Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Mogno: Pontos positivos e negativos dessa madeira.

      Autor Mensagem
      pedronh
      Membro Novato
      # 03/jan/17 22:34 · Editado por: pedronh
      · votar


      Pardal
      mogno é madeira pra fazer cavalete, no máximo. Pelos meus (pouquérrimos) conhecimentos de luthieria, mogno é dura, mas não é densa, e empena rapidinho no braço.
      ???

      Mogno é, na opinião de muitos, a melhor madeira para o braço. Madeira pra cavalete é Ébano (que, por sinal, é muito densa) e Jacarandá. O ébano só é encontrado em violões tops, pois requer mais cuidados na hora da colagem e tem um valor elevado.

      Mauricio Luiz Bertola
      O Mogno, notadamente o mogno brasileiro (madeira de comercialização proibida em face do perigo de extinção) é uma das madeiras mais nobres (e caras) para a lutiería.

      Infelizmente é verdade, faço somente uma correção. Na verdade é mogno sul-americano, não brasileiro.

      Só existe um tipo de mogno : swietienia macrophylla king

      Na verdade não, a Swietenia possui várias espécies, pois é um gênero da família Meliaceae, assim como a Khaya que é conhecida como mogno africano. Por isso existem debates quanto a quais madeiras devem se considerar mogno. Entretanto, de fato na luthieria o sul-americano (swietienia macrophylla king) é o mais consagrado.
      Obs: Sim, tem muita coisa chamada de mogno que não pertence nem a família Meliaceae, e isso já é apelação.

      MFtheSong
      Mauricio Luiz Bertola
      O fato de ser sido confeccionado com esta ou aquela madeira não faz dele um violão ruim (ou bom). O que interessa é a qualidade das madeiras utilizadas e a qualidade da manufatura.

      Observe isso MFtheSong, muitas pessoas, por exemplo, compram um Dreadnought (erroneamente chamado de folk), esperando um som "grave", mas não é assim que funciona. Existem diversos fatores que irão determinar as características sonoras do violão, como desgastes feitos em certas partes do tampo, posicionamento estilo e recorte das estruturas internas/travessas....
      E, embora as madeiras influenciem muito no timbre, o fato de ler todo laminado não deixa que ele apresente as características da madeira da forma que você está esperando. Te aconselho a comprar um violão com tampo maciço, seja de mogno, spruce...

      MFtheSong
      Membro Novato
      # 06/jan/17 12:51
      · votar


      O fato de ser sido confeccionado com esta ou aquela madeira não faz dele um violão ruim (ou bom). O que interessa é a qualidade das madeiras utilizadas e a qualidade da manufatura.
      Abç


      Entendi, Mauricio Luiz Bertola !
      Obrigado!

      RMenara
      Membro Novato
      # 18/ago/17 09:46 · Editado por: RMenara
      · votar


      Bem.. existem muitas variáveis que indicarão se será ou não um bom instrumento, não somente a madeira.. A unica coisa que deve pautar a decisão é conhecer a madeira e o tipo de resposta que ela vai te proporcionar. No caso do MOGNO é um madeira que neutraliza as frequências altas/ agudas, ou seja, vc vai ter um instrumento que tende a reforçar as frequências MÉDIAS E GRAVES... é uma madeira muito equilibrada. Muitas pessoas não gostam porque dizem que o instrumento fica "morno", ou seja, ele não vai te dar nem muito grave, nem muito agudo... os harmônicos não são marcantes e geralmente não possuem bom sustain.. o som "morre" mais rápido que uma de jacarandá por exemplo. O que manda no fim das contas é que tipo de timbre a musica que está tocando te exige.... Se precisar de um som mais melódico, com agudos reforçados, com menos médio, e um sustain poderoso vai de JACARANDA.. caso queira um instrumento mais neutro, tendendo ao grave, que te proporcionará muito equilíbrio vai de mogno.. se quiser um instrumento com um agudo ardido porém com baixo sustain vai de maple.. enfim.. DEPENDE do que vc quer tocar..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mogno: Pontos positivos e negativos dessa madeira.

      303.319 tópicos 7.849.706 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital