Violão feito com madeira de porta de "privada".

Autor Mensagem
LuísFalcão
Veterano
# jan/09
· votar


E pros que acham o tópico inútil, eu acho super útil
Se de cada 10 caras que repetem opinioes dos outros e nao sabem do que estao falando 1 entrasse aqui e mudasse esse jeito de agir o nosso forum ja seria bem melhor

Muitos de nós temos a oportunidade de experimentar instrumentos e pegamos apenas opinioes de alguns modelos por que ninguem tem tempo para experimentar a loja toda neh?

Mas imagina aquele cara do interior do amapa que nao tem nenhuma loja decente num raio de 500km e vai comprar pela internet? Esse cara vai seguir o que vao falar aqui, se falarem "X é bom!" ele logo vai procurar onde comprar!

Se quem recomenda faz isso com a intencao de ajudar e com conhecimento no assunto o comprador provavelmente ficara feliz com o que comprou, mas e se o cara for um imbecil que já leu uma vez um cara elogiando o violao e faz a mesma coisa? O violao pode ser uma merda e o cara que elogiou ser um cara que nao entende nada tambem, ou que simplesmente confundiu o modelo do violao, ou talvez ele tenha falado mal do violao por que pegou um com cordas de 1930 que estavam ultra enferrujadas e testou ele em uma loja barulhenta achando assim, que ele era uma merda!

Entederam qual é a do tópico?

Nao é falar "conhecam a madeira do seu violao, ou voces seram imbecis"
É simplesmente fazer uma reflexao com o tanto de "ajuda" indevida e irracional baseada em nada que nós temos no fórum, para talvez fazer com que essas pessoas testem os instrumentos antes de falar que sao bons só por que tem uma certa madeira no tampo!

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


LuísFalcão = Prof. Rosélio Araujo

LuísFalcão
Veterano
# jan/09
· votar


raphaelfarofa
Ele nao disse que nao tem relevancia saber disso, ele disse que nao tem relevancia se voce nao sabe o que significa cada coisa!

Por exemplo, eu nao tenho nem nocao do que seja jacarandá, entao nao tem relevancia pra mim saber se é de jacarandá ou nao, mas eu sei a diferenca do som de uma corda de aco e de uma corda de nylon (exemplo imbecil) entao isso tem total relevancia se voce me perguntar qual violao comprar para violao classico entre um que tem corda de aco e um que tem corda de nylon entende?

Os luthiers tem um conhecimento muito bom de madeiras, e eles podem dar opinioes especificas sobre isso, mas mesmo para eles é meio dificil, pois depende do tempo de secagem da madeira, depende de como é feito o violao, nao é facil só pela especificao saber se é bom ou nao.

Por isso tocar no violao e ouvir o som é muito mais relevante que ler de que madeira é feita!

Se voce me der a melhor madeira do mundo para cada parte, as melhores tarraxas, melhores pecas, eu garanto que meu violao vai ser muito pior do que se voce der as madeiras do seu armario pra um luthier de qualidade entende?

LuísFalcão
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia
Nao, pra falar a verdade foi o primeiro topico dele que eu respondi se nao me engano, só achei que o pessoal entendeu tudo errado o que ele quis dizer e desvirtuou completamente o tópico!
O forum foi feito para discutir, nao para desvirtuar
Se voce achou o topico imbecil é fácil, abra outro, tem uns 200 sendo respondidos por minuto nas diversas areas do forum, voce acha outro pra discutir algo que ache interessante
Mas na primeira vez que voce vier aqui e perguntar entre X e Y, te recomendarem X e voce achar uma merda, ai voce vem aqui e upa esse tópico por que voce vai entender a importancia dele!

LuísFalcão
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia
Se voce é mesmo da Bahia e tem problemas com lojas como já ouvi muitos dai reclamarem que tem voce deveria ter aplaudido a reflexao na primeira vez que leu, invez de desvirtuar um tópico que foi feito pra voce!

raphaelfarofa
Veterano
# jan/09
· votar


[/b][b]LuísFalcão
só me responda uma coisa??
vc acha sem relevancia saber das qualificações dos materias q serão feitos os instrumentos??

