Como tirar um boa melodia?

    Autor Mensagem
    Milk007
    Membro Novato
    # fev/17


    Gostaria de algumas dicas de como "Tirar" melodicamente as notas de uma música....
    Como a maioria sabe, a música segue uma regra harmônica, porém quando vamos "Casar" essas notas melódicas, as mesmas parecem que não pertencem ao campo harmônico da música...

    Alguma dica? Sugestão?
    Grato!

    JJJ
    Veterano
    # fev/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    Não entendi muito bem. Você quer "tirar" uma melodia existente ou "compor" uma nova?

    "Tirar" se refere a pegar a melodia (de um vocal ou de um instrumento solo, por exemplo) de uma música qualquer. A gente pega isso de duas formas possíveis: baseado em partitura (ou tablatura) escritas por alguém ou de ouvido (ouve e vai "tirando").

    herikguitar
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Milk007

    Pela forma que entendi acredito ser como o amigo JJJ falou mesmo. Eu, por exemplo, tiro algumas de ouvido (como a música Talismã do Geraldo Azevedo que acompanha a voz com um "solinho" no violão, é bem fácil pra treinar) e outras sou obrigado a pegar as tabs pois não tenho tanta experiência na escala ou no campo harmônico utilizado, por exemplo.

    Outra boa sugestão é sempre dar atenção para os baixos da música, principalmente se for tocar sozinho ou com um grupo pequeno. Para mim, um violão que segue essa linha de execução sem ter os baixos presentes, fica "sem sal", ou seja, faltando alguma coisa.

    Abraço!

    Velho Carioca
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Costumo tira-las de ouvido.

    Milk007
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Não entendi muito bem. Você quer "tirar" uma melodia existente ou "compor" uma nova?
    Seria tirar uma melodia já existente... Enquanto o "Cantor" canta, eu vou tirando o que ele canta melodicamente sabe?

    Milk007
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Para mim, um violão que segue essa linha de execução sem ter os baixos presentes, fica "sem sal", ou seja, faltando alguma coisa.

    Pra vc a melodia "crua" mais o "baixo" fazem a música ficar melhor? É isso?

    Ismah
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Ouvido mais que teoria... Com o tempo se nota que alguns fraseados são recorrentes...

    herikguitar
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Milk007

    Pra vc a melodia "crua" mais o "baixo" fazem a música ficar melhor? É isso?

    Basicamente... É um traço mais de violão popular, onde você tenta fazer "o solo" e o "acompanhamento" juntos (estou comparando, entende?). Então é como você ir tirando a melodia com uma boa marcação dos baixos.

    Com isso você acaba desenvolvendo por consequência uns fraseados ou "floreios" como alguns gostam de tocar. Mas essa é a pegada que eu gosto de utilizar, você pode preferir outra coisa etc. Mas pra tocar sozinho acho que é a melhor opção mesmo.

    Um vídeo para ilustrar o que eu estou dizendo:

    @

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como tirar um boa melodia?