Clássico vs. Popular

Autor Mensagem
Junião
Veterano
# dez/04


Queria saber da galera que é experiente em violão clássico, se começando agora, quanto tempo levaria para atingir uma performance razoável no violão erudito? Sou iniciante no violão POPULAR. Amo o instrumento, seu som, sua incrível adaptabilidade aos mais variados estilos musicais. Mas só tive coragem de aprender a tocar há um ano e meio atrás. Nesse tempo tenho ficado cada vez mais encantado com a música erudita no violão. E tenho uma paixão desenfreada pelo choro, estilo que só vejo meio de ser executado com técnica erudita. Há salvação?

maggie
Veterana
# dez/04
· votar


Junião
Cara, só estudando muito... em toco choro chorando hehe
É difícil pacas, ainda mais se a gente não tem tempo pra estudar...
Dá uma olhada no que já foi dito sobre isso.

Eu recomendo tu passar direto pro erudito, periga pegar uns vícios e se embananar pra ler partitura.

Boa sorte!

Gbm7
Veterano
# dez/04
· votar


Junião

Há salvação. Estude. mas estude consciente. tipo, analisando a harmonia, gravando o som de cada passagem harmônica na cabeça(tipo ll lV I).

O choro é algo mágico, muito bom e, principalmente, único estilo/genero musical tipicamente brasileiro.
A dica é: Escute freneticamete muitos choros, assim vc irá se familiarizar com a sonoridade, como detalhes de passagens, movimentos etc. Escute os grandes como Ernesto Nazaré, Raphael Rabello, Canhoto da Paraiba, Garoto, Dino 7 cordas, Quarteto Maogani, Trio Madeira Brasil, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Galo preto, Henrique cazes, Joel Nascimento, Mauricio Carrilho, Pedro amorim, Luciana Rabello, Paulo Moura ..... como vc pode ver a lista é enorme e naum to nem no começo.

Resumindo, estudo com vontade, descobra pessas que possam te ajudar no aprendizado(é importante tocar com mais alguem, sai de dentro do seu quarto).