LuísFalcão
Veterano
# jan/09
· votar


raphaelfarofa
Nao digo que é inutil voce colocar, digo que eu nao entendo nada disso e eu nao poderia te ajudar se voce falasse apenas os materiais, pois eu nao entendo deles
Agora se voce falar o modelo do violao eu talvez já tenha tocado e saiba te ajudar
Isso no MEU caso, se voce der as especificacoes dos materiais pra um cara que entende disso ele vai poder te ajudar só com isso com certeza
O problema é que tem uns que já ouviram alguém falar que "tal madeira é boa", "tal tarraxa segura bem" e nem sabem se é verdade, ai vao te falar e te enganar!

LuísFalcão
Veterano
# jan/09
· votar


raphaelfarofa
A critica daqui nao é pra quem coloca as especificacoes no tópico, a critica é pra quem responde se é bom ou nao sem entender nada disso

LuísFalcão
Veterano
# jan/09
· votar


raphaelfarofa
Por exemplo, eu já ouvi milhares de vezes aqui a galera falar que tampo macico é melhor, eu poderia repetir isso e todos iam falar que eu sou o legalzao que ajuda nao é?
Mas eu nao vou falar nem vou comprar 1 violao de tampo macico achando que é melhor que outro qualquer até eu testar e sentir a diferenca

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


LuísFalcão
Se voce é mesmo da Bahia e tem problemas com lojas como já ouvi muitos dai reclamarem que tem voce deveria ter aplaudido a reflexao na primeira vez que leu, invez de desvirtuar um tópico que foi feito pra voce!

Bahia é meu sobrenome.

LuísFalcão
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia
Ah saquei, confundi entao, foi mal.

raphaelfarofa
Veterano
# jan/09
· votar


LuísFalcão
me desculpa amigo, mas leia novamente a 1° Msg do tópico!!
entendo o seu ponto de vista e concordo plenamente, mas o q o "Professor" quis dizer naum foi isso... leia atentamente e interprete, se foi o seu pensamento q ele quis passar, foi infeliz nas palavras....

LuísFalcão
Veterano
# jan/09
· votar


raphaelfarofa
A 1a mensagem do tópico eu nao entendi nada, mas olha o que ele fala quando o pessoal entende errado:

Na verdade o que eu quiz dizer não foi isso. Só queria saber se alguém pode falar o som de um violão que tenha as caracteristicas abaixo:

TAGIMA VEGAS:

- Modelo: Violão Clássico Elétrico com Cutway
- Cordas: Nylon
- Corpo: Spruce (tampo) / Natowood (fundo e laterais)
- Braço: Natowood com regulagem de Tensor
- Escala: Rosewood
- Trastes: 20
- Captação: EQ-2054 (Ativa)
- Controles: Grave, Médio, Agudo e Presença + Volume
- Made in: China

Alguém vai conseguir falar se tiver tocado em um similar. Ou vai dar um chutão "prá" cima e o interessado vai lá e compra, confiante no que alguém de boa fé falou. Quando na verdade não sabía coisa nenhuma.


LuísFalcão
Veterano
# jan/09
· votar


Alguém vai conseguir falar se tiver tocado em um similar. Ou vai dar um chutão "prá" cima e o interessado vai lá e compra, confiante no que alguém de boa fé falou. Quando na verdade não sabía coisa nenhuma.

