rastilho / pestana de osso

Autor Mensagem
lecoral
Veterano
# set/07


Tenho um violão elétrico Takamine com cordas de Nylon, praticamente novo. Gostaria de saber se vale a pena comprar um rastilho de Osso, se vai melhorar muito o timbre?
E é preciso trocar a pestana por uma de Osso também?

Achei numa loja por R$6,60 o rastilho de Osso, dá pra confiar? Todos são bons?

Eu mesmo posso colocar, será que basta lixar e deixar na mesma altura do de plástico que vem com o violão?

Jokerman
Veterano
# set/07
· votar


lecoral
Acho que não é bom você mesmo lixar e colocar. Você pode fazer alguma besteira, melhor levar na loja, e aí o luthier faz.

lecoral
Veterano
# set/07
· votar


mas e a qualidade, qualquer um vai?

troco só o rastilho ou pestana tbm?

da muita diferença do de plastico que vem no takamine?

Jokerman
Veterano
# set/07
· votar


lecoral
Olha cara, não entendo quase nada disso. Mas já ouvi dizer que o timbre melhora com o rastilho e a pestana de osso...

lecoral
Veterano
# set/07
· votar


beleza cara, tbm já ouvi dizer, por isso se que o pessoal do forum aqui é Fera e vai me ajudar! Não sei se troca rastilho e pestana ou só o rastilho..

Jokerman
Veterano
# set/07
· votar


lecoral
Eu comprei a algum tempo um rastilho, foi só 5 reais, mas não coloquei ainda. Não sei quanto custa o trabalho do luthier. Acho que se você comprar rastilho e pestana e pedir pra ele colocar não vai sair muito mais caro que você comprar só um dos dois. Acho que vale a pena trocar os dois logo, se for trocar.

lecoral
Veterano
# set/07
· votar


falei com o luthier agora... ele combra 30 reais o rastilho e a pestana.. mas ele disse que faz na mão, da canela do boi mesmo iuehuaiehuauiea..
falou que fica bom!
vou mandar e ver, se gostar coloco no meu takamine aço tbm..

falow

maggie
Veterana
# set/07
· votar


Será que melhora mesmo o timbre?
Acredito que seja melhor mais pela durabilidade, já que o plástico tende a deformar, desgastar etc.

Jokerman
Veterano
# set/07
· votar


maggie
Nunca testei... mas sempre ouvi dizer que melhora.

kiki
Moderador
# set/07
· votar


ate onde eu sei, melhora o timbre, pois melhora a transmissao da vibração da corda pra madeira. o ideal é trocar os dois, rastilho e pestana.
leve num luthier, que ele faz os dois, e já deixa nivelado (se fizer por conta propria, corre o risco de deixar desnivelado).

alias, veja se o proprio luthier ja tem osso lá.
não sei se há como verificar a qualidade, nunca vi osso com marca...

mazellan
Veterano
# set/07
· votar


dependendo do boi....o som muda...c for boi magro...aih o timbre eh mais magro...c o boi for gordo...aih o timbre fik mais gordo e tals....tudo depende do boi....

hauhauahua

zuera..melhora sim....aumenta o sustein das notas (naum aumenta PRA KRL...mas aumenta) e abre um poko o som do violão.....enfim...vale a pena...

al_morgado
Veterano
# set/07 · Editado por: al_morgado
· votar


Bem aumenta sim... è um questão bem física...
Oq faz o som é a vibração das cordas trasmitidas no tampo do violão, e oq intreliga um e outro, rastilho e pestana. Osso por ser mais denso, trasmite bem mais rapido essa vibração, fazendo com que chegue mais "completo" ao tampo...
E como já foi dito também tem a questaõ da durabilidade, nunca mais vai precisar trocar.
Pode deixar o luthier fazer sim eles colocam na altura certinha, vc vai gostar do resultado.
Espero ter ajudado Abraços

al_morgado
Veterano
# set/07
· votar


kiki

I foi mal nem tinha lido oq vc postou, não acrecentei nada.. hehe
Abraços

lecoral
Veterano
# out/07
· votar


40 reais para colocar o rastilho e a pestana tá caro?
detalhe, eu tenho que dar os ossos, que na loja custa 11 reais os 2.

