Problemas com a solzinho no meu 12 cordas

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: erico.ascencao


    E aí pessoal!

    Ontem eu estava dando um "tapa" no rastilho do meu 12 cordas para abaixar a ação das cordas. Quando fui reafinar o violão, acabei estourando a solzinho, mesmo tomando o cuidado de ir apertando de pouco em pouco (apertava de meio em meio tom). Ela acabou estourando por volta do fá.

    Não é a primeira vez que isso acontece. No encordamento antigo aconteceu o mesmo, mas eu acreditava que era porque às vezes eu mudava a afinação pra DADAAD pra tocar uma música específica e depois voltava à afinação padrão. Reparei que tanto no encordamento antigo quanto neste novo (diga-se de passagem, da Elixir, trocado em maio) a solzinho arrebenta na tarraxa.

    Queria saber que cuidados você tomam com esta corda especificamente. Para os que não estão acostumados com 12 cordas, a solzinho tem espessura de 0,09 (ou seja, é da mesma espessura que a mizinha de um encordamento 0,09) e é afinada em sol (um tom e meio acima da mizinha do violão de 6 cordas).

    dom de Deus
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao

    pra fazer os acorde no violão de doze, os acorde tem que ser montado diferente o do mesmo jeito do de seis?

    valeu té+

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    dom de Deus
    No violão de 12, imagine que cada par de cordas funciona como uma só. Aí é só montar os acordes igual no de 6.

    Voltado ao assunto...

    kiki
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao
    hahaha

    já deu uma olhada pra ver se não tem nada de errado na tarracha?
    (nao entendo de violao de 12)

    mas pela sua conta, a corda solzinha é tensa mesmo... não tem mais leve?

    jimmy vandrake
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    É normal isto ocorrer em 12 cordas, se alguém mais tiver um 12 por aqui vai poder te confirmar isto.
    A razão é por que o fabricante fornece extamente a mesma corda para tensões diferentes, resultado: Estoura.

    BrandieLLi
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Estou com o mesmo problema, até comentei no topico 12 cordas players club, exatamente onde vc falou, proximo a tarraxa.

    Dá uma olhada lah que o Prof. Araujo deu umas dicas para ivitar que arrebente, como colocar um pedaço de papel na tarraxa.

    Abraço

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Se for fácil arranjar mizinhas avulsas, vou ver se compro pra substituir a solzinho. Assim, espero que uma corda de calibre 0,10 afinada em G aguente mais que uma 0,09.

    kiki
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao
    depende, por que uma 0.10 vai ficar mais tensa, entao na verdade pode ser que estoure mais.

    por exemplo, uma 0.08 é mais fina, fica mais "solta", entao menos tensa. porem, por ser mais fina, é mais fragil. pode quebrar na hora que ta tocando, nao quando ta afinando.

    BrandieLLi
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    E uma corda de guitarra sera que não daria certo?

    MMJr
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao

    Como voce coloca as cordas na tarraxa???

    Voce usa dar um "noh" ????

    Valeu....

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    kiki
    Pera lá, vamos raciocinar fisicamente.

    A nota que a corda emite depende do seu comprimento (ou seja, a casa na qual a corda está sendo apertada) e da tensão aplicada na corda (ou seja, a força dividida pela área de seção transversal da corda) - fonte: cordas vibrantes. Quanto maior o comprimento, mais grave será a nota. E quanto maior for a tensão aplicada, mais aguda será a nota.

    Como o comprimento da escala não vai mudar mesmo, então a única variável envolvida é a tensão na corda. Portanto, para que a corda 0,10 afine em G, devemos aplicar a mesma tensão que é aplicada na corda 0,09.

    De fato, a força que será aplicada na corda 0,10 será maior (fiz as contas aqui, dá uma força cerca de 25% superior à força na corda 0,09). Mas esta força maior se distribui na área de seção tramsversal da corda, que é maior.

