violão popular ou clássico

    Autor Mensagem
    Ismael Bispo
    Veterano
    # mai/11


    OI pessoal, iniciei violão a 6 meses, já estou tocando, não tive aula particular só por meio do site cifras e alguns toques de amigos, entrando no assunto que tenho dúvida, quero desenvolver mais no violão estou com a curiosidade de saber qual a melhor opção, violão clássico ou popular? porque quero aprender a ler partitura, outra dúvida a partitura só serve para violão clássico? ou serve para o popular tbm? acho bem legal quem toca todo conteudo da musica solando... agradeço antes de tudo pessoal vlw!

    Ismael Bispo

    slow134
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Olha cara, isso é uma escolha bem pessoal. Mas arrume um professor, assim vc tira suas dúvidas e tal. e partitura serve sim pra qualquer tipo de música, só é chato pra ler.

    Tgo_Paes
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Depende do seu gosto cara, e como o amigao ai em cima disse PARTITURA é universal serve pra tdos estilos!

    Dylan Thomas
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Ismael Bispo

    É uma questão de gosto mesmo, mas as técnicas de violão popular nem se comparam às do clássico.

    Mas já que vc pede uma opinião, opte pelo clássico. Com as técnicas do violão clássico, vc sem dúvida desenvolverá habilidades para executar uma infinidade de peças populares. Mas note que a recíproca não é verdadeira.

    Lukas Z
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    acho bem legal quem toca todo conteudo da musica solando... [i][/i]

    tipo assim? ...
    http://www.youtube.com/watch?v=5sLH1MeXnUY
    http://www.youtube.com/watch?v=gInwUzAOxj8
    http://www.youtube.com/watch?v=PFF0eh_lu8c

    se for, eu também curto mas tem que treinar um poco pra consegui toca, nao sao tao faceis e pra ter um melhor desempenho axo melhor fazer violao clássico

    Lukas Z
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    acho bem legal quem toca todo conteudo da musica solando... [i][/i]

    tipo assim? ...
    http://www.youtube.com/watch?v=5sLH1MeXnUY
    http://www.youtube.com/watch?v=gInwUzAOxj8
    http://www.youtube.com/watch?v=PFF0eh_lu8c

    se for, eu também curto mas tem que treinar um poco pra consegui toca, nao sao tao faceis e pra ter um melhor desempenho axo melhor fazer violao clássico

    RafaelFA
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Ola,gostaria de fazer a mesma pergunta!
    Vou entrar numa escola de musica e la pergunta se quero violão classico ou popular.Eu curto muito Rock,Hard Rock e Heavy Metal e gostaria de passar pra guitarra mas na escola só tinha essas 2 opções no violão.Qual vcs axam q é mais indicado para mim?

    Adair Neto
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    RafaelFA
    Popular é mais rápido, mas compensa fazer clássico e pegar a guita depois.

    RafaelFA
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Adair Neto
    Vlw cara,então vou para o classico.Quero coisas boas n rapidas.
    Brigadão pela dica

    Adair Neto
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    RafaelFA
    Cara, só uma coisa: essa é a minha opinião. Veja com seus próprios olhos e decida por si mesmo.

    patcha
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: patcha
    · votar


    essa linha que dividi classico( que vc deve estar relacionando com musica erudita) e popular é muito tênue mas enfim, partitura nada mais é do que o registro de qualquer musica que inclui notas, acordes, tom etc.. E sim popular pode ser "solado" musica "solada" nao quer dizer erudita ( ou classica) cara se gosta de popular (baden, dilermando reis, bossa nova, choro, samba etc..) começe por popular mas lhe digo uma coisa violao classico lhe da uma base enorme com relação a tudo no violao postura, velocidade, som limpo etc...


    "Mas já que vc pede uma opinião, opte pelo clássico. Com as técnicas do violão clássico, vc sem dúvida desenvolverá habilidades para executar uma infinidade de peças populares. Mas note que a recíproca não é verdadeira." by Dylan Thomas

    Discordo pois é reciproca é verdadeira s tem peças na musica popular que é mais dificil que muitas musicas eruditas olha as peças de pacco de lucia e me diz.

    inaciolino
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Discordo pois é reciproca é verdadeira s tem peças na musica popular que é mais dificil que muitas musicas eruditas olha as peças de pacco de lucia e me diz.

    Discordo de você com todas as minhas forças, kkkkk. Tenta tocar os estudos do Villa Lobos e depois me diz o que você acha, kkkkk.

    Não acho que dê para comparar Violão Popular com Violão Erudito. São dois universos diferentes, Ambos os estilos tem suas dificuldades e tem seus méritos. O ideal seria mesclar os conhecimentos.

