Iniciando no violão -- algumas dificuldades!

Autor Mensagem
cele
Veterano
# out/07 · Editado por: Moderador


galera... ola, sou nova no rumo do violao... eh uma paixao antiga que veio a tona agora..rs
entao, queria pedir POR FAVOR, me ajudem, to desesperada, mas acredito que com minhas persistencia eu vou conseguir... comprei meu violao... (gianini) e to começando a treinar aqui por apostilas da net... mas to sentindo algumas dificuldades, como por exemplo, comseguir a "batida" ideal de uma certa musica... naop consigo identificar o son, apesar de ta fazendo certinho... por favor me ajudem como faço? por exemplo, o dó toca todas as cordas (da mao direita) pra escutar um som bonito? ajuda... e se eu falei alguma besteira, desconsiderem...rs
abraços a todos!!
grata da ajuda!!
ps: se alguem puder me da algumas dicar das melhores musicas pra iniciantes eu agradeço de coração!!

Smithóvski
Veterano
# out/07
· votar


Te aconselho a pegar um bom professor, porque eu acho que só o contato direto com alguém vai sanar suas dúvidas. Treine bastante com músicas fáceis de primeira, pra depois passar pras mais difíceis.

Bleed
Veterano
# out/07
· votar


Bem vinda.
Quando vc tá começando a batida é uma coisa muito dificil de aprender, as vezes vc até acha q tá legal mais nâo esta.
As unicas coisas q irá te ajudar é saber ouvir a musica e endentificar seus detalhes e o principal treinar bastante todos os dias, experimente treinar varios ritmos diferentes q ajuda.
Bem a unica besteira q vc falou foi a q só os veteranos poderiam te ajudar, aqui existem muitos membros até novatos q poderam te ajudar muito. A data do cadastro não influencia em nada, pelo menos pra mim.

cele
Veterano
# out/07
· votar


poxa...desculpa, nao foi essa minha intençao... foi mal mesmo, claro que todos que poderem me ajudar...ficarei muito feliz...
entao TODOS...please
rs
valeu...;)

dlima
Veterano
# out/07 · Editado por: dlima
· votar


cele
eu entendo sua dúvida pq eu tenho a mesma, comecei não faz muito tempo, mas o que eu já aprendi é que o negócio é exercitar, violão é prática mesmo não tem para onde correr, aí em um topico atrás o grande Pardal musico e professor, passou ums exercicios para coordenação da mão direita, esquerda
e junto tem batida, eu fiz os exercicios ontem a noite e hoje e achei muito bom pq agora eu tenho uma noção do que fazer, acredito que vai te ajudar tb, pq o que dará o som bonito como vc disse é a armonia em que vc toca, entende, a junção mão direita/mão esquerda, que com o ritimo vaí sair o som que vc quer, eu tb só posso te dizer, mesmo sem ter muita certeza, é que seria bom nesse começo (1 mês talvez) você praticar apenas exercicios e procurar músicas para novatos para ir praticando aos poucos, e com o tempo vc ja vai sair tocando tudo...
linck do tópico

Bog
Veterano
# out/07
· votar


cele

Se você quiser insistir no caminho do auto-didata - que foi o que eu fiz também - só dou um conselho: PACIÊNCIA. Você pode treinar todos os dias ou só de vez em quando. Pode fazer exercícios de velocidade ou tentar achar um ritmo simples. Pode tocar com palheta, com as unhas ou com a polpa dos dedos. Pode estudar toda a teoria ou pode deixar para entender o que exatamente forma um acorde depois. Existem muitas possibilidades, muitos caminhos, mas em todos os casos você vai precisar de PACIÊNCIA. Leva tempo para aprender. Depois de milhares de tentativas e repetições, você vai encontrar naturalmente o caminho, seja com um professor (que acelera muito o processo) ou sozinha.

Boa sorte!

