seladora, cera, goma laca quais ?

    Autor Mensagem
    Fabrício S Silva
    Veterano
    # jan/06


    Caros amigos, neste momento estou com um violão, na madeira sem aplicação de nenhum material. Gostaria de saber como devo proceder para ter um melhor resultado quanto a sonoridade, como preparar o violão, qual material e como aplicar?
    Devo utilizar primeiramente seladora, e depois o verniz ?
    Quanto a cera de carnaúba e a goma laca como proceder para a aplicação.

    Fabrício S Silva
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Outra coisa o violão é um modelo acústico clássico, estou utilizando ele para estudo, tentar aprimorar os conhecimentos nesta nobre arte de tocar violão.
    Há algum tempo eu tenho violão, 6 anos, mas a pouco tempo resolvi dedicar-me aos estudos.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Carinha, tua pergunta eh muito interessante em termos visuais....
    já em sonoridade a algum tempo um luthier me disse que a madeira precisa "respirar", portanto a aplicação de qualquer material em sua superfície diminuiria esse "respiro" prejudicando o som, mas isso particularmente eu acho q não é algo que prejudique tanto o som assim.
    Quanto a beleza de cada acabamento eu particularmente gosto de qualquer um que seja brilhante e o mais protetor e durável.
    seladora: é um excelente material, muito usado no acabamento de móveis tipo estantes, camas, ... esse material exige um cuidado muito grande pois ela mancha com umidade, fazendo com que a beleza do instrumento seja comprometida, até onde sei não se aplica verniz em cima da seladora, pois eh o mesmo q chover no molhado.
    Goma laca é um tipo de verniz, impermeável, dá um visual bem bonito pelo fato de vc poder usar fosco ou brilhante, é mais resistente a umidade.
    a cera de carnaúba é um "conservante" natural, uma boa solução também.
    Acho q se vc tiver como ver e tocar em instrumentos que tenham os acabamentos que você mencionou e até vc perceber o que vc mais gostou visualmente e claro que deu um melhor retorno sonoro.

    abraço!

    albertoellobo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Fabrício S Silva

    Falam-se muito dessa tal goma laca como excelente para acabamento em violões. Eu não sei quase nada sobre acabamento, apenas sei que os modelos de acabamento fosco tem mais som que os envernizados (e isso eu constatei na "prática).
    A galera do FCC te ajudará melhor que eu.
    Abraços!

    Fabrício S Silva
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Valeu BLACKMORE, é bem legal essa contribuição sua.
    Encontrei algo, sobre a goma laca, e juntando com a sua contribuição deu para entender melhor sobre o assunto, deixei de ser leigo no assunto.
    www.fazfacil.com.br/GomaLacca.htm , dá uma olhada tb, acho que vc vai enriquecer mais os seus conhecimentos.

    Um abraço e obrigado.

    Fabrício S Silva
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Beleza albertoellobo, acho que a resposta anterior e o tópico em si é importante para nós. Vejo que vc é um apaixonado por violão assim como tb sou, então é sempre bom ampliar os conhecimentos sobre o instrumento que tanto valorizamos.

    um abraço e valeu.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Fabrício S Silva

    _o/

    rbpaiva
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Até onde eu sei, um violão precisa de um mínimo de verniz para proteger a madeira( de líquidos como água e até mesmo o nosso suor). Eu falei de "um mínimo" porque quanto mais verniz menos som se tira do violão.

    O verniz que menos interfere no som do instrumento é o verniz de goma-laca, também conhecido como verniz "asa de barata". Este tipo de verniz, embora tenha menor influencia no som que os vernizes sinteticos, tem menor durabilidade e menos brilho, por isso muitos luthiers utilizam goma-laca no tampo e verniz sintético em todo o restante do instrumento.

    A goma-laca é aplicada com algodão ou então com um pedaço de trapo, em movimentos circulares - técnica que os luthiers chamam de "boneca".