Essa é a parte mais importante

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


LuísFalcão
Tá, mas esse tópico é uma pergunta, uma afirmação ou o q?
Abs

LuísFalcão
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia
Eu entendi meio que como uma manifestacao contra os enganadores pra ver se eles se tocam e param de fazer isso e pra alertar quem pergunta de que deve-se tomar cuidado com as opinioes que se recebe, as opinioes do tipo "tarraxa banhada a ouro da aquele som do violao do joao gilberto"
Mas se foi isso ou nao, quem sabe mesmo é o Professor mesmo, isso foi o que eu entendi só

raphaelfarofa
Veterano
# jan/09
· votar


LuísFalcão
dexa pra lá amigo... num desembola a divergencia q outro causou mais naum, tenho certeza q naum so eu mas mtos outro aki entederam seu ponto de vista, q é mto aceitavel, mas o "prof." e q tem q se explicar, ta parecendo q vc tomou as dores dele sabe!?
to vendo q vc e novo aki no Forum, tenho certeza q vai sanar mta duvidas aki, como eu mesmo já tirei, fik com deus ...

abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jan/09
· votar


raphaelfarofa
eu coloquei todas akelas especificações em meu tópico pq sei q elas influenciam sim, tanto no preço quanto no som q seu instrumento...

A opinião de qualquer um de voces vale muito mais do que voces imaginam. O titulo do tópico foi para chamar a atenção mesmo. Exatamente por uma situação vivida. Os membros deste fórum são formadores de opinião, e todos tem que ter conciencia disso.
Eu tenho mais de 100 emails, comentando sobre o que escrevo. Totalmente diferente de 2 ou 3 aquí que não gostam. Minha maneira de expressar é essa. Já passei dos 40, já não dá para mudar.

Um abraço

LuísFalcão
Veterano
# jan/09
· votar


raphaelfarofa
Na verdade só esse login é novo, eu frequento o forum faz tempo mas quando voltei a tocar depois de 1 ano e meio sem nem encostar no violao eu vi que nao sabia mais meu login hehe

Beleza, onde puder te ajudar lá estarei, e onde voce puder sei que voce ajudará também, é isso que faz o fórum bom!

Penta_Blues
Moderador
# jan/09 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Prof. Rosélio Araujo
Também acho que vc, como professor, pode ser bem mais direto, objetivo e metódico. Falar sobre privada não tem nada a ver com violão e e´justamente estes comentários desconexos que dão margem para se desvirtuar um tópico.
Aliás, essa casinha a que vc se refere tem o nome de fossa. Mas na sua terra deve ser diferente o nome. Não vem ao caso...

Só quero entender como as pessoas conseguem ditar a sonoridade de um instrumento made in China, só pelo material que foi feito a "arruela" da porca da tarracha. Impossível. Isto sim, é não ajudar em nada.
Ao se descrever o material de que é construído um instrumento, não se quer ditar a sonoridade, mas sim dar as suas características. A partir do momento que alguém experimenta e ouve a sonoridade obtida por um instrumento fabricado com as características informadas num primeiro momento é que se associa a sonoridade à "arruela" de que foi feito e de mais todos os outros componentes incluídos na sua construção.

Sabe tudo do violão. Só não sabe tocar.
Conhecer o seu instrumento, suas características, possibilidades e limitações também faz parte do aprendizado, assim como toca-lo. Vc como professor deveria saber disso.
Ou vc acha que um Soldado, por exemplo, aprende apenas a puxar o gatilho?

Francamente "fessor"...

Prof. Grosélio
Veterano
# jan/09
· votar


LuísFalcão
Mas imagina aquele cara do interior do amapa que nao tem nenhuma loja decente num raio de 500km e vai comprar pela internet? Esse cara vai seguir o que vao falar aqui, se falarem "X é bom!" ele logo vai procurar onde comprar!

Talves a forma de expressão foi exagerada. Mas é exatamente isso que acontece. Nas cidades do interior as pessoas não tem opção de compra, mas tem internet. Assim sendo eles pegam as opiniões que aquí são postadas.(muito mais do que todos imaginam) Tem um tópico que diz que o violão "Malaga" é uma maravilha. É mentira. Este violão é uma porcaria. Se ganha o que com isso?