Nanten
Veterano
# out/07
· votar


Uma coisa que eu não vi te responderem, no Dó não se toca a sexta corda(a mais grossa), procure ler os tutorias do cifraclub, e pegue as tablaturas daqui que te mostram as posiçoes dos acordes, e que cordas devem ser tocadas. Leia o tópico de inicialização daqui tb que ele te ajuda a usar o forum.

kiki
Moderador
# out/07 · Editado por: kiki
· votar


cele
olá.

primeiro, seja bem vinda. aproveite este fórum, a gente aprende muito aqui.
como disse o Bleed, nem sempre quem tem escrito novato sob o nome é um novato no instrumento. e nem todo veterano dá boas dicas tambem. mas isso voce vai perceber com o tempo.

segundo, tenha paciencia. aprender violão demora. a gente tem pressa de tocar alguma musica, é normal, mas não fique aflita.

o giannini é um bom violão pra iniciantes. boa escolha.

o nosso colega Nanten disse bem, o dó maior não se dve tocar a sexta corda (a mais grave, conta de baixo pra cima). mas se tocar não chega a ser um problema, por que ainda tá dentro do acorde. o que não pode é tocar a sexta corda no ré maior, por que aí a nota tá fora do acorde.
isso voce vai entender quando estudar como se monta um acorde. mas no geral, os acordes comuns (esses com nomes pequenos, tipo C, Dm, F#) pode tocar todas as cordas, ou quase todas.

sobre saber se o som está correto, tenha sempre o violão afinado. aprenda a afinar, use afinadores da internet, ou arrume algum amigo que saiba afinar.
assim voce ja vai treinando o ouvido bem tambem.

sobre as batidas, voce vai achar milhares de tópicos aqui, desde uns muito instrutivos, como o que o nosso amigo dlima disse, até uns muito sem pé nem cabeça.
o grande problema é o seguinte: como explicar batida por escrito? nesse tópico que o dlima postou, o nosso professor pardal (ih) escreveu quase uma apostila.
por isso, eu sempre recomendo o seguinte aqui no fórum:
-procure gente que já toca, e veja como eles fazem. junte amigos, tenha um grupo de amigos musicos, pra tocarem juntos.
-assista shows dos artistas que voce curte. pode procurar no youtube, mas o melhor é ver na tv ou em dvd (o youtube as vezes desencontra o com com a imagem), pra ver bem como eles fazem as mãos.

não se preocupe em fazer uma batida ideal, faça como conseguir. o importante é estar no tempo da música, fazendo os acordes no tempo certo.
treine mudança de acordes, que é muito importante no começo. faça uma sequencia simples de acordes (tipo A D E A ) e fique mudando, batendo uma vez cada um. preocupe-se mais em ter um som limpo claro, do que em mudar rapido.

é isso. espero ter ajudado!
desculpe se escrevi muito.

Mickey Mouse IV
Veterano
# out/07
· votar


Quando vc tá começando a batida é uma coisa muito dificil de aprender, as vezes vc até acha q tá legal mais nâo esta.

Nem é, aprendi bem rápido.

cele
Veterano
# out/07
· votar


galera... vcs sao show!!! valeu mesmo pelas dicas, tao sendo muitooooooooooo validas e estao me ajudando pra caramba, e o melhor ta me estimulando mais ainda, pois pervebo que realmente nao eh facil, e essas dificuldades que to tendo existem, e muitos de vcs ja passaram, ou ainda passam....
continuem ajudando nao só a mim mas a todos que um dia querem tocar bem...
gostaria de agradecer especialmente ao KIKI....maravilhosas dicas...do que eu queria saber muito, sobre tocar ou nao tocar algumas a sxta corda em alguns acordes... valeu !!!!!
eh isso, estou ansiosa por novas dicas..
ps: ontem, cara, fiquei ate tardao..... passando de um acorde pra outro, nossa...a ponta dos meus dedos tao "gritando" de dor...rsrsrs
faz parte!!!
abraços a todos......

luiz_sjrp
Veterano
# out/07
· votar


cele

A turma te passou boas dicas, agora é só segui-las, leia os outros tópico e se tiver mais dúvidas é só perguntar, a galera aqui tem muito prazer em ajudar (principalmente as novatas).
Como os seus dedos estão gritando de dor, dê só um pouquinho de folga pra eles, mas não dê muita moleza, logo isso passa.
E como estão as pestanas? Consegue faze-las?
Abraço.

cele
Veterano
# out/07
· votar


kkk, pestanas ainda nem tentei... uma amiga disse pra mim que "pestana é uma peste pra fazer, como o nome ja diz..."rsrsrs
to começando light.. depois passo pra elas...
tenho apenas uma semana de treino ( treino pesado) ... darei uma folga pra meuus dedinhos.. rsrs
abraços...

