Melodia e Acordes

    Autor Mensagem
    Aline Raile de Miranda
    Veterano
    # jun/04


    Sou sapateadora, vou fazer um trabalho com viola, preciso de espaços na música para inserir percussão de instrumentos e do sapateado. Meu professor de percussão disse-me que eu preciso de uma música de viola só com a melodia, mas não sei definir exatamente o que seja melodia e acordes - seria a melodia o principal e acordes os acompanhamentos? - e, outra coisa, alguém teria alguma melodia de viola dentro destes parâmetros?

    inthelight
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Bom, na minha opinião o fato de uma musica ter harmonia e melodia naum impede q vc insira percussão... Mas quanto a sua duvida:

    - Melodia é a sucessão de sons com um resultado musical...Tipo, quando vc assobia ou faz um solo, vc está fazendo uma melodia. é o "deslocamento horizontal" da partitura

    - Harmonia são os acordes, ou seja, um ou mais sons tocados ao mesmo tempo, é a parte vertical da partitura

    Acho q é isso, alguem me corrija se eu tiver falando errado :-P

    quanto a melodia de viola que vc procura eu naum sei te dizer

    Aline Raile de Miranda
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Qual vem primeiro melodia ou a harmonia, ou tanto faz?

    inthelight
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Aline Raile de Miranda

    tanto faz

    Aline Raile de Miranda
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    melodia é o que define a originalidade da música?

    inthelight
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Aline Raile de Miranda
    bom, não se pode dizer isso categoricamente, mas acho q entendi o que vc quis dizer: que a caracteristica principal de uma musica, aquilo q fica na nossa cabeça, é a melodia. Sim, é isso. Tanto que quando vc vai registrar uma musica vc registra apenas a melodia principal, e naum os acordes

    Aline Raile de Miranda
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Está melhorando. Vc pode me dizer onde entra o rítmo, compasso e acompanhamento? onde se encaixam na melodia na harmonia? Preciso de melhores definições para que eu possa realizar meu trabalho, estou muito confusa a respeito.Obrigada até aqui.

    Aline Raile de Miranda
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Está melhorando. Vc pode me dizer onde entra o rítmo, compasso e acompanhamento? onde se encaixam na melodia na harmonia? Preciso de melhores definições para que eu possa realizar meu trabalho, estou muito confusa a respeito.Obrigada até aqui.

    inthelight
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Bom, se vc quer uma informação mais detalhada veja aqui:

    Harmonia: http://www.allegrobr.com/biblioteca/artigo.php?id=15

    Melodia: http://www.allegrobr.com/biblioteca/artigo.php?id=16

    Ritmo: http://www.allegrobr.com/biblioteca/artigo.php?id=17

    Timbre: http://www.allegrobr.com/biblioteca/artigo.php?id=18

    Aline Raile de Miranda
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Muito obrigada! meu e.mail é a.raile@uol.com.br. Valeu mesmo!

    inthelight
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    de nada!

    Mamonas
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Aline Raile de Miranda: Acho que jah foi entendido mas vou explicar com exemplos:
    Dupla caipira tocando viola = Harmonia e ritmo na viola + melodia na voz
    Repentistas com pandeiro = Melodia na voz + ritmo no pandeiro (sem harmonia)
    Pessoal do fama "tocando" violão = Harmonia + ritmo no violão + melodia na voz

    Enfim, com viola, violão, guitarra, o mais comum é o pessoal fazer a harmonia, pq a maioria só conhece alguns acordes e algumas musicas e ficam tocando! Mas tem jeito de tocar só a melodia no violão/viola, ou até de juntar a melodia com a harmonia em um só instrumento. Instrumento mais comum para tocar só melodia, são flautas, violinos, sax, ou qualquer instrumento que possa fazer o som durar bastante. Vc está falando da viola caipira né? pq tem outra viola q parece um violino. Qualquer duvida pergunta pra nois d novo

    Al Majíd
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Aline Raile de Miranda

    Melodia é o que você assobia.

    Al Majíd
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    inthelight

    Corretíssimo.

    Rey
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Aline Raile de Miranda
    Se a viola que você está falando é a viola caipira, procure algumas músicas do Roberto Corrêa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Melodia e Acordes