Acabemento - Laca x Verniz(PU) x Cera?

    Autor Mensagem
    Fox_scc
    Veterano
    # jun/07


    Fiz busca,

    mas não encontrei nada, que respondesse minhas dúvidas...

    Sei que o verniz, segura um pouco o som do instrumento, tanto que os melhores violões acústicos são acabados com LACA ou CERA.

    1. Qual o acabamento, que dá mais sustain e volume sonoro?
    2. Como se faz o o acabento por CERA? que CERA é usada?

    A Cera de Canaúba, com pouco tem engilha e dá aparência de coisa velha, não é esta cera que estou procurando.

    Algum Luthier com esperiência no assunto aqui no FCC?

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    acho que quem tem esperiencia pra informar é o pessoal do topico de luthieria (seiji e bertola) no forum de guitarra. experimenta postar lá.

    Fabrício S Silva
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Olha aí irmãozinho talvez ajude vc em algo....

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/122432/

    Um grande abraço.

    Fox_scc
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Fabrício S Silva,

    value o link, ajudou bastante, mas a minha dúvida mesmo, é quanto ao acabamento por CERA... Que CERA usar?

    Fabrício S Silva
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Como você viu aí, não tem muita coisa quanto a Cera, eu até tentei mais quase ninguém mencionou nada, só algum luthier aí mesmo...
    Agora eu posso lhe afirmar que a aplicação em Goma Laka fica bem legal, muito bonito, deixa bem a mostra os veios da madeira, osom bem legal...eu segui as recomendações todas e fiz a aplicação em casa, aqui perto não tem ninguém que trabalhe com isso, então eu mesmo fiz tudo. Não me lembro quem foi aí, mas me recomendaram aplicar a laka e depois a seladora que iria proteger e não iria abafar pq a aplicação de baixo em laka que já ocuparia o poros e a parte superficial da madeira vibraria junto com a madeira, então o som seria legal, e a seladora por cima apenas protegeria mais, já que a laka não resiste a água e conseguetemente o suor das mãos seria prejudicial. Eu fiz desta maneira e adorei o resultado, gostei tanto q hj não gosto mais dos violões em acabamento brilhante. Quando aparece algo legal usado, eu pego lixo e faço todo o processo...
    Talvez algum luthier, alguém mais aprofundado no assunto não goste ou entenda q esta forma não é a ideal, mais considerei o resultado bastante satisfatório.

    Valeu Fox, um abraço...

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Fabrício S Silva
    uma beleza aquele seu topico sobre acabamentos hein? li e gostei muito.

    Fredsalviato
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Verdade, parabéns.

    Fox_scc
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Fabrício S Silva,

    valeu Fabrício...

    Fabrício S Silva
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Bom pessoal, valeu aí.
    Fico muito satisfeito em poder contribuir em algo, já que fui bastante beneficiado neste fórum...

    kiki... olha que não sabia de nada, foi pura curiosidade e vontade de fazer algo diferente... o resultado foi muito bom, já que não posso comprar algo assim no momento tento fazer algo, o velho jeitinho brasileiro... é a partir destas dificuldades que surgir a criatividade, basta uma orientação de alguém mais informado como foi o caso do tópico lá.

    Fredsalviato.... obrigado.

    Fox ... se vc não encontrar nada sobre a cera pode tentar aí, fica legal....e olha se o mosaico for bonito com esse acabamento fica lindo, dá um realce bonito mesmo, e quanto a madeira nem se fala, o meu tem o fundo em jacarandá laminado mais é bonito, todo mundo que pega fica encantado e não acredita que fui eu que fiz....rsrsrsrs

    kiki
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    Fabrício S Silva
    voce fez o violão? muito legal, pretendo tentar um dia... fiz uma guitarra, que é muito mais simples a marcenaria...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acabemento - Laca x Verniz(PU) x Cera?