Como afinar com o meu afinador

    Autor Mensagem
    Alexandregsoares
    Veterano
    # out/07


    Fala ae galera, sou novo aqui no fórum e sei tocar o básico de violão e guitarra e gostaria da ajuda de vcs.

    Comprei esse afinador da Groovin igual ao preto desse kra q ta vendendo no ML
    http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://img.mercadolivre.com. br/jm/img%3Fs%3DMLB%26f%3D47698136_5575.jpg%26v%3DP&imgrefurl=http://w ww.mercadolivre.com.br/jm/item%3Fid%3D61628351%26site%3DMLB&h=250&w=25 0&sz=9&hl=pt-BR&start=5&tbnid=SM3zXG_Y8h0lVM:&tbnh=111&tbnw=111&prev=/ images%3Fq%3Dafinador%2Bgroovin%26gbv%3D2%26svnum%3D10%26hl%3Dpt-BR%26 sa%3DG
    e não sei usa-lo direito...

    To fazendo assim pra afinar
    - Ligo o afinador e coloco no F
    - Toco a 1ª corda eu deixo como B
    - Na 2ª boto F#
    - Na 3ª boto D
    - Na 4ª boto A
    - Na 5ª boto E
    - Na 6ª boto B

    Acho q isso eh o certo...

    Perguntas:
    1- Eu tenho que fazer isso mesmo?
    2- Oq seria esse F? Quando eu aperto 'mode' muda pra outros como Bb, Eb, C
    3- Eu vi em algumas músicar que tem que afinar 1/2 tom abaixo, oq seria isso? Como fazer isso com o meu afinador?
    4- Nas tabs eu vejo que é E, B, G, D, A, E... na afinação não deveria ser assim tb?

    Po galera me ajuda ae...
    obs: to afinando assim tanto na guitarra qnto no violão

    luis alexandre
    Veterano
    # out/07
    · votar


    4- Nas tabs eu vejo que é E, B, G, D, A, E... na afinação não deveria ser assim tb?

    essa é a afinação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Alexandregsoares
    Veterano
    # out/07
    · votar


    tipo kra eu boto no mode F e coloco nas cordas E B G D A E?

    Ratman
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Alexandregsoares
    1- Eu tenho que fazer isso mesmo?
    Isso depende.

    2- Oq seria esse F? Quando eu aperto 'mode' muda pra outros como Bb, Eb, C
    Os Tons.

    3- Eu vi em algumas músicar que tem que afinar 1/2 tom abaixo, oq seria isso? Como fazer isso com o meu afinador
    Diminuir em 1/2 tom uma nota musical. Ex.: D para C#, G para F#, B para A#

    4- Nas tabs eu vejo que é E, B, G, D, A, E... na afinação não deveria ser assim tb?

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    Alexandregsoares
    To fazendo assim pra afinar
    - Ligo o afinador e coloco no F
    - Toco a 1ª corda eu deixo como B
    - Na 2ª boto F#
    - Na 3ª boto D
    - Na 4ª boto A
    - Na 5ª boto E
    - Na 6ª boto B

    cara, não entendi nada isso...

    1- Eu tenho que fazer isso mesmo?
    2- Oq seria esse F? Quando eu aperto 'mode' muda pra outros como Bb, Eb, C

    não sei. cuidado, ao afinar errado, pode estourar as cordas, ou empenar o violão.

    a afinação padrão é em E (mi).
    eBGDAE, da primeira (mais aguda) pra ultima.

    esse "modo F" pode ser pra afinar em Fá, sei lá.

    4- Nas tabs eu vejo que é E, B, G, D, A, E... na afinação não deveria ser assim tb?
    foi o que eu disse.

    3- Eu vi em algumas músicar que tem que afinar 1/2 tom abaixo, oq seria isso? Como fazer isso com o meu afinador?
    nesse caso afina tudo meio tom abaixo, ou seja, em Eb.

