Clássico vs. Popular

Autor Mensagem
Junião
Veterano
# dez/04


Queria saber da galera que é experiente em violão clássico, se começando agora, quanto tempo levaria para atingir uma performance razoável no violão erudito? Sou iniciante no violão POPULAR. Amo o instrumento, seu som, sua incrível adaptabilidade aos mais variados estilos musicais. Mas só tive coragem de aprender a tocar há um ano e meio atrás. Nesse tempo tenho ficado cada vez mais encantado com a música erudita no violão. E tenho uma paixão desenfreada pelo choro, estilo que só vejo meio de ser executado com técnica erudita. Há salvação?

maggie
Veterana
# dez/04
· votar


Junião
Cara, só estudando muito... em toco choro chorando hehe
É difícil pacas, ainda mais se a gente não tem tempo pra estudar...
Dá uma olhada no que já foi dito sobre isso.

Eu recomendo tu passar direto pro erudito, periga pegar uns vícios e se embananar pra ler partitura.

Boa sorte!

Gbm7
Veterano
# dez/04
· votar


Junião

Há salvação. Estude. mas estude consciente. tipo, analisando a harmonia, gravando o som de cada passagem harmônica na cabeça(tipo ll lV I).

O choro é algo mágico, muito bom e, principalmente, único estilo/genero musical tipicamente brasileiro.
A dica é: Escute freneticamete muitos choros, assim vc irá se familiarizar com a sonoridade, como detalhes de passagens, movimentos etc. Escute os grandes como Ernesto Nazaré, Raphael Rabello, Canhoto da Paraiba, Garoto, Dino 7 cordas, Quarteto Maogani, Trio Madeira Brasil, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Galo preto, Henrique cazes, Joel Nascimento, Mauricio Carrilho, Pedro amorim, Luciana Rabello, Paulo Moura ..... como vc pode ver a lista é enorme e naum to nem no começo.

Resumindo, estudo com vontade, descobra pessas que possam te ajudar no aprendizado(é importante tocar com mais alguem, sai de dentro do seu quarto).

EU, graças a Deus, estou tendo a oportunidade de estudar com alguns dos nomes supra citados na Escola Portatil de Musica. Vc eh do Rio? se for, procure informações sobre curso de choro no site http://www.ijb.org.br/escolaportatil/

Abraços do amigo,
Sol bemol menor com sétima menor

Gbm7
Veterano
# dez/04
· votar


Há mais um site que contem partituras de muito choros
www.samba-choro.com.br

Junião
Veterano
# dez/04
· votar


Gbm7
Sou de Campinas-sp, aqui não conheço muitos lugares que tocam choro ou pelo menos que ensinam, vc toca há muito tempo?, quanto tempo é necessário para se tocar razoavelmente? Sabe o que é... já não estou em idade de começar algo que dure uma eternidade, não tenho pretensões de ser profissional na coisa, mas, vi um cara falando na tv que com 22 anos era melhor desencanar de tocar o cello erudito que ele só iria conseguir ser alguém no cello quando estivesse bem velho, isso me deixou assustado! Não sei se treinando exaustivamente, independente de aptidão natural ou não, se consegue ter velocidade e destreza para tocar "brasileirinho" ou "desvairada", cê tá me entendendo? No mais brigadão cara, vou dar uma olhada na escola portátil.

Junião
Veterano
# dez/04
· votar


maggie
Obrigado pela força, você é muito gentil vou dar uma olhada no que o pessoal pensa a respeito

anonimo_83
Veterano
# dez/04
· votar


Pra mim Choro é musica popular!!! So q das boas!!!

Abraços!

Botelho
Veterano
# dez/04
· votar


Sou de Campinas-sp, aqui não conheço muitos lugares que tocam choro ou pelo menos que ensinam


Procura o pesoal do Emporio do Nôno, em Barão Geraldo.
Tem roda de choro sempre lá, se vc for em alguma é só perguntar pros caras quem ensina.

