Como afinar (ou trocar) as cordas sem estourá-las.

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


LMDavi

Se vc definir o "som estranho", podemos encontrar uma ajuda e possível solução mais específica.

A princípio se está afinado, deveria soar bem. Pode ser a corda, mesmo assim, vale a pena conferir ação das cordas, nut, trastes, tensor e captadores.

Ruyter
Membro Novato
# mai/20
· votar


Bom. Eu sou "novato" nessas coisas, porém gostaria de perguntar algo:

Eu troquei as cordas do meu violão ( porém eu não dei uma geral nele pq n sabia q era p fazer isso na época). Agora eu vi q o violão estava sujo, então eu pesquisei como limpa-lo de maneira correta. Vi que os instrutores removeram as cordas, porém eu estou com medo de removê-las e arrebenta-las. Então aqui vai a pergunta:

Como removo todas as cordas sem arrebenta-las?
Me perdoem. Não si se entenderam minha pergunta ????

Dead star
Membro Novato
# mai/20
· votar


Ruyter
No geral é só tirar corda por corda normalmente, não vai arrebentar.
Mas se quiser ter certeza vá diminuindo gradualmente tom por tom na afinação, desse modo as cordas vão se acostumando a uma tensão menor sem forçar, mas realmente não vejo necessidade, é só tirar.

Buja
Veterano
# mai/20
· votar


Exatamente....primeiro afrouxa as cordas.
Sugestão, começe a afrouxa-las do meio pra extremidade (Primeiro cordas D-G, depois A-B, e por ultimo E-e). Ai é so retirar elas da tarracha ou mesmo cortar com uma alicate.

Aproveitando que tirou as cordas, (boa ideia sua por sinal), da uma bela duma geral no instrumento. Limpe tudo que puder (da maneira correta ok).

Dai é so botar novo jogo de cordas, também, sugestão começando pelo meio.
Ao colocar as cordas, pesquise ai na internet sobre o jeito correto de enrolar elas na tarracha (isso faz diferença depois). Dai, vai afinando corda a corda, afina, afina de novo, da umas puxadinhas pra corda se acomodar, afina de novo.

Tudo pronto, é so se deliciar com as cordas novas estalando lindas!

Ruyter
Membro Novato
# mai/20
· votar


Obrigado gente! Realmente vocês me ajudaram muito!

Abraço e fiquem com Deus!

macaco veio
Veterano
# jun/20
· votar


Kurus Kredo! (parece até nome de banda), corda estourar! eu nunca vi, já vi rebentar, contudo, eu ando meio fora de moda, pode ser que com essas bandas infernais modernas e algum processo infernal novo de fabricação elas estejam vindo explosivas de alguma forma.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como afinar (ou trocar) as cordas sem estourá-las.