    Morbid Alien
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Alexandregsoares

    Coloca o afinador em E, pra você afinar seu violão na afinação padrão.

    A ordem - da 6ª corda para a 1ª - é: E A D G B E

    LeandroP
    Moderador
    # out/07
    · votar


    Alexandregsoares

    Não tem "modo F", "modo Y" ou "modo Z".

    Esta letra indica a nota que está sendo tocada.

    Se tiver escrito "F" no display, significa que a corda que você tocou está emitindo a nota Fá.

    As notas são representadas por letras: A(lá), B(si), C(dó), D(ré, E(mi), F(fá) e G(sol) e podem vir acompanhada de sinais: # (sustenido) e b (bemol).

    Se você quer afinar a corda E (mi) e aparece a letra F (fá), você precisa baixar a nota em meio tom, diminuindo a tensão da corda.

    A afinação tradicional é (da corda mais fina pra mais grossa): E, B, G, D, A, E.

    Recomendo você pedir a orientação de um amigo experiente, ou se tiver um professor é melhor ainda. Afinar o violão ou a guitarra é uma tarefa rotineira, mas se não tiver nenhuma noção do que está fazendo você pode quebrar as cordas e na pior das hipóteses acabar se machucando.

    Alexandregsoares
    Veterano
    # out/07
    · votar


    galera ateh entendi oq vcs falaram...

    o problema eh q no afinador não tem o tom E, soh Eb
    tipo eu sei tocar ateh bem.. nao to começando, mas essa do afinador sempre quis ter vontade de saber

    a afinação do violão ta certa.. tenho certeza... mas eu fico bolado pq não sai o E B G D A E no visor do afinador

    kiki
    Moderador
    # out/07 · Editado por: kiki
    · votar


    Alexandregsoares
    só se não for um afinador pra guitarra. não faz sentido... não sei quais instrumentos se afinaria ou em F ou em Eb.

    eu vi no anuncio do ML que falava que tinha tais tons pra afinar. achei muito estranho mesmo

    Alexandregsoares
    Veterano
    # out/07
    · votar


    kiki

    olha os tons que tem aqui pra afinar:
    C, F, Bb e Eb

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    Alexandregsoares
    pois é... não faz sentido isso...

    guilherme_mlima
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: guilherme_mlima
    · votar


    eu comprei um Afinador Digital Cromatico Condor Ct 30, e eu to com problemas parecidos
    tipo, o meu nao tem só E, tem só eb,
    e qnd tento afina do geito q pede fica nada a ver com uma afinaçao de guitarra ou violao normal.

    MMJr
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    guilherme_mlima


    voce ja leu a "bula" que vem com o afinador???


    Valeu...

    guilherme_mlima
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: guilherme_mlima
    · votar


    ou ja resolvi meu problema, eu fui fuçando aki e ja descobri mais valeu pela resposta

    slaterjordan
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: slaterjordan
    · votar


    Galera, estou revivendo esse tópico pois estou com o mesmo problema, no afinador está escrito que ele vem em tons: C, F, Bb, Eb

    Como faço pra afinar no tom normal E ?

    A afinação que cheguei foi: em C

    1ªCORDA(DE CIMA PRA BAIXO)=2E
    2ª=2A
    3º=3D
    4ª=3G
    5ª=3B
    6ª=4E

    Alguém sabe ? li o tópico inteiro e tentei achar mais coisas no google mas não achei solução

    obrigado

    Caso alguém queira ver o link dele é esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-228732362-afinador-metrnomo-gro ovin-violo-guitarra-baixo-fretegratis-_JM

    amador_ssa
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    slaterjordan

    Minha opinião é a seguinte: Compre um Diapasão para violão, aquele que você assopra. Geralmente não custa mais que R$ 20,00. Comprei um por R4 12,00 ou R4 18,00 não lembro.

