percebi que tocar a corda de baixo para cima é diferente de cima para baixo

    isto é, nos acordes eu toco com os 4 dedos, mas em músicas com dedilhado de notas separadas eu toco todas com o polegar

    devo usar a mesma técnica dos acordes de tocar as cordas mais graves com o polegar e as agudas com os outros dedos?

    é que quando as notas são tocadas separadamente não há baixo

    Pardal
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Bill vascaino

    Duas coisas estão acontecendo para que não haja baixo, quando você toca só com o polegar:

    1-Tem-se normalmente a tendência de "abafar" a corta acima daquela que será tocada pelo polegar, anulando seu som. Para isso, você deve se acostumar a tocar com o polegar sem atingir a corda acima da que deseja tocar;

    2-Não há diferencioação tímbrica entre o baixo e as outras vozes do acorde.

    Quando você toca com os outros dedos, há uma diferença no som. Essa diferença é de timbre. Timbre é o que permite alguém diferenciar um violino de um piano, por exemplo, ois seus timbres são muito diferentes.

    Assim também, quando tocamos só com o polegar, não produzimos diferença tímbrica para diferenciar as diferentes notas do violão. Para que isso aconteça, você deve usar também o indicador, médio e anelar ao dedilhar com a mão direita.

    Haverá baixo desde que o mesmo não seja "abafado", isto é, que acorda que produz o baixo nao seja encostada pelo polegar novamente.

    Bill vascaino
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    mas eu não tô falando de acordes..
    eu tô falando de riffs, introduções, etc. em que não tem baixo mesmo

    o riff de "Come As You Are" por exemplo.. só utiliza as cordas graves, aí eu uso apenas o polegar. e realmente quando eu toco a 5ª corda, às vezes a 6ª corda bate na unha do meu polegar e sai um ruído estranho, mas quando eu toco o riff com os dedos indicador e médio também sai um som estranho das unhas

    sobre as cordas agudas, não havia problemas para tocá-las, mas aí eu descobri essa diferença de timbre de quando são tocadas pelo polegar

    Pardal
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Bill vascaino

    Bom, então você está falando de riffs e afins e que normalmente são feitos com palheta. Você logo irá notar que "palhetada pra cima" soa diferente de "palhetada pra baixo". Mas o ideal é você fazer isso com palheta. Caso deseje fazer com os dedos, recomendo aproximá-los do cavalete um pouco, diminuindo os ruídos, e dedilhando com os dedos perpendiculares à corda. Isso serve pra fazer os solos em qualquer corda, inclusive nas quinta e sexta cordas.

    Quanto a não haver baixo, tocar sozinho solos e riffs, introduões e pontes tem essa "desvantagem". Uma forma de ajudar é tocar o trecho inteiro em acordes, para ter em mente uma idéia do acompanhamento, e então tocar o solo/riff/intro/ponte.

    Quanto ao som estranho dos dedos, oriundos das unhas, recomendo que você ou as diminua um pouco, ou dê polimento às mesmas. Polimento pode ser dado com uma lixa de parede com granulação entre 1000 e 1500. Assim elas "deslizam" sobre a corda não produzindo som algum, ao invés de "agarrarem" na corda. isso é, você ainda poderá puxar a corda com a unha, mas no momento em que a corda deixar a unha, ela não fará o barulho pois a corda "deslizará".

    Bill vascaino
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    obrigado Pardal

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a mão direita (dúvida)