Abolir a paleta ?

Autor Mensagem
Beto Munhoz
Veterano
# nov/04


Aí pessoal. O meu novo professor de violão é um cara meio clássico. Ele me disse que eu deveria pensar em abolir definitivamente a paleta, pois ela prejudica o desenvolvimento clássico. Então eu lhe perguntei sobre como ficaria pra tocar músicas mais batidas. Ele respondeu que mesmo para músicas mais batidas, dá prá fazer no dedilhado mesmo.
O que vcs acham disso ?

Beto Munhoz
Veterano
# nov/04
· votar


E aí ?

Beatlemaniac
Veterano
# nov/04
· votar


a vei manda seu professor e o classicismo dele pra puta que o pariu e toca de paleta quando vc achar necessario e naum toque de paleta quando vc achar desnecessario, pois bons musicos naum seguem regras e sim usam o instrumento do jeito que quiserem para transmitir sentimentos atraves da musica.

davidgilmour17
Veterano
# nov/04
· votar


Tocar sem palheta é foda.
Meu professor também toca muitas músicas de guitarra sem palheta.
mas a escolha é tua.

evitaerc
Veterano
# nov/04
· votar


Beatlemaniac

Poxa trata-se de um sujeito revoltado!! Gostei dessa sentença: "musicos não seguem regras". Essa é boa, pra que ficar seguindo essas regras tipo afinação, andamento, ritmo?? Manda essa merda pra puta que pariu e toca como a der na telha, so no sentimento, és selvagem da guitarra.

Eu ate hoje na minha experiencia com a musica segui muitas regras, sejam elas as mais basicas como afinação e andamento sejam elas os sabios conselhos daqueles que sabem mais do que eu.

É claro que bons musicos usam o instrumento para transmitir sentimentos, os mais espertos utilizam a sabedoria dos que vieram antes deles e dinamizam seu aprendizado, potencializando sua tecnica e consequentemente sua expressividade. Ja os mais burros dão cabeçadas na parede negando os conselhos dos que vieram entes e acabam chegando la, mas com uma tecnica muito pior e com muitos galos na cabeça!!

Beto Munhoz

A decisão é sua, se pretendes tocar violão definitivamente a palheta não ira te ajudar, as batidas são moleza de fazer com a mão que te da ate mais possibilidades ritmicas do que o plectro, mas se voce pretende fazer guitarra te aconselho a sair da aula de violão e procurar um professor de guitarra.

SoldierOfFear
Veterano
# nov/04
· votar


Viveremos em um mundo monocromático?

gabert
Veterano
# nov/04
· votar


Beto Munhoz, segue o que o evitaerc escreveu, é um conselho muito coerente e ponderado. Na minha modesta opinião, a gente deve desenvolver técnica para tocar o que se pretende e não para ser o melhor de todos... Siga a sua verdade musical, a técnica é o meio e não o fim.

SoldierOfFear
Veterano
# nov/04
· votar


Beatlemaniac
Esse só pode ser músico de noisecore.

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


Beatlemaniac
AFF...

é disso q eu nao gosto! vem um palhaço q nao entende porra nenhuma dar um conselho desses para alguém q pode vir a ser influenciado por uma merda q alguém assim escreve!

gabert
evitaerc
Corretíssimos!

Beto Munhoz
cara , o bom musico é aquele q entende de musica!
o bom instrumentista, é aquele q domina da melhor e mais tecnicamente um instrumento, expandindo assim um número ilimitado de possibilidades!

Meu conselho! se quer ser violonista, joga fora essas palhetas e começe a estudar!

Se quer ser guitarrista, troque de professor! Pelo q eu vi o seu professor deve ser violonista!

Pois entao!? Siga o caminho q vc decidir! contanto q siga consciente do q esta fazendo!

abraços!

SoldierOfFear
Veterano
# nov/04
· votar



Viveremos em um mundo monocromático?