    A afinação que você citou esta correta, mas não fale 1ªCORDA(DE CIMA PRA BAIXO)=2E , pense que a 1ª corda é sempre a de baixo pra cima, não se pergunte, apenas aceite esta convenção, aprenderá corretamente e mais rápido

    Você disse que ele vem em tons: C, F, Bb, Eb ne? Eu colocaria no Tom F iai o som das cordas teria que achar apertando a primeira casa. Ex:
    Afinador em F

    1ª corda (de baixo pra cima) ao inves do afinador "dizer" que ta afinado com a corda solta tem que "dizer" que ta afinado com a corda apertada na 1ª casa

    2ª corda ao inves do afinador "dizer" que ta afinado com a corda solta tem que "dizer" que ta afinado com a corda apertada na 1ª casa

    e ai vai assim com todas as cordas, entendeu? F é um semi tom(uma casa) a mais que E, logo o som de afinado tem que ser igual com as cordas um semi tom acima (uma casa a mais), por isso ao inves de o som ter que ficar afinado com as cordas soltas terá que ser afinado com as cordas apertadas na 1ª casa se for em F, senão o violão ficará mais apertado do que deve, a principio pode não prejudicar mas futuramente vai dar trabalho.

    Não sei se me expliquei bem, diz se entendeu. Se não entendeu pergunta de novo falou?

    slaterjordan
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    amador_ssa

    Consegui pegar sua idéia, eu afino com a corda solta, normalmente, mas o afinador tem que mostrar que estou apertando a primeira casa de cada corda.

    Certo ?

    Como ficaria então, pode me dizer ?

    Ao invés de mostrar E A D G B e o que tem que mostrar ?

    Obrigado pela ajuda

    sandroguiraldo
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    olha os tons que tem aqui pra afinar:
    C, F, Bb e Eb


    Isso me parece afinação de instrumentos de sopro...

    Eu colocaria o C e tentaria afinar normal, até porque quando você bater uma nota, é pro seu afinador reconhecer em que tom ela está; se você souber a ordem de afinação padrão (E,A,D,G,B,E do grave ao agudo), creio que não terá problemas.

    slaterjordan
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    sandroguiraldo

    Olha só o que escrevi acima, que é a afinação em C, porém aparece uns números na frete da nota que não entendo:

    A afinação que cheguei foi: em C

    1ªCORDA(DE CIMA PRA BAIXO)=2E
    2ª=2A
    3º=3D
    4ª=3G
    5ª=3B
    6ª=4E

    sandroguiraldo
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    A afinação está certa, mas não sei também o que significam esses números...

    amador_ssa
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: amador_ssa
    · votar


    slaterjordan

    Acho que você captou minha idéia corretamente entretanto andei pensando e sugiro não acata-la. Não entendi como seu afinador funciona e pode ser que fazendo do jeito que eu te disse você tenha problemas.

    O correto é você comprar um afinador digital ou diapasão PARA VIOLÃO. O diapasão é mais barato que o afinador digital. O desconforto é que você mesmo terá que identificar o som, não aparecerá, e você terá que assoprar. Eu prefiro este, visto que trino meu ouvido e não gasto pilha rs

    Não tenho certeza mas acho que aqui no Cifra Club tem um programa pra afinar... Da uma procurada aew, e se alguem diz aew.
    Tem um tópico que um cara disse que usa um programa no celular, mas não lembro qual foi... mas ontem mesmo tal tópico tava na 1ª página

    amador_ssa
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    No tópico Quesitos para um bom violão um membro disse:

    tenho um celular com o sistema android, o programa é Tuner - gStrings Free. Nunca testei, as dizem ser excelente. Também tem outros aplicativos assim pela net. É só pesquisar pelo google.

    slaterjordan

    Outra coisa, a corda que você chama de 1ªCORDA(DE CIMA PRA BAIXO)=, ela é a 6ª, a que você disse , é a 5ª, e assim por diante.

