Desafinar as cordas altera a regulagem do violão?

    Autor Mensagem
    Suzuha
    Membro Novato
    # 22/nov/22 14:14


    Indo direto ao ponto, deixei cair um pequeno objeto na caixa acústica do violão. Era uma bolinha, e toda vez que eu movimentava o instrumento, ela rolava lá dentro e fazia barulho. Para removê-la, tive que desafinar as cordas até deixá-las bem frouxas (fiz isso com todas as cordas), mas sem removê-las, para enfim conseguir pôr minha mão e remover a bolinha minúscula com uma pinça.

    Minha dúvida é: há umas duas semanas fiz uma regulagem com o Luthier, ele lixou o que precisava lixar, ajustou o tensor, e trocou as cordas. Posso ter interferido na regulagem ao desafinar e, posteriormente, afinar minhas cordas? Não costumo fazer isso toda hora, sempre deixo meu violão afinado em E. Há algum problema nisso?

    Não notei nenhum som estranho, mas sou relativamente iniciante, só treino há dois anos e meu ouvido não é tão treinado. Desde já, agradeço qualquer esclarecimento.

    Lelo Mig
    Membro
    # 22/nov/22 14:41 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Suzuha

    Não. Não há problema algum.

    Existe muito mito sobre essa coisa de instrumento perder afinação, a maioria é bobagem. Um instrumento não é delicado (nem deve ser) a este ponto. Há uma tolerância bastante razoável. Mesmo que você deixe sem cordas por um longo período não vai perder regulagem de escala tão rápido; ao colocar as cordas a tensão coloca na posição novamente, é preciso muito, muito tempo e alterações de temperatura e umidade do ar significativas para causar este tipo de desconfiguração.

    Deixei uma guitarra por mais de 5 ANOS sem encordoamento e está com afinação perfeita. Quando coloquei, só tomei o cuidado de não afinar direto de uma vez (afinal foram vários anos), fui subindo um pouquinho por dia até chegar na afinação. Não houve nenhum prejuízo ao instrumento.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Desafinar as cordas altera a regulagem do violão?