rastilho / pestana de osso

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# ago/15
· votar


Manny Ray

É a melhor coisa a fazer, na minha opinião. Trocar a peça sem o devido ajuste é mais do mesmo, e não deve resolver seu problema. Nesse caso uma gambiarra com um palito pode segurar a onda por um tempo. Boa sorte!

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Manny Ray
LeandroP
Acho praticamente impossível encontrar um exatamente como deve ser

Pestana não tem mistério, é só catar a medida e voi la... Vai precisar diminuir ele um pouco provavelmente com um lixa...

Manny Ray
Veterano
# ago/15
· votar


LeandroP

Vou fazer isso. Já usei o palito uma vez quando o braço tava desregulado e ajudou, vou fazer de novo.

Obrigado de novo.

LeandroP
Moderador
# ago/15 · Editado por: LeandroP
· votar


Ismah

Pestana comprada própria ou fazer?

Pra dar forma com serra, lima e lixa eu não vejo dificuldades. Mas pra "ajustar" a contento precisa de habilidade. Pode aproveitar a ocasião pra aprender. Se fizer em osso, tampe o nariz. Treco fedido :p

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Pois tanto faz LeandroP... Mesmo a comprada precisa do ajuste fino...

Eu fiz uma vez, ganhei o pedaço de osso... Aí minha ex quebrou o violão ¬¬'

SkyHawk
Membro
# ago/15
· votar


Manny Ray
Tem rastilhos e pestanas de TUSQ no mercadolivre bem barato, em medidas praticamente exatas. Todas vão precisar de um ajuste mínimo que faz vc mesmo com lixa 400.

Manny Ray
Veterano
# ago/15 · Editado por: Manny Ray
· votar


Eu vou dar uma rodada nas lojas de instrumentos que eu conheço pra ver as opções que eu acho e ver os preços. E pra ver se nelas eu acho luthier pra fazer orçamento, ou talvez recomendem algum, já que não conheço nenhum. Acredito que deve ter mais pro centro do RJ.

SkyHawk
Essas medidas pra pestana e rastilho, é por modelo de violão ou eu tenho que medir a minha peça, que não necessariamente seria a mesma medida de um outro violão do mesmo modelo? (Desculpa a pergunta noob)

LeandroP, Ismah
Esse osso pra fazer a pestana, onde eu encontro? Loja de música ou açougue? Talvez fosse interessante, pelo menos tentar fazer, já que não é algo que estrague o violão. Acho interessante trabalho de luthier, fico vendo vídeos no youtube. kkk

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Esse osso pra fazer a pestana, onde eu encontro? Loja de música ou açougue?

Os dois kkkkk
Eu peguei no açougue uma ponta superior de... acho que fêmur vaquino (era de uma vaca rs).

Cozi em água, deixei esfriar e secar bem. Cortei na serra de cortar ferro, aqui vale chamar a atenção pra não tentar serrar de outra forma que se não no sentido dos veios do osso, pois ele tende a quebrar/rachar se não. Uma mini/micro retífica no estilo das Dremel, seria uma mão na roda nessa hora.

Com a barrinha de osso em mãos, se parte começa a lixar. Cuidado para não tirar de um lado mais que o outro (salvo, se isso for intencional). Ainda não encontrei a forma eficaz de lixar sem isso acontecer, então é no olhômetro e paquímetro...

Como deve ter notado, antes de virar luthier, se precisa de um ferramental. Dá pra improvisar muita coisa, construir muito mais, mas... não dá pra fugir sempre, ao menos de um kit básico.

O Luthier Paulo Penteado (de BH), tem um projeto legal no u2b, sobre luthieria em geral. Dá uma olhada.

Manny Ray
Veterano
# ago/15
· votar


Ismah

Valeu, cara, eu vou ver o que consigo encontrar mais fácil aqui por perto. E o que for mais barato também kkk

Obrigado pela explicação, caso eu tente fazer, vou ver se posto aqui no fórum, pelo menos umas fotos.