    Não é 1ª E O certo é 1ª E
    2ª A 2ª B
    3ª D 3ª G
    4ª G 4ª D
    5ª B 5ª A
    6ª E 6ª E

    Sacou? Conta-se de baixo pra cima. Pode parecer que não faz diferença mas faz, tipo se você pedir pra alguem comprar a 6ª E contando de cima pra baixo você receberá a 1ª E de baixo pra cima, pois é padrão contar assim valeu?

    amador_ssa
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: amador_ssa
    · votar


    Não é 1ª E O certo é 1ª E
    2ª A 2ª B
    3ª D 3ª G
    4ª G 4ª D
    5ª B 5ª A
    6ª E 6ª E


    Não foi assim que aparecia quando digitei...

    slaterjordan
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    amador_ssa

    Velho, muito obrigado pela ajuda, vou tentar o afinador aqui no Cifra Club

    Eu vou dar um pulo em alguma loja aqui no sábado pra ver se eles conseguem me explicar que modelo é esse de afinador e qual a afinação correta, ou no caso ou terei que comprar um outro afinador mesmo, diapasão nem arrisco por enquanto, sou iniciante total rsrsrs

    Já aprendi sobre as cordas hehehehe, valeu

    amador_ssa
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: amador_ssa
    · votar


    slaterjordan

    Velho, muito obrigado pela ajuda, vou tentar o afinador aqui no Cifra Club

    Disponha. Sempre tem alguem aqui no FCC pra dar um ajuda.

    ou no caso ou terei que comprar um outro afinador mesmo

    Acho que sim. Tem afinador pra vários outros instrumentos. Provavelmente o seu não é pra violão, tente trocar na loja que você comprou. O que você precisa é AFINADOR PRA VIOLÃO. Existem algumas marcas com peculiaridades distintas, dos mais simples aos mais exigentes, diferentes na bateria, nasfunções, enfim, sendo afinador PARA VIOLÃO ta valendo. Agora se ligue que tem alguns que precisam de outro dispositivo pra afinar... Não entendo muito, nunca tive um rsrs Você tem que ficar de olho aberto com vendedores.

    diapasão nem arrisco por enquanto, sou iniciante total rsrsrs

    Cara, quando aprendi a usar o diapasão não tinha ninguem pra orientar, o vendedor que me explicou somente. Ja sondaram me dar um afinador digital de presente mas disse que não quero, ja me acostumei. E eles duram, so tive 2, o 1º meu primo me pediu...

    Não tem misterio, cada bitola que você assopra corresponde a uma corda. Você folga as cordas um pouco e vai apertando e assoprando. Dai você procura em qual casa o som esta igual ao do Diapasão. Se estiver na 5ª casa você aperta mais, ai o som vai pra 3ª casa(Ex), ai você aperta, e quando achar ele na 1ª casa, atenção, a afinação ta próxima. Parece arcaico se for trocar de cordas mas se tiver com o violão afinado, so precisara de mínimos ajustes. Porém confesso que semana passada me pediram pra afinar e com o Diapasão eu me confundi, apertei demais as cordas, o que não deve, é melhor o digital mesmo rsrs

    amador_ssa
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    slaterjordan

    Já aprendi sobre as cordas hehehehe, valeu

    Beleza. So mais uma dica:

    Contando as cordas de baixo pra cima

    A 5ª casa da 6ª corda tem que soar igual a 5ª corda solta
    A 5ª casa da 5ª corda tem que soar igual a 4ª corda solta
    A 5ª casa da 4ª corda tem que soar igual a 3ª corda solta
    A 4ª casa da 3ª corda tem que soar igual a 2ª corda solta
    A 5ª casa da 2ª corda tem que soar igual a 1ª corda solta

    Tipo uma prova real pra garanti a harmonia. Entendendo isso você também descobrirá porque as cordas se chamam E B G D A E

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como afinar com o meu afinador