Um bom professor de Campinas é o Marcelo Modesto, procura pelo fone dele (eu não tenho) com o pessoal da Timbres (loja de instrumentos).

Técnica erudita é ler bolinha, esquece. Choro é muita improvisação, que o violonista clássico não sabe fazer.

Cesar Constantino
Veterano
# dez/04
· votar


Eu queria perguntar pra Balbino o que ele vem fazer no fórum?
Alguém pode me dizer se este fórum é somente relacionado a música clássica?
O cara tá ficando arrogante pra cacete, meu!!!
Onde você vive, cara!?
Que mundo que é o seu? Vc deve ser vizinho do Pavarotti, não é possível! Explica pra gente... se é que vc consegue, o que é música na sua concepção, se é que vc já pensou nisso um dia!?
Deixa bem claro pra galera quem é você e porque vc é assim! Tem uma pá de gente te achando o cara, não por suas músicas mas por ter parecido ser um cara que preza a música e não a sua música!

Heitor VL
Veterano
# dez/04
· votar


Botelho disse:
Técnica erudita é ler bolinha, esquece. Choro é muita improvisação, que o violonista clássico não sabe fazer.

Gbm7 colocou esta lista aqui:

Ernesto Nazaré, Raphael Rabello, Canhoto da Paraiba, Garoto, Dino 7 cordas, Quarteto Maogani, Trio Madeira Brasil, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Galo preto, Henrique cazes, Joel Nascimento, Mauricio Carrilho, Pedro amorim, Luciana Rabello, Paulo Moura

Com a possível exceção do Canhoto da Paraiba, são todos leitores e escrevedores de bolinha preta. A improvisação no choro é diferente do jazz. São variações na melodia e o contraponto inventado nas baixarias e por um segundo solista. Músicos de formação erudida se dão bem com o gênero: Paulo Sérgio Santos, Turíbio, Aloysio Fagerlande etc. No violão é ainda mais óbvio. Boa parte dos violonistas da nova geração do choro é gente de conservatório: os quatro maoganis, Zé Paulo Becker, Caio Márcio. Convide o Sérgio Assad para uma roda de choro um dia destes ...

anonimo_83
Veterano
# dez/04
· votar


Botelho

Técnica erudita é ler bolinha, esquece. Choro é muita improvisação, que o violonista clássico não sabe fazer

Cara! Vc é ridiculo! É o tipo de cara q se eu visse na minha frente estourava a cara pra ver se vira gente! Como pode!! Aff!!!

SoldierOfFear
Veterano
# dez/04
· votar


Eu gosto de choro.

anonimo_83
Veterano
# dez/04
· votar


Cesar Constantino
CARA! É O SEGUINTE!!!

Eu estudo musica erudita, vivo no meio de musicos eruditos pq quando vivi no meio da musica popular nao encontrei ninguém q levasse a coisa a sério e estudasse de verdade (isso quem eu conheci)! Gosto de musica popular, mas nao como gosto de erudito! Reconheço as coisas como elas sao nao como um demente q acha q minha opiniao é a certa! Sabe pq!? Pq eu tenho argumento pra opinar uma coisa ou outra! Nao fico viajando como o Botelho! Q a cada topico prova mais sua ignorancia! Tipo! Se vc diz q Jimmi Page por exemplo nao tem tecnica ou é sujo, eu aceito, é um fato, mas eu adoro o som do cara! Se vc diz q o yamandu toca limpo, eu protesto pq ele nao toca! se vc disser o yamandu tem seus problemas mas eu curto o som dele assim ~do jeito q ele faz! Eu Lhe dou os parabens pela sua opiniao! Mas se vc diz q ele é o melhor e ponto! Ai o bixo pega, pq ele nao é! E assim por diante! Se me odeia tanto assim, sai fora vc, pq eu na minha humilde opiniao, menho contribuindo mais para a riqueza do violao aqui do q vc!
Quando eu entrei a maioria q postava aqui eram guitarristas menosprezando o violao como se esse so service pra tocar merdas em butecos! Agora a coisa ta mudando! So q de vez em quando aparece algums idiotas querendo bater de frente com o mundo violonistico tentando subjulga-lo novamente! E Por ser o meu instrumento e o melhor ao meu gosto, nao vou deixar q banalizem dessa forma! E tenho dito! heheheheheheheh

