Como melhorar no violão?

    Autor Mensagem
    MarlonMFKP
    Veterano
    # jan/11


    Olá pessoal!!!
    Bom estou denovo aqui, como melhorar no violao?,desculpa se tiver tópicos semelhantes...
    Bom eu ja toco a algum tempo,e toco razoavel,eu queria mesmo é poder ter mais agilidade... sei que isso so com anos de dedicação e com bom professor...
    Mas tem exercicios ou metodo para violão popular?so encontro para violao clássico...

    Eu também gosto de tocar musicas da minha igreja porem só tem partituras(4 vozes:soprano,contralto,tenor e baixo) para tocar a base eu tenho que considerar as 4 vozes ou so o baixo?Sei tocar um pouco de ouvido mas uso de 3 a 5 acordes que afinam mas as vezes parece que falta algo, os acordes sao repetitivos e etc...

    Desde já agradeço

    V.inny
    Moderador
    # jan/11 · Editado por: V.inny
    · votar


    Bom, Com certeza deve ter tópico disso, mas vamos lá...

    Em partes você começa falando de agilidade. Agilidade é uma coisa relativa quando se trata de fatores psicomotores, como é o caso da música. Nós temos limites sim... Quanto mais passos damos mais fica difícil passar para outros níveis, já percebeu?

    Ahhhh... Procure quebrar sempre seus Limites!!! hehehe

    Bom, Velocidade não é tudo, mas aqui vão algumas dicas...

    Se preocupe com a sua EXECUÇÃO
    Não adianta você ter velocidade, ser rápido e o som não satisfazer a quem te escuta... É comum a gente "mascar", mas tente evitar ao máximo.

    Mentenha-se Confortável
    Procure se acomodar com o violão de forma que você sinta seus músculos relaxados para qualquer movimento que for fazer.

    Use Metrônomo
    Muita gente critica o uso da ferramenta, mas eu acho que ainda hoje é a melhor forma de se estudar música e técnica.

    Você pode começar treinando aqueles exercícios psicotécnicos e suas variações ( 1,2,3,4 ; 2,1,3,4 ; 3,1,2,4 ; 4,1,2,3 e etc...) ou até mesmo pegando licks e partes de músicas que gostaria de aprendrer, mas o macete é começar tocando tudo isso LENTO. Você só vai conseguir bom resultado e execução em uma velocidade rápida se compreender e entender seus movimentos, e para isso começe treinando em um tempo lento, em torno de 40 a 60bpm (ou mais dependendo)

    Tá CHEIO de livro na internet pra se estudar, Procura umas coisas que uma hora você vai achar o que te agrada...

    OPINIÃO: Sabe ler partitura? Recomendo que você veja os 12 estudos pra violão clássico de Villa-Lobos. Sei que pediu popular mas dá uma base boa e até melhor do que alguns populares que encontramos por ai...

    Com relação as músicas, eu recomendo que você estude um pouco mais harmonia e procure compreender os acordes e suas formações... Geralmente quando a gente tem mais de uma/duas linha(s) melódica(s), como é o caso, a gente procura construir uma harmonia que conforte essas notas, por exemplo, tente colocar as 4 notas das vozes ou o máximo delas dentro do acorde base.

    Espero ter ajudado um pouco!
    Grande Abraço!

    leovinicius
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    MarlonMFKP
    mas uso de 3 a 5 acordes que afinam mas as vezes parece que falta algo, os acordes sao repetitivos e etc...

    kara no começo é assim mesmo, em todas as músicas a pessoa só usa os mesmos acordes (hehe). estuda um pouco sobre escalas musicais e tambem põe em prática, (a prática é o mais importante se quer evoluir, na minha concepção) tenta pegar outras musicas de ouvido!
    há braços.

    DRokx
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Vou falar o que falo pra todo mundo:
    Estuda um pouco de violão clássico
    Ajuda bastante por causa da técnica e tal.

    A eh, to começando a pegar teoria e ajuda bastante a pegar mais acordes e tal sem decoreba.
    Flw

    MarlonMFKP
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    oi, eu sei ler partituras sim... inclusive eu toco flauta tranversal bem antes de começar no violão por isso eu tambem gosto de musica clássica.Eu sou bemmmmmmmmmm eclético, to tocando highway to hell depois vo e toco Jesus Alegria dos homens,é bem doido mas eu gosto muito de musica e respeito todos os estilos (menos funk carioca).
    Toco o basico de classico (inclusive dedilho com unhas) e tenho 2 violoes nylon e aço,comecei no clássico mas sabe vc treina todo dia uma musica de bach por exemplo e depois vem um parente e toca e canta com batida e elegra mais que escuta.Por isso desnimei um pouco do classico.mas vou ver esse metodo de Villa Lobos.

    Valleu Pessoal!!!

    polezel10
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Saca só:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/250182/
    Bons Estudos!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    MarlonMFKP

    Procure um professor de violão.

    RaphaelKroutz
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Boa haha um professor e essencial!

    fripperama
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Praticar muito!!!

    Agora, passando informações mais específicas, tem um texto que disponibilizei no meu site. É uma tradução do Robert Fripp de uma palestra que ele tem ministrado recentemente: "De bom a ótimo".

    http://circulodevioloesrj.wordpress.com/2010/07/25/de-bom-a-otimo/

    fripperama
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Concordo em parte com o Grosélio. Adicionaria que tem que ser um bom professor de violão!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como melhorar no violão?