ah, quando coloca o osso tem que regular denovo trastes, tensor, etc, né?
ou não precisa regular o "conjunto todo"?

lecoral
Veterano
# out/07
· votar


é o seguinte pessoal, o luthier falou que acha melhor não trocar o rastilho do meu takamine, pois o original fica numa canaletinha do captador, e tal... que é arriscado mexer, pois é tudo feito com alta precisão na fabrica e tal..

falou que devo apenas trocar a pestana por uma de osso, que isso não tem problema.. e já deve melhorar! falou que vai regular o resto e tal, que já melhora bastante...

e ai? é verdade essa história do captador, de que trocar o rastilho por um de osso não vai ficar bom igual ao original?
só a pestana já tá bom?

lecoral
Veterano
# out/07
· votar


alguem pode me ajudar??

al_morgado
Veterano
# out/07
· votar


só a pestana vai mudar muito pouco cara, deixa como está mesmo, com o violão ligado então a diferença é praticamente inexistente. Deixa regular o restante e só!!!

Slave of hell
Veterano
# out/07
· votar


rastilho e capotraste de osso deixa o som ligeiramente mais agudo do que o plástico...nem muda tanto....o show de bola é o de grafite...dexa o bixo puxado pro grave aí sim

Juca bmx
Veterano
# mar/08
· votar


vou trocar a pestana e o rastilho do meu tbm
ja que estao gastos

Mula
Veterano
# mar/08
· votar


show de bola é o de grafite...dexa o bixo puxado pro grave aí sim

Show de bola MESMO, é se ele for de marfim, e os espaços onde ficam as cordas, pixados de grafite.

ai sim eh tr00

Leo-RJ
Veterano
# mar/08
· votar


Olá,

Troquei, ainda em 2007, o Rastilho e o capotraste do meu antigo violão, um simples Di Giorgio N18, pelas mesmas peças feitas em osso (fiz o serviço com alguma indicação do Grande AlbertoElLobo).

Fiz isso no ateliê do luthier Rogério Santos, aqui no Rio (Centro) e saiu por R$40 o serviço todo. Deixei o violão por volta das 10h e peguei, no mesmo dia, por volta das 19h. Mas parece que dá para fazer isso mais rápido , pois eles estavam sem eletricidade na hora, por isso não o fizeram na mesma hora (acho portanto que não demora).

A diferença, pelo menos em um violão simples como este, foi muito grande. Grande mesmo. Mas devo ressaltar que fiz ao mesmo tempo a troca das cordas originais pela D'addário Pro Arte, o que, por si só, já melhora muito também a sonoridade.

As peças de osso têm mais firmeza no contado com as cordas, melhorando o timbre e, até mesmo a afinação fica segura por muito mais tempo. Achei, de fato, a diferença grande. Aproveitei também e deixei a ação das cordas um pouco mais baixo (não muito que chegasse a trastejar) o que ficou muito mais confortável.

Fora que as peças de plástico desgastam-se com maior facilidade, ficando logo "sulcos" mais profundos no plástico.

Pelo valor, vale mesmo o investimento.

O Rogério do Santos ele compra um pequeno bloco de osso e faz as peças usando o esmeril e pequenas lixas, usando aquelas réguas de precisão (acho que é paquimentro o nome, aquelas que parecem um "T" - ele me mostrou que este instrumento é alemão) e marcando, antes, as medidas com um lápis.

Por 40 pratas é um pequeno investimento para uma grande melhora. A afinação segura muito mais tempo.

Uma loja aqui da Tijuca, que tem um luthier (Musical Point) me cobrou R$70,00 pelo mesmo serviço.

E o luthier João Gravina, cobrou-me, também, R$70,00 pela mesma coisa.

O telefone do Gravina é: 2264-4556

Todos no Rio (21).