Acho que ninguém gostou da piada. =p

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


SoldierOfFear

Ou ninguém entendeu! pelo menos foi meu caso! ehehehehehee!

kinsler
Veterano
# nov/04
· votar


Meu prof não era tão Xiita assim. Ele me deixou relativamente a vontade no início. Algumas músicas (e em muitos exercícios) ele exigia o dedilhado convencional sem palheta, outras eu mandava ver na palheta. Porém ele me disse: "vai chegar uma hora que você vai perceber que os dedos são mágicos...". Lógicamente isso é pro violão! Na guitarra a palheta ajuda bastante. Agora para o violão acho mandatório aprender a tocar com os dedos. Como eu ia dizendo, no começo eu dava aquelas palhetadas - judiando do coitado do meu violão - agora, depois de um ano e meio de aprendizado, só consigo tocar é com os dedinhos mesmo... portanto, se quer tocar com palheta, acho que até pode, pra começar e tal, porém é importante praticar os dedos! não esquece disso - vai chegar uma hora em que você mesmo vai notar as maiores possibilidades e a superioridade de se tocar (violão) com os dedos. ((((o))))

Beto Munhoz
Veterano
# nov/04
· votar


Obrigado a todos pelas respostas construtivas.
Eu pretendo continuar no violão, não tenho intenção de ir para a guitarra, pelo menos essa é a minha posição neste momento.
Acho o som do violão mais harmonioso, com mais capacidade de produzir músicas que elevam.
Eu começei estudar usando a paleta, acredito que mal orientado. Além de estudar muita teoria, para me dar base consistente em música, agora procuro estudar da maneira correta, orientado por quem entende do assunto. Não acredito que música possa ser "chutada" de qualquer maneira. Tem de haver regras, técnicas e dedicação de quem deseja se tornar íntimo desta nobre arte. O resto, é pura conversa de imbecil, que pensa que sabe alguma coisa.
Valeu e até mais.

Beto Munhoz

BrunoGG
Veterano
# nov/04
· votar


Beto Munhoz

Parabéns pela sua resposta mantendo o bom nível desse fórum (palavra de origem latina (foro) que quer dizer local para debates). Local para todos falarem, senão seria como um antigo programa de rádio da minha infância chamado "Pergunte ao João", onde várias perguntas eram colocadas para apenas um, o João, ter o "direito" de responder.

Beatlemaniac

Cuidado com suas colocações. Eventualmente você pode estar apertando um botão explosivo, mesmo que não seja essa sua intenção. Só como ilustração: eu tive um professor que fazia perguntas para nós alunos respondermos. Mas dependendo da nossa resposta (se muito errada) éramos ridicularizados por ele. Como resultado ele (o professor) ganhou uma turma que passou a ter medo de responder às suas perguntas. De quem era o verdadeiro erro? De quem não soube dar uma boa resposta a uma pergunta, ou de quem se achou dono do conhecimento total e ao contrário de orientar anarquizou com quem certamente sabia menos?

inthelight
Veterano
# nov/04
· votar


pra tocar musica classica e outros estilos, defintivamente eh melhor tocar com o dedo, pq vc tem mto mais possibilidades. Mas em outros estilos a palheta ajuda mto, como no folk, country, e rock. Claro q dá pra tocar soh com os dedos, mas nesses casos a palheta eh melhor.

Naum tem essa de "pra ser um violonista sério vc tem q usar soh os dedos". Vc usa o q for mais adequado para o q estiver tocando.

janick
Veterano
# nov/04
· votar


palheta rlz, foda-se qm nao gosta
prefiro mto + som q da com palheta do q com dedo, alem q palheta eh mto + sinistro

conte
Veterano
# nov/04
· votar


janick
ahh depende hein..tem coisa q se faz com dedilhado q naum tem jeito de fazer com palheta
vide La Catedral , Astúrias e outros ae

janick
Veterano
# nov/04
· votar


conte
kra, mas eh questao de gosto mesmo... sei la, tem gente q acha bonito som de dedilhado, eu curto mto + aquele som metalico proveniente de tocar com palheta... eh um trem meio pessoal assim saca?
tpw, eh gosto mesmo
=D

Emerson Guita
Veterano
# nov/04
· votar


Beto Munhoz
Tocar com os dedos no violão, naõ tem nada melhor, é bom sim ter independência da palheta.

wesleyw8
Veterano
# nov/04
· votar


ki maneh palheta ow , aff ridiculo vcs hein........kala a boca ow se tah achando q aki eh um forum de cpm22 pow....

