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      Campo Harmônico maior e menor

      Autor Mensagem
      nitinha
      Veterano
      # jan/08


      Bom sei que o campo harmônico de dó maior é:

      C Dm Em F G Am B° C

      O modo maior é: T T ST T T T ST T

      Mas estava estudando e me deparei que o campo harmônico menor de Am estava assim:

      Am Bº C Dm Em F G# Am


      E pelo o que eu sei o modo menor é T ST T T ST T T T, e porque o G está # e assim a distância entre ele e o lá é de 1/2 tom???

      Anderson Grant
      Veterano
      # jan/08
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      esse campo harmônico é da escala menor melódica que tem essa estrutura. A B C D E F G# A

      Mega
      Veterano
      # jan/08 · Editado por: Mega
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      nessa escala menor, o G tem a alteração com sustenido pra manter o sétimo grau como o sensível. Em vez do subtônico.

      nitinha
      Veterano
      # jan/08
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      mas só existe e menor melódica? a maior não? e qual é a regra da escala menor melódica? mas que eu saiba campo harmônico não é uma sequência de acordes? porqueAnderson Grant disse que é uma escala? eu não entendo agora...
      o campo harmônico quando é menor melódico tem que ser estudado em escalas?

      busterchair
      Veterano
      # jan/08
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      Mega
      o G na escala de C tem caráter subdominante certo?

      Saitu
      Veterano
      # jan/08
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      nitinha

      com as notas da escala vc forma o campo harmônico, oras... ahueahue

      se vc for agrupando as terças da escala de C maior, vc vai encontrar aqueles acordes que citou...

      nitinha
      Veterano
      # jan/08
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      Mega ahammm.. certo mega! e ai????

      nitinha
      Veterano
      # jan/08
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      Saitu
      hummmmmm.... agora sim clareou bastantee... mas uma dúvida existe campo harmônico menor, sem ser melódico??? sim né??

      ex: Am Bº C Dm Em F G Am

      certo?

      nitinha
      Veterano
      # jan/08
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      Mega

      Não, eu acho que o G tem caráter de dominante na escala de C...

      Mas eu entendi sim... que aquele exemplo que eu passei é uma escala menor melódica, pois o sétimo grau fica + para virar sensível, e não subtônica!
      tá certo né?

      Mega
      Veterano
      # jan/08 · Editado por: Mega
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      busterchair
      o G na escala maior de C é o quinto grau. É a dominante, a subdominante é o quarto grau.

      nitinha
      mas uma dúvida existe campo harmônico menor, sem ser melódico??? sim né??
      Existem três tipos de escalas menores:
      Natural
      Harmônica
      Melódica


      pois o sétimo grau fica + para virar sensível, e não subtônica!
      Se é o sétimo grau, e a distância deste para a tônica é de meio tom, então ele assume função sensível. Subtônica só existe se for um tom de diferença. Ou seja, você encontra subtônica na escala menor natural, pois a sétima é menor.

      mas que eu saiba campo harmônico não é uma sequência de acordes? porqueAnderson Grant disse que é uma escala?
      Campo harmônico são os acordes que você forma com determinada escala. O que o Anderson Grant certamente quis dizer foi que você forma os acordes com as notas (e portanto com os intervalos) de determinada escala. FAzendo o empilhamento de terças pra formar as tríades ou tétrades.

      Senhorita, você está começando pelo fim. Não estude escala menor melódica ainda. Comece estudando as escalas maiores, forme as escalas em todas as tonalidades, procure entender o ciclo de quartas e quintas. Só depois é que você deve prosseguir para escalas menores, começando pela natural, passando pela harmônica (e percebendo como o CH dessa escala se altera em relação à natural) e por aí vai.

      Anderson Grant
      Veterano
      # jan/08
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      Eu dei uma resposta bastante simples mesmo, desculpa, da próxima vez vou tentar me aprofundar mais. Mas como disse o companheiro Mega estude primeiro as escalas maiores antes de chegar na menor melodica.

      Abraço.

      nitinha
      Veterano
      # jan/08 · Editado por: nitinha
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      Nossa, brigadão galeraaaa.... vocês estão me ajudando e muito!


      Galera, certamente como vocês disse eu estou me precipitando muito estudando coisas bastante avançadas demais para mim. Bom, na verdade eu já sei as escalas maiores com sustenidos e bemóis, vou estudá-las mais e depois que eu estiver mais aprofundada eu vou partir para as menores. Mas eu quis entrar em outros assuntos pra já ter uma noção de estudo sobre eles. Pretendo estudar os campos hamônicos maiores e menores melódicos e naturais, ver bastante os modos gregos e também como montar acordes (tríades, tétrades e inversões), também partir para as escalas pentatônicas e penta blues.... noossa, quero me aprofundar mesmooooo nesses estudos!
      E eu gostaria de dicas também sobre estudos para improvisações e outros assuntos que elevam o meu grau de conhecimento no violão. Eu toco em cifras, partitutas e tab também... Espero à ajuda de vocês!!!


