Ressonator + Slide Guitar - apanhando, mas tentando

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # set/10


    Boa tarde, personas.

    Negócio é o seguinte: ultimamente estou mais voltado para um som blues/southern rock (bom, um não tem muito a ver com outro e vice-versa, mas é só para deixar claro que não estou mais ouvindo heavy metal como ouvia antes). Isso justifica também o porque de eu ter adquirido o violão abaixo:

    http://www.4shared.com/photo/8mX0rwOE/Violo_Strinberg_Ressonator_1.htm l
    http://www.4shared.com/photo/HCxT1FM3/Violo_Strinberg_Ressonator_2.htm l
    http://www.4shared.com/photo/8mlZX4Ng/Violo_Strinberg_Ressonator_3.htm l
    http://www.4shared.com/photo/NoSnbHUk/Violo_Strinberg_Ressonator_4.htm l
    http://www.4shared.com/photo/sqbOsk1E/Violo_Strinberg_Ressonator_5.htm l
    http://www.4shared.com/photo/fsUeIr8s/Violo_Strinberg_Ressonator_6.htm l

    É usado, porém, já mandei para um luthier da região, o qual regulou o braço (cordas 0.11 um pouco altas para usar com o slide) e ele me passou que o tensor está funcionando.
    A finalidade do tópico não é apenas dizer que comprei mais um violão, e sim, procurar auxílio em relação à dificuldade com a técnica do slide. Estou usando um método excelente de um tal de David Hamburger composto de uma apostila e arquivos de áudio. Estou até que me dando bem com o slide, porém, apanhando nas afinações diferentes e coisas do tipo.

    Alguém aqui usa essa técnica? Se sim, é melhor focar na teoria das afinações ou na decoreba dos licks?

    Valeu!

    Texas Blues Hat
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Quanto às cordas é melhor .013 no caso de D ou G aberto. Tem até sets de 0.16 para open G.
    Não há muito a se preocupar com teoria das afinações, nenhum blueseiro esquenta a cabeça com teoria e a maior parte das peças para slide se baseia em D ou G (excetuando Robert Johnson, claro ) e um capotraste, o blues é orgânico, natural, vivo.
    Vc pode tentar uma fingerpick também caso lhe agrade.
    Procure o máximo de expressão numa única nota e esqueça tudo oque vc aprendeu com o Metal OK!

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Texas Blues Hat
    Cara, não imagina a luta que foi encontrar um encordoamento .011 aqui onde moro.

    Em relação a esquecer tudo o que aprendi com metal, na verdade estou até usando uma dedeira de metal no polegar para conseguir um som mais interessante, já que não tenho unhas e estou evitando a palheta.

    Minha maior preocupação é em relação às afinações. Ao ouvir uma música (ex.: Robert Johnson), como você faz para descobrir a afinação em que ele está tocando? É intuitivo ou com o tempo pega o jeito?

    Valeu!

    Texas Blues Hat
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Muita gente já apanhou muito com as afinações do Robert Johnson, até o Clapton no Cream não tirou Crossroads, ele só tirou direito nos anos 90.

    O lance mais ou menos é tirar nota por nota e depois tentar encaixar essas notas no shape da afinação aberta. Se o cara pega o jeito aí é relativo; um cara que nasce nos states ouvindo blues desde criança tem uma percepção diferente da nossa, até quando esse cara erra fica legal.

    O caminho mais curto como sempre são os songbooks, tem um guitar signature licks do Robert Johnson da Hal Leonard.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Texas Blues Hat

    Bom, aparentemente você manja da técnica... Eu ainda estou aprendendo, porém, já estou assustado... Dá uma olhada nisso:



    O cara mistura slide, dedos, baixo com o dedão da mão direita, a dúvida é, como aprender isso? Existe algum professor que ensine exatamente isso, ou num curso "normal" (conservatório, etc) eles ensinam?

    Outra coisa, dá uma olhada nisso:



    Ele usa um slide no dedo anelar com mais ou menos a metade do tamanho. Cortei um slide pela metade tentando assim facilitar a digitação (podendo usar o dedo anelar também), porém, fiquei mais perdido ainda.

    Enfim, como postado anteriormente, sempre toquei hard/heavy até começar a ficar encantado com slide guitar, ou seja, minha técnica de palheta, afinação, digitação, etc, é toda diferente da técnica do slide, espero conseguir me entender com esse tipo de técnica.

    Valeu pelos toques.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Pessoal,

    Estava com dificuldades na altura das cordas nas primeiras casas do violão. Mandei regular a altura delas, nas últimas casas ficou bem legal para o slide, porém, nas primeiras, as cordas ficaram muito baixas. Adaptei um palito de fósforo encapado com papel camurça para não ferir o braço do violão, conforme abaixo:

    http://www.4shared.com/photo/VXtk0uBh/Cavalete_1.html
    http://www.4shared.com/photo/Qn0_7Sij/Cavalete_2.html

    Agora a altura ficou excelente. Só espero não prejudicar o violão com essa adaptação. Finalizando, um pouco do que aprendi até agora (baixo com o dedão na sexta e na quarta cordas, slide misturado com dedos):

    http://www.4shared.com/video/oby94fyy/Slide_Guitar.html

    Valeu!

    AurélioB.
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Não estraga não cara, pode colocar só o palito, madeira com madeira é sussegado...
    Aliás, vários caras do blues fazem isso.

    MMI
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Kleber Blacklock

    O palito não vai estragar, só cuidado com a posição do palito porque altera as oitavas (para slide não tem tanta importância as oitavas exatas).
    Slide é bem complicado, acaba sendo como aprender tudo de novo quase que do zero, especialmente nas afinações abertas. Na realidade, o que é legal do slide realmente é tocar com afinação aberta, mas é bem estranho no início. Decorar licks também acaba sendo necessário e parte do aprendizado. Só que é quase impossível encontrar um professor de slide no Brasil, geralmente quem sabe aprendeu na raça mesmo. Tem que aproveitar a net para pegar uns videos e lições, não tem jeito.
    O legal é pegar uma afinação, digamos o Open-G, e estudar essa afinação até ter algum domínio. Quanto a cordas, é legal mesmo cordas mais grossas. Sugiro comprar uma baciada de cordas para seu ressonator e sua guitarra na Strings by Mail ou Just Strings, acaba valendo a pena, mesmo porque pelo jeito você tem alguma dificuldade de achar cordas ideais aí.
    Quanto aos slides, o que eu gosto mais é o de vidro da Dunlop pequeno, de 51 mm de extensão e diâmetro pequeno (tenho mão pequena). Os de porcelana são excelentes também, especialmente para ressonator. Eu tenho um lap steel que a barra que eu mais gosto é da Rocky Mountain, pode comprar com eles que mandam direitinho, são muito bons.
    Espero ter ajudado.
    Abç

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # out/10
    · votar


    AurélioB.
    MMI

    Pessoal, muito obrigado pelas dicas. Conforme for progredindo nos estudos vou postando aqui. Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ressonator + Slide Guitar - apanhando, mas tentando