    Edit: Esqueci de concluir! Creio que colocar a 0,10 deve ser melhor, pois já que a tensão será a mesma, a 0,10 resistirá mais á esta mesma tensão.

    BrandieLLi
    Eu acho que as primas de guitarra e de violão (com exceção da "solzão", que nas cordas de violão são revestidas) são a mesma coisa.

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    MMJr
    Eu passo a ponta da corda pelo buraco, deixando uma folga para que a corda dê umas 4 voltas no pino. Como a corda é fininha, depois de 2 voltas eu passo a ponta por baixo das voltas já feitas, para não escapar.

    BrandieLLi
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Faz dias q eu estou com vontade de fazer esse teste, botar uma mizinha de guitarra 0.9 pra afinar até G, ou no mínimo até F#.

    Ao meu ponto de vista tem uma chance menor de arrebentar.

    MMJr
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: MMJr
    · votar


    MMJr
    Eu passo a ponta da corda pelo buraco, deixando uma folga para que a corda dê umas 4 voltas no pino. Como a corda é fininha, depois de 2 voltas eu passo a ponta por baixo das voltas já feitas, para não escapar.


    Certo...
    Entao, o que eu tenho notado e que aquela parte da corda que fica dentro do buraco fica torta em duas posicoes ...uma em cada extremidade do buraco....quando se solta a corda aquelas partes tortas saem de posicao e quando voce tensiona a corda novamente ela vai esticar aquela parte que foi entortada para se prender na tarraxa....e e justamente aonde a corda estoura.....

    Sacou a parada...???
    Pelo menos foi isso que eu observei.....


    Valeu....

    kiki
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao
    Pera lá, vamos raciocinar fisicamente.
    eu ACHO (em maiuscula, pois posso estar enganado) que falta uma coisa ai na sua conta.
    (tentei entender essa fonte sua ai, mas é muito chata)

    além do comprimento da escala e da tensão, a espessura da corda tambem influencia na altura da nota.
    por isso as cordas vão engrossando, para não precisar mudar muito a força exercida em cada corda.
    se todas as cordas tivessem o mesmo calibre, cada uma receberia uma força muito diferente, o braço ia empenar de lado.

    veja no exemplo:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/41830/#4596257

    por isso cordas 0.08 deixam os bends mais faceis, pois exigem menos tensao pra chegar na afinação.

    Como voce coloca as cordas na tarraxa???
    pensei nisso tambem, as vezes a propria corda se corta. mas parece que nao é o caso.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao

    O princípio está correto contudo a partir de onde a corda enrola por baixo das outras é o ponto onde inicia a tensão, ou seja as outras 2 voltas estão sem tensão.

    Dentro do seu período de vida útil o ideal é colocar as cordas como o erico.ascencao falou porém mantendo as 4 voltas de enrolamento. Lembrando que quando for afinar faça-o lentamente para que a corda se assente com uma menor tensão para maior.
    Depois de velha aí não tem jeito, a possibilidade de estourar é grande pelas razões já apresentadas.

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    MMJr
    aquela parte da corda que fica dentro do buraco fica torta em duas posicoes

    Não, não. Eu passo a corda no buraco da tarraxa uma vez só. Depois de umas duas voltas eu passo a ponta da corda por baixo das voltas que eu já dei na tarraxa, entende?

    kiki
    A fórmula para calcular a frequência (trocando em miúdos, a nota) da corda é:

    w=n/(2L)*raiz(T/d)

    onde:
    - w: frequência de vibração da corda (ou seja, a nota que ela emite)
    - n: nº do harmônico (pode colocar qualquer número natural aí)
    - L: comprimento da corda
    - T: tensão aplicada à corda (ou seja, a força aplicada na corda dividida pela área da seção transversal)
    - d: densidade linear da corda (o quanto a corda pesa por metro de comprimento)

    Para uma mesma nota, a tensão exigida na corda é a mesma, pois o tamanho da escala é o mesmo e a densidade linear é a mesma (é o mesmo material). Mudando o calibre da corda, você muda a área da seção transversal e a força exercida na corda de modo a manter a tensão constante.