Pardal
Veterano
# out/07
· votar


dlima

aí em um topico atrás o grande Pardal musico e professor,

kiki

o nosso professor pardal (ih) escreveu quase uma apostila.

Poxa, aí eu nem vou postar mais, vou viver de fama!! Papagaio come milho, Pardal leva a fama!!! Hahaha!!! Mas que grande Pardal nada gente, quem dera! E professor pardal é uma piada até passada já... Mas ainda acho ótima.

Bem, cele, você teve apenas uma semana para treinar. Como todo iniciante, você quer repertório. Isso até eu quero. Só pra você ter noção, no entanto, eu devo ter menos de vinte músicas no meu repertório. Digo, músicas de nível de apresentação de violão solo. E toco a cinco anos!!!! Então, não se desespere para pegar repertório agora, quem sabe, uma música ou duas...

Isso porque existem duas coisas no aprendizado de violão: você pode aprender a tocar violão ou aprender a tocar músicas no violão. Há aí uma enorme diferença: quem sabe tocar violão pode pegar o acompanhamento de uma música na hora, quem só decora acordes no instrumento precisa de uma semana pra treinar uma música de 5 acordes... E ainda vai tocar lendo as cifras na hora...

Gostaria muito de te aconselhar a procurar tocar violão e não músicas no violão. Inevitavelmente, quem toca violão toca músicas no violão, mas a recíproca nem sempre é verdadeira. Mas claro, se não faz parte do teu projeto de vida, não se empenhe tanto nisso, vai gastar muito tempo (eu mesmo não considero que eu saiba tocar violão ainda, apesar de conseguir tirar na hora alguns acompanhamentos). O importante, então, será trabalhar a musicalidade, e você procurará tocar músicas que gosta, e principalmente ouvir um repertório mais eclético. Isso porque nem sempre agente já sabe do que gosta: apenas acha que gosta deste ou daquele estilo, mas ouça um chorinho... É sensacional!!! Ouvir Melodia Sentimental do Villa-Lobos também é de encantar qualquer um...Pelo menos eu acho.

Depois, eu passo pra você e pra dlima mais exercícios, é só pedir, falar q

Pardal
Veterano
# out/07
· votar


falar quais músicas vocês estão treinando, que eu posso deixar alguma dica, mais um exercício específico...

Disponham sempre, ok?!

cele
Veterano
# out/07
· votar


Pardal
gostaria de dicas sim.... tipo, uma musica que to começando a treinar ( segundo amigos é facil de se começar é "acima do sol" de skank...) eu consigo direitinho trocar os acordes, muda-los... mas nao to conseguindo captar a batida da musica... assim, nao sei o tempo de trocar de um acorde pra outro.. to tendo esses tipos de dificuldade... se vc, ou outea pessoa puder me ajudar ficarei grata... me indique algumas musicas facil de iniciar e pra me incentivar aquelas que eu consiga identificar a musica tocando... entende?!!
valeuuu...
abraços....

Rato
Veterano
# out/07
· votar


cele
pra pegar a batida, só ouvindo a música várias vezes mesmo. Na raça =)

vai ouvindo e tentando acompanhar;

depois de ouvir várias vezes, tu vai pegando de boa =)

Pelo menos é isso que faço até hoje hehe

kiki
Moderador
# out/07
· votar


Pardal
salve mestre /o/

cele
de nada!
esteja à vontade pra perguntar.

seus dedos vão doer mesmo, ate eles calejarem. e se voce parar de tocar por uma semana ou mais, e voltar, vai doer de novo. por isso toque todos os dias!
e pestana é sem pressa tambem. treina um pouquinho todo dia, e uma hora vai sair (alguns meses depois).