Abraços!

onipotente
Veterano
# dez/04
· votar


hahaha, nao sei quem é o pior aqui!!!

Junião
Veterano
# dez/04
· votar


Balbino Junior
Me solidarizo com vc cara, aliás a guitarra é apenas espécie do qual o violão é gênero. Quanto ao Yamandú, Luis Nassif (o cara entende de violão) acha que ele e o Raphael se renderam ao estilo "sprinter" do cigano Paco de Lucia, ademais transfiro o texto do colunista"...renderam-se a um padrão de sucesso fácil,superficial de um estilo 'rápido-sujo' com rasqueados insurportáveis,som sem matização, sem pausas, sem interpretação que arranca aplausos dos leigos, mas não os transformam em cultivadores do instrumento. " Folha de S. Paulo 11/04/04

maggie
Veterana
# dez/04
· votar


Botelho
Técnica erudita é ler bolinha, esquece.

ehehe

Cesar Constantino
Veterano
# dez/04
· votar


Balbino!!! Tá explicado... você não tem concepção de música. Tem concepção apenas do que é bom pra você! Você só fala de técnicas e nada mais. Tira sarro do que não é a sua música. (aliás não é música sua, você apenas as executa). Você só não se tocou que fazer o que você faz, qualquer um pode fazer... bastando apenas querer. Você deve ser um cara que só deve ter isso pra fazer e fica se vangloriando de ter apenas três anos de aprendizado! Você não conseguiu entrar no mundo dos outros e quer que os outros entrem no seu. É o grande defeito dos solitários e medrosos! A única coisa que vejo em você é um preconceito dos bravos! Não só na música... mas você cheira arrogância quando não acontece como você quer. Contribuir com o violão é uma coisa. Você quer é impor a música clássica e ainda por cima receber elogios de todos os lados! Você quer é mostrar erudição... só que como eu disse não combina com sua limitada visâo do mundo!
Mas uma coisa é certa. Por mais que você angarie simpatia dos "amigos" virtuais que aceitam sua postura se achando menos por você querer se transformar em mito, sua consciência logo mais vai dar cabo de sua ignorância (ato de ignorar algo).
Você é garoto ainda... tem tempo pra aprender!!!
Abraços!!!

Cesar Constantino
Veterano
# dez/04
· votar


Eu pensei que a música erudita abrisse mais a mente da pessoa. Mas percebo o contrário... elas vivem no mundo de cobrança... de quem é o melhor... de quem tem mais conhecimento. E esquecem que a música está bem acima de qualquer ser, por mais elaborada que ela seja. Aliás a música pode ser como as pessoas... que falam demais e não dizem nada!

rodrigosouza
Veterano
# dez/04
· votar


Cesar Constantino
EU JÁ FALEI E REPITO:" NARCIZO ACHA FEIO O QUE NÃO É ESPELHO"
O ILUSTRE VIOLONISTA GOSTARIA DE ESTAR NO LUGAR DO YAMANDÚ. O CARA É UM CAMPO MINADO DE "PROJEÇÕES" NO MELHOR ESTILO FREUDIANO. VAI PRA TERAPIA, POIS NA VIDA EXISTE O PRINCÍPIO DO EQUILÍBRIO.
OBS: CONCORDO COM VC.

