posso afinar meu violão usando a ressonância das cordas?

Autor Mensagem
jOe_RaMoNe
Veterano
# jan/07


me falaram que o geito correto de se afinar o violão é vc segurando na 5ª casa da MIzona (por exemplo) e bate nela e na Lá, o som delas tem de ser o mesmo, e assim por diante, certo?



mas como não conssigo distinguir bem ainda quando os sons estão iguais ou não,

então,

posso simplismente bater na 5ª casa da MIzona e i vendo até quando a Lá entrar em ressonância, eu seja, 'vibrar sozinha'?

da pra entende oq quero faze?



tipo, que nem meu violão agora, ta afinado, quando eu seguro a 5ª casa da MIzona e bato nela, a Lá entra em ressonância,
quando seguro na 5ª casa da Lá e bato nela, a Ré entra em ressonânci, e assim por diante.


eu queria sabe, pq ainda to aprendendo como se afina um violão e pow, assim é bem mais facíl.

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


jOe_RaMoNe
E a "mizona"? Vc afina como?

james_the_bronson
Veterano
# jan/07 · Editado por: james_the_bronson
· votar


Isso deveria acontecer??? Uma corda começar a vibrar quando outra corda for tocada na mesma tonalidade???

Ôó !!!

Soulface
E a "mizona"? Vc afina como?

Entrando em ressonância com o cosmos...

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


james_the_bronson
Isso deveria acontecer??? Uma corda começar a vibrar quando outra corda for tocada na mesma tonalidade???
Cordas adestradas!
À venda nos maiores supermercados da sua cidade.

affcl
Veterano
# jan/07
· votar


Soulface
uahuahauhuhuhuahuahuahauhua

Henrique S.
Veterano
# jan/07
· votar


treina o ouvido ou gasta num afinador

ou compra cordas 'auto-afinantes"

as8sauassaasuhashuasuh

Robson Mattos Rezende
Veterano
# jan/07
· votar


jOe_RaMoNe

Acho q entendi o q vc quer fazer. Po vc precisa afinar uma corda pelo menos, não há como vc afina o Lá atraves do Mi se o Mi não estiver afinado.Entendeu?. Vc tem duas escolhas: 1ª comprar um afinador, afine quase todas as cordas e deixe uma pra vc tentar afinar d ouvido, vai assim até vc pegar a pratica (alterne as cordas assim vc se acustuma com o som delas afinada); 2ª treina o ouvido, vc pode compra um diapasão aih vc afina a corda Lá, se não me engano, e o resto afina de ouvido. Nas 2 opções q te falei vc pode treinar o ouvido. Eu particularmente compraria o afinador, afinal eu fiz isso. hehehe
Bom espero ter ajudado kra, essa foi apenas a minha opniao vc segue se quiser.
Abraços.

Bog
Veterano
# jan/07
· votar


jOe_RaMoNe

Eu sempre usei esse "truque" para afinar, especialmente em lugares meio barulhentos... hehehe... Afinar usando os olhos para ajudar os ouvidos. Mas não basta entrar em ressonância. Tem que ressoar bastante!

Ted_Gbi
Veterano
# jan/07
· votar


Cara , isso nao existe!!

LuizJu88
Veterano
# jan/07 · Editado por: LuizJu88
· votar


Ted_Gbi
Pior q isso existe sim...sons sao basicamente ondas...ao tocar um mizão na 5ª casa provavelmente(se seu violao for no minimo decente e seu mizao estiver afinado) vibrará a corda Lá e talvez ateh a Ezinha...=)
Isso ocorre por causa da série harmonica ou sequencia harmonica ou algo do tipo q eu nao me lembro agora e estou com mto sono pra pensar...

Se vc tiver um BOM violão (testei isso num Saraiva) vc pode fazer o teste e tocar a Ezão e tentar ouvir o um B saindo bem de leve no fundo...=)
Outros harmonicos vão soar tb...alguns mais faceis de ouvir, outros mais dificeis...
O mesmo acontece com as teclas graves de um piano...vc houve uma porção harmonicos ao tocar uma unica tecla...eh bem interessante isso!