VIOLÃO NAO SE TOCA COM PALHETA

deu pra entende? putz vcs sao mto baianos mesmo , naum vai de cada um naum , eh soh questao q naum dah pra toca com palheta putz q sako , viu aff, por exemplo::

como q vc vai tocar as duas cordas mi ao mesmo tempo sem tocar nas outras usando palheta??? euheahuea fica fods neh????

eaheauheauh


vcs jah ouviram o jongo???? tem uma parte q vc tem q usar o polegar o indicador o medio e o mindinho e eh totalmente impossivel fazer isso na palheta

jah tah mais q provado isso q eu falei pq os cara q sao os mais fods no forum jah falaram tb q sao o gabert evitaerc e o Balbino Junior

fui

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


janick
Entao vc é tosco e nao sabe tocar violao!
Nao é questao pessoal coisa nenhuma! é questao de conhecimento!

abraços

kinsler
Veterano
# nov/04
· votar


wesleyw8
putz vcs sao mto baianos mesmo

olha cara você até que é bem coerente em tuas opiniões sobre violão e tal... agora o que tem contra baianos? Eu sou paulista mas acho salvador muito belo e os baianos super gente boa... cuidado com estas expressões supersticiosas e gratúitas... agora se você realmetne não gosta de baianos, só tem um nome pra você: nazista - se pelo contrário foi uma força de expressão mesmo - tenta não dizer mais estas bobagens... outra coisa: acho estes idiogramas adolescentes de um mal gosto danado, cara escreve direito o meu! onde ja se viu isso. O Lêdo Ivo até achou engraçadinho outro dia com os adolecentes na tv e bate papo da internet e tal, agora aqui... pô, nada contra, mas, convenhamos né...
Quer saber, vai lá vai! escreve do jeito que você quiser vai... afinal não tenho nada com isso...

janick
se você gosta de torturar seu violão com palhetadas - tudo bem - este é problema teu meu caro, agora não vem dizer esta bobagem: palheta rlz, foda-se qm nao gosta se você estudasse um poiquinho mais o violão e suas possibilidades veria que palheta não presta pro violão e ponto! mas pra começar a aprender derrepente - em doses homeopáticas - na minha opinião! - até vai - sempre treinando os dedos... e tal... ((((o))))

Juba
Veterano
# nov/04
· votar


Meu se tu tá decidido pelo violão bota fogo nessas palhetas e esquece o que esses caras falaram do teu professor pois esses caras só podem ser leigos no violão.
Outra coisa pede para o teu professor a partitura de Greensleeves e aprende a tocar essa música daí tu nunca mais vai querer usar palhetas.

Juba
Veterano
# nov/04
· votar


Meu se tu tá decidido pelo violão bota fogo nessas palhetas e esquece o que esses caras falaram do teu professor pois esses caras só podem ser leigos no violão.
Outra coisa pede para o teu professor a partitura de Greensleeves e aprende a tocar essa música daí tu nunca mais vai querer usar palhetas.

paulao_jazz
Veterano
# nov/04
· votar


Beto Munhoz

Eu tenho um costume (não é uma regra, é um costume):

Tocando violão de NYLON, somente dedo.
Tocando violão de AÇO, preferencialmente palheta, mas às vezes dedo tb.

Os violões de aço hj em dia são meio que "guitarras acústicas". Ou vc usa praquela batidona, ou pra uma palhetada legal numa música mais pop ou rock.

