Iniciando no violão -- algumas dificuldades!

Autor Mensagem
cele
Veterano
# out/07
· votar


kiki
nao é pressa nego.. eh entusiasmo..rsrrs empolgação...
mas pode deixar.. continuarei contando novidades...rs
beijoss.. ;)

Sniper
Veterano
# out/07
· votar


cele

mas q gata hein ;P

Releed
Veterano
# out/07
· votar


Sniper
Eis um cara rápido..
eaijwhu

kiki
Moderador
# out/07
· votar


cele
é bom estar empolgado(a). motivação é o mais importante!

o primeiro dia que eu peguei um violão (emprestado, com uma revistinha de cifras) virei a noite tocando uma música só!

cele
Veterano
# out/07
· votar


Sniper
heheheh...;P

kiki
Moderador
# out/07
· votar


cele
cuidado com o pessoal aqui do fórum... :-P

luiz_sjrp
Veterano
# out/07
· votar


mas q gata hein ;P
cuidado com o pessoal aqui do fórum... :-P

Pena que está na Bahia.... :(

kiki
Moderador
# out/07
· votar


luiz_sjrp
que nada, a bahia é logo ali!

cele
Veterano
# out/07 · Editado por: cele
· votar


gelera...vejam se vcs podem me ajudar...
to treinando a musica "lenha" de zeca baleiro... é basicamente 3 acordes: D,A,G.... porem quando toco o Ré (D) percebo que a primeira corda (o mizinho né..) nao sai com um som bonito..sei la.. o som ta meio preso, nao é por falta de apertar a mesma pois o dedo chega fica marcado quando faço esse acorde... os outros nao to tendo dificuldades.. é so nele mesmo.. vcs poderiam daar alguma dica? ate porque um amigo meu me disse que alguns acordes , inclusive esse, as cordas mais importantes para serem tocadas sao as 3 primeiras... está certo?
outra duvida... nessa musica de zeca baleiro, é necessario tocar dedilhando ou pode ser batida mesmo?
valeu galera... aguardo resposta...
abraços a todos!!

Aragom
Veterano
# out/07
· votar


Kiki
Sao 3 G D C O E tem som de e so porque ficou maiusculo e no meio das notas

kiki
Moderador
# out/07
· votar


cele
porem quando toco o Ré (D) percebo que a primeira corda (o mizinho né..) nao sai com um som bonito..sei la.. o som ta meio preso, nao é por falta de apertar a mesma pois o dedo chega fica marcado quando faço esse acorde... os outros nao to tendo dificuldades.. é so nele mesmo.. vcs poderiam daar alguma dica?
voce deve estar abafando a 1a corda com algum dedo de cima. voce segura a segunda e a terceira cordas, e encosta o dedo nas cordas de baixo.
pra fazer um acorde, não é necessário fazer força. se estiver marcando muito ou cansando, voce tá forçando demais. marcar o dedo é normal no começo.

ate porque um amigo meu me disse que alguns acordes , inclusive esse, as cordas mais importantes para serem tocadas sao as 3 primeiras... está certo?
geralmente toca-se mais as agudas que as graves. como aquela coisa de não tocar a 6a corda no ré (D). mas isso não é pra tudo, depende do acorde, isso voce aprende mais pra frente, quando estudar como monta os acordes.

outra duvida... nessa musica de zeca baleiro, é necessario tocar dedilhando ou pode ser batida mesmo?
valeu galera... aguardo resposta...

voce pode tocar como quiser. a música em si eu não conheço, precisaria ouvir pra saber. mas voce pode tocar a música como conseguir ou como preferir. o importante é se divertir!

Aragom
saquei. só falta voce por ponto final. :-P
mas eu acho que tem um Am no lugar do C, durante o verso. dá quase na mesma.

Juranz
Veterano
# out/07
· votar


Olá, comprei meu primeiro violão esta semana!

Estou tendo dificuldades com a mão direita.
Simplesmente nao flui :/

Aguém indica algum livro para exercícios e técnicas para a mão direita?

Obrigado

Mega
Veterano
# out/07
· votar


Com uma semana de violão você não pode querer muito, jamais. Nem com um mês, só sai algo que presta com 2 meses em diante. É normal ficar entusiasmado, mas aviso aos fominhas: depois do entusiasmo podem vir duas coisas --> persistência e desistência. Cuidado então. ;P

luiz_sjrp
Veterano
# out/07
· votar


Juranz

Olá, comprei meu primeiro violão esta semana!
Mas tem quanto tempo de estudo?