Juca bmx
Veterano
# mar/08
· votar


faz diferença troque só o meu rastilho por um de osso, e ja melhorou muito o timbre, quanto a afinação me impressionei com o tempo de duração

instalei dia 8/03
ja estamos no dia 11/03 e ainda n precisei afinar, ainda conferi no afinador se tava ok, pois toco todo dia

strmaker
Veterano
# mar/08
· votar


Celso Freire me disse um dia que essas peças são colocadas para tirar.

Se vc tiver ferramentas para isso pode tentar, mas se quebrar vc só vai conseguir desbastando ou com uma lima, ou com uma serra fita (isso é só o luthier que faz)

vianney
Veterano
# jun/08
· votar


O rastilho do meu Di giorgio n°18 sai facilmente, só afrouxar as cordas e tirar com a mão mesmo, agora as pestanas estão coladas.

Trocar o original do meu pelo de osso o problema é a mão de obra, não dá ,to liso, seu desse para eu fazer o rastilho em casa, tudo bem. Mas to vendo que é complexo o negócio. Pensei que vinhece um padrão já nas lojas era só comprar e colocar, mas pelo jeito não é assim.

Vou deixar para depois.
ainda nem sei tocar ainda. :P

Leo-RJ
Veterano
# jun/08
· votar


vianney

Leva em um luthier, amigo.

Abraços.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09
· votar


Para quem quer colocar um rastilho ou pestana de osso no violão e não encontra para comprar. Faça voce mesmo. O mais usado é o que chamamos de canela de boi. Voce consegue esta parte do animal em qualquer açougue. Dê uma boa lavada nele, retire todo resquicio de carne ou gordura (tem que limpar bem para evitar mal cheiro) e deixe secar. Depois com um "serrinha" e um estilete ou faca, voce faz a rastilho e a pestana. Muito simples. É assim que faço os meus, e também os que vendo R$ 18,00 o rastilho e R$ 20,00 a pestana. Já moldados para o instrumento.

Um abraço

karlos.henrique
Veterano
# mar/11
· votar


www.toninhoosso.com.br

Pestanas e rastilhos para violão, viola, cavaco, guitarra, banjo, bandolim entre outros... De todas as medidas para o seu instrumento.

Também faz tecla de piano em osso.

O site ainda está em construção, mas já dá pra ter os dados para entrar em contato com o toninho.

abraço.

Manny Ray
Veterano
# ago/15
· votar


Trocar o original do meu pelo de osso o problema é a mão de obra, não dá ,to liso, seu desse para eu fazer o rastilho em casa, tudo bem. Mas to vendo que é complexo o negócio. Pensei que vinhece um padrão já nas lojas era só comprar e colocar, mas pelo jeito não é assim.

Eu ressuscitei esse tópico justamente pra saber isso. Meu rastilho é o que ainda veio no violão, tem quase 4 anos, e acho que entre o afinar e desafinar das cordas ele "afundou" a valinha que elas encaixam e começou a trastejar.

Eu tive que soltar o tensor pra parar. E eu tava pensando em trocar essas peças, por de osso, mas to bem liso mesmo e pagar luthier não dá. Nas lojas não vendem em uma medida padrão? Que desse para usar, mesmo que fique um pouco mais alto por um tempo.

Caso só dê pra fazer com luthier, alguém sabe me dizer se eu consigo comprar de plástico mesmo, iguais às peças originais?

Obrigado desde já. :)

LeandroP
Moderador
# ago/15
· votar


Manny Ray

Recomendo fazer um sob medida. Acho praticamente impossível encontrar um exatamente como deve ser. Deve gastar com o material e mão-de-obra no máximo uns R$ 50,00.

Manny Ray
Veterano
# ago/15
· votar


LeandroP

Entendi.. Vou usando ele como tá mesmo, enquanto isso vou tentar juntar uma graninha.. E nesse tempo procuro algum luthier bom aqui perto.

Obrigado por responder.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a rastilho / pestana de osso