    Inclusive você pode consultar as caixinhas de encordamento pra verificar que elas fornecem o valor da força em cada corda, e aí sim o valor varia de acordo com o calibre do jogo de encordamento.

    cordas 0.08 deixam os bends mais faceis
    Sim, está correto. Mas eles ficam fáceis porque a força exercida na corda é menor, logo a força que precisamos fazer no bend é menor.

    Espero que dê pra entender esta confusão toda.

    MMJr
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao

    Entao.... Eu entendi a maneira que voce faz...mas mesmo assim voce tem um ponto da corda que vai entortar para poder enrolar na tarraxa....e quando essa parte torta...por algum motivo....sai da posicao inicial e voce estica e ou tensiona a corda vai quebrar com certeza.....


    Valeu....

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    MMJr
    Valeu cara.

    kiki
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao
    ainda discordo, vamos ver se consigo argumentar...

    - d: densidade linear da corda (o quanto a corda pesa por metro de comprimento)
    então, se a densidade é linear, entra a espessura da corda aí. o quanto ela pesa por metro, não por volume.

    Inclusive você pode consultar as caixinhas de encordamento pra verificar que elas fornecem o valor da força em cada corda, e aí sim o valor varia de acordo com o calibre do jogo de encordamento.
    sim, mas varia muito pouco, e não é uma variação crescente. se independesse da espessura da corda, deveria variar sempre subindo.

    mais ou menos numa progressão geometrica, eu acho.
    pois se o material é o mesmo, o comprimento é o mesmo, o w depende apenas do T.

    faz sentido? ou to ficando louco?

    Espero que dê pra entender esta confusão toda.
    acho que ainda to acompanhando...
    voce é fisico, ou algo do genero?

    eu não sou, me exige um pouco de concentração pra manter esse papo, mas é bom pra exercitar a cabeça.

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    kiki
    Faço Engenharia.

    então, se a densidade é linear, entra a espessura da corda aí. o quanto ela pesa por metro, não por volume.
    Posso tentar refazer as contas considerando a densidade volumétrica mesmo. Aumentando o calibre da corda a densidade linear deve aumentar pouco, mais aumenta.

    kiki
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao
    Faço Engenharia.
    si dei mal...

    Aumentando o calibre da corda a densidade linear deve aumentar pouco, mais aumenta.
    eu nao sei fazer essas contas... se voce conseguir confirmar alguma coisa ai, mata minha duvida!

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    kiki
    Aumentando o calibre da corda a densidade linear deve aumentar pouco, mais aumenta.

    Vou tentar explicar "por cima"...

    Densidade linear é o quanto a corda pesa por metro de comprimento - por exemplo, a mizona tem densidade linear de 10g/m (10 gramas por metro). A densidade volumétrica é uma propriedade constante de cada material que dá a idéia de quanto pesa o material por uma certa unidade de volume - por exemplo, a água tem densidade volumétrica de 1kg/L (1 quilo por litro). Portanto, podemos escrever uma fórmula para descobrir a densidade linear (DL) de uma corda:

    DL = DV * A, onde:
    A: área da seção transversal da corda
    DV: densidade volumétrica

    Como a seção transversal da corda é um círculo, a área A pode ser calculada por:
    A = pi * r², onde:
    r: raio da seção transversal da corda

    Vamos então calcular a área de cada encordamento. Para o encordamento 0,09 (não ligue para as unidades, pra efeito de comparação as unidades não são importantes):

    A(0,09) = pi * 0,045² = 0,002025 * pi

    Para o encordamento 0,10:

    A(0,10) = pi * 0,05² = 0,0025 * pi

    Calculando o aumento relativo da área (que, no fim das contas, é o aumento relativo da densidade linear):

    A(0,10)/A(0,09) = (0,0025 * pi)/(0,002025 * pi) = 1,234

    Este aumento na densidade é o mesmo (quando disse o mesmo, é que é igual) aumento de força na corda. E não é tão desprezível quanto eu imaginava - é da ordem de 23% maior.

