Como afinar violão usando afinador?

    Autor Mensagem
    ThiaguinhoxD
    Veterano
    # set/08


    Salve salve galera do cifra club to com uma duvida bem de iniciante mas acho que todos podem me ajudar.
    Começei a tentar tocar violão agora então comprei um Tagima Eletronico modelo vegas e ele vem com afinador embutido.
    Queria saber se pra afinar é so tocar a corda solta e ir regulando até ficar com a seta e com o led no meio ou se tem que fazer mais alguma coisa.

    Agradeço a todos
    Abraço

    AdrianSygnos
    Moderador
    # set/08
    · votar


    É só isso mesmo!
    Vc tem que saber o nome das cordas.

    E= Mi
    B= Si
    G= Sol
    D= Re
    A= La
    E= Mi

    Toca a primeira mi, debaixo para cima e ele vai te dar a afinação em que a corda se aprensenta. Por exemplo:

    Se ela estiver mais frouxa, pode apresentar D#, D, C# e assim por diante. Então vc vai apertanto até chegar em E e ficar com o ponteiro no meio.

    Se tiver apertado pode dar F, F#, G..etc..
    Então vc afrouxa e coloca o ponteiro no meio assim que chegar em E.

    É isso ai!! T++

    ThiaguinhoxD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Valeu só maisuma duvida tem que ser de baixo para cima ou pode ser de cima para baixo?

    alexfs0
    Veterano
    # set/08
    · votar


    eu costumo afinar da mais grave pra mais aguda... de cima pra baixo.

    ThiaguinhoxD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Valeu é do jeito que eu estava fazendo =D

    Obrigado a todos

    lechim
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Tenho um afinador Tunner gt-90

    e quanto começo a afinar ele aparece numeros na frente da letra

    ex: 1E ou 2 E Etc...

    tem alguma coisa a ver ou so presisa deixar a corda Mi em E?

    MatheosXpt
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    lechim

    Deve ser por que você ta usando um afinador sem ser o cromático ( esqueci o nome ). Ele funciona assim, o afinador detecta qual corda que você ta tocando no violão ( e ai dá o numero dela, de 1 à 6 ), e na frente do número vem a afinação da corda ( dó, ré, mi...).

    Esse número na frente da letra é a corda que você ta afinando, se apareceu 1E, é por que você ta afinando a corda mizinha, em ré. Mas esse 2E não tá certo, deveria ser 2B.

    lechim
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    um.... muito boa a dica xD


    Qual seria melhor pra avinar Chromatic ou Guitar

    e quantos Hz tenque deixar?

    Obrigado pela ajuda anterior =D

    dom de Deus
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    lechim




    Qual seria melhor pra avinar Chromatic ou Guitar


    se for violão guitar é o melhor

    dom de Deus
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    lechim


    e quanto começo a afinar ele aparece numeros na frente da letra

    ex: 1E ou 2 E Etc...



    ser for um afinador igual o tradicional. Usando a opção guitar aparecerá da seguinte forma

    digamos que vc afinará de baixo pra cima da mais aguda a mais grave;

    1E
    2B
    3G
    4D
    5A
    6E


    OBS; pode começar afindo da onde querer do meio ou de baixo pra cima de cima pra baixo da onde querer.
    o importando é saber respeitar o nome da corda e seu valor numerico pra não passar do tom e estourar.

    dom de Deus
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    lechim


    uma vz tava mostrando a um amigo o afinado como funcionava, eu já sabia manusear ele um pouco

    então a corda era mizona, eu tava apertando a tarracha e a corda nunca chegava no tom. derrepente táaa,,,,,,,,, já era, eu me empolguei mostrando o afinador.

    eu já tinha passado do tom mas na pressa e tinha uns poucos mês de aprendisado e tal.

    funciona da seguinte forma a afinação

    exemplo na corda E, tú tem que afinar em E

    a escala de mi é E, F# , G#, A , B, C#, D#, E

    MAS na opção guitar não aparece os sustenido, nos crómaticos aparecem os sustenidos.

    pegando a escala de E porque se trada da corda mizona no guitar só aparecerá E G A B D E
    vamos supor que tú passou do tom, então o próximo que aparecerá é o G, tú passou do tom e vai apertando pra chegar no E e tal ai vai pra B e aperta mais um pouco e tá.................estoura. se caso você chegasse em E seria E uma oitava acima, mas tiro comclusões que isso é impossivel em violão pq as que eu estourei ficou um pouco longe de uma oitava.

    dom de Deus
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MAS na opção guitar não aparece os sustenido, nos crómaticos aparecem os sustenidos.

    por isso que a afinação quitar é melhor. te direcionará ao ponto mais certo.

    lechim
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Ok

    Muito obrigado pelas dicas =D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como afinar violão usando afinador?