Para aprender, tem que ser dedo mesmo. Pra tocar violão, é dedo.

Por isso acho que um violonista aprende guitarra muito mais rápido do que um guitarrista aprende violão.

AfroDude
Veterano
# nov/04
· votar


Bom...muita gente jah falou oq eh certo...tocar violao eh no dedo mesmo e naum tem conversa...a palheta pode ajudar no começo, quando seus dedos ainda estao "moles", por falta de costume de tocar mesmo...mas com o tempo isso melhora, q nem a mao digitadora cria os calos nas pontas dos dedos de tanto pressionar as benditas cordas...

Eu comecei querendo aprender violao, tocando soh no dedilhado e pensando "palheta eh uma droga!", pq as musicas q estava estudando eram mais facilmente executadas com o dedilhado do q com a palheta (oq nao eh impossivel, soh mais dificil...)...mas quando toquei numa guitarra (usando palheta logicamente), vi q isso era oq eu queria de verdade...hj em dia, meu dedilhado eh horrivel...parou no basico...mas oq toco eh guitarra mesmo, soh uso o violao para treinar tecnica, pq elas sao de mais dificil execuçao no violao do q na guitarra, mas se pretende tocar violao, e se for classico, usa os dedos mesmo...

Greenwood
Veterano
# nov/04
· votar


Bem... li todas as respostas, menos a do wesleyw8, pq afinal de contas não dá pra entender o que este ser tentar falar (ou balbuciar!), e acho o seguinte:

LÓGICA: Se o meu violão é um folk (lindo!) e tem uma placona protetora de palhetadas, então deve ser pra usar palhetas, certo?

LÓGICA II: Se eu amo tocar violão de palheta, então eu devo tocar com palheta, certo?

GOSTO: Usem as palhetas J.Garcia. São simplesmente espetaculares!!!

evitaerc
Veterano
# nov/04
· votar


So uma nota, para constar, todas as minhas opiniões se referem ao ato de tocar violão de NYLON com palheta, pois entendi que o Beto Munhoz tocava violão de nylon... Violão de aço realmente não é a minha praia, deixo a resposta referente ao aço para outras pessoas.

wesleyw8
Veterano
# nov/04
· votar


pq naum leu a minha mns ???????????pq eu escrevo tudu abreviadu????????aff fala seriu manow ah se liga pow q coisa de baiano veio...

vo traduzir:::::::

ki maneh palheta ow , aff ridiculo vcs hein........kala a boca ow se tah achando q aki eh um forum de cpm22 pow....

VIOLÃO NAO SE TOCA COM PALHETA

deu pra entende? putz vcs sao mto baianos mesmo , naum vai de cada um naum , eh soh questao q naum dah pra toca com palheta putz q sako , viu aff, por exemplo::

como q vc vai tocar as duas cordas mi ao mesmo tempo sem tocar nas outras usando palheta??? euheahuea fica fods neh????

eaheauheauh


vocês já ouviram no jongo???? tem uma parte que você tem que usar o polegar o indicador o médio e o mindinho ao mesmo tempo e é totalmente impossível fazer isso na palheta

já está mais que provado isso que eu falei porque os violonistas que sao os melhores do forum jah falaram tb q sao o gabert evitaerc e o Balbino Junior

tah bom assim???????

paulao_jazz
Veterano
# nov/04
· votar


wesleyw8
ki maneh palheta ow , aff ridiculo vcs hein........kala a boca ow se tah achando q aki eh um forum de cpm22 pow....
que mané palheta, ou, ave, ridículo vocês, hein? cala a boca, ou, você está achando que aqui é um fórum de cepeeme vinte e dois, porra?

Greenwood

perfeita colocação. Nylon, dedo. Aço, palheta. Posso tocar aço com dedo. Posso tocar nylon com palheta. Mas acho que nas duas situações não fica legal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Abolir a paleta ?