onipotente
Veterano
# dez/04
· votar


rodrigosouza
Cesar Constantino
Concordo com os 2

anonimo_83
Veterano
# dez/04
· votar


Cesar Constantino
O dia q vc tiver um pouquinho mais de conhecimento, vc verá o quanto vc é leigo! E ainda diz sobre a minha concepção de musica! hahahahahahahhaha!!!!

rodrigosouza
Cara! Nao mesmo! Nunca quis estar no lugar do Yamandu Bosta e nunca quis ser ele! Se vc dissesse q eu queria estar no lugar do John Williams eu até corcordava, mas Yamandu!? Aff, prefiro deixar de tocar!

onipotente
ja aprendeu a tirar os ritmos das musicas!? hahahahahahah!!! Mane!

Como ja foi dito acima, eu so vou postar de novo!

Junião
Me solidarizo com vc cara, aliás a guitarra é apenas espécie do qual o violão é gênero. Quanto ao Yamandú, Luis Nassif (o cara entende de violão) acha que ele e o Raphael se renderam ao estilo "sprinter" do cigano Paco de Lucia, ademais transfiro o texto do colunista"...renderam-se a um padrão de sucesso fácil,superficial de um estilo 'rápido-sujo' com rasqueados insurportáveis,som sem matização, sem pausas, sem interpretação que arranca aplausos dos leigos, mas não os transformam em cultivadores do instrumento. " Folha de S. Paulo 11/04/04

Nao haveria melhor forma pra detalhar isso! eheheheh! E eu nao sou colunista da folha! hahaha! Será q a minha concepção está errada!? Ou tem uns manes q começaram a tocar do sol re e tao se achando os donos ta verdade!? hahahahahah!! VALEU CARA!!

Abraços!

Cesar Constantino
Veterano
# dez/04
· votar


Acho que a discussão termina aqui!!! O Balbino disse o queria dizer e não que deveria ser dito!
Abraços!

Junião
Veterano
# dez/04
· votar


Balbino Junior
Vi seu palco, e fiquei sabendo tb do seu tempo de estudo. Vc toca choro? Se não; é por pura opção? No seu nível vc consegueria fazer o contraponto das baixarias em relação a melodia principal?

João de Vilhena
Veterano
# dez/04
· votar


Paco de Lucia tem "estilo 'rapido sujo' com rasqueados insuportáveis"?
"Superficial"??
"som sem matização, sem pausas, sem interpretação que arranca aplausos dos leigos, mas não os transformam em cultivadores do instrumento"???
Hahahahahaha!!!
Será que as minhas orelhas só me servem de decoração para a cabeça?
,,,,,
¿(ôô)?

Será que o Paco é responsável dos que se dizem seus herdeiros?

+ Oo0° (:@)=////_/)====//

Ricardo Aguillar
Veterano
# dez/04
· votar


Cesar Constantino
rodrigosouza
onipotente
Balbino Junior
Pox Galera, um querendo ofender mais o outro... Pox todos temos o gosto pela música mas temos opiniões diferentes e que devem ser respeitadas. O fato de ficar ofendendo um amigo do fórum não leva a nada... Estamos aki para tirar nossas dúvidas, expor idéias e pedir opiniões.

Ninguém está aki pra ficar relatando os defeitos das pessoas. Balbino Junior na minha opinião toca mto... Se vcs acham que ele pode ser metido, isso é um defeito dele. Mas procurem ler os comentários de ajuda que ele sempre escreve a todos os iniciantes. Isso sim deve ser valorizado!

Obs.: Não estou defendendo nenhuma pessoa específica e sim a toda a comunidade do fórum.

Cesar Constantino
Veterano
# dez/04
· votar


Ricardo Aguillar...

