DESAFINAR VIOLÃO

    Autor Mensagem
    Sversut
    Veterano
    # set/04


    Ouvi dizer que devemos desafinar o Violao se não for usar por algum tempo.
    Daí pergunto:
    1. Qual seria esse tempo na ociosidade?? 1 semana, etc.?
    2. Qual o problema de deixa-lo afinado?
    3. É indiferente em violão folk e clássioc (aço/nylon)?
    ( ) Sversut

    Johnny
    Veterano
    # set/04
    · votar


    1. Esqueça! Violão encostado ou não deve ser mantido sempre afinado. Quando vc diminuir a tensão das cordas à quase zero o tampo vai trabalhar e possivelmente ocorrerá deformação que a médio/longo prazo leva ao rompimento do tampo na faixa atrás do cavalete. O violão foi construido para se equilibrar às tensões das cordas, se vc tirar as tensões da cordas passa a ocorrer essas deformações.

    2. O problema é deixá-lo desafinado! Ele se deforma e empena o tampo!

    3. O folk utiliza encordamento de aço e por isso tem reforços diagonais em cruz por baixo do tampo. Esse reforço é bem forte e por isso pesado para resistir às altas tensões das cordas de aço. Isso confere ao folk um timbre metálico, agudo e com pouca definição de graves. Além disso, a utilização excessiva de material na confecção reduz muito a projeção (volume). Um violão clássico tem a estrutura de reforço em forma de leque partindo do cavalete e é uma estrutura com menos de 10% do peso de uma estrutura de reforço de um folk. Além disso a caixa chega a ter a metade da espessura e o tampo entre 1/3 e metade da espessura de um folk. Isso faz com que o violão clássico seja bem mais fragil, mas bem mais leve com uma variabilidade de timbres muito maior e com uma projeção de som que pode ser 20 vezes maior que a de um folk.

    Sversut
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Johnny
    Ok, se desafinar, ocorre efeito contrário na estrutura.
    Se manter uma câmara de ar vazia a tendência é que ela fica enrrugada, etc
    Uma vagina sem uso tb pode se modificar de estrutura externa...
    ( ) Svrst

    Claudio Natureza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Uma vagina sem uso tb pode se modificar de estrutura externa...


    tu tem isso?

    LeandroP
    Moderador
    # set/04
    · votar


    Johnny

    Putz bicho, que explicação heim.... 10 !!!!

    Johnny
    Veterano
    # set/04
    · votar


    LeandroPanucci

    Que bom que deu pra entender porque eu reescrevi umas 3 vezes antes de postar...

    Greenwood
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Johnny
    Interessante esse lance q vc explicou. Há um verdadeiro mito sobre manter o violão DESAFINADO!!!
    Agora vamos ao quesito gambiarra:
    Estou com um giannini série estudo (calma, eu ainda vou comprar um de verdade, estou "desenferrujando" ainda) que está com o tampo descolando....putz! Acredito que neste caso cruel seja melhor desafiná-lo após tocar (aproveito e "desenferrujo" o ouvido tb!), o q vc acha?

    Johnny
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Greenwood

    Nossa... esse é um caso super hiper específico... hehehe!
    Acho que funciona no seu caso de tentar evitar a progressão de um dano já existente. Mas fique sempre observando o trabalho do tampo pra ver se isso tá dando certo. Assim vc pode fazer uma nova experiência e depois compartilhar os resultados aqui no forum.

    Tenho um amigo que tinhga o mesmo problema, mas ele resolveu colando várias camadas de fitas de lacrar caixas na parte que descolou. Ficou jóia!!! A ressonância na fita adesiva gerava um ruído que lembra potor de fusca... for toda aquela meleka da cola derretendo... hehehe

    Greenwood
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Johnny
    Cara... ñ tinha pensado em fitas adesivas!!! Valeu...
    De repente a ressonância gerada pode até substituir um flanger! O Velvet Underground começou assim!!!

    Greenwood
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Johnny

    rapaz, gostaria de voltar ao assunto desafinação...

    Vc sabe por que / como foi criado este falso mito que todo instrumento de corda deveria ser guardado DESAFINADO?

    violoeiro
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Greenwood
    Então guarda, se acontecer alguma coisa posta aqui como experiência para alertar o pessoal...

    Johnny
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Greenwood

    Surgiu com a questão de que antigamente os violões de cordas de aço eram estruturalmente identicos aos violões clássicos e por serem de estrutura mais leve eles ofereciam uma resistencia insuficiente para resistir as tensões do encordamento de aço e o ato de desafinar o violão ao guardar aumentava a vida útil do instrumento.

    Greenwood
    Veterano
    # set/04 · Editado por: Greenwood
    · votar


    Johnny
    Valeu, cara. Vc realmente presta um serviço a este fórum! Obrigado mais uma vez.

    violoeiro
    Amadurece, cara!

    Gbm7
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Johnny eu sou seu fã cara... tu eh foda. Parabéns!

    Sversut
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Gbm7
    Eu me acostumei a serguir sempre F#m7, ou seja, sempre o sustenido do anterior, exceto no caso do A, que uso Bb.
    Fico devendo essa a voce..
    Svbrst

    Johnny
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Greenwood
    Gbm7

    Que é isso pessoal!? Estou aí para ajudar e para aprender!

    Johnny
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Greenwood
    Gbm7

    Que é isso pessoal!? Estou aí para ajudar e para aprender!

    violoeiro
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Greenwood
    Hum, consegui pisar num calinho foi? Desde q eu me cadastrei no fórum vc só vem criticando e denegrindo as mensagens q eu posto, ou elas simplesmente não prestam ou vc diz para os outros ignorarem... Quem tem q amadurecer é vc...

    Greenwood
    Veterano
    # set/04
    · votar


    violoeiro

    Vou continuar te ignorando.

    violoeiro
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Greenwood
    Estou vendo haueaheaeua...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a DESAFINAR VIOLÃO