Combinações dos graus de um campo harmônico maior e menor

    Autor Mensagem
    The Jedi Master
    Veterano
    # ago/10


    Olá,

    gostaria de saber se dentro de um campo harmônico, é "permitido" ir de qualquer grau para qualquer grau?
    Ex.: no campo harmônico de Dó Maior temos, em tétrades, os seguintes graus/acordes:

    C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5)

    Eu posso ir de C7M para qualquer outro grau deste campo harmônico ?
    Eu posso ir do Dm7 para qualquer outro grau deste campo harmônico ?
    Eu posso ir do Em7 para qualquer outro grau deste campo harmônico ?
    etc

    sei que cada grau pode ser preparado por sua dominante(s) e subdominante(s)... por diminutos de passagem e etc etc e etc... que a "melhor forma" de se chegar na tônica é através do V7... que a "melhor forma" de se chegar no V7 é a partir do IIm7 etc
    Mas não quero focar estas questões neste tópico... apenas quero saber se qualquer combinação dos graus de um campo harmônico é possível/permitido, ao menos teoricamente.

    Grato

    Loues
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Loues
    · votar


    The Jedi Master

    É permitido sim, ninguém vai preso por causa disso... também é permitido mudar a tonalidade, ignorar a tonalidade e fazer qualquer coisa que tu quiser, só não recomendo quebrar o violão/guitarra, principalmente se não tiver dinheiro sobrando (também porque eu acho um ato de crueldade muito grande)...

    Agora falando mais sério, pode sim cara, se tu testar e achar agradável... ou se tu testar, não achar agradável e quiser usar mesmo assim, é tu que deve decidir...

    A teoria é escrita com base no que os músicos tocaram, e pode ser um ótimo guia. Porém, também é legal inventar qualquer coisa, experimentar... não deixe seu conhecimento suprimir sua intuição, combine as duas coisas, sabe?

    Se pesquisar um pouco a respeito da história da música, vais notar muitas reviravoltas e quebra de paradigmas, dá pra aprender bastante coisa com os caras de outra época...

    The Jedi Master
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Valeu Loues!
    obrigado pela orientação. Foi de imensa ajuda.

    Loues
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    The Jedi Master

    Que é isso, quando precisar estamos aí...

    MMI
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    The Jedi Master

    Caro Jedi...
    Eu estava conversando com um amigo justamente isso e achei um video para explicar. Não sei se vai te ajudar, mas exemplifica o "chord melody" muito comum entre jazzistas. Daí você vai ver a liberdade que existe...
    Que a força esteja com vc!

    LeandroP
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    The Jedi Master

    Cada acorde indica um caminho... O caminho é você que escolhe.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    LeandroP:Cada acorde indica um caminho... O caminho é você que escolhe.

    Isso me parece familiar...

    The Jedi Master
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Obrigado a todos. Sensacional o vídeo.

    MMI
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    The Jedi Master

    Legal o vídeo, né? Então, nesse tipo de som, "chord melody", você também pode fazer de uma forma até mais simples. O solo da melodia, da música, é adicionado a uma linha de baixo mais trabalhada. Com uma ou duas notinhas a mais, se junta tudo e se faz essa "chord melody". Disso saem tantas opções que já te mostra que a coisa é meio sem limites, especialmente quando a música tem modulações. Desculpe se compliquei muito, estudar teoria musical em cima de jazz é para pirar mesmo...
    Abç

    The Jedi Master
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Valeu MMI, todas estas dicas são muito úteis. Obrigado

    Loues
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    MMI

    Legal o vídeo, cara... só uma dúvida:

    saem tantas opções que já te mostra que a coisa é meio sem limites, especialmente quando a música tem modulações.

    Como assim? em que a modulação influencia?

    MMI
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Loues

    Quando a música modula, mudam as escalas, mudam os acordes e as possibilidades mais facilmente. (claro, depende da modulação, tem as simples e outras bem mais complexas).

    The Jedi Master
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Valeu MMI, todas estas dicas são muito úteis. Obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Combinações dos graus de um campo harmônico maior e menor