pra começar a tocar, o mais clássico é legião urbana. poucos acordes, músicas manjadas, batidas simples. porta de entrada pro violão pop.
mas eu prefiro uns skank ou paralamas, que tá mais ou menos no mesmo naipe.
e recomendo tambem beatles, as mais do começo. love me do tem 3 acordes!

e cuidado com o prof. Pardal, ele quer te levar para o lado negro do erudito...

brincadeira, mas eu ja desisti do erudito, fico com os mpb e os rock'n'roll.

kiki
Moderador
# out/07
· votar


persistência e paciência... esse é meu lema....
muito bom!

al_morgado
Veterano
# out/07
· votar


kiki
Lado negro do erudito??
Por favor não diga isso... Ainda não toco erudito mas posso dizer que é caminho da luz, o melhor meio de chegar ao céu rs
Descupem a brincadeira.
Abraço a todos

cele
Veterano
# out/07
· votar


kiki
valeu .....
;)

dlima
Veterano
# out/07
· votar



falar quais músicas vocês estão treinando, que eu posso deixar alguma dica, mais um exercício específico...

Disponham sempre, ok?!


cara, na verdade eu queria tocar Por Una Cabeza de Carlos Gardel, acho ela muito interessante para o violão, mais como eu não sei ler a tablatura, eu estou me contentando com os exercicios e tentando tocar Cocaine de JJ.cale e só a base em F#5 E5, aquela "F#5pamF#5pamE5pamF#5pam....E5pam" saco?...heheh...mais se quiser passar aí umas músicas p eu tocar no violão só p tirar um som e não ficar parado eu agradeço...valeu

kiki
Moderador
# out/07
· votar


dlima
mas tablatura é facil de ler. em algumas horas voce aprende quase tudo. de uma olhada lá no cifra club, acho que tem explicação de como le. se não, aqui no forum dvee ter, menos organizado.

o que dá mais trabalho pra aprender é partitura, aquelas bolinhas. esse tem que estudar bastante pra conseguir direito

Aragom
Veterano
# out/07
· votar


Cele
tira ai no cifraclub algumas cifras que vc achar facil ta legal boa sorte p/ vc gta

Aragom
Veterano
# out/07
· votar


Cele
Tenta tocar Knockin' on Heaven's Door"
é so G D E C so essas 3 notas pr começar

luiz_sjrp
Veterano
# out/07
· votar


Tem músicas só com dois "ACORDES".

kiki
Moderador
# out/07
· votar


Aragom
luiz_sjrp
bem lembrado. no cifra club tem uma ferramenta de buscar musicas com poucos acordes. só com dois, com tres, etc.
e selecionar acordes faceis e sem pestana.

apesar que bom mesmo é pegar as musicas que voce gosta.

Aragom
é so G D E C so essas 3 notas pr começar
acho que voce errou na conta...

dlima
Veterano
# out/07
· votar


kiki
é a partitura mesmo q queria dizer...o problema não está nos acordes e sim na batida né...

luiz_sjrp
Veterano
# out/07
· votar


kiki

é so G D E C so essas 3 notas pr começar
acho que voce errou na conta...


Errou em várias contas.

cele
Veterano
# out/07
· votar


galera...axo que dei uma evoluida de ontem pra hoje.. hehehe
pelo menos minha irma escutou eu "tocando" e a batida ta melhorando... ta mais agradavel de ouvir..rsrs
Aragom
vou dar uma olhada nessa musica eh de gun's ne?
valeu .....

kiki
Moderador
# out/07
· votar


cele
galera...axo que dei uma evoluida de ontem pra hoje.. hehehe
ê pressa...
mas eu te entendo, hehe

vou dar uma olhada nessa musica eh de gun's ne?
o guns deixou famoso, mas a composição é do bob dylan, se não me engano.
confira a cifra, que eu conhecia com outros acordes (e não notas, como lembrou nosso amigo luiz_sjrp).
acho que é boa pra voce agora.

continue nos contando sua evolução!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Iniciando no violão -- algumas dificuldades!