Estou tendo dificuldades com a mão direita.
Simplesmente nao flui :/

Como assim? Se você está no começo isso é normal, fique tranquilo.

Aguém indica algum livro para exercícios e técnicas para a mão direita?
Eu não conheço, mas recomendo um professor.
Abraço.

luiz_sjrp
Veterano
# out/07
· votar


cele

porem quando toco o Ré (D) percebo que a primeira corda (o mizinho né..) nao sai com um som bonito..sei la.. o som ta meio preso
É como o kiki falou, o dedo da 2° corda (Si) deve estar encostando na mizinha, então tenta subir ele mais um pouquinho, mas cuidado para não encostar na 3° corda (Sol), tenta prestar atenção na colocação dos dedos, com o tempo você nem vai perceber como se faz para ajustar os dedos.
Procura não deixar os dedos retos ou dobrados contra as articularções do ossos, os dedos devem ficar curvados ou voltados para o centro da mão.
Não sei se fui claro, mas se alguém sacou, melhora o que eu escrevi.

kiki
Moderador
# out/07
· votar


Juranz
bom, voce ja deve ter percebido que não deve ter pressa.
mas eu repito: não tenha pressa.

Estou tendo dificuldades com a mão direita.
Simplesmente nao flui :/

Aguém indica algum livro para exercícios e técnicas para a mão direita?

existem livros para violão erudito, é o que voce quer? se for, de uma busca nos topicos de violão erudito, ou aguarde os mestres aqui para dar dicas boas.

se voce quer tocar violão popular, acho que existe muito menos material. e acho que dá pra voce passar mais um tempo "na raça" mesmo. ou arrumar um professor.

kiki
Moderador
# out/07
· votar


luiz_sjrp
cele
saquei sim. valeu por lembrar disso.

tem que usar sempre as pontas dos dedos pra segurar as cordas. não use eles meio deitados, não use a "barriga" do dedo. use a ponta do dedo.

seu dedo tem que ficar a 90 graus com a escala.

e, pras meninas: não dá pra tocar com a unha grande na mão esquerda (da escala, caso seja canhota).

ajudou luiz_sjrp?

Hendrix_ssa
Veterano
# out/07
· votar


ahh banaca, cele vc eh de qual cidade?

luiz_sjrp
Veterano
# out/07
· votar


ajudou kiki!!!!

cele
Veterano
# out/07
· votar


Hendrix_ssa
salvador tambem.... rs ;)

cele
Veterano
# out/07
· votar


kiki
nossa...isso é verdade... percebi que nao dava pra ter unhas grandes ao mesmo tempo que se quer tocar violao..
optei pelo violao!!! rsrss....
abraços a todos...

luiz_sjrp
Veterano
# out/07
· votar


tenho apenas uma semana de treino Enviado: 12/out/07 13:25

uma musica que to começando a treinar ( segundo amigos é facil de se começar é "acima do sol" de skank...) eu consigo direitinho trocar os acordes, muda-los... Enviado: 12/out/07 14:06

galera...axo que dei uma evoluida de ontem pra hoje.. hehehe
pelo menos minha irma escutou eu "tocando" e a batida ta melhorando... ta mais agradavel de ouvir
Enviado: 13/out/07 16:50

to treinando a musica "lenha" de zeca baleiro... é basicamente 3 acordes: D,A,G.... Enviado: 14/out/07 14:12


Uma semana????????

kiki
Moderador
# out/07 · Editado por: kiki
· votar


cele
optei pelo violao!!! rsrss....
muito bem!

luiz_sjrp
pois é... os soteropolitanos costumam ser pessoas de muita garra.

Pardal
Veterano
# out/07
· votar


cele

tem que usar sempre as pontas dos dedos pra segurar as cordas. não use eles meio deitados, não use a "barriga" do dedo. use a ponta do dedo.


Isso é super importante. Outra coisa; às vezes os iniciantes são desajeitados. Mas, espere, existe uma solução!!! Ahhrá!!1um! Basta que, ao invés de tocar a música já na velocidade, toque-se mais lentamente, com maior controle da mão. Isso é o que eu faço até hoje quando começoa pegar uma música, por mais simples que seja, já desenvolvi esta disciplina: a primeiravez que se tenta tocartem de ser numa velocidade tão, mas tão lenta que não é possível que você não seja capaz de fazer.