PS: Se for fazer o teste faça num local onde o silencio seja quase absoluto...melhora e muito pra vc poder ouvir esses harmonicos...=)

EDIT: link interessante sobre o assunto: Série Harmonica

LuizJu88
Veterano
# jan/07
· votar


jOe_RaMoNe
Seu unico e maior problema será afinar a Ezona agora...ahuahuahua
Mas tome cuidado e treine seus ouvidos tb...esse negocio de afinar com os olhos é interessante mas tente nao depender disso..=)

Ted_Gbi
Veterano
# jan/07
· votar


LuizJu88

Mesmo que exista, fica praticamente impossivel utilizar-se de uma técnica dessa para afinar o violão.. !! por pior que seja o ouvido, é mais simples rs

LuizJu88
Veterano
# jan/07
· votar


Ted_Gbi
Vc pode achar inviavel..mas pra ele q ainda nao consegue afinar de ouvido e nao tem um afinador eh válido...nao eh mto pratico mas funciona desde q o violao seja decente!

lutty
Veterano
# jan/07
· votar


haha vc escuta musica com os olhos ou como ouvido?

treina o ouvido entao!

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


Peraí um pouco! Qro entender uma coisa...
Então qr dizer q a 5ª corda do violão começa a vibrar qndo é tocada a nota Lá na 6ª corda? É regra isso?
Ou a regra é ela vibrar qndo a 6ª corda for tocada na 5ª casa?
E se eu mudar o calibre das cordas? E se eu usar outra afinação? Como fica isso???
Por exemplo... Se a regra for a corda vibrar qndo a nota Lá for tocada, ela nunca vai vibrar se eu quiser afinar em Lá bemol, certo?
Qr dizer então q as cordas "sabem" em q notas elas devem ser afinadas?
Sinceramente, isso está parecendo muito viajado pra mim. Se alguém puder me explicar como esse fenômeo ocorre fisicamente, eu agradeço.

lutty
Veterano
# jan/07
· votar


o calibre da corda nao muda a nota...

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


lutty
Mas muda a tensão. E isso deve influenciar qndo se trata de vibração.

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/07 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Soulface
Então qr dizer q a 5ª corda do violão começa a vibrar qndo é tocada a nota Lá na 6ª corda?

Se a Nota que vc tocar na sexta corda, for a mesma nota que da quinta corda solta, ela irá vibrar sim.


Se a regra for a corda vibrar qndo a nota Lá for tocada, ela nunca vai vibrar se eu quiser afinar em Lá bemol, certo?


Não é bem assim, é o seguinte, Você quer que a corda A esteja afinada em A, então vc vai tocar o A na corda E, e apertar ou afrouxar a corda (dendendendo da necessidade) até que ela comece a vibrar quando a nota A da corda E for tocada, quando isso acontecer é pq ela está afinada em A.


Se você quiser afinar em Ab, vc vai tocar o Ab na corda E, e vai mudando a afinação da Corda A até que ela vibre quando vc tocar o Ab na corda E, ai significa que ela vai estar afinada em Ab.

Entendeu ?

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


The Root Of All Evil
Mas ainda me soa estranho isso... preciso pegar um violão pra testar.
O violão possui uma caixa acústica (dãããã! é óbvio =P), e qualquer nota q seja tocada gererá ondas sonorasfazendo as demais cordas vibrarem.
Não sou nenhum mestre em física. Portanto não me entra na cabeça q a corda de baixo (5ª) só vibrará qndo estiver afinada com a nota tocada na corda de cima (6ª).
Me soa muito estranho isso.

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/07
· votar


Soulface
Mas muda a tensão. E isso deve influenciar qndo se trata de vibração.


Acontece no violão, na guitarra e até no baixo.
É verdade, já fiz nos 3.

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/07 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Soulface
Portanto não me entra na cabeça q a corda de baixo (5ª) só vibrará qndo estiver afinada com a nota tocada na corda de cima (6ª).

Pois é o que acontece, não só a quinta corda, por exemplo, se vc tocar a G da sexta corda, a corda G irá vibrar também, se estiver afinada.
Este é o tal fenômeno da ressonância, elas vão estar na mesma frequência e por isso uma irá fazer a outra vibrar.

Ludilan Marzano
Veterano
# jan/07
· votar


Parem com essa loucura... Mesmo que isso funcione o violão não vai ficar perfeitamente afinado; a melhor coisa a se fazer é comprar um afinador elétrico..... Fica exelente!

jimmy vandrake
Veterano
# jan/07
· votar


Quanta maldade dos caras aí em cima.
Cara compra um afinador, com o tempo vc vai aprender a afinar na orelha, com o tempo.

