Como melhorar o timbre do violão?

    Autor Mensagem
    Fireyeah
    Veterano
    # jan/11


    Olá galera, primeira vez que posto aqui. Eu ganhei um violão gianinni flat series, cujo corpo foi transformado em jumbo por um dos maiores luthiers de Brasília, Jadiel luthier. O som dele é sensacional, os harmônicos são muito brilhantes. Eu gostaria de saber o seguinte:
    1- Trocar a pestana e o rastilho, osso ou metal? Lembrando que eu estou pendendo mais para a música clássica e bossa nova.
    2-Lixar a escala com bombril realmente ajuda em alguma coisa ou é só mito? A escala já está bem gasta, o certo é lixar ou pintar de novo.
    3-O que passar na escala, nas cordas, e no corpo do violão, para maior durabilidade?
    4-O corpo está com umas rachaduras. Não vaza som, mas fica esteticamente feio. Qual seria a coisa correta a se fazer?
    Bom, é isso. Agredeço desde já a quem responder.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    Fireyeah
    osso ou metal?

    Vai piorar. O rastilho de osso é melhor!

    Lixar a escala com bombril

    Só serve para limpar. E não se passa bombril na escala. E sim nos trastos.

    O corpo está com umas rachaduras.

    Leva ao luthier e manda arrumar.

    MMJr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eu ganhei um violão gianinni flat series, cujo corpo foi transformado em jumbo por um dos maiores luthiers de Brasília,

    cujo corpo foi transformado em jumbo


    Como?


    Valeu..

    xavy
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Como? 2

    ANRUKAR97
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Como? 3 ¬¬'

    Fireyeah
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ele basicamente pegou o braço original e colocou num corpo jumbo de tampo maciço. O som fica realmente bom.
    Prof. Grosélio
    Valeu pelas dicas, vou leva-lo no luthier que fez ele pra fazer um orçamento.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Fireyeah: 1- Trocar a pestana e o rastilho, osso ou metal? Lembrando que eu estou pendendo mais para a música clássica e bossa nova.

    Para o estilo que você quer, osso. Mas também nunca ouvi de rastilho de metal em violão.

    2-Lixar a escala com bombril realmente ajuda em alguma coisa ou é só mito? A escala já está bem gasta, o certo é lixar ou pintar de novo.

    Consulte um luthier, mas eu acho que é mito. Acho se trata de uma correção meramente estética.

    3-O que passar na escala, nas cordas, e no corpo do violão, para maior durabilidade?

    Na escala, suco de limão para hidratar. Nas cordas, um pano tipo perfex para secá-las e tirar eventuais pós de ferrugem que se acumulam nas cordas. No corpo, flanela ou até mesmo o perfex.

    4-O corpo está com umas rachaduras. Não vaza som, mas fica esteticamente feio. Qual seria a coisa correta a se fazer?

    Putz, aí não sei...

    Fireyeah
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    erico.ascencao
    Valeu cara, o cara da loja que fui também vi me indicou esse suco de limão. Eu vou comprar no ML depois.

    MMJr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Na escala, suco de limão para hidratar

    Nao seria oleo de limao???

    Fireyeah

    Certo...
    Entao nao e mais um violao Giannini...
    E o braco de um giannini com corpo Jumbo de outro violao....
    Legal...

    Escolha pestana e rastilho de osso...

    Quanto a escala e melhor consultar um luthier...- como ja sugeriram...

    Valeu...

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    MMJr: Nao seria oleo de limao???

    Não sei... é? :S

    MMJr
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: MMJr
    · votar


    Entao...

    http://www.jimdunlop.com/product/fretboard-65-ultimate-lemon-oil

    Particularmente eu prefiro usar um composto a base de oleo mineral como este:

    http://store.daddario.com/category/152514/Fingerboard_Conditioner


    Valeu..

    Fireyeah
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    MMJr
    É isso mesmo, tem um no ML de 15 reais. Hoje deixei meu violão com o cara que fez ele. Ele vai fazer um trato nele(trocar trastes, regular a escala, trocar o rastilho e a pestana por uns de osso, colar aquelas rachaduras, pintar de novo...), ficou meio carinho, mas pra um violão que só o tampo(cedro canadense) vale 300, acho que vale a pena o/

    Gus dz
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Fireyeah
    Aonde que um tampo de cedro canadense vale 300? o.o

    Fireyeah
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Gus dz
    Ele foi envelhecido por mais de 20 anos eu acho.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Como melhorar o timbre do violão?