Outra coisa: deve-se ter controle extremo da mão direita. Ela é a parte mais difícil defazer, se não fosse você faria com a esquerda, então não deixe de treinar a mão direita de forma independente, mesmo para batidos. Uma dica importante é não golpear as cordas com força, isso é, de uma vez só com um impulso forte: basta que as cordas sejam "acariciadas" pelas costas das suas unhas, num movimento devagar e suave, pois pra fazer batida não é necessário ser literal ao termo.

Como já foi dito, não espere grandes resultados em tão pouco tempo, faça exercícios (mesmo de violão popular) com calma e com o objetivo de tirar um som bonito, e não de fazer rápido.

Já foi exaustivamente dito que aqui no Cifraclub tem cifras e com a busca acha-se simplificações. Mas começe por Skank, a maioria das músicas deles é bem tranqüila. Mas como a kiki falou, toque o que você gosta, deixa a música mil vezes mais fácil você ter gosto por ela. é por isso que pra algumas pessoas clássico é fácil e pra outras é um saco de tocar...

nossa...isso é verdade... percebi que nao dava pra ter unhas grandes ao mesmo tempo que se quer tocar violao..
optei pelo violao!!!


Ótimo. Come to the classic side! Join us, togheter we will starv in hunger! Deixe as unhas da mão direita e do polegar da mão esquerda grandes. A do polegar da mão esquerda é pra limparas unhas da mão direita. rsrsrs... eu pelo menos faço isso e não vejo problema nenhum.

luiz_sjrp
Veterano
# out/07
· votar


Pardal

Come to the classic side!
It's dangerous!

Join us, togheter we will starv in hunger!
Heim????

kiki
Moderador
# out/07 · Editado por: kiki
· votar


Pardal
o kiki...
pelo menos tá falando bem de mim.

o lance das unhas, depende um pouco. eu não gosto de unhas grandes, já tentei, mas desisti.

Pardal
Veterano
# out/07
· votar


luiz_sjrp

Join us, togheter we will starv in hunger!

Quer dizer: Una-se a nós; juntos, morreremos de fome! É o destino de todo músico que estuda música. Pra ganhar dinheiro, não pode nem saber partitura, se souber já fica complicado, no geral,pois a indústria fonográfica valoriza o que vende, e música clássica não vende, o que é esquisito, mas enfim.

kiki

o lance das unhas, depende um pouco. eu não gosto de unhas grandes, já tentei, mas desisti.

A sonoridade melhora muito, mas tem de se acostumar com uma outra forma de tocar (que, aliás, considero mais fácil). Fora que algumas técnicas são impraticáveis sem unha grande.

kiki
Moderador
# out/07
· votar


Pardal
voce entendeu o que eu quis dizer com "o kiki?"

A sonoridade melhora muito,
depende, o som fica diferente. eu gosto do som mais macio dos dedos tambem.

mas tem de se acostumar com uma outra forma de tocar (que, aliás, considero mais fácil).
pra varias coisas é mais facil sim, embola menos os dedos...

Fora que algumas técnicas são impraticáveis sem unha grande.
mas como eu já disse, fugi do erudito faz tempo, então não domino muitas técnicas!

Pardal
Veterano
# out/07
· votar


kiki

voce entendeu o que eu quis dizer com "o kiki?"

Sinceramente? Não... o pardal, seu lerdo!

depende, o som fica diferente. eu gosto do som mais macio dos dedos tambem.


Eu acho que fica muito opaco, e você não dispõe de um grande leque que dinâmica, pois o dedo escorrega então você não consegue tocar muito forte, isto é, colocar muito volume.

pra varias coisas é mais facil sim, embola menos os dedos...

É como se o dedo diminuísse, fica mais fácil acertar a corda, e sem abafar as outras.

mas como eu já disse, fugi do erudito faz tempo, então não domino muitas técnicas!

Que pena! Mas sobre o erudito, se correr o bicho pega, viu?

kiki
Moderador
# out/07
· votar


Pardal
Sinceramente? Não... o pardal, seu lerdo!
significa que eu sou barbado. :-P

eu sei dos beneficios de usar a unha, mas a minha é muito fraca. eu tentei deixar crescer, mas ela dobra e quebra muito facil. até tentei usar uns fortificantes, etc. mas não rolou.

ainda gosto do erudito, mas gosto mais do popular...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Iniciando no violão -- algumas dificuldades!