Bog
Veterano
# jan/07
· votar


Ted_Gbi
Ludilan Marzano

O estranho é que meus 4 violões e meu ukulelê fazem isso. Devem estar possuídos pelo demônio.

Soulface

Meu, é simples. Se eu tocar um Lá na 6a. corda (MI, 5a. casa), e a corda de baixo estiver com a mesma afinação, esta corda (LA, solta) vai vibrar. Se eu colocar um capotraste na 1a. casa e tocar um La# na 6a. corda, a mesma coisa acontece. Se eu tocar um Re na 6a. corda (MI, 10a. casa) a corda que vai vibrar junto é a 4a. Isso é especialmente visível nas cordas mais finas.

Agora, isso não quer dizer que as cordas magicamente sabem a nota que devem tocar. Por que? Simples, porque isso só te diz a afinação RELATIVA entre as cordas. Por exemplo, se eu afinar tudo a partir de uma mizona que esteja 1/4 de tom abaixo do esperado, TODAS as outras cordas ficarão afinadas 1/4 de tom abaixo do esperado.

TODOS os violões que eu já toquei - e acredite, foram muitos - fazem isso. Isso acontece também com a guitarra, embora seja muito mais sutil. Aliás, nos remotos anos do colégio, o professor de física já havia explicado esse fenômeno (ressonância), e usou exatamete um violão como exemplo.

Eu uso há anos esse negócio das cordas ressonando para afinar "violão de churrasco", sabe, naquele ambiente onde você não consegue ouvir direito as diferenças mínimas entre notas. Funciona assim: você afina 1 corda, depois ajeita as demais observando a ressonância. Aí dá para ouvir melhor o som, e você repete o processo se achar que a afinação ainda não está boa. Você ainda precisa usar os ouvidos. Os olhos só servem para ajudar.

Incrível que tenha gente que não acredita que isso aconteça. Eu imaginava que era uma coisa extremamente óbvia. Aliás, eu ainda fico na dúvida se não estão só tirando onda com o coitado do autor do tópico, por ele ter ficado tão empolgado com uma "descoberta" primária como essa...

jOe_RaMoNe
Veterano
# jan/07
· votar


ha ha,

legal, bom sabe q isso da certo,

e meu vizinho(que toca muito mais do que eu) me chamo de loco.


Bog
só tirando onda com o coitado do autor do tópico, por ele ter ficado tão empolgado com uma "descoberta" primária como essa...

puts velho, pior q fiquei empolgado mesmo, tipo, ja tava ficando puto de não sabe nada sobre como afina um violão, ja deu um paso pelo menos neh, =PP

jOe_RaMoNe
Veterano
# jan/07
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/138266/


um topico qu criei à algum tempo atrais sobre isso, me ajudo a chega nessa 'descoberta'.

Bog
Veterano
# jan/07
· votar


jOe_RaMoNe

Heheh, eu também fiquei empolgado quando lembrei da aula de física e usei isso para afinar o violão.

Mas atenção a isso:

Agora, isso não quer dizer que as cordas magicamente sabem a nota que devem tocar. Por que? Simples, porque isso só te diz a afinação RELATIVA entre as cordas. Por exemplo, se eu afinar tudo a partir de uma mizona que esteja 1/4 de tom abaixo do esperado, TODAS as outras cordas ficarão afinadas 1/4 de tom abaixo do esperado.

E não se preocupe com quem te chama de "louco". Eu realmente fiquei surpreso que algumas pessoas não acreditem que isso aconteça. QUALQUER PESSOA pode fazer isso em QUALQUER VIOLÃO. É muito fácil de constatar que o "fenômeno" existe. Acho até que te chamar de louco ou ficar duvidando do negócio dá muito mais trabalho do que simplesmente pegar o violão e tocar um SI na 4a. casa da 3a. corda (SOL) e ver a corda abaixo vibrando "sozinha".

affcl
Veterano
# jan/07
· votar


vamos chamar o padre quevedo!

jOe_RaMoNe
Veterano
# jan/07
· votar


Bog
Acho até que te chamar de louco ou ficar duvidando do negócio dá muito mais trabalho do que simplesmente pegar o violão e tocar um SI na 4a. casa da 3a. corda (SOL) e ver a corda abaixo vibrando "sozinha".


ade não.

Atum Bluesman
Veterano
# jan/07
· votar


jOe_RaMoNe
Da certo, eu testei aqui em casa, legal isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a posso afinar meu violão usando a ressonância das cordas?