To vendo o canal dele agora, obrigado. XD

Edson Caetano
Veterano
# ago/15
· votar


Manny Ray
Dá para ir na raça como o Ismah está dizendo, se gosta de ser Dyu Hardcore...

Mas em boas lojas de música rastilhos e pestana de osso já pré cortadas, em espessura e tamanho quase compativel com a maioria dos instrumentos, são vendidas por preços bem em conta, tipo 5 reais

Ai bora cair na lixa dar o formato desejado... aqui com a microretifica fica tudo mais facil mesmo

Agora se tiver a fim de algo mais top, tem os produtos da Graphtech Tusq...
http://www.graphtechbrasil.com.br/tusq-nuts-e-rastilhos-graph-tech/

Manny Ray
Veterano
# ago/15
· votar


Edson Caetano

Meu violão é tão simples e baratinho, e como só toco por diversão, sem nenhuma pretensão profissional, acho que não precisa de algo tão top kkk. Mas obrigado pela opção.

Eu vou rodar as lojas de música que eu conheço pra ver as opções.

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


Manny Ray
Meu violão é tão simples e baratinho, e como só toco por diversão, sem nenhuma pretensão profissional, acho que não precisa de algo tão top

Nem de rastilho de osso então.

fconde77
Veterano
# set/15 · Editado por: fconde77
· votar


Manny Ray

Por experiência própria:
Nut de osso: Ok
Pestana: Se o seu violão for elétrico opte por pestanas de material sintético de qualidade.... O osso pode não ter a mesma densidade em toda peça, com isso a captação de uma região para outra ficava desigual.

Não conheço o material usado na confecção do nut e rastilho dos Takamine, mas verifique a real necessidade da troca com um luthier de confiança... Quando comprei meu violão levei ao luthier, já encomendando alguns upgrades, depois ele me ligou dizendo que não valeria a pena o gasto pq na troca do material pq o que estava já era de muito boa qualidade.

Manny Ray
Veterano
# set/15
· votar


fconde77

O meu violão é só acústico. Um Giannini GCX 15.
Os dois são feitos de plástico mesmo, e eu tenho que trocar os dois, porque a pestana (eu sempre troco os nomes, eu quero dizer a peça que fica na mão do violão) está muito baixa, acho que as cordas corroeram as casinhas que elas ficam apoiadas, aí o violão tá trastejando, e o rastilho também, porque eu nem lembro como, acho que foi trocando as cordas, a beirada dele tá quebrada e ele também ficou muito baixo (fui mexer sem saber o que fazia, logo depois de comprar) então ele fica apoiado em um papelzinho pra subir. kkk

Vou ter que comprar os dois e achar um luthier pra regular.

Edson Caetano
Veterano
# set/15
· votar


Manny Ray
Se vai levar em um luthier não perca tempo procurando isso, com certeza um bom profissional tem em seu estoque, os de osso certamente não passará de 20 reais de material, os da Graphtech batem nos 100 reais... Isso nut e rastilho

Edson Caetano
Veterano
# set/15
· votar


Só para completar, a mão de obra não é necessariamente barata, modelar peças de osso é um trabalho artesanal que exige paciência e habilidade...

Manny Ray
Veterano
# set/15
· votar


Edson Caetano

Pois é, esse é o maior problema. Eu to sem dinheiro pra pagar um bom luthier, cem reais é mais da metade do preço do meu violão, e agora não tenho a menor possibilidade de pagar isso. Como eu não conheço nenhum profissional da área aqui perto, e sempre desconfio de procurar pela internet, vou ver se nas lojas eles tem alguém pra indicar, as vezes vale à pena, mas como eu sei que é realmente um trabalho bem delicado e não vai ser barato, provavelmente eu que vou ter que dar meu jeito mesmo kkk. Mas, não custa fazer uma pesquisa.

etrozeski
Membro
# abr/16
· votar


Violão takamine tem a obrigação de vir com rastilho e pestana de boa qualidade. Acredito que não há necessidade de troca-los.

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


Obrigação não tem de ser osso. Temos ótimos instrumentos com diversos materiais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a rastilho / pestana de osso