Prof. Grosélio
Veterano
# jan/09
· votar


Penta_Blues
Ao se descrever o material de que é construído um instrumento, não se quer ditar a sonoridade, mas sim dar as suas características

Qual a caracteristica principal de um instrumento? O som que voce consegue tirar do mesmo. Ou não? Então a principal caracteristica ninguém consegue passar apenas por dados. Agora se alguém tem este instrumento, ou já tocou, ou viu alguém tocar, aí a conversa é outra. Este sim, pode é deve emitir sua opinião.

Um abraço

Penta_Blues
Moderador
# jan/09
· votar


Boa tarde!!!

Prof. Rosélio Araujo
Qual a caracteristica principal de um instrumento? O som que voce consegue tirar do mesmo.
Perfeito! Mas a sonoridade é um conjunto que inclui não apenas quem toca, mas também o material de que é feito o instrumento, principalmente um acústico.

Agora se alguém tem este instrumento, ou já tocou, ou viu alguém tocar, aí a conversa é outra. Este sim, pode é deve emitir sua opinião.
Perfeito de novo! Também concordo com vc que tem muito "papagaio de pirata" aqui apenas repetindo o que leu ou o que ouviu alguém falando.
A única observação que faço é justamente o que editei em meu Post anterior. Vc quer chamar a atenção com comentários ou títulos "sem pé nem cabeça" e acaba chamando mais atenção para estas esquisitices do que para o tema central ou para aquilo que vc realmente deseja abordar...

Valeu!!!

Prof. Grosélio
Veterano
# jan/09
· votar


raphaelfarofa
eu coloquei todas akelas especificações em meu tópico pq sei q elas influenciam sim, tanto no preço quanto no som q seu instrumento...

É isso, estamos chegando onde queremos e devemos chegar. As opiniões te influenciam? E se elas estiverem erradas? Quem vai ficar com um instrumento que não atende é voce. Depois vai reclamar com quem?

Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jan/09
· votar


Penta_Blues
Vc quer chamar a atenção com comentários ou títulos "sem pé nem cabeça"

É a melhor forma de colocar em discussão um assunto comúm.

Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jan/09
· votar


Penta_Blues
Francamente "fessor"...

Voce não é bobo. Eu duvido que voce tenha comprado algúm instrumento sem antes ve-lo.

Um abraço

thifm
Veterano
# jan/09 · Editado por: thifm
· votar


Às vezes o silêncio é a melhor resposta para certas perguntas...

Ou melhor, uma pausa de mínima é a melhor resposta para certas perguntas...

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Prof. Rosélio Araujo
É a melhor forma de colocar em discussão um assunto comúm.
Colocar títulos sem pé nem cabeça vai contra uma das regras do fórum (9.5 - título que não condiz com o assunto do tópico;), que não é seu, mas da comunidade. Imagina o cara que busca no Google uma informação digitando " Del Vecchio 7 cordas madeira" e recebe o seguinte título, com as seguintes descrições:

Violão feito com madeira de porta de "privada". - Cifra Club
Meu violão é um Del Vecchio 7 cordas 1963. Não me pergunte de que madeira foi feito. Se tiver sido feito de porta de privada, tudo bem. Sabe tudo do violão. ...
forum.cifraclub.com.br/forum/4/201479/ - 8 horas atrás - Páginas Semelhantes

Isso é o que vem na consulta por exemplo. Imagina quem lê isso? Não vai entender nada!

Parabéns, muito instrutivo "professor"!

Prof. Grosélio
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia
Parabéns, muito instrutivo "professor"!

Muito obrigado.

Penta_Blues
Moderador
# jan/09
· votar


Boa noite!!!

Prof. Rosélio Araujo
Eu duvido que voce tenha comprado algúm instrumento sem antes ve-lo.
Por isso eu concordei com vc...

É a melhor forma de colocar em discussão um assunto comúm.
Por isso eu discordei de vc...
Na minha opinião, vc exagera na dose e acabam prestando mais atenção na besteira do que no assunto.

Valeu!!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Violão feito com madeira de porta de "privada".