Captador magnético em violão com cordas de guitarra, melhora a captação?

    Autor Mensagem
    Fili
    Membro Novato
    # mar/20


    Galera vou comprar um captador magnético pro meu violão, cansei de piezo quero um som mais orgânico do violão. Eu sei que usando cordas de guitarra no violão vou perder sustain e grave, mas queria confirmar com vocês se as cordas de guitarra por serem de níquel se funcionam melhor com captador passivo. Fica melhor mesmo ou não faz tanta diferença o níquel ou o bronze? Toco com 012 no violão, se fizesse isso eu usaria 013 de guitarra pra compensar.

    Ramsay
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Fili
    Usando captador magnético no violão vc vai perder graves, mas, não sustain.
    Mas, os médios e agudos que vai ganhar compensam a troca.
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-879196262-captador-magnetico-4 -cores-on-tipo-single-coil-para-violo-_JM?matt_tool=19811555&matt_word &gclid=EAIaIQobChMIjq7rlpaH6AIVy8DICh0pywb9EAQYBSABEgKpc_D_BwE&quantit y=1&variation=35164525362

    vinibassplayer
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    cansei de piezo quero um som mais orgânico do violão

    mano, som organico é o que preserva a natureza do instrumento, no caso o mais organico seria o piezo msm, ja que capta a vibração da propria madeira. um bom piezo nao altera a caracteristica do som,e o mesmo piezo vai dar timbre diferentes em violoes diferentes.. um captador magnetico vai restringir um pouco mais o timbre natural do instrumento, e pegar mais o som das cordas msm.

    se quer um som organico, mas com mais versatilidade, e melhor vc unir os dois, mantenha o piezo(que provavelmente deve estar na ponte) e adicione o magnetico no bojo.. o tipo de corda deve fazer mais diferença no magnetico, pq materiais diferentes geram campos magneticos diferentes, mas o timbre da vibração no piezo nao deve alterar tanto.

    sobre o calibre, eu manteria o 012, vc vai ver que é bem mais macia do que a 012 de violao, mas pode ser que nao afine mto bem as oitavas, é bom testar.

    Ningen
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Fili

    Eu sei que usando cordas de guitarra no violão vou perder sustain e grave

    Além disso o violão vai ficar desafinado ao longo da escala, como se fosse uma guitarra com as oitavas desreguladas... Corda de guitarra foi feita pra guitarra...

    Compre um captador feito pra violão. Deixa de invenção. É verdade porque rimou. Rsrsrs

    Esse negócio é complicado... Vai depender de que som você busca e que violão é o seu... O ideal seria testar vários pra ver qual te agrada mais.

    Ismah
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    A questão das trocas de cordas, implica em uma nova regulagem.
    A verdade dos fatos, a respeito de "som orgânico", é que ele só é conseguido captando o violão com microfones. E isso ao vivo não é tão fácil assim.
    Com algum Fishman Aura e semelhantes, ou algum equipamento que use IR, realmente dá pra chegar a resultados absurdamente bons.
    No entanto, orgânico já não é mais.

    Fili
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    Valeu demais galera. O captador que quero colocar no violão é de violão mesmo, não é captador de guitarra. Mas como uma vez ouvi pessoas dizendo que cordas de níquel funcionam melhor com captador passivo fiquei na dúvida. Mas se for da problema com oitavas e afinação não faz sentido, manterei cordas de violão mesmo.

    O que eu procuro é um som mais "natural", mais próximo do que você escuta acústico, mas como falaram acima nem sempre da pra microfonar violão da forma devida ainda mais tocando ao vivo. Mas valeu pelas dicas, depois que instalar o captador volto aqui e falo como ficou.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/20
    · votar


    Fili

    Mesmo que você ganhe em "volume", colocando cordas de guitarra, vai perder em qualidade de timbre.

    - Cordas de guitarra possuem o calibre e a tensão menor. Mesmo que você compre 0.13 (a mizinha dá o nome ao jogo) os intervalos de calibres não são o mesmo num jogo de guitarra e de violão. O violão têm calibres maiores porque precisa de maior tensão para ter mais volume e timbrar melhor.

    - Então, colocando encordoamento de guitarra no violão, vai perder o timbre do instrumento, o som vai dar uma "apagada", não sei se compensa ter mais volume num som feio e sem brilho. Cordas de guitarra não foram feitas prá instrumentos acústicos, o som "é feio", não possuem a mesma qualidade de timbre de cordas para violão.

    - Principalmente aquele grave encorpado característico do violão, vai pro saco.

    - Como a galera já falou, o encordoamento de guitarra vai gerar uma tensão menor e, provavelmente, vai exigir regulagem do tensor.

    - Por último, se seu violão for originalmente para nylon, aí que não dá mesmo e vai ferrar o instrumento.

    Ismah
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Fili
    cordas de níquel funcionam melhor com captador passivo

    Depende como funciona esse captador passivo. Magnético? De contato?
    É diferente, e não melhor.

    se for da problema com oitavas e afinação não faz sentido, manterei cordas de violão mesmo

    Em geral, só mesmo precisaria regular o tensor, e nada mais.

    O que eu procuro é um som mais "natural", mais próximo do que você escuta acústico

    Mas o som que você escuta, ou o som que o outro escuta? Lembre-se que a percepção acústica, depende ligeiramente da posição do ouvinte. E pra piorar, lembre que NÃO É um violão acústico e sim um violão captado - logo, VAI ser diferente.
    Honestamente, o captador não vai entregar o que tu espera. Mas seja feliz.

    Lelo Mig

    Então... Eu uso cordas de guitarra a algum tempo. Há uma mítica nisso, que não faz sentido. São cordas, não tem o mesmo som, mas são usáveis.
    Som feio? Depende! Pra mim se aproximou mais de um ressonador (justo na contra-mão do que se afirma acima), que é apenas diferente, e feito para ser assim, para uso em solos.
    Que adianta aquele jumbo com grave lindo, e precisa um HPF em 200 Hz, porque não cabe na mixagem. Quase nunca o som pleno cabe na mix de uma banda, apenas soando sozinho. Aí é bypass em tudo e deixa ser feliz. Elvis de Jumbo é estética, e não necessidade. Um violão folk iria resolver muito mais. Costumo dizer que violão em banda, geralmente pode ser trocado por um shaker ou meia-lua, pois funciona de maneira análoga - principalmente com duas guitarras.

    Sem dúvida, se me perguntar, eu prefiro o jumbo. Tirar uma frequência que sobra é sempre mais fácil, do que ter que tirar do nada, uma que não vem... E o som pleno de um jumbo é lindo.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ismah

    "Há uma mítica nisso..."

    Veja bem, não é questão de mítica. O violão foi "desenhado" para ter um som X.

    Se você alterar ele para som Y ou Z, poder até ficar mais bonito (aí é subjetivo e depende também do destino que se dará ao som).

    O que quis dizer é apenas que, via de regra, o som muda, perde as características originais.

    Ismah
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Um folk soa diferente de um jumbo, que soa diferente de um traveler, que soa diferente de um gypsy, que soa diferente de um violão erudito...
    Então, qual é o som X?

    Vai soar apenas diferente, e fim. Podemos prever que a tendência é ter um médio exagerado, ser mais suscetível a ruídos, a retro-alimentação... Que vai precisar de ajuste de tensor, que talvez corte o nut e/ou o rastilho...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captador magnético em violão com cordas de guitarra, melhora a captação?