    Uma das grandes vantagens do Violão Erudito é a preocupação com a parte técnica, isso vai economizar muito tempo e dor de cabeça depois.

    Meu conselho seria fazer fazer uns dois anos de Violão Erudito e depois estudar Popular, assim você teria uma boa base musical. Mas vale lembrar que para o teu gosto musical o ideal seria partir para a guitarra mesmo. Espero ter ajudado. Fica com DEUS. Paz.

    Adair Neto
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    A recíproca pode ser verdadeira, mas há muito mais ganho técnico fazendo erudito do que popular.

    Mano Pepa
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Entre num conservatório. Vão te conservar pelo resto da vida :D

    Cara, esquece essa divisão. Pensa só no seguinte. Quanto mais caro o professor, melhor a aula.

    ananiasss
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    ''A recíproca pode ser verdadeira, mas há muito mais ganho técnico fazendo erudito do que popular.''
    olha na música erudita você pode até se desenvolver tecnicamente mas isso não quer dizer que você cultivará seu talento,até porque nos conservatórios você estuda e estuda toca obras que não compreende e no fim a única coisa que você sabe fazer é executar obras alheias e nem mesmo se arrisca a improvisar ou tocar sem a partitura.
    já na musica popular as coisas estão sempre mudando há ma maior liberdade artística e francamente técnica é uma questão de treino e dedicação e não de estilo musical.

    Adair Neto
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    ananiasss
    Aprende a compor também. Se não um professor de erudito não ensina isso, ele está sendo um mal professor. A música É algo livre, em qualquer estilo.

    amador_ssa
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Realmente é uma decisão particular. Se fosse eu, iria pro clássico.

    ananiasss

    na música erudita você pode até se desenvolver tecnicamente mas isso não quer dizer que você cultivará seu talento,até porque nos conservatórios você estuda e estuda toca obras que não compreende e no fim a única coisa que você sabe fazer é executar obras alheias e nem mesmo se arrisca a improvisar ou tocar sem a partitura.

    Achei este trecho equivocado visto que tenho um amigo que fez conservatório, sabe muito de técnica e teoria mas "cultivou o talento" sim. Ele não "toca obras que não compreende". Ele compreende muito mais do que você pensa e quanto a nem mesmo se arrisca a improvisar ou tocar sem a partitura., ele improvisa sim, toca sem partitura obviamente, e até muda algumas coisas. Se não fosse o conservatório ele não estaria trabalhando com música. Se tivesse condições com certeza investiria.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Infelizmente há um projeto em curso de emburrecer a sociedade que se iniciou há pelo menos 60 anos.

    O resultado desse projeto é que hoje, os profissionais emburrecidos ao quadrado por terem tido como mestres profissionais já emburrecidos são maus profissionais. E você os encontrará em todos os lugares, em todas as áreas.

    Num lugar em quê o profissional ganha menos de dois salários mínimos você encontrará o máximo de maus profissionais possível. Em MG um professor de conservatório ganha R$ 1.000.

    Por isso quê acontece de alguns professores de conservatório darem aulas falhas. Você encontrará esses professores trabalhando tanto na área erudita quanto na popular. Como o emburrecimento da população está mais intenso na cultura popular que na cultura acadêmica, será até mais comum vê-los dando aula de violão popular.

    E é aí que está o cerne do problema: sim, há violonistas na área popular fantásticos, como o Marcus Tardelli e o Tommy Emmanuel, mas a possibilidade de hoje você encontrar um cara desses pra dar aula pra você é tão grande quanto a de um relâmpago cair na sua casa. Só se você tiver muita grana e ter uma casa muito grande pra suas chances aumentarem. Se você também morar num lugar especial, como na única cidade do Brasil que tem uma escola de choro, idem. Mas se você for uma pessoa normal, os profissionais da área de violão popular que estarão disponíveis pra dar aula pra você só vão te ensinar músicas alienantes, pobres e que tem como principal função emburrecer a população. Nada de partitura, portanto. Partitura te possibilita conhecer todo o repertório de todos os instrumentos, te dá conhecimento, e o projeto atual é de tirar o conhecimento e deixar as pessoas idiotas.

    Ou seja, aproveite enquanto o cenário da música erudita ainda é apenas razoavelmente emburrecido enquanto há tempo. Se você quer fugir do sistema alienante que reina, é por lá que ele tem tido menos vitórias.

    Mano Pepa
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Mano Pepa
    · votar


    Alvaro Henrique
    Uma honra ter um violonista profissional como você aqui compartilhando conhecimento. Belo post! E junto deixo a frase:

    Nem todo professor caro é bom, mas a maioria dos bons são caros.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a violão popular ou clássico