      Ahhhhhh... e gostaria de saber pra que na verdade serve os modos gregos???
      Eu sei que eles são as escalas de cada nota, mas não sei o porquê de estudá-los...


      Postem por favor pessoal, dicas e estudos legais para o meu aprofundamento!
      Grata,
      Ana.

      Anderson Grant
      Veterano
      # jan/08
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      Estudando os modos gregos vai enrriquecer bastante nas questão de improvisação e na formação de acordes também, vc vai ver as notas que são tensões, instaveis... e as funções delas e como usa-las. É bem legal, quando estudei isso abriu bastantes meus horizontes. Bom estudo. Abraço.

      Saitu
      Veterano
      # jan/08
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      Estudando os modos gregos vai enrriquecer bastante nas questão de improvisação e na formação de acordes

      faz toda a diferença ahueahue

      Mega
      Veterano
      # jan/08
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      Bom sei que o campo harmônico de dó maior é:

      C Dm Em F G Am B° C


      Só queria fazer uma correção, sem querer ser chato.. uhaeuieahiaeuhaueh
      mas o sétimo grau do campo harmônico de Dó não é Bº é o B meio diminuto, que se fosse pra interpretá-lo com essa notação, teria ser um "º" cortado, para mostrar que a sétima é menor, e não diminuta. Por isso, na linguagem netal eu prefiro a representação dos intervalos: Bm5-/7.

      Anderson Grant
      Veterano
      # jan/08
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      Mega
      Isso é em tétrades, o campo harmonico que ela demostrou ai está em tríades, que está correto o B° ;)

      Mega
      Veterano
      # jan/08 · Editado por: Mega
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      Anderson Grant
      A notação Bº é para diminuto total, um empilhamento de quatro terças menores. Até já vi alguns autores colocarem Bº7. Mas eu acho isso um tanto bizarro.

      busterchair
      Veterano
      # jan/08
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      Mega
      o G na escala de C tem caráter subdominante certo?

      na verdade era o contrário

      o C na escala de G tem caráter subdominante

      nitinha
      Veterano
      # jan/08
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      Mega

      Então nos campos harmônicos maiores e menores melódico e natural, o diminuto não será inteiro? Só será "meio diminuto"???

      Mas eu gostaria de entender na teoria, porque ele não pode ser inteiro e só meio diminuto...
      Pelo o que eu entendi acho que é porque no intervalo eentre C e B, a sétima é maior, e colocando o diminuto não está certo pois o sérimo grau é maior e ele deviria ficar menor, e não diminuto!
      Foi por isso que você disse que o sétimo grau é Bm5-/7???


      Quero entender, porque esse 5?

      nitinha
      Veterano
      # jan/08
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      Mega

      Você disse que o Bº só pode ser inteiro se estiver com empilhamentos de terças menores, mas como eu faço esses empilhamentos???

      Eu sei que uma sétima diminuta é assim:

      Dó - Dó# - Ré - Ré# - Mi - Fá - Fá# - Sol - Sol# Lá - Sibb
      1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2
      1 1 1 1

      Mas não entendo o empilhamento como que é a montagem...

      nitinha
      Veterano
      # jan/08
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      Anderson Grant

      Estudando os modos gregos vai enrriquecer bastante nas questão de improvisação e na formação de acordes também, vc vai ver as notas que são tensões, instaveis... e as funções delas e como usa-las. É bem legal, quando estudei isso abriu bastantes meus horizontes. Bom estudo. Abraço.

      Como assim notas que são tensões ou instáveis, eu sei que só estudando os modos gregos eu vou saber, mas gostaria de uma prévia de explicação.

      nitinha
      Veterano
      # jan/08 · Editado por: nitinha
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      Quando eu sei que uma sequência de notas está em tríades ou em tétrades???

      Eu sei o que significa cada um deles, mas como eu reconheço que a sequência está em tríades ou em tétrades?
      Sei que tem algo a ver com empilhamento, mas como assim? Gostaria de um exemplo, para que eu possa sacar!

      Penta_Blues
      Moderador
      # jan/08 · Editado por: Penta_Blues
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      Bom dia!!!

      Mega
      A notação Bº é para diminuto total,
      Ainda assim a observação do nosso camarada Anderson Grant está correta.
      Ao se falar em tríades do CH de C o VII Grau é Diminuto, só recebendo o nome de Meio Diminuto quando este CH é representado por tétrades.
      Como o CH postado pela nitinha (C Dm Em F G Am B°) é composto por tríades, está correta a denominação de B Diminuto e equivocada a explicação "Só queria fazer uma correção, sem querer ser chato.. uhaeuieahiaeuhaueh mas o sétimo grau do campo harmônico de Dó não é Bº é o B meio diminuto," pois esta é mais indicada para quando o CH se referir, como foi dito, à tétrades.
      Valeu!!!