    Espero tê-lo ajudado,

    Abraços,

    Ruben Paiva

    rbpaiva
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Fabrício S Silva

    Seu post me deixou curioso e fui procurar informações mais consistentes!
    Encontrei no site do luthier Vergílio Lima um pequeno material sobre o assunto:

    "VERNIZ DE GOMA LACA
    Goma Laca é um material orgânico derivado da secreção de um inseto (coccus lacca) encontrado em países do oriente como a Índia e a China. Buscando a origem do vocábulo, encontramos: Goma: do egípcio Kummi, através do latim vulgar, Gumma : seiva translúcida e viscosa. Laca: do sânscrito-Lakxa,=cem mil. No árabe, Lakk: resina avermelhada (também empregada na fabricação do lacre). A substância resinosa liberada por este inseto através de poros do corpo (abundantemente produzida em infinito número ( "cem mil" ) de partículas), incrusta-se nos galhos dos arbustos onde vive. (figueiras da Índia , figueiras dos pagodes) Para a preparação do verniz estes galhos são colhidos e quebrados em pequenos pedaços de onde é extraída e purificada a substância que depois dissolvida em álcool será o " verniz de goma laca".
    Aplicado manualmente com uma bucha de estopa envolvida em tecido fino de algodão (boneca), o verniz penetra nos poros da madeira. Sucessivas aplicações devem ser feitas até que se consiga a cobertura desejada, com textura e brilho.

    CARACTERISTICAS

    Ê durável, elástico e flexível embora não seja a prova d'água, nem a prova de calor ou de álcool, como vários dos vernizes sintéticos disponíveis hoje no mercado.

    Do ponto de vista da sua atuação na acústica do instrumento então está a sua maior vantagem. Comparado à um verniz sintético, sua secagem requer um período mais longo. Porém, ao invés de ser uma camada sobre a madeira ( que por vezes se destaca com facilidade), o verniz de goma laca é como que parte da madeira, enraizado em seus poros e com espessura final bastante sutil.

    Espessura menor; menos interferência na vibração das partes do instrumento e a médio longo prazo ocorre outro fenómeno ainda mais favorável: a secagem total e encolhimento da goma laca acompanha o "amadurecimento acústico" do instrumento ao longo de seus primeiros meses/anos de uso. Neste período a madeira acostuma-se com a vibração sonora à qual ainda não havia se submetido, fazendo surgir a sonoridade madura do instrumento. O resultado estético também é diferente e dá uma textura que poderia ser dita "mais natural", onde o desenho do veio da madeira permanece mais visível, além de não esconder o relevo das camadas, os desgastes e acomodação que acontecem com o tempo. Outra peculiaridade é que a goma laca permite periodicamente uma sobrecamada que recupera pequenos arranhões, áreas de desgaste e renova o brilho. Tudo isso com o mínimo de alterações nas características acústicas e estéticas do instrumento.

    OUTROS NOMES: Verniz de boneca, Asa de barata ou French Polish (inglês). Info-tec VL2001 "

    Abraços,

    Ruben Paiva


    [/b][b]

    albertoellobo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Fabrício S Silva
    Putz!
    Cara, que baita idéia vc teve ao sugerir esse tópico!
    Parabéns!

    jaime_plucky
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Conheço tbm mais dois tipos de acabamento, mas dieferentes da laca, eles nao devem ser aplicados com etopas.
    Eles sao o poliuretano e o poliester, que deve ser aplicados com compressor e pistola de tinta,
    o poliuretano, eh um dos melhores que eu conheço, eh bem resistente, e nao "sufoca" a madeira.

    Fabrício S Silva
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    A intenção de usar a goma laca é o de realmente não sufocar a madeira, exercendo uma menor influência.
    Agora quanto a aplicação ainda tenho dúvidas, qual o material utilizar para a aplicação é com algodão mesmo ?
    Um pano não seria melhor não, o algodão pode deixar residuos junto com o verniz. o que acham vocês ?

    Leo-RJ
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Pessoal,

    Sei que este tópico é sobre seladoras, ceras, lacas e gomas. Mas acho que isto se enquadra, relativamente, no tópico.

