Caro Johnny crafter sc 75e(mogno) considerações

    Autor Mensagem
    zimmermann
    Veterano
    # dez/04


    Caro amigos tenho um crafter sc 75e, lindo violão, cabamento excelente, todo em mogno.Os baixos do violão são potentes, enchem uma pequena sala, toda via as primas são secas e opacas comos se tivesse uma borraçha amortecendo o som.Pensei que fosse o captador e toquei com um rastilho de osso no lugar do captador e incrivelmente nada mudou.O som parece artificial, como se a caixa acustica não fosse de madeira e sim plástico ou coisa parecida, o que gera uma situação estranha, excelentes baixos e primas terríveis.Alguém tem esse violão?Sente a mesma coisa?Qual a opinião de vçs sobre esse instrumento?Será a madeira?Ou aquelas palhetas internas que geram tamanha distorção

    Cesar Constantino
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Caro zimmermann!!! Eu já tive um Crafter de nylon com cutway e senti a mesma coisa que ti! Aliás algumas pessoas me perguntavam porque ele tinha aquele som diferente! Não combinava com nada! O ruim é descrever esse tipo de som que sai! Infelizmente (ou felizmente!!! rsrs), roubaram meu carro com ele dentro! Achei o carro mas o Crafter já era! Comprei um Eagle CH800 bonzinho!
    Agora eu não saberia dizer o que faz ele ter essa característica. Não sei de que madeira o meu era feito, mas não creio que fosse mogno! Então deve ser outra coisa! Espero que consiga melhorar isso! E se conseguir depois diga pra gente, valeu!? Um abraço!

    Johnny
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    zimmermann

    Não conheço o violão! Ele é de nylon ou de aço? Pois violões de aço não me arrisco a dizer muita coisa!

    O que posso te dizer assim de prima é que pelo conheço dessa marca ela faz um violão muito pesado! Muita madeira, exagero de cola, exagero de verniz, pintura nem se fala, ... da impressão de ser de plástico mesmo!

    A questão é que quanto mais pesado o violão menor será o rendimento acústico dele! Assim como a diferença vc tocar em uma sala ampla vazia em um ponto bem escolhido dela e tocar nessa mesma sala abarrotada de móveis, carptes, ...

    As cordas primas emitem ondas com frequenica mais alta que os pordões e em geral de menor amplitude também! Se uma onda dessas se propagar através de um meio muito extenso ela tende a ser absorvida e atenuada. Já os bordões emitem ondas de amplitude mais alta e e de menor frequência e por isso se aproximam mais da frequencia natural do instrumento se aproximando do efeito de ressonância e assim gerando uma propagação mais intensa e forte!

    A questão é a seguinte! Você deve estar sentindo os bordões cantando mais altos que as primas, mas isso não garante que eles sejam bons! Provavelmente num violão melhor a diferença entre bordões e primas seja notavel também! Mas isso seja compensado pela qualidade do violão.

    Outra coisa... o mogno não é uma boa madeira pra fazer violão! Ela é bonita e boa pra fazer guitarra! Excelente pra instrumentos que visam resistir à emissão de ondas e deixá-las o maior tempo possível oscilando nas cordas, ou seja, instrumentos não acústicos! Por isso que uma guitarra de mogno com o braço colado tem um "sustain" excelente!

    zimmermann
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    valeu johnny, gosto muito dos teus comentários, são técnico sensatos e geralmente esgotam o tema.Valeu também Cesar!
    Quanto ao violão ele é de nylon.Bom, baixando um semi tom ele fica melhor, foi a unica maneira de resolver um pouco o problema.

    zimmermann
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    johnny concordo plenamente com vç.É possível escolher um bom violão sem experimetar, apenas pelo peso!!!)Em noventa e nove porcento das vezes o cara acerta!

    um abraço

    Johnny
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    zimmermann

    Eu diria o seguinte!
    É indispensável para um bom violão:
    -Ter construção leve;
    -Madeira bem selecionada e nada fora do padrão;
    -Dando alguns toques com o dedo no tampo já da prá notar a resposta;
    -E o acabamento é importante também, pois isso demonstra o capricho do luthier e o padrão do serviço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caro Johnny crafter sc 75e(mogno) considerações