      Penta_Blues
      Moderador
      # jan/08 · Editado por: Penta_Blues
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      Bom dia!!!

      nitinha
      Quando eu sei que uma sequência de notas está em tríades ou em tétrades???
      A sequência é de acordes, não de notas.
      Tríades: acordes formados por três notas
      Tétrades: acordes formados por quatro notas

      mas como eu reconheço que a sequência está em tríades ou em tétrades?
      Basta observar o nome que é dado para o acorde:
      C = tríade / CMaj7 = tétrade
      Dm = tríade / Dm7 = tétrade
      Agora, uma sequência pode misturar tríades e tétrades, ou seja, vc pode reconhecer o acorde como sendo composto por três ou quatro notas, pois a sequência de acordes depende da Harmonia e esta depende do quanto vc a quer deixar mais rica com acordes mais elaborados.

      Sei que tem algo a ver com empilhamento, mas como assim?
      Uma tríade empilha três notas: C = C-E-G (Tônica-Terça-Quinta)
      A tétrade empilha quatro notas: CMaj7 = C-E-G-B (Tônica-Terça-Quinta-Sétima)

      Valeu!!!

      nitinha
      Veterano
      # jan/08
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      Penta_Blues

      É uma regra de quando se fala em tríades o VII sempre será diminuto? E em tétrades sempre será meio diminuto?

      nitinha
      Veterano
      # jan/08
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      Penta_Blues

      Acho que saqueiiiii...

      Então, um campo harmônico com tríades, ou seja, empilhamento de três e três notas seria:

      C Dm Em F G Am Bº C


      E em um campo harmônico com tétrades o empilhamento dos acordes é de quatro em quatro ficaria:

      C7M Dm7 Em7 F7M G7M Am7 Bm5-/7


      Mas o que eu quero entender é porque tem que ser meio diminuto o B eu sei que tem algo a ver com a sétima, mas não consigo entender o porquê?
      Será que é porque um acorde diminuto é representado só por tríade e colocando a sétima fica meio diminuto? Mas altera na formação do acorde diminuto colocando a sétima???

      Anderson Grant
      Veterano
      # jan/08
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      Não me lembro a definição correta de tensões mas são notas q dão um embelesamento e que podem descansar em um solo (descansar q eu quis dizer é fica soando o som da nota por mais tempo), ex: uma 9 (nona) em uma escala de dó maior é uma tenção, podem ser usadas em acordes tb, tipo C9 (dó com nona). Instável são notas q causam um certo desconforto e não podem ser soadas por muito tempo senao causa desconforto no solo, são nota de passagens apenas. Mais ou menos isso ai. ;] . to indo almoçar, té +

      Penta_Blues
      Moderador
      # jan/08 · Editado por: Penta_Blues
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      Boa tarde!!!

      nitinha
      É uma regra de quando se fala em tríades o VII sempre será diminuto? E em tétrades sempre será meio diminuto?
      No caso de Campo Harmônico Maior sim. O mesmo vale para o Campo Harmônico Menor melódico.

      Será que é porque um acorde diminuto é representado só por tríade e colocando a sétima fica meio diminuto?
      Não. O acorde é Diminuto nas tríades porque os intervalos entre as notas nestes acordes são sempre de um tom e meio. Quando vc acrescenta mais uma nota a fim de formar a tétrade, esta nota guarda um intervalo de dois tons para com a anterior, tirando portanto a característica de acorde Diminuto e gerando um acorde Meio-Diminuto.

      Mas o que eu quero entender é porque tem que ser meio diminuto o B eu sei que tem algo a ver com a sétima,
      Porque surge um intervalo de dois tons, diferente do que acontecia com a tríade que só possui intervalos de um tom e meio.

      Mas altera na formação do acorde diminuto colocando a sétima???
      Altera. O que antes eram intervalos de tom e meio passa a ter, além desses, um intervalo de dois tons.

      Valeu!!!

      nitinha
      Veterano
      # jan/08
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      Penta_Blues

      Poxa, valeu amigo!

      Entendi direitinho!!!
      vê se tá certo:

      por exemplo um Bº é:

      B D F
      1¹/² 1¹/²
      I III V

      agora em tétrades Bm5-/7:


      B D F A
      1¹/² 1¹/² 2
      I III V VII


      então como alterou entre Fá e Lá os intervalos o acorde diminuto fica meio diminuto com sétima é isso?

      nitinha
      Veterano
      # jan/08
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      Penta_Blues

      É uma regra de quando se fala em tríades o VII sempre será diminuto?
      No caso de Campo Harmônico Maior sim. O mesmo vale para o Campo Harmônico Menor melódico.


      E no campo harmônico menor natural?

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