    Pouco antes de comprar meu violão (há menos de um mês), enviei uma e-mail para a Di Giorgio perguntando se eu poderia pintar o violão, que no caso expliquei que seria um Di Giorgio Nº18 novo. Vejam a resposta deles sobre isso.



    ---------------------------------------------------------------------- ---------

    Di Giorgio (Fale Conosco):

    Nome: Leonardo Guimarães
    - Posso pintar o corpo do violão? No caso, usaria aerógrafo, para ficar uma camada finíssima, se possível, qual o tipo de tinta recomendada? Atenciosamente, Leonardo-RJ.

    ---------------------------------------------------------------------- ----------

    Leonardo:
    Você até pode pintar o violão, porém com algumas recomendações:
    Realmente a camada de tinta deve ser "super" fina, regular e de preferência diluída (não deixar excessos). Qual o tipo de tinta que você poderá usar no aerógrafo ? Para esse tipo de pintura, o ideal seria usar tinta automotiva.
    Tenha o máximo de cuidado para não danificar o violão.
    Qualquer dúvida, escreva.
    Atenciosamente Rita.


    Abraços!!

    jaime_plucky
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Leo-RJ

    Mas vc vai pintar seu violao?

    Leo-RJ
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    jaime_plucky

    Olá,

    Não vou não. Mas andei vendo alguns pintados, tipo personalizados mesmo e achei interessante.

    Não vou pintar, pois gosto da madeira normal mesmo, com "cara" de madeira, e apenas quis fazer uma consulta à Di Giorgio para ver o que o fabricante diria sobre isso.

    Me surpreendeu até a resposta, uma vez que achei que eles simplesmente desaconselhariam essa pintura veementemente.

    Abraços!

    Fabrício S Silva
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Descarto totalmente a possibilidade de pintar.

    Persio
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Persio
    · votar


    Fabrío S Silva Oi Fabrício. Acho que suas melhores opções são a laca e o verniz auto-sólido automotivo (Verniz PU). Se quiser deixar a madeira respirar passa só uma camada de verniz Laca Nitro, que vai proteger a madeira e deixar que ela "respire". Se quiser algo que te dê uma proteção mais efetiva contra umidade e riscos, use uma camada fina de verniz Auto-sólido. Ambos vão deixar transparecer a madeira e, passando só uma camada de proteção, você não vai perder nada ou quase nada em sonoridade. Você até pode comprar a LacaNoitro e levar pra um funileiro bom passar pra você com o Spray. No caso do Verniz Automotivo, é provável que ele até tenha disponível. Não pague mais que R$35,00 por esse serviço, já que você só precisa de uma camada fina do produto. O gasto de material pra esse serviço vai ser pequeno.

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    esse tópico merece ser revivido, para quem tiver interesse.

    The Swordmaster
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Bom to dando um UP neste tópico pq quero saber como faço para lixar o violão até ficar com a madeira prontinha para receber a goma. Meu violão já está com o verniz todo velho e rachado, queria saber se eu lichar e só passar goma laca fica bom. Qtos demãos são necessários? Vlw pessoal, desculpa o UP aí!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    The Swordmaster

    lixar talvez seja a parte mais simples ...
    um amigo aqui do fórum, luthier Seiji, me ensinou que deve ser tomado cuidado no lixar das peças em madeira, e que para ficar aquele acabamento liso, brilhante e perfeito o uso das lixas deve ser regrado a proporção de no máximo 50% maior que o valor da grana anterior.
    Exemplificando, tu deverá utilizar uma lixa de alta grana para retirar o verniz, lixa 80 por exemplo, onde depois de lixar toda a madeira do instrumento ou móvel, deverá usar uma lixa no máximo grana 120 onde a primeira lixa de grana 80 + 50% (que é 40) seja no máximo utilizada grana 120, isso para que não existam riscos na madeira e deixar o acabamento bonito e pronto para o verniz.
    Quanto as demãos, isso é um pouco "relativo" pois existem vários processos e depende ainda da espessura de acabamento, alguém que esteja mais focado nestes acabamentos pode melhor orientar.

    abrax!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a seladora, cera, goma laca quais ?