Concordo com quase tudo que disse! Até já rasguei elogios para o Balbino quanto a execução das músicas no "Palco". Mas nunca deixo e deixarei de me indignar com pessoas arrogantes. O mundo da música e principalmente aqui no fórum é de colaboração como vc mesmo disse! E não querer incutir na mente dos que estão iniciando uma filosofia exclusivista que não prima pelo contexto e sim pela visão de um iniciado na música erudita e que só porque conheceu alguns que não levavam nada a sério se mostra preconceituoso com todos que não tenham a paixão que ele tem. Considero sim a ajuda "técnica" que ele presta aos menos "afortunados" no quesito conhecimento... mas não é por isso que me prestarei ao papel de submisso! Eu aprecio a opção dele e pra mim independe de qual contexto ela faça parte (se é clássica ou não). Agora teve o rapaz que pediu um auxilio pra iniciar na arte e ele e outro apelaram dizendo que a música "deles" é que música, o resto é musiquinha! Disse para um outro que chorinho é "música popular, apesar de ser das boas". Ninguém pediu opinião a esse respeito e principalmente a ele. Eu só gostaria que ele se situasse perante as pessoas e não se fizesse de camarada apenas para receber elogios. Pois como você mesmo disse apreciar uma música não importa quem executa.
E outra coisa... se o fórum for somente isso, não importando mais nada. Digo, se é só para usar as pessoas não importando se o que ela revela é importante para a música. Então não vejo sentido nisso. Querer ser somente o melhor, ter mais técnica, ser o mais virtuoso... não vai levar ninguém a lugar nenhum, nem a música no que diz respeito a qualidade e evolução. Música clássica parece ser assunto de museu. Pois só vemos falar de antiguidades e todos querendo interpretar determinado compositor com mais maestria que o outro.
Outro dia tive a oportunidade de ver um DVD do Yannes (se não me engano com o nome). E pude perceber que ninguém lia partitura... cada um tinha sua parte na obra... (piano, baixo, bateria, violino, flauta...), mas cada um sentindo a música e um completando o outro. Faziam isso de olhos fechados. E a satisfação era múltipla...
Acho que o fórum deveria ter essa idéia... não pessoas "se achando" mais e melhores... querendo aplausos, mas na hora de aplaudir eles não te dão a mínima.
Tem os que tocam muito... o instrumento
Tem outros que tocam muito... o instrumento e que te fazem enxergar o ser humano através dos movimentos, do semblante... o instrumento é apenas mais uma forma de se expressar. Não usam o instrumento para se se esconder e esconder sua grande variedade de defeitos.
Acho que é isso...
Abraços!!!

SoldierOfFear
Veterano
# dez/04
· votar


Não é querendo ser advogado de ninguém, mas eu nunca achei o Balbino Junior arrogante, exaltado, talvez. Eu conheço ele de outro fórum e ele conversa naturalmente, sem ofender ninguém.

O problema é que nesse fórum é REALMENTE dita muita merda. Um cara que é mais estourado não agüenta. Imaginem entrar em um fórum com todo mundo rasgando seda pra Limp Biskit e Linkin Park como bandas com os melhores intrumentistas do rock?

O cara vir dizer que violonista erudito só faz ler bolinha e Yamandu toca limpo só sendo santo pra aturar.

João de Vilhena
Veterano
# dez/04
· votar


Bom, agora mais a sério (sem desenhos) e voltando ao assunto deste tópico.

Entende-se geralmente o termo popular no campo da cognição no sentido do vulgar ou trivial, ou seja, frágil, cheio de crenças, tradições e bom senso. Claro que neste sentido o popular é de certo modo algo de superficial e pouco interessante.

Por outro lado nos mesmos termos entende-se o erudito (clássico) como algo mais nobre, cultural, sábio, cientifico e consequentemente mais rico, profundo, e fundado.

Há, no entanto, no popular uma dimensão dionisíaca que é essencial para toda a criação artística e que o erudito não tem, que são a ingenuidade, o entusiasmo, a euforia, a inspiração. A erudição traz, por si, uma dimensão apolínea cujas qualidades são, a medida, a ordem, a serenidade, o controlo.

Se se entender o dionisíaco só, sem as qualidades do apolíneo então vamos obter algo de desarrumado, ignorante, histérico, selvagem. Então no caso da música popular ela será como bolinha de papel para deitar fora. Algo sem valor que se ouve de manhã na telefonia e fica colada ao ouvido como goma de mascar colada no sapato!

Por outro lado se entendermos o apolíneo sem as qualidades opostas então obteremos algo sem frescura, velho, endurecido, azedo. Entender a Música clássica como aquela que só utiliza o repertório da época clássica ou que só a este faz referência (como se isso fosse possível), é então entrar numa escolástica (a tradição a pensar-se a si mesma). É como ter sapato novo e não usar para ele ficar sempre novo e ainda passar graxa nele uma vez por semana!

Isto não significa no entanto que se deve popularizar a música erudita ou "erudir" a música popular. Mas sim que é bom pegar no que há de intrínseco e melhor nas duas e de criar algo de inqualificável. Método? Estudar o erudito e se deixar envolver pelo popular. Mas como toda a regra em arte é burrice então aí se deve começar tudo de novo e ao contrário : estudando o popular e se deixar envolver pelo erudito! Pegar na essência dionisíaca para sentir e na razão apolínea par dar regra ao que se sente. Do particular para o geral. Do individual para o universal. E logo ser capaz de por tudo do avesso.

Hoje esta é a minha opinião sobre o que penso ser um assunto extremamente complexo e sobre o qual não se disse tudo ainda.

Abraços.


P.S. os conceitos dionisíaco e apolíneo são conceitos nietzscheanos. Ler absolutamente "A origem da tragédia" se fores músico!

Cesar Constantino
Veterano
# dez/04
· votar


SoldierOfFear
Eu não disse que ele ofende o pessoal! Não o tipo de ofensa da qual estamos acostumados. A ofensa dele é mais sutil, pois o exemplo que utilizei no último "post" mostra claramente o que quero dizer. Um membro pediu maiores referências sobre chorinho. Ele nada mais fez do que dizer que choro é música popular só que das boas. Isso para mim cheira arrogância, falsa modéstia e não acrescentou nada ao pedido feito por outro. Usou de sutileza para ofender o que não tem "cheiro" de clássico!

João de Vilhena
Muito bom seu texto... espero que tenha entendido o que escreveu!!! rsrs
Brincadeira... Acho que o último parágrafo sintetiza o que quero dizer.
Pois vou repetir... se o fórum não agrega opiniões, querendo se caracterizar somente por questôes eruditas, com violões de mais de 2.000 dólares, querendo somente demonstrar técnica, se perdendo na vaidade mútua, apesar de solitária... o que acrescentaria o mesmo para todos nós!? Cada um sabe das suas possibilidades, de sua disponibilidade e quem realmente ama o violão e o que pode extrair dele não vai cogitar de abandoná-lo por que talvez o tempo de estudo seja maior do que o esperado.
Quero dizer que usando de analogia... Todos nós direta ou indiretamente dependemos de nossos políticos. Não cogitamos que nossos maiores e mais importantes representantes não carreguem pelo menos um diploma universitário... Só que quantos deles não carregam inúmeros títulos "conseguidos" em renomadas escolas e não dão a mínima para quem realmente acredita neles, pois não valorizaram o aprendizado, mas sim e apenas querem ser os melhores. Tudo que aprenderam serve apenas de "erudição". Se tornam pessoas clássicas na aparência e no íntimo nem "populares" conseguem ser...
Abraços!
Se

Botelho
Veterano
# dez/04
· votar


O cara vir dizer que violonista erudito só faz ler bolinha e Yamandu toca limpo só sendo santo pra aturar.

Ei, eu não falei que o Yamandú toca limpo.

Quanto ao Bambino, ele tem cura, só faz erudito a 3 anos.
Eu demorei um pouco mais que isso pra ver que só estava lendo bolinha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Clássico vs. Popular