    Conclusões: trocando uma corda 0,09 por uma 0,10; considerando a mesma afinação:
    - a tensão na corda (força/área) será a mesma
    - a força imposta na corda aumenta 23%
    - a área da seção transversal da corda é 23% maior
    - a densidade linear da corda é 23% maior

    No fim das contas, deve dar tudo no mesmo. Temos é que partir para os experimentos!

    BrandieLLi
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao

    Ae cara, consegui arrumar a solzinha aqui, fiz as dicas q o prof roselio disse...
    Dei uma leve lixada na parte da tarraxa onde a cordas dobra, tava com umas pequenas ranhuras que devia atrapalhar no deslize da corda, e coloquei um pedaçinho de papel no mesmo lugar...
    Espero que dure mais tempo agora rs

    Abraço

    kiki
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao
    legal!

    ainda bem que o cara upou, eu já tava esquecendo de ver... to entrando pouco no forum.

    vamos lá.
    deu pra entender bem.

    voltando à formula.

    w=n/(2L)*raiz(T/d)

    onde:
    - w: frequência de vibração da corda (ou seja, a nota que ela emite)
    - n: nº do harmônico (pode colocar qualquer número natural aí)
    - L: comprimento da corda
    - T: tensão aplicada à corda (ou seja, a força aplicada na corda dividida pela área da seção transversal)
    - d: densidade linear da corda (o quanto a corda pesa por metro de comprimento)


    se lá no final divide a Tensão pela densidade, entao quanto maior a densidade, com uma mesma tensão (fixa o T), menor a frequencia (mais grave).

    ou, pra uma mesma frequencia (fixa o w), mas reduzindo a densidade (corda mais fina), voce pode diminuir a tensão na mesma proporção. assim evita quebrar a corda ao afinar.

    é isso?

    mas ainda vale o que voce falou: a corda mais fina quebra mais facil que a mais grossa. me parece que a espessura da corda influencia mais na hora de tocar, na pegada (nem sei se isso é calculável, to dizendo isso no feeling).

    mas eu acho que no seu problema de quebrar na hora de afinar, é melhor pegar corda mais fina.
    eu nao arriscaria afinar minha mizinha (0.10) em sol!

    mas se voce estiver afim mesmo de comprovar, o lance é arrumar uma 0.10 e uma 0.08 e testar... e depois conta aqui que eu quero saber!

    Kamus23
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao

    Isso é foda cara...

    Tenho uma Viola Caipira, mas sempre que troco de encordoamento compro corda avulsa para substituir a "solzinho" caso ela estourar...

    É uma corda fraquinha

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    kiki
    se lá no final divide a Tensão pela densidade, entao quanto maior a densidade, com uma mesma tensão (fixa o T), menor a frequencia (mais grave).

    ou, pra uma mesma frequencia (fixa o w), mas reduzindo a densidade (corda mais fina), voce pode diminuir a tensão na mesma proporção. assim evita quebrar a corda ao afinar.

    é isso?


    O grande problema é que quando eu escolho o encordamento eu escolho de acordo com o calibre (0,09" ou 0,10" ou 0,11" ou ...). E alterando o calibre, eu altero a tensão e a densidade linear simultaneamente. Enfim, o que vale é o exercício cerebral!

    me parece que a espessura da corda influencia mais na hora de tocar, na pegada (nem sei se isso é calculável, to dizendo isso no feeling).

    Bem, aqui não tem Física que explique. Não sei se vai ter taaaaaanta diferença de pegada, já que o movimento de arpejo no violão de 12 cordas já é bem mais bruto que no violão